DILMA E NOVOS NOMES

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Operação da PF desarticula quadrilha

A Operação Sobrecarga da Polícia Federal desarticulou nesta quinta (2) uma quadrilha especializada em subfaturamento de mercadorias importadas da China, com a participação de 150 policiais e apoio de 44 auditores da Receita Federal, que estão cumprindo cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Quatro pessoas já foram presas, entre elas um empresário chinês que usava documentos falsos e mantinha empresas e contas em paraísos fiscais. Segundo a Receita, o esquema faturava cerca de R$ 10 milhões por ano em sonegações tributárias com subfaturamento de até 60% do valor das mercadorias.

TSE envia Recurso de Cássio ao STF

PB agora Foto CÁSSIO CUNHA
O Tribunal Superior Eleitoral acatou o Recurso Extraordinário do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) que pretende reverter a impugnação do registro da sua candidatura ao Senado pela Paraíba. A decisão foi do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, que decidiu enviar o recurso ao Supremo Tribunal Federal. Cássio questiona a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Ele foi condenado por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2006, quando disputou a reeleição a governador. No pleito deste ano, Cássio teve mais de 1 milhão de votos e depende da decisão para saber se tomará posse.

Dilma anunciará ministros palacianos

Valter Campanato/ABr Foto DILMA ROUSSEFF
Pode ser anunciado oficialmente nesta sexta (3) mais um grupo de ministros que integrarão o governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff. O anúncio será à tarde, por meio de nota, segundo fontes próximas ao novo governo. Devem ser confirmados Antonio Palocci, na Casa Civil; Gilberto Carvalho, na Secretaria-Geral da Presidência; e Alexandre Padilha, nas Relações Institucionais. Os quatro formam os ministros palacianos, os mais próximos da Presidência. As informações são da Reuters.

Alencar realiza sessão de hemodiálise

Maria Angélica de Oliveira Foto JOSÉ ALENCAR
O vice-presidente da República, José Alencar, realizou nesta quinta (2), uma nova sessão de hemodiálise no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A assessoria do Hospital informou que Alencar permanece internado na UTI e seu quadro é estável. No último sábado (27), ele foi operado para desobstruir o intestino, e chegou a ter arritmia cardíaca no final da operação.

Promotor vai recorrer contra Tiririca

AFP Foto TIRIRICA
O promotor Maurício Lopes informou nesta quinta (2) que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral, que absolveu o deputado federal eleito, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, da acusação de falsidade ideológica. Lopes afirmou que já está fazendo o recurso e deve entregá-lo até segunda-feira. "O recurso não tem nada de novo, são os mesmos fundamentos."

Ophir critica proposta de Barreto

Wilson Dias/ABr Foto OPHIR CAVALCANTE
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, criticou nesta quinta (2) a proposta do ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça), de propor a gravação dos diálogos entre detentos nos presídios federais e seus advogados. Segundo Ophir, é inconstitucional, ilegal e inadmissível gravar as conversas entre advogados e clientes, pois impede o regular direito de defesa. "O que o ministro da Justiça deseja é criminalizar a advocacia. Trata-se de um abuso de autoridade e um grave desrespeito à dignidade do ser humano. Não admitimos qualquer tipo de bisbilhotice no trabalho do advogado quando articula a defesa do seu cliente", afirmou Ophir.
Fotografia é história
Débora e Corona

Vernissage do filme Bete Balanço, em São Paulo. 1984 Como foiDirigido por Lael Rodrigues, o filme fez o maior sucesso. A trilha sonora tem participação de várias bandas de rock, entre elas o Barão Vermelho e os Titãs. Virou o assunto da mídia, inclusive para a Veja. E foi para a revista que fui cobrir seu lançamento no Auditório Ibirapuera. Foi um show de luzes e cores que varou a madrugada, com muita música e aplausos para a performance dos artistas Débora Bloch e Lauro Corona, presentes à festa. Foi a última peça cinematográfica estrelada pelo jovem ator e modelo carioca. Corona viria falecer cinco anos depois, supostamente vitimado pela AIDS, assim como o cantor e compositor Cazuza, autor do principal tema musical do longa-metragem. Orlando Brito.

Infraero estaria usando Windows pirata?

