Últimas
-
DOU: Aeronáutica deverá
registrar ocorrências de OVNIsFoi publicada esta semana, portaria no Diário Oficial da União, que regulamenta como a Aeronáutica deve proceder durante as notificações de objetos voadores não identificados (OVNIs). Segundo o documento, o Comando da Aeronáutica deve restringir sua atuação neste campo, ao registro de ocorrências e ao encaminhamento desses registros para o Arquivo Nacional. O presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores, o ufólogo Ademar José Gevaerd, disse que está foi uma forma de o governo reconhecer a existência do fenômeno. O ufólogo garante que esse tipo de ocorrência sempre existiu e é mais freqüente do que se imagina. “Uma afirmação feita a mim pelo brigadeiro José Carlos Pereira, que foi o comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, dá conta de que há 12 toneladas de documentos oficiais sobre discos voadores”, afirma.
-
STF aceita denúncia contra Raupp
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta (12) aceitar uma nova denúncia contra o senador Valdir Raupp (PMDB), candidato à reeleição, que agora passa a responder a mais uma ação penal. O Ministério Público Federal acusa o político de prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, por desvio da aplicação de verbas. Desde dezembro do ano passado o placar de 6 a 5 estava formado entre os ministros a favor do recebimento da denúncia. Porém, a votação acabou sendo adiada a pedido do relator, ministro Joaquim Barbosa. A ação tramita no STF desde 2003.
-
TSE divulga nota à Imprensa sobre restrições a programas humorísticos
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta quinta (12) uma nota esclarecendo que não criou nenhuma restrição nova aos programas de rádio e televisão, inclusive aos humorísticos, além das existentes na Lei das Eleições. De acordo com o TSE, “é absolutamente errônea a interpretação de que ele criou neste ano limitações aos programas humorísticos. As vedações impostas às emissoras de rádio e televisão, a partir de 1º de julho dos anos eleitorais, consistentes em não permitir que candidatos sejam ridicularizados e degradados, estão previstas na Lei”. A nota esclarece ainda que “o artigo 45 da Lei das Eleições tem vigência desde 1º de outubro de 1997, e que seis eleições já foram realizadas sob a égide deste dispositivo, que se aplica a qualquer programa de televisão e rádio, não apenas aos humorísticos”.
-
TRE-DF nega mais 10 registros
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal negou mais dez pedidos de registro. Entre eles, o da candidata à deputada distrital pelo PTB, Wilma Magalhães. Sua candidatura havia sido questionada pelo Ministério Público Eleitoral por ela ter sido condenada por crime contra o sistema financeiro. Ela se tornou inelegível com base na Lei das Inelegibilidades, que teve sua redação alterada pela Lei da Ficha Limpa. O Tribunal julgou mais 34 processos ontem (11). Do total, 28 eram pedidos de registro de candidatura. O TRE-DF somou um total de 976 pedidos de registros decididos.
-
Serra faz campanha no metrô de SP
O candidato à Presidência José Serra (PSDB) esteve nesta quinta (12) no metrô de São Paul, entre as estações Vila Olímpia e Grajaú. Na ocasião, Serra se comprometeu, caso seja eleito, com a construção de 400 quilômetros de metrô em grandes cidades do país. “Temos que fazer metrô em todas essas grandes cidades porque isso para a população representa padrão de vida”. Durante o trajeto, Serra cumprimentou pessoas no trem e perguntou sobre melhorias no transporte. Ouviu elogios e cobranças de maior estrutura, com mais trens e funcionários. Ao final do percurso, respondeu aos jornalistas sobre as reclamações. “Na medida em que a gente faz mais, a demanda aumenta”, explicou.
-
Lula: 'não sei como alguém faz
uma lei que proíbe citar seu nome'O presidente Lula criticou nesta quinta (12) a proibição pela legislação eleitoral de fazer campanha em favor de candidatos durante eventos oficiais do governo. “Não pode nem citar nome de deputado que estava aqui porque a lei proíbe. Na verdade, a culpa é deles que fizeram a lei. Não sei como que alguém faz uma lei que proíbe citar o seu nome.” O presidente comentou ainda sobre a importância do processo eleitoral na consolidação da democracia e elogiou o sistema da urna eletrônica. “Eu queria agora fazer o papel da Justiça Eleitoral. Vamos ter eleições no dia 3 de outubro. Acho que é um momento mágico para um país ter eleições. Nosso sistema de urna eletrônica é invejável”, disse.
-
Fotografia é históriaBem Brasil
-
Casal de sertanejos. Moram na beira numa estrada secundária que vai de Pernambuco à Paraíba.
Como foi – Viajando pelo interior~saesmo sendo muito simplesinhas, s gente encontra cenas que o cigarro de fumo de rolo. Bem Brasil. o marido. Chapstado, a gente encontra cenas que, mesmo simplesinhas, são a “cara” do país. Essa aí talvez seja uma delas. Na região de São José do Egito, parei o automóvel para saber se estava no caminho certo para chegar a Monteiro. Depois de ouvir a direção correta, aceitei o cafezinho passado no coador de pano. Descalça dentro do casebre de piso de terra, a dona da casa trabalhava na máquina de costura. Uma Vigorelli a pedal. Cozia panos de prato. O marido, debaixo do chapéu de palha, fazia a sesta na cadeira de balanço pitando cigarro de fumo de rolo. Na parede de barro batido e pintada a cal, uma foto emoldurada do Padre Cícero e um calendário com a imagem de São Francisco. No fundo, ao rés do chão, acho que era um rádio de bateria. Bem Brasil. Orlando Brito.
