Pais têm três dias
para comprar cadeirinha
de carro e evitar multa gravíssima de R$ 191
Nova lei de trânsito vale a partir do dia 9 para quem
levar criança fora do equipamento
Do R7
As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos e por isso a fiscalização vai começar em todo o país na próxima semana. No entanto, a regra livra ônibus e peruas escolares da obrigação. O Contran, órgão ligado ao Ministério das Cidades, já avisou que vai estudar como estender a regra para este tipo de veículo de transporte.
Campanha
Desde o dia 16 de maio o governo federal veicula uma campanha nacional para alertar os pais sobre a nova regra de trânsito. A expectativa é de que a campanha fique no ar até dia 12 de junho, três dias depois de a norma entrar em vigor.
A estimativa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é de que o Ministério das Cidades gastou cerca de R$ 9 milhões com a campanha. O material educativo será divulgado na TV, rádio, revistas, internet etc. E parte do material impresso será distribuído aos motoristas.
O Inmetro [instituto ligado ao governo que controla a qualidade dos produtos vendidos no país] tem uma listagem com as cadeirinhas aprovadas e a recomendação de qual modelo deve ser usado em cada faixa etária.
Em 2009, os acidentes de trânsito provocaram a morte de 533 crianças de até nove anos, de acordo com dados do Contran. O número representa 1,56% das 33.996 mortes provocadas por acidentes de trânsito no país.
Cadeirinhas obrigatórias por idade
Saiba como escolher o modelo ideal para seu filho
![]() crianças de até um ano de idade. Até 9kg a 13 kg, conforme orientação do fabricante do assessório |
![]() crianças de um ano a quatro anos. De 9 kg até 18kg, conforme orientação do fabricante |
![]() crianças de quatro anos a sete anos e meio. De 18 kg a 36 kg, conforme orientação do fabricante |
![]() crianças com mais de sete anos e meio. A partir de 36 kg, aproximadamente |



