Itapejara D'Oeste
PM apreende mais de mil caixas de cigarros e três caminhões
Quatro pessoas envolvidas foram
encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal
AEN
(foto: Tenente José Batista /
AEN)
Leia mais:
A Polícia Militar de Itapejara D'Oeste apreendeu aproximadamente 1,1
mil caixas de cigarro, com 50 pacotes de 10 carteiras e três caminhões
que seriam utilizados no carregamento, além de um veículo Vectra. Quatro
pessoas envolvidas foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal de
Guarapuava. Parte do produto, contrabandeado do Paraguai, estava
escondido debaixo de uma carga de soja e outra dentro de um aviário
abandonado. A ação ocorreu na tarde desta sexta-feira (30).De acordo com o tenente José Batista dos Santos, do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a PM recebeu informações anônimas de que na localidade chamada Linha Santa Bárbara estaria ocorrendo um descarregamento de caixas de cigarros provavelmente vindas do Paraguai, no interior de uma propriedade rural. Diante das informações, a equipe seguiu até o local e abordou o motorista da carreta e o proprietário da chácara. Ainda no local existia um aviário desativado que estava servindo de depósito para cargas de cigarros. Um caminhão, de cor branca (cujas placas tanto do cavalinho quanto da carreta eram de Curitiba) estava com uma carga completa de caixas de cigarros oriundos do Paraguai. "Segundo estimativa havia no veículo 750 caixas, com 50 pacotes de 10 carteiras", disse o tenente.
No momento que o local foi encontrado os policias entraram em contato com as equipes da PM de Pato Branco (sede do Batalhão) para solicitar apoio. Estes policiais, por sua vez, abordaram próximo à propriedade outros dois homens que ocupavam um veículo Vectra, com placas de Cascavel/PR. "Eles seguiam para o local onde estava sendo feito o descarregamento, ou seja, o aviário abandonado", conta o tenente. "Após a abordagem, os homens tentaram corromper a equipe de serviço (corrupção ativa); queriam um 'acerto' oferecendo aos policiais certa quantia em dinheiro", completa o PM. Todos foram detidos. Depois disso, a equipe encontrou dois veículos Ford Cargo carroceria, utilizado para o transporte de ração animal, um com placas de Caçador (SC) e outro com placas de Ita (SC), que aguardavam o carregamento.
Os caminhões foram encaminhados, juntamente com aproximadamente 350 caixas de cigarros oriundos do Paraguai, encontrados no interior do aviário abandonado, para a Delegacia da Polícia Federal no município de Guarapuava/PR. “É essencial a participação popular para que possamos cada vez mais combater a criminalidade”, disse o tenente.