CH
-
Sindicalismo de cegos. Ou ‘cegados’?
Revolta, frustação, engodo. O consultor sindical patronal Fernando Alves de Oliveira resume em seu artigo o quadro nefasto da política brasileira, às vésperas da eleição – com detentores de cargos públicos enriquecendo e trapaceando com seus “malfeitos”, diante de uma plateia entorpecida de pão de circo. Fernando ataca especialmente a “república sindicalista”, que abriga mais de 45% postos do governo federal, fora as estatais – dados da Fundação Getúlio Vargas. Uma república, segundo ele criada a partir de uma Proposta de Emenda Constitucional, que faz a festa das centrais sindicais com dinheiro público. O nosso dinheiro.
-
Justiça decreta prisão de Ney Santos
A Justiça de Taboão da Serra (SP) decretou nesta sexta (17) a prisão temporária, por cinco dias, do candidato a deputado federal Ney Santos (PSC), que é ex-detento, e ficou preso entre 2003 e 2005 por roubo. Ele é acusado pela polícia de usar seus postos, uma ONG e uma factoring, na lavagem de dinheiro e de ter elo com a facção criminosa PCC. Desde quando saiu da prisão, Santos juntou, segundo a polícia, patrimônio de mais de R$ 100 milhões. O candidato teve todos os seus bens bloqueados por ordem da Justiça, inclusive uma Ferrari de R$ 1,4 milhão. As informações são da Folha de SP.
-
Revista diz que Aécio quer deixar PSDB
A revista Carta Capital traz na capa desta semana uma reportagem do editor especial Mauricio Dias, que afirma que o ex-governador Aécio Neves deixará o PSDB. Segundo a reportagem, Aécio teria revelado durante um jantar, na residência de um empresário, em Copacabana, no Rio, que pretende “fundar um novo partido e comandar uma oposição moderada". Porém, o tucano, declarou ao Portal Terra, que as informações não procedem e disse se tratar de especulações. “Isso é loucura. Tem sempre que se ouvir a outra parte no jornalismo, pelo pouco que sei, e o cara não me ouviu. Não cogito isso, não sei a quem interessa uma especulação absurda como essa a 10 dias de uma eleição em que busco levar o PSDB a uma importante vitória em Minas”, explicou.
-
Diretório do PT é atingido por tiros
O diretório municipal do PT de Mairinque (70 km de SP) que abriga a central de campanha da candidata à Presidência, Dilma Rousseff, foi atingido por tinta preta e por mais de 20 projéteis na madrugada desta sexta (17). Segundo o presidente do diretório, José Davi de Oliveira, o ato foi "uma forma de intimidação". Ele informou que registrou boletim de ocorrência e que a polícia recolheu materiais para fazer a perícia.
-
RJ: Cabral e Gabeira abordam a saúde
Os dois candidatos ao governo do Rio falaram sobre saúde em seus programas de TV da tarde desta sexta (17). O governador Sérgio Cabral (PMDB) destacou seu apoio a projeto da Prefeitura do Estado, enquanto Fernando Gabeira (PV) citou suspeitas de corrupção e mau uso do dinheiro público. O candidato a reeleição explorou as Clínicas da Família, projeto da Prefeitura, lançado pelo aliado político Eduardo Paes (PMDB), como um exemplo do investimento em atenção básica de saúde, e disse que as clínicas formam, com as UPAs, um bom sistema. "Por isso apoiamos as clínicas de família", disse ele. Já Gabeira citou suspeitas de superfaturamento na contratação de empresa para manutenção de ambulâncias e mostrou ainda um pátio em São Gonçalo repleto de viaturas paradas.
- Fotografia é históriaAmado jumento
-
Vilarejo de Forquilha, no sertão do Ceará, aonde o jumento faz parte do dia-a-dia nos serviços pesados e também é parte afetuosa das famílias. No início do mês que vem, será realizado mais um seminário sobre turismo regional, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. Um dos temas a serem abordados será o fim de uma tradição: a substituição dos jegues pelas motocicletas. Como foi – Esta foto é simplesinha, mas demonstra a relação de um animal com as pessoas. A fiz para uma matéria no Ceará. O jumento é considerado no Nordeste brasileiro, muito mais que força motriz e meio de transporte. É animal de estimação. Resultado do cruzamento de burro com égua, o jegue é o “motor” ideal para os serviços do cotidiano. Carrega pessoas e cargas. Mas, além disso, sempre teve lugar reservado no lado sentimental da família de seus donos. Não é à toa que mereceu de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, uma canção em sua homenagem, “O Jumento é Nosso Irmão”. Que os burricos sejam úteis por serem trabalhadores é de se compreender. Mas ser querido, talvez advenha do lado religioso, pelo que me disse a esposa de seu Raimundo, esse aí no primeiro plano da foto: - Aqui no Ceará, quem não tiver pelo menos um jegue está cometendo uma grande ingratidão. Porque foi no lombo de um jumento que a família sagrada fugiu do Egito para salvar a vida do menino Jesus. Orlando Brito.
