"VEJA" LULA QUER DAR ASÍLO A TERRORISTAS

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Câmara convida OAB para seminário

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados vai convidar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para participar de seminário, no dia 15 de dezembro, com o objetivo de discutir "Os Limites entre Liberdade de Expressão, Censura e Homofobia". Presidente da comissão e autor do requerimento para realização da audiência, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) destacou que as relações homoafetivas e a defesa dos direitos e garantias da população LGBT (lésbicas, gays, travestis e transexuais) são objetos de diversas proposições na Câmara.

'Veja': Lula quer dar asilo a terrorista

A revista Veja desta semana afirma que a intenção do presidente Lula é conceder "asilo" ao perigoso terrorista italiano Cesare Battisti, que está preso em Brasília enquanto o governo decide se o extradita para a Itália. Battisti tem duas condenações à prisão perpétua por quatro assassinatos, em nome do grupo extremista Proletários Armados para o Comunismo (PAC). Bandido comum, preso por assalto e estupro, Battisti foi recrutado na cadeia por dirigentes do PAC, que cumpriam sentença, e foi encarregado de matar inocentes como um açougueiro e um funcionário de joalheria. Ele também atiturou em uma criança, filho de ma de suas vítimas, deixando-a paraplégica. Veja também trata do processo de investigação de paternidade que provocará a exumação do corpo do falecido deputado Luiz Eduardo Magalhães.

BA: diplomação de eleitos será dia 16

A sessão solene de diplomação dos políticos eleitos aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e suplentes, pela Bahia, será realizada no próximo dia 16 às 17h, no auditório Yemanjá do Centro de Convenções do estado, na Boca do Rio. A cerimônia será comandada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Mário Alberto Simões Hirs.

'IstoÉ': consumidor financia criminosos

IstoÉ Foto
A revista IstoÉ que está nas bancas põe o dedo na ferida, em reportagem de Francisco Alves Filho e Débora Rubin: o papel do consumidor no financiamento da atividade criminosa. A revista mostra que quem cheira cocaína e fuma maconha é parte da engrenagem que move o tráfico de drogas. “É preciso que a sociedade assuma a responsabilidade de discutir e enfrentar com firmeza esta questão”, diz a reportagem, que apresenta os números impressionantes: só o Rio de Janeiro consome por ano 90 toneladas de maconha, 8,8 toneladas de cocaína e 4,2 toneladas de crack.

Comissão rejeita proibição total de pesca em época de desova

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na última semana Projeto de Lei do deputado Carlos Bezerra (PMDB), que proíbe totalmente a pesca nos períodos de desova, reprodução das espécies ou de defeso (quando as autoridades restringem a captura de peixes e crustáceos ameaçados de extinção). A proposta modifica a Lei que regulamentava o assunto. O relator, deputado Roberto Balestra (PP), contrário ao projeto, explicou que essa legislação foi revogada pela Lei 11.959/09. Pela nova norma, os períodos de defeso devem ser definidos com base em critérios de sustentabilidade dos recursos pesqueiros. "A lei atual não permite nem veda a pesca artesanal nesses períodos, mas afirma que as peculiaridades dos pescadores artesanais, de subsistência e da agricultura familiar deverão ser consideradas", afirma.

ECT revoga concurso e promove audiência pública para definir edital

Os Correios decidiram revogar o concurso público nacional em andamento, devido à necessidade de atualização da distribuição das vagas por localidade, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital. Ao mesmo tempo, a ECT decidiu lançar um novo concurso em substituição ao anterior e vai realizar uma audiência pública com objetivo de aperfeiçoar a minuta do edital padrão para  este e futuros concursos públicos da empresa.  A sessão da audiência ocorrerá no dia 16/12/2010, às 14h30, na sede dos Correios, em Brasília Porém,, o modelo do edital, publicado na última quinta (2) no Diário Oficial da União chegou a ser confundido com a abertura de um novo concurso, e a retificação já está sendo providenciada pela ECT.
Fotografia é história
Rio beleza

Praia de São Conrado em manhã de sábado. Turista européia passeia de carona no panorâmico vôo de asa delta. Na areia, banhistas curtem o sol e as águas do mar. Como foiMorei no Leblon, Leme e Alto da Boa Vista. Trabalhei durante anos n’O Globo e no JB. De volta para casa, passava todas as noites pela favela do Boréu. Uma tremenda aflição. Estou sempre no Rio, sei exatamente o que é bom e o que não é. Aliás, o que é bom no Rio é muito bom. E o que é ruim é muito ruim. Como a questão que agora aflige a cidade, a guerra do tráfico. Mas é impossível negar sua enorme vocação para a beleza. A começar pela própria geografia, com praias de fazer inveja a qualquer outro lugar, do Leme