Índia lança prancheta eletrônica
14 vezes mais barata que o iPad
Aparelho vai ser distribuído em universidades e custa o equivalente a R$ 61
Do R7, com Reuters
Foto AFP
Sibal contou que a prancheta eletrônica tem navegador de internet,
leitor de arquivos no formato PDF e recursos de videoconferência
leitor de arquivos no formato PDF e recursos de videoconferência
Kapil Sibal, ministro do Desenvolvimento dos Recursos Humanos, disse nesta semana que o aparelho de baixo custo é destinado aos estudantes e o ministério já mantém negociações com grandes fabricantes para que o tablet seja fabricado em grande escala.
- Chegamos a um estágio [de desenvolvimento] que, hoje, a placa-mãe, o chip, o processador e todo o restante custam cerca de US$ 35, incluindo a memória, tela, tudo.
Sibal contou que a prancheta eletrônica tem navegador de internet, leitor de arquivos no formato PDF, recursos de videoconferência e conta ainda com um sistema Linux, que permite configuração de acordo com as necessidades de cada usuário.
A novidade deve ser apresentada em algumas universidades a partir de 2011, mas até lá o objetivo é baixar ainda mais o preço.
O produto foi criado por equipes governamentais, institutos de tecnologia e ciência.
A Índia gasta cerca de 3% do seu orçamento anual com educação escolar e sua taxa de alfabetização é de 64% entre 1,2 bilhão de habitantes.
Estudos recentes mostram que o país ainda tem muitos desafios nessa área. Muitos alunos mal conseguem ler ou escrever e a maioria das escolas públicas tem instalações inadequadas.