-
DF: TSE autoriza candidatura de Weber
O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o registro de candidatura de Weber Magalhães (PSDB), vice-presidente da CBF, que concorre a deputado federal pelo Distrito Federal. O candidato teve seu registro indeferido por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que acolheu recurso do Ministério Público Eleitoral, argumentando que ele seria inelegível por não ter se desincompatibilizado do cargo de técnico administrativo do Senado no prazo correto. Para o relator do caso, ministro Marco Aurélio, o candidato demonstrou ter encaminhado, em tempo hábil, o pedido de desincompatibilização. Documento anexado ao processo prova que Weber encaminhou o pedido no dia 1º de julho. A decisão favorável foi unânime.
-
Comissão de Ética 'censura' Erenice
A Comissão de Ética da Presidência decidiu aplicar nesta sexta (17) "censura ética" à ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, por não ter apresentado ao órgão, logo após a sua posse, declaração de informações confidenciais, que deve ser apresentada por autoridades submetidas ao Código de Conduta da Alta Administração Pública, até dez dias após a posse. Segundo o conselheiro Fábio Coutinho, relator do processo, Erenice chegou a ser notificada pela comissão para que apresentasse a declaração, mas não se manifestou. A comissão decidiu também hoje abrir um processo para apurar se a ex-ministra praticou falta ética no caso da denúncia de tráfico de influência. Segundo Coutinho, após ser notificada da decisão da comissão, a ex-ministra terá 10 dias para apresentar sua defesa. "A defesa prévia será analisada, vamos ver quem ouvir. Não dá para dizer quanto tempo levará o processo. Ele correrá em caráter de reserva", explicou.
-
Maurício Corrêa apoia Agnelo no DF
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Maurício Corrêa decidiu se licenciar do PSDB, ao qual é filiado, e declarar apoio ao candidato do PT ao governo do DF, Agnelo Queiroz. O anúncio será feito em instantes. Corrêa é o terceiro tucano a apoiar Agnelo. Ele era aliado do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), rival de Agnelo, mas depois se afastou dele para se dedicar à advocacia.
-
TJ-MS determina afastamento de Artuzi
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o afastamento do prefeito de Dourados, Ari Artuzi (ex-PDT), do cargo até o esclarecimento das suspeitas sobre seu envolvimento em um suposto esquema de fraudes e propina na prefeitura e na Câmara. A decisão, do desembargador Claudionor Miguel Duarte, veio após pedido do Ministério Público de MS, que alegou "garantia da ordem pública e, especialmente, do patrimônio público municipal". Artuzi foi preso há 15 dias, suspeito de chefiar um suposto esquema que desviava 10% do valor de contratos firmados pela prefeitura. Também foram presos o vice-prefeito, Carlinhos Cantor, e o vereador Sidlei Alves (DEM), presidente da Câmara Municipal. Assumiu o cargo interinamente, o juiz Eduardo Machado Rocha.
-
Pesquisa mostra Agnelo com 45,6% contra 30,7% de Joaquim Roriz
Pesquisa realizada pelo Instituto Exata, de Brasília, mostra que o candidato do PT ao governo do DF, Agnelo Queiroz, aumentou ainda mais a sua popularidade e está com 45,6% contra 30,7% de seu maior adversário, Joaquim Roriz (PSC). O Exata tem sempre antecipado resultados depois confirmados pelos demais instituto de pesquisa.
-
RJ: PF faz operação contra uso de cargo público para fins eleitorais
A Polícia Federal do Rio realiza nesta sexta (17) uma operação para combater o uso de cargo público para fins eleitorais, bem como corrupção, prevaricação, formação de quadrilha e falsidade ideológica. A operação, batizada de "Cebus Apella", cumpre 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, sendo dois contra policiais rodoviários federais. Segundo a PF, por ordem judicial, também foi determinado o afastamento de outros agentes públicos de seus cargos.