ESPANHA A GRANDE VENCEDORA DA COPA

PAULO MELO CORUJA NEWS
Dylan Martinez / Reuters
Dylan Martinez / Reuters / Festa espanhola Festa espanhola
Grande Final

Espanha vence Holanda e conquista inédito título mundial

Iniesta marca o único gol da partida, no segundo tempo da prorrogação
   
GloboEsporte.com / Globo.com

Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. Ainda mais para uma seleção que sempre teve a fama de fracassar na hora H. Amarelona? Não. Sua cor é vermelha. E o título finalmente veio. Para a torcida da Espanha, pareceu que nunca viria. Noventa minutos que viraram 120. Ou melhor, 115, quando Iniesta estufou as redes e tirou da garganta um grito entalado há uma eternidade.
Uma conquista com direito a 0 a 0 no tempo normal, 1 a 0 sobre a Holanda na prorrogação, desabafos, choro... A primeira Copa do Mundo na África viu nascer o oitavo campeão da história. A partir deste domingo, a Espanha pode botar uma estrela no peito e exibir para o planeta que amarela é a cor da taça na mão dos seus jogadores.
A história dessa nova campeã mundial não começou no Soccer City. No início tinha outro técnico, Luis Aragonés, e quase os mesmos jogadores. O time vencedor da Eurocopa de 2008 transformou a Fúria na seleção a ser batida. O treinador mudou, entrou Vicente del Bosque, voltou a decepção: fracasso na Copa das Confederações, derrota na estreia do Mundial contra a Suíça. Mas O time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo.

O gol, que teimava em não sair, veio aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação. Após jogada valente de Jesus Navas, que correu em direção ao ataque, Fabregas deu passe para Iniesta chutar cruzado e marcar.