Maracanã ganha iluminação especial para torcer pelo Brasil
Estádio Mário Filho completou 60 anos nesta
quarta-feira (16).
Estátua do Bellini terá luzes verdes e amarelas
até o fim da Copa.
Veja a galeria de fotos
Para a festa de aniversário, o estádio, que já foi considerado o maior do mundo, ganhou, ainda, uma exposição que conta a sua história.
A mostra promete reunir relíquias como a bola e a rede do gol mil de Pelé, flâmulas da Copa de 1950, cartaz do primeiro jogo, bicicletas e carroças usadas na obra, roletas originais, uniforme de Garrincha e a maquete de como ficará o estádio depois da obra para a Copa de 2014.
60 anos bem jogados
Fora da exposição, os corredores do estádio também contam essa trajetória. São paredes inteiras com algumas das imagens mais marcantes do futebol brasileiro, além de visitas ilustres como Madonna, Rolling Stones, Frank Sinatra e do papa João Paulo II.
Tem ainda a calçada da fama, com pés de jogadores de todas as gerações que já pisaram naquele gramado: Didi, Tostão, Vavá, Ribelino, Pelé, Nilton Santos, Falcão, Edmundo, Romário, Renato Gaúcho, entre outros. O jogador Zico e o comentarista João Saldanha ganharam uma estátua na entrada da tribuna de honra. Em alta temporada, o Maracanã recebe até 2 mil pessoas por dia em visitas guiadas.
Fachada do estádio comemora a data
(Foto: Reprodução)
Novo Maraca(Foto: Reprodução)
As obras no estádio estão previstas para começarem em agosto. A previsão é que ele esteja de cara nova em dezembro de 2012, para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa 2014.
Como a fachada é tombada, não deverá haver alterações externas. Mas, internamente, a ideia é melhorar a visibilidade, hospitalidade e segurança para atender às exigências da Fifa. O valor estimado da obra é de R$ 720 milhões.
Serviço
A exposição vai ficar aberta todos os dias, das 9h às 17h, até o dia 11 de julho. O ingresso custa R$ 20, mas estudantes, idosos e moradores do Rio e Grande Rio pagam meia-entrada.