Foto FOTO TIRADA NO AEROPORTO DE CONFINS -BH
12:45 atualizado às 16:00: Segundo a foto acima, tirada no Aeroporto de Confins, Belo Horizonte, na sala de embarque C, no último dia 25 de novembro, a Infraero estaria usando Windows pirata. Porém, ao ser questionada sobre a imagem, a Infraero afirmou que “só utiliza software original”, explicando que “esta mensagem de erro registrada na foto é uma função automática do Windows que é exibida até que a licença seja ativada pela Internet”. Ainda segundo a nota, o fato “ocorreu durante o procedimento de troca dos conjuntos de monitores de informação de voo, que foi concluída na semana passada e estava sendo executada durante a noite, num horário de menor movimento”.

Cabral diz que se 'precipitou' e 'errou'

Abr Foto SÉRGIO CABRAL
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), reconheceu nesta quinta (2) que foi precipitado e "errou" ao anunciar que seu secretário, Sérgio Côrtes, assumiria o Ministério da Saúde no governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Cabral, que está em Buenos Aires para acompanhar a instalação da primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas na cidade,  foi desmentido por Dilma logo após o anúncio ter causado um mal estar entre o PT e o PMDB, principais partidos da coalizão governista. "A precipitação foi minha. Eu errei em ter me empolgado, porque o Côrtes é o melhor técnico de saúde pública do Brasil. Ela não formalizou o convite. Eu até peço desculpas, porque quem tem que anunciar ministro é a presidente da República ou alguém delegado por ela", disse.

Estados terão que apresentar mapeamento de áreas de risco

Foi publicada nesta quinta (20), no Diário Oficial da União, a lei que trata do Sistema Nacional de Defesa Civil e das ações voltadas para a recuperação de áreas em situação de calamidade pública. Os estados e o Distrito Federal deverão encaminhar anualmente ao governo federal o mapeamento de riscos e ameaças, com informações atualizadas das unidades responsáveis pelas ações de defesa civil. Para acelerar o apoio às áreas afetadas, os prefeitos e governadores poderão pedir ajuda ao Dnit e aos batalhões de Engenharia do Exército na recuperação provisória de estradas em locais isolados, o que antes demandava contratos emergenciais e processos burocráticos de licitação. As informações são da Agência Brasil.

Funcionário da Petrobras desaparece

Foto MAURO NELSON DE ALMEIDA
Mauro Nelson de Almeida (foto) está desaparecido desde quarta-feira (24), véspera do início dos confrontos entre policiais e traficantes no Rio. Foi visto pela última vez deixando o prédio da empresa no centro da cidade, às 7h17. Tem 1,70m de altura, 90kg, cabelos e olhos pretos. Com a polícia envolvida nas operações no Complexo do Alemão, a família enfrenta dificuldades para localizá-lo e pede, através da coluna, a ajuda das autoridades e que os leitores ajudem na busca, repassando a notícia. Quem tiver uma pista de Mauro Nelson pode ligar para 21-2267 0004 e 21- 88042267.

BA: agentes penitenciários param

Carcereiros do Presídio Salvador, localizado no bairro da Mata Escura, pararam as atividades nesta quinta (2), devido a falta de profissionais, o que estaria sobrecarregando o sistema e prejudicando o andamento da unidade prisional. Os agentes penitenciários realizarão mobilização às 14h de hoje, em frente à Governadoria do Estado, com o objetivo de tentar uma audiência com o governador Jaques Wagner. A categoria ameaça paralisar todo o sistema penal baiano caso não tenha sucesso nas negociações. As informações são do A Tarde.

Correios passam a emitir o número do CPF na hora, informa a Receita

A Receita Federal divulgou nota ontem (1º), informando que as 6.249 unidades próprias dos Correios já emitem na hora o número do CPF. Antes, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado. Segundo a Receita, após o atendimento, o contribuinte poderá imprimir o comprovante de inscrição no CPF, pela página do órgão, na Internet, por meio de certificado digital ou código de acesso. "Com isso, extinguiu-se a burocracia decorrente da emissão do cartão CPF em plástico, envelopamento manual, postagem, controle de cartões devolvidos, destruição de cartões não entregues etc.", afirma a nota.