-
AL: Holanda mantém candidatura
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Eduardo Holanda (PMN), teve a candidatura a deputado estadual mantida. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas havia impugnado sua candidatura baseado na Lei da Ficha Limpa. Segundo sua advogada, Angela Cignachi Baeta Neves, o motivo da representação teria sido uma doação realizada por Holanda, em 2006, acima do permitido, para seu irmão Antônio Holanda Júnior, na época candidato a deputado estadual. O MP havia entrado na justiça contra Holanda, e ele foi condenado. Porém, a defesa do candidato entrou com recurso, que ainda aguarda julgamento. A advogada informou ainda que a denúncia feita ao seu cliente extrapolou o prazo permitido por lei, e se a lei não pode retroagir, nesse caso, a Ficha Limpa se torna inconstitucional. Como a decisão cabia recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral, a defesa conseguiu reverter a decisão.
-
José Alencar deixa hospital após
exames e visita a Fernando LugoO vice-presidente José Alencar deixou o Hospital Sírio-Libanês na manhã desta quinta (12), após passar por exames de rotina no tratamento que faz contra o câncer. Antes de sair, ele visitou o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que está internado no mesmo hospital. Segundo Alfredo Boccia, médico pessoal de Lugo, os dois tiveram uma conversa bem humorada e chegaram a contar piadas. Alencar foi para o hospital na tarde de ontem (11). O vice-presidente tem um câncer na região do abdômen e, desde que teve o primeiro caso diagnosticado há 13 anos, passou por 15 cirurgias.
-
Simpi-SP assina convenção coletiva
O Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo assina amanhã (13) importantes convenções coletivas, abrangendo mais de 85 mil trabalhadores de todo o Estado. Entre as entidades envolvidas está o Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário e a Federação dos Trabalhadores na Indústria Coureira do Brasil. O Sinergia representa mais de 3 mil empresas e 15 mil trabalhadores do setor de energia em SP. Já o CNTV representa mais de 18 mil empresas e reúne mais 70 mil trabalhadores em sua base. Segundo o presidente do SIMPI, Joseph Couri, a iniciativa significa uma quebra de paradigmas na representação sindical patronal. “A iniciativa demonstra ainda a força do SIMPI, que hoje representa 216 mil micro e pequenas indústrias no Estado com até 50 empregados, responsáveis por mais de 60% dos empregos do setor”.
-
Lugo:doença não o afastará do governo
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que está no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por causa de um câncer linfático detectado há uma semana, disse nesta quinta (12) estar "aliviado" porque a doença não o impedirá de levar "uma vida normal". Em mensagem ao país, o governante acrescentou que consultou os médicos para saber o impacto da quimioterapia nas suas atividades nos próximos meses, e todos responderam que ele poderá levar uma vida normal. Os médicos que atendem Lugo esperam o resultado de exames complementares para constatar a extensão da doença e informaram que o presidente fará ainda hoje, a sua primeira sessão de quimioterapia para tratar o linfoma. Segundo Frederico Costa, um dos médicos que atende o presidente, os exames de imagens revelaram uma área que poderia estar comprometida na coluna lombar e que eles esperam os resultados de uma biópsia para iniciar o tratamento.
-
Ophir: 'perseguição contra advogado
de iraniana é uma afronta ao direito'O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, manifestou nesta quinta (12) solidariedade ao advogado iraniano Mohammad Mostafaei, que pediu asilo político à Noruega após ser ameaçado de prisão por ter defendido a iraniana condenada à morte por apedrejamento, Sakineh Mohammadi-Ashtiani. Para Ophir, a perseguição ao advogado "choca a comunidade jurídica internacional e representa uma afronta ao direito universal reservado a todos os cidadãos e cidadãs do mundo, sem distinção de raça ou credo, de liberdade de defesa." Ophir fez um apelo aos organismos internacionais de Direitos Humanos para que sejam ofertados ao advogado e seus familiares que se sentirem perseguidos, todos os mecanismos legais relativos à proteção dos asilados políticos. Para ele, "não bastasse uma condenação tão extrema, a causar reação no mundo inteiro, a perseguição a um profissional dedicado à causa da liberdade demonstra intolerância, e, conseqüentemente, sectarismo", disse. "O direito à defesa é universal e deve ser respeitado".
-
BA: dono de site político é preso
acusado de cometer extorsãoO proprietário do site baiano “Pura Política”, João Andrade Neto, foi preso na tarde de ontem (11) durante operação conjunta da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil e da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Ele foi detido na sede da empresa, em Salvador, acusado de cometer crime de extorsão. No site foi publicada nota negando as acusações. “O que pode ser dito neste momento é que, em todas as reuniões, João Andrade transpareceu para todos nós que não aceitaria suborno, que nenhum jornalista deveria fechar patrocínio, sobretudo, para que não fosse entendido que: ‘jornalistas do Pura Política estavam se vendendo”. Segundo informações da SSP, João Neto foi ouvido e a operação ainda está em andamento.