CH
-
DEM oferece ao PMDB tempo na TV e maior bancada
A negociação para a fusão do DEM, revelada com exclusividade nesta coluna na segunda (8), oferece dois trunfos ao PMDB: tempo maior na TV, na próximas eleições, e o acréscimo de 43 deputados à bancada do partido de Michel Temer, que passaria de 79 para 122, assegurando o direito de indicar o próximo presidente da Câmara. O PT elegeu 88 deputados e, segunda maior bancada, perderia a sonhada presidência.
-
Consequência
A fusão com o DEM garantiria a presidência da Câmara a Henrique Alves (RN), amigo de Michel Temer, sem precisar de acordo com o PT.
-
Egocentrismo
No DEM, as negociações para a fusão com o PMDB são atribuídas ao prefeito paulistano Gilberto Kassab, candidato ao governo em 2014.
-
Senado contra
O líder do DEM no Senado, Antonio Carlos Junior (BA), é contra a fusão. Acha que o DEM deve manter-se coeso e ainda mais aguerrido.
-
‘É um crime’
O deputado Onyx Lorenzoni (RS) promete resistir. Considera “um crime antidemocrático” a extinção do DEM e a consequente fusão ao PMDB.
-
Brasil faz aeroporto internacional... na África
Já de olho talvez na sua nova “plataforma” africana de projeção internacional, Lula autorizou o BNDES a emprestar US$ 18 milhões para a construção de um aeroporto internacional em Nampula, Moçambique, na atual base área da cidade. É parte do pacote de US$ 300 milhões do Brasil para a infraestrutura local. Já os principais aeroportos brasileiros vão continuar a porcaria de sempre.
-
Olha nós
Maputo foi a última visita presidencial ao continente africano. Nosputo ficou fora do roteiro - deve ser um rincão perdido no Brasil.
-
Toc-toc
A polêmica saúde da presidenta cria spams para roubar dados do bobonauta, com link para “fotos de Dilma tendo ataque cardíaco".
-
Quem quer dinheiro?
Lula nega que encontrou Silvio Santos para tratar de empréstimo ao banco do empresário. Queria entrar no “Topa ou não Topa”, só isso.
-
Bom humor
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi indagado no twitter se Lula ou Dilma ligaram para ele. Seu bom humor revela que ele superou sua demissão do ministério da Educação: “Dilma não tem razões para me ligar, e Lula, se ligar, vou pensar que quer me demitir de alguma coisa.”
-
Olhando bem...
...a ameaça da presidenta Dilma de juntar no ministério formosuras como Maria da Graça Foster e Ideli Salvatti, revela que o filme “As Bruxas de Eastwick” vai entrar em cartaz no cineminha do Alvorada.
-
Estádio menor
O governador eleito do DF, Agnelo Queiroz (PT), confirmou o que esta coluna antecipou ontem: sua decisão de reduzir à metade o tamanho e os custos do Estádio Nacional de Brasília, subsede da Copa de 2014.
-
Voando
A mulher do ministro Jobim (Defesa) vai ganhar a Medalha do Mérito Aeronáutica, após republicarem o decreto às pressas no Diário Oficial da União: esqueceram o nome de Adrienne entre os 207 “medalhados”.
-
Babaquice
Como não há nada mais urgente para resolver no País, a CCJ do Senado aprovou a emenda babaca que inclui o “direito à felicidade” na Constituição. Agora só falta incluir o “direito de respirar”.
-
Coisa feia
A turma de Gilberto Kassab informou que o caminhão flagrado jogando lixo no município de Guarulhos era terceirizado, mas na porta exibia a logomarca da prefeitura de São Paulo e a matrícula: EBZ 4754.
-
Mina terrestre
África foi a salvação: Lula ficou bem longe da tradicional Feira do Livro, ao ar livre em Porto Alegre, onde, há 50 anos, crianças ganhavam livros de Monteiro Lobato – hoje perseguido no “Lulaworld”.
-
Sebrae for export
O diretor da Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial, Califa Seidi, realiza nesta quinta uma visita ao Sebrae-DF. A intenção é implantar uma experiência semelhante em Guiné Bissau.
-
Pensando bem...
...o antigo Proer de FHC virou Bafban - Baú da Felicidade dos Bancos.
- Poder sem pudor
-
Atraso perdoado
Em maio de 1991, o senador Esperidião Amin liderou um grupo de políticos catarinenses numa audiência marcada com o ministro da Educação, Carlos Chiarelli. O grupo começou a se irritar com o chá-de-cadeira quando o ministro finalmente apareceu na sala de espera com a atriz Cláudia Raia: - Desculpem o atraso, é que eu estava falando com a Cláudia... - Está perdoado, ministro – respondeu Amin, extasiado – Principalmente depois de trazer o álibi pessoalmente...