9500 VÃO FAZER A PROVA DO ENEM DIZ INEP

PAULO MELO CORUJA NEWS

Inep convida 9.500 estudantes para nova prova do Enem no dia 15

Quem não comparecer terá prova anterior corrigida, segundo instituto.
Paraná e Santa Catarina têm mais de 60% dos prejudicados.

Do G1, em São Paulo
Enem prova amarelaCaderno de prova amarelo, que teve problemas de
impressão (Foto: Reprodução/TV Globo)
O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou nesta sexta-feira (10) que convidou 9.500 estudantes para fazer a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 15 de dezembro, às 13h (horário de Brasília). Inicialmente, o instituto havia identificado 2.817 estudantes prejudicados por problemas de impressão na prova amarela.
O Inep afirmou que ninguém é obrigado a fazer a nova prova. Quem não comparecer terá corrigida a prova anterior. De acordo com o instituto, estudantes que foram convidados e não tiveram problemas com a prova amarela, ou realizaram provas de outra cor, devem simplesmente desconsiderar o convite.
Podem fazer a nova prova estudantes prejudicados por erros de impressão no caderno de questões amarelo, da prova de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, aplicada em 6 de novembro, primeiro dia de prova.
O Enem foi aplicado em 6 e 7 de novembro para 3,3 milhões de estudantes.
Segundo o Inep, os estudantes foram identificados a partir dos dados fornecidos pelo consórcio Cespe/Cesgranrio apurados nas atas dos 116.626 locais de prova. Eles recebem até a noite desta sexta-feira o convite por e-mail, sms e telegrama.
Os estudantes podem consultar os locais onde a prova será reaplicada no site do Inep (link para o site do Inep), usando senha e CPF.
Paraná e Santa Catarina têm mais de 60% dos alunos convidados para a nova prova, segundo o instituto. Em Santa Catarina, a prova será reaplicada em 42 municípios. A maior ocorrência de problemas aconteceu em Chapecó (SC) e Concórdia (SC). No Paraná, 95% dos casos ocorreram em Curitiba. Outros cinco municípios do Paraná terão aplicação da prova, de acordo com o Inep.
A nova prova será reaplicada em 17 estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará. Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.
Os estudantes que solicitarem terão à disposição uma declaração de comparecimento para justificar a ausência ao trabalho, segundo o Inep.