Claudio Humberto
-
Vox: no DF, vantagem de Roriz para
Atualizada às 18:54 - Nova pesquisa Vox Populi sobre a disputa para o governo do DF, que será divulgada nesta noite no Jornal da Band, indica que o candidato Joaquim Roriz (PSC) caiu dez pontos percentuais, em relação à pesquisa de julho, para o seu principal rival, Agnelo Queiroz (PT). Segundo a pesquisa estimulada, realizada entre os dias 7 e 10 de agosto, anterior ao debate da Band de quinta-feira passada, Roriz agora soma 36% das intenções de voto, contra 26% de Agnelo. Em julho, o "placar" era 46x25%. Na pesquisa espontânea, a diferença também caiu: Roriz tem 31% (eram 34% em julho) e Agnelo 22% (19% em julho). O candidato Toninho do PSOL, que tinha 1%, subiu para 2%. Registram 1% Eduardo Brandão (PV) e Rodigo Dantas (PSTU). A margem de erro é de 3,5%. Para o Senado, Cristovam Buarque (PDT) segue liderando as intenções de voto, com 15%, seguido de Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 10%. Rodrigo Rollemberg (PSB) tem 5% e Alberto Fraga (DEM) apenas 2%.
Agnelo Queiroz cai de 21% para 10%
Últimas
-
Caminhada une Dilma e Agnelo amanhã
A petista Dilma Rousseff está tão entusiasmada no papel de candidata a presidente que neste sábado telefonou a Agnelo Queiroz, candidato do seu partido ao governo do Distrito Federal, se oferecendo para participar de qualquer evento em sua companhia, neste domingo. Com isso, Dilma e Agnelo combinaram realizar juntos, a partir das 10h, uma caminhada na Feira do Produtor de Vicente Pires. Neste sábado, partidários de Agnelo participaram de uma carreata que atingiu a extensão de doze quilômetros, nas vias do Plano Piloto e no Guará.
-
PDT-PA obrigado a incluir mulheres
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na última semana, que o PDT do Pará deve refazer a lista de candidatos a disputar o cargo de deputado estadual para se adequar à porcentagem mínima de vagas destinadas às mulheres. A decisão segue as regras estabelecidas pela minirreforma eleitoral, provada pelo Congresso e vale para as eleições deste ano. Caso permaneça o descumprimento da lei, o partido poderá ter a chapa impugnada. A decisão deve ter implicações na lista de candidatos em todo o país.
-
Revista confirma nosso 'furo': lobista sumiu com dinheiro de caixa-2 do PSDB
O "operador" Paulo Vieira de Souza, o "Paulo Preto", um dos mais influentes personagens do submundo do lobby do PSDB de São Paulo, é suspeito de sumir após arrecadar R$ 4 milhões para a campanha presidencial de José Serra. A informação foi confirmada pela revista IstoÉ desta semana, que começa a circular neste sábado. Os autores da reportagem, Sergio Pardellas e Claudio Dantas Sequeira, não mencionam este detalhe, mas descobriram o assunto nesta coluna, no dia 6 passado. O sumiço de Paulo Preto foi descoberto pela cúpula tucana no dia 2. Na edição que revelou o caso com exclusividade, esta coluna noticiou em sua nota de abertura: "'Operador' some com dinheiro doado ao PSDB". Paulo Preto é figura conhecida em São Paulo por seus vínculos com dirigentes do PSDB, e chegou a ser nomeado para a assessoria especial do secretário da Casa Civil do governo paulista, Aloysio Nunes Ferreira. Os tucanos nem puderam chamar a polícia: o dinheiro arrecadado era para o "caixa dois" da campanha, constituído de "recursos não contabilizados". O vice presidente do partido, ex-ministro Eduardo Jorge Caldas Pereira, afirmou à revista o que já havia dito a esta coluna: "Ele (Paulo Preto) arrecadou por conta própria, sem autorização do partido. Não autorizamos ninguém a receber dinheiro de caixa dois".
-
Câmara analisa proposta que impede controle da mídia pelos governantes
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição do deputado Eduardo Sciarra (DEM), que condiciona as atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado sobre os direitos de liberdade artística, científica, de imprensa e de pensamento. A proposta é uma tentativa de impedir ações que busquem, de alguma maneira, controlar a mídia. Sciarra argumenta que, apesar das norma constitucionais favoráveis à liberdade de expressão, ainda existem ameaças aos valores democráticos. "A ameaça ressurgiu com maior ímpeto durante o governo do Partido dos Trabalhadores, pródigo em elaborar iniciativas que visam a controlar a ação da mídia e até mesmo a produção cultural". O deputado defende, portanto, a atuação do Congresso Nacional como "guardião da ordem política", por meio da aprovação de medidas que reforcem o direito à liberdade de expressão.
-
As variáveis da vitória no primeiro turno
Em seu artigo Ricardo Pinheiro Penna fala sobre as variáveis para garantir uma vitória no primeiro turno, além de outros obstáculos para alcançar tal façanha, o “efeito urna eletrônica”. “Nas eleições de 2006, nos estados mais pobres, como, por exemplo, no nordeste, os votos nulos e brancos beiraram 11%. Nos estados mais prósperos como no sudeste, a média dos votos brancos e nulos foi menor do que 7%. A diferença ocorre pela dificuldade do eleitor em votar. Quanto menor a escolaridade maior a chance do cidadão em não conseguir transformar sua intenção de voto em voto efetivo”.
