FINAL DE SEMANA AGITADO NO ESTADO

PAULO MELO CORUJA NEWS
  • CAMAPANHA ELEITORAL
  •  
  • “Ouço as pessoas com respeito, a população se identifica com nossas propostas”, diz Beto Richa  
  • Só nesta semana, incluindo o sábado (24), o candidato a Governador pela Coligação Novo Paraná, Beto Richa (PSDB), terá percorrido 39 cidades, em companhia com os demais candidatos de sua chapa. E por onde passa, o tucano tem recebido apoio de moradores, lideranças políticas e prefeitos de todos os partidos, sobretudo nos encontros políticos, inaugurações de comitês, caminhadas e carreatas que vem fazendo nos municípios paranaenses. “Não faço política no desespero, fazendo qualquer tipo de ajuntamento em função das conveniências, não tenho uma coligação recheada de contradições”, afirmou em Londrina, na quarta-feira (21),  na inauguração de seu Comitê Regional. “Por isso, e porque ouço as pessoas com respeito, a população se identifica com nossas propostas. Todos querem mudança, um novo jeito de governar”, reforçou. Ontem (22), Beto esteve em Guairaçá, Terra Rica, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Marilena, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Amaporã.
  • POLÍTICA

    Para Osmar Dias, combate ao narcotráfico também passa pelo trabalho de prevenção junto aos jovens

    Mesmo destacando a atenção especial que dará à segurança pública e reconhecendo que o narcotráfico está por trás da maioria dos crimes registrados no Estado – estima-se que atualmente 85% das ocorrências têm relação com o consumo de drogas -, o candidato ao governo do Paraná Osmar Dias, da coligação A União Faz Um Novo Amanhã (PDT-PMDB-PT-PCdoB-PSC-PR) não vê apenas no aumento do número de policiais a solução para a questão, por considerar que a prevenção tem papel fundamental para evitar que os jovens entrem para o submundo das drogas. Por isso, defende que “o primeiro passo para superar o problema será a execução de trabalhos de educação e conscientização de jovens nas escolas”. Em entrevista, concedida na quinta-feira (22), em Curitiba, ele enfatizou que “acredito que aumentar o efetivo é necessário, mas não é a solução. O primeiro passo é a prevenção e vamos iniciar um trabalho de prevenção do uso de drogas..
  • POLÍTICA

    Justiça Eleitoral substitui mais de 40% das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010

    “Vamos trocar todas as urnas de 2002 antes de tirarmos as de 2000 de circulação, porque essa série deu muitos problemas eletrônicos”, disse, ontem (22), Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao informar que 41,5% das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 foram substituídas. Janino ainda acrescentou que “as urnas que estão sendo substituídas chegavam a ter 8 mega de memória RAM [número que indica velocidade de processamento de dados]. Hoje, qualquer computador tem no mínimo 516 [mega] de memória”. Mas não apenas o atraso tecnológico impôs as substituições, pois, de acordo com o secretário do TSE, a aposentadoria dos equipamentos também teve como causa as falhas em componentes eletrônicos. “As urnas estragam mais rápido que os computadores porque, embora sejam usadas apenas de dois em dois anos, acabam pegando poeira, calor, umidade...
  • ECONOMIA

    Paraná se torna o primeiro no setor ao exportar 477 mil toneladas de carne de frango no semestre

    Com o embarque de 477,29 mil toneladas de carne de frango no primeiro semestre do ano, o que representou aumento de quase 1% sobre as 473,97 mil toneladas dos primeiros seis meses de 2009, o Paraná se tornou o maior exportador deste tipo de carne no período, superando Santa Catarina, segundo informações do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), com base em levantamento da Secretaria do Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Aliás, o semestre passado foi o melhor dos últimos quatro anos para as vendas externas da avicultura paranaense. com isso, as vendas externas resultaram em faturamento de mais de US$ 780 milhões, com alta de 14,25% em relação a 2009. O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, disse que as vendas externas paranaenses são concentradas em 120 países, em especial os países do Oriente Médio e Ásia.