-
Skaf: 'faço uma aposta' que Dilma não vai querer de volta a CPMF
O presidente de Federação das Indústrias de São Paulo, Paulo Skaf, garante que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, não tem interesse em promover a volta CPMF. "Faço uma aposta com vocês que a Dilma Rousseff não vai querer", afirmou após o término da reunião do Conselho Superior Estratégico da Fiesp, que aconteceu nesta quarta (10) no estado. "Em momento nenhum vi qualquer apoio da presidente em relação a isso", completou.
-
DF sediará 42ª Congresso de Ortopedia
Ortopedistas e arquitetos se uniram por uma boa causa. A 42ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, apresentará uma inovação para a área médica: uma maquete eletrônica em terceira dimensão com os conceitos da Casa Segura, projeto que pretende facilitar a vida de pessoas que possuem limitações de locomoção. Acesso fácil sem barreiras na entrada da casa, piso antiderrapante com marcações claras dos caminhos e armários com portas leves e de rápido acesso são alguns pontos que deverão ser apresentados no projeto criado pela arquiteta Cybele Barros a partir de uma série de estudos relacionados à independência, à acessibilidade e à mobilidade, que tem sido divulgado nos congressos anuais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
-
PanAmericano amplia caixa, diz nota
A nova administração do Banco PanAmericano divulgou nota esclarecendo que com o aporte de R$ 2,5 bilhões do sócio majoritário, o Banco se fortalece e, “junto com sua liquidez atual, passa a contar com um Caixa de R$ 3,8 bilhões, volume que cobre com bastante folga todos os seus compromissos e mantém a solvência e segurança da instituição com tranqüilidade”. A nota informa ainda, que a partir desta quarta (10) “a gestão do Banco passa a ser exercida por profissionais experientes de mercado escolhidos pela Holding do Grupo Silvio Santos e pela Caixapar, conforme já previa o acordo de acionistas firmado em novembro de 2009.” O Banco ainda esclarece que “as operações de crédito e investimentos continuam normalmente, mantendo-se as atuais políticas de crédito. As atividades das lojas e o atendimento ao público também permanecem inalterados”.
-
Operação no DF prende 30 chineses que comandariam máfia do contrabando
Uma operação conjunta de vários órgãos do DF, como a Polícia Civil, e o Ministério da Justiça, prendeu em Brasília, nesta quarta-feira (10), trinta chineses suspeitos de integrar uma máfia que controla a pirataria na capital. A “Operação Hai-Dao” concentrou seu foco nessa suposta máfia internacional. A Polícia Civil do DF mobilizou 64 equipes, no total de 251 policiais. Foram 201 agentes, 38 delegados e 12 escrivães, utilizando 70 viaturas. De acordo com as investigações, a quadrilha compõe uma organização criminosa, sediada no DF, com ramificações em outros Estados, principalmente São Paulo. Os trinta chineses detidos terão seus vistos reavaliados. Segundo o Ministério da Justiça, há fortes “indícios” de que estes chineses tenham ligação com Li Kwok Kwen, 53, conhecido como Paulo Li e preso pela Polícia Federal no ano passado, acusado de chefiar um esquema de contrabando em São Paulo. O foco da operação é o ataque a máfia estrangeira.
-
Romário tira foto oficial de mandato
O ex-jogador de futebol, Romário, eleito deputado federal pelo Rio, esteve na tarde desta quarta (10) no Congresso Nacional para tirar a foto oficial que será usada durante o seu mandato. Ao falar sobre o seu partido, ele afirmou: "O PSB é um partido hoje que tem força política, que é muito grande no Brasil, um partido moderno. Estou feliz por ter feito a escolha certa". Na ocasião ele ainda elogiou a eleição de Dilma. "Estou feliz pela Dilma. Acho que ela vai trilhar o caminho de Lula". É segunda vez que Romário visita a Câmara, e a primeira vez como deputado eleito.
- Fotografia é históriaO homem do prego
-
O que poderia ser apenas uma cena comum e insólita no andar térreo do Palácio do Planalto, na verdade revela uma doença eterna e incurável das repartições públicas brasileiras: a burocracia. Ainda mais quando vem acompanhada do excessivo cuidado com a segurança. Como foi – Na cobertura dos assuntos do poder, um fotógrafo tem de estar atento a tudo que vê, especialmente quando está no Palácio ou no Congresso porque invariavelmente tem relação com algo interessante. É o caso dessa cena aí. O primeiro funcionário vigia o segundo, que observa o terceiro, que toma conta do quarto. O quinto monta sentinela ou, muito provavelmente procura por outro, enquanto o sexto homem cumpre a simples tarefa de colocar um pequeno prego na parede. Orlando Brito.
-
Lula se queixa novamente do TCU
O presidente Lula voltou a se queixar do Tribunal de Contas da União que, desde o início de seu governo, tem embargado obras, alegando haver irregularidades. Para o presidente, "nem sempre o que o TCU diz que constata, é verídico". Ele pediu ainda revisão nos métodos de trabalho do tribunal. "A gente vai ter de fazer, do ponto de vista administrativo, uma revisão", disse.
-
PEC da Felicidade passa pela CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta (10) a PEC que estabelece como direito do cidadão a "busca da felicidade", de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT). O senador, explicou que não busca garantir por lei a felicidade aos brasileiros, já que seria impossível. Mas informou que o texto obriga o Estado a reconhecer que alguns direitos são essenciais à sobrevivência. "E falemos com franqueza: é fácil buscar a felicidade sem ter onde morar? É fácil buscar a felicidade sem ter um atendimento médico, que poderia salvar a vida? E se a pessoa morre? É possível buscar a felicidade sem um emprego que assegure uma renda? Não, isso não é possível. A busca da felicidade exige como condições essenciais os direitos sociais. Por isso, essa PEC”, explicou Cristovam.
-
MEC elimina candidatos que usaram Twitter durante a prova do Enem
O Ministério da Educação eliminou três candidatos que participaram do Enem no último fim de semana, após ser comprovado que eles trocaram, durante a realização das provas, mensagens sobre o exame no Twitter. Os candidatos eliminados são de Minas Gerais, Pernambuco e do Tocantins.
-
Presidente do PT diz que ministério não é propriedade de ninguém
Após ouvir reivindicações de 11 partidos que apoiam Dilma Rousseff, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, declarou nesta quarta (10) que "ministério não é propriedade de ninguém”. Segundo ele, “vai ser formado um novo governo" e a presidenta eleita é que vai "decidir se vai optar por continuar a ocupação do espaço nos moldes do governo ou se vai propor modificações". O recado, é direcionado aos aliados em geral, porém se choca mais especificamente com as pretensões do PSB, que solicita maior espaço, argumentando que saiu fortalecido das eleições, e do PMDB, que defende a manutenção, no governo Dilma, de todas as seis pastas que ocupa, mais o Banco Central.
-
Lula volta a defender Enem, mas diz que se necessário terá outra prova
O presidente Lula afirmou nesta quarta (10) que qualquer problema ocorrido nas provas do Enem, não invalida os resultados alcançados e que o processo vai continuar. “O Enem é um exemplo de uma coisa bem-sucedida. Se tem problemas, vamos consertar”, afirmou. A declaração foi dada na Base Aérea de Malavane, em Moçambi, em seguida Lula embarcou rumo à Coreia do Sul, onde participa da reunião do G20. O presidente garantiu que a Polícia Federal vai investigar para saber o que ocorreu. “Se for necessário fazer uma prova, faremos; se forem necessárias duas, faremos. Mas o Enem vai continuar a ser fortalecido, garantiu.