VEREADOR DE LONDRINA JOEL GARCIA E RECONDUZIDPO AO CARGO

PAULO MELO CORUJA NEWS..............

Londrina

Joel Garcia é reconduzido ao cargo e aparece de surpresa na Câmara

Vereador teve decisão liminar favorável à volta ao cargo. Ele estava afastado desde 26 de março sob argumento de que poderia atrapalhar investigações
 
Fábio Luporini, com informações de Érika Pelegrino

O vereador Joel Garcia (PDT) foi reconduzido ao cargo nesta quinta-feira (8) e apareceu de surpresa na sessão da Câmara de Vereadores, durante a tarde. Ninguém esperava a presença dele, já que estava afastado do cargo desde o fim do mês passado. A decisão de reconduzi-lo foi o desembargador da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, Edison Macedo Filho. A decisão ainda é em caráter liminar e o mérito será julgado pelo TJ.
Garcia foi afastado do cargo em 26 de março pelo juiz da 3ª Vara Cível de Londrina, Rafael Vieira de Vasconcellos Pedroso. O magistrado acatou um pedido do Ministério Público (MP). O afastamento está relacionado com as investigações da suposta contratação pelo vereador de uma funcionária fantasma, o que o deixou preso por 54 dias.
Como o caso corre em segredo de justiça e a imprensa não teve acesso ao despacho do juiz, o vereador contou que um dos argumentos para sua recondução ao cargo foi o de que ele “não poderia oferecer riscos ao processo porque os depoimentos já foram tomados”. De acordo com Garcia, o MP pediu afastamento com base na possível interferência dele na investigação, mas não teria anexado ao pedido os depoimentos tomados.
O advogado do vereador, Maurício Carneiro, explicou que a decisão ainda é em caráter liminar. “Acredito que ela não deva ser revertida. O mérito do agravo de instrumento ainda será julgado”, disse. Joel Garcia já participou da sessão na tarde desta quinta-feira (8).
Investigações
No início das investigações, o MP pediu o afastamento de Garcia, o que foi negado pelo juiz Rafael Vieira de Vasconcellos Pedroso. O raciocínio era que, como estava preso, o vereador não poderia interferir nos depoimentos. Depois Garcia foi solto, o juiz decidiu pelo afastamento. É o segundo afastamento de Garcia. O primeiro, decretado pela 7ª Vara Cível, em 23 de dezembro, foi revogado pelo Tribunal de Justiça em 15 de janeiro.