QUEM É JOÃO FEIO?

PAULO MELO CORUJA NEWS

Afinal, quem é João Feio?

João Feio lamenta incidente com Requião: 'a minha indignação foi santa'
Desde a última segunda-feira (6) não se pergunta outra coisa no Paraná: afinal, quem é João Feio? A curiosidade de muitos ficou aguçada depois do entrevero protagonizado entre Feio e o ex-governador Roberto Requião (PMDB) durante uma agenda política em Praia de Leste, no Litoral.
João Batista Lopes, o João Feio, tem 56 anos, é diretor empresarial do porto de Paranaguá. Já foi chefe de gabinete da Casa Civil na gestão de Requião e é amigo do governador Orlando Pessuti (PMDB) há 40 anos.
Ele não surgiu “ontem” na praça. É militante do MDB velho de guerra há 30 anos.
Feio é um homem trabalhador, marido e pai de dois jovens portadores de necessidades especiais. Um deles é altista e outro é deficiente auditivo. É ele quem diariamente atende de perto os dois filhos.
Está casado há 31 anos com Janja Hoebel, de família tradicional do município de Faxinal, no Vale do Ivaí.
Ex-engraxate, João Feio saiu de Ivaiporã para vir morar em Curitiba junto com Pessuti em 1971. Desde então, o diretor do porto é companheiro inseparável do governador. Ambos são como se fossem irmãos.
Quando eleito deputado estadual em 1982, Pessuti convidou Feio para assumir a chefia de gabinete na Assembleia.
Em 1985, ajudou na mobilização que deu a eleição para Requião na prefeitura de Curitiba, quando derrotou Jaime Lerner.
Em 1990 e 1994, foi um dos coordenadores da campanha no Vale do Ivaí para o Governo e Senado, respectivamente.
Mesmo com a derrota para Jaime Lerner em 1998, Feio permaneceu próximo a Requião.
Feio lamenta o episódio ocorrido na segunda-feira. Ele afirmou ao blog que não bateu em ninguém, mas que se defendeu de uma agressão do companheiro Requião.
“A minha indignação é santa, por isso me defendi e defendi a honra de Pessuti que ali não estava para defender-se”, conta João Feio, que se diz cristão.