-
Revisão da bolsa-ditadura gera polêmica
A decisão do Tribunal de Contas da União, de analisar os valores pagos aos "anistiados políticos", beneficiados pela bolsa-ditadura, causa polêmica na Câmara. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) considera positiva a possibilidade de o TCU suspender o pagamento de reparações que considerar abusivas. Já o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB), relator da comissão da Câmara que acompanha a aplicação das leis de anistia, avalia que se trata de interferência indevida do TCU num assunto já superado. "Há coisas muito mais importantes para serem feitas. Temos de nos preocupar com as obras com superfaturamento, com negócios escusos, em vez de pensar na anistia política, que já é uma coisa de esquecimento. É lamentável que o TCU perca tempo com isso", afirmou. O TCU vai analisar apenas as indenizações que são pagas em prestações mensais, de forma continuada. O tribunal considerou que elas têm caráter de pensão e, por isso, devem ser fiscalizadas. Já as que são pagas de uma única vez estão fora da supervisão do TCU.
-
Fotografia é históriaCena Brasileira
-
É provável que as bonecas tenham sido o primeiro brinquedo que o homem criou para entreter as crianças. Na pré-história, eram esculpidas em pedra. Depois, feitas em couro. Hoje, são de plástico e até virtuais. Mas com certeza, as de pano marcaram sua presença durante séculos e séculos. Julho de 2009.
Como foi – Ao passar por uma rua de casas simples no bairro Dix-Sept Rosado, em Natal, pude ver mais uma vez que realmente o mundo é movido não somente pelos sofisticados produtos da modernidade. Mas também pela autenticidade dos sentimentos. Deparei-me com essa cena aí, da senhora Josefa da Silva, de 88 anos, com suas bonecas de pano em uma caixa de margarina. Feitas por ela mesma, são vendidas ao preço de cinqüenta centavos. Algo surpreendente nos tempos atuais, da Era dos brinquedos eletrônicos e da inteligência virtual. Não resisti ao registro de uma foto. Depois do clic, pus-me a ouvir dona Josefa: “Não estou nem aí para as Barbies e demais brinquedos eletrônicos. As bonequinhas de pano embalaram minha infância de maneira sadia e alegre. Não é possível que o mundo tenha mudado tanto a ponto de serem esquecidas”, disse-me. Orlando Brito.
-
AM: Marina Silva participa de sabatina
A candidata à Presidência Marina Silva (PV) participa neste sábado (14) do Fórum Amazônia Sustentável, que faz parte da série Amazônia e as Eleições 2010. O objetivo do evento é discutir os programas de governo dos presidenciáveis para a região. No próximo dia (19) o candidato José Serra (PSDB), também participará da sabatina.A candidata Dilma Roussef (PT) já confirmou participação, mas ainda não definiu local e data. O primeiro debate aconteceu no dia 13 de julho, na capital paraense, com o candidato do PSOL, Plínio Arruda Sampaio, que falou sobre seus planos pra a Amazônia.
-
O TCU 'reencenando peças de horror'
O Tribunal de Contas da União decidiu esta semana analisar as indenizações mensais pagas pelo governo aos anistiados políticos, ou a seus parentes, caso tenham sido mortos ou desaparecidos. Em artigo deste sábado (14) Carlos Chagas critica a decisão. “Abusos aconteceram em certos processos de indenização. Foram beneficiados malandros que não levantaram um dedo contra o regime de exceção, ou pessoas que nem idade tinham para enfrentar o arbítrio. Mas, guardadas as proporções, penalizar a grande maioria que fez e continua fazendo jus às reparações pecuniárias, inclusive sob ameaça de cancelamento, assemelha-se a outro tipo de tortura”.
-
Hélio Costa lidera pesquisa com 43%
O candidato ao governo de Minas, senador Hélio Costa (PMDB) lidera com 43% a disputa pelo governo Estado, contra 17% do atual governador Antonio Anastasia (PSDB), segundo pesquisa Datafolha. O levantamento é o segundo realizado pelo Datafolha após oficialização das candidaturas. A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 12, com 1.264 entrevistas em 51 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
-
Dilma quer escolas profissionalizantes
A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), afirmou nesta sexta (13) que pretende abrir escolas profissionalizantes em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Durante participação da inauguração do comitê do PDT gaúcho em favor de sua candidatura, em Porto Alegre (RS), Dilma disse que seu programa de governo prevê a integração do ensino médio com o ensino profissionalizante. “Vamos fazer escolas profissionalizantes em todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Queremos integrar o ensino médio ao ensino profissionalizante para que os alunos saiam com um diploma e também com uma profissão”, disse. Ela informou ainda que pretende retomar a idéia de ensino em tempo integral defendida por Leonel Brizola. “Temos uma luta que é a escola em tempo integral. E ela tem nome: Leonel Brizola”, disse, lembrando o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, seu companheiro na época em que foi do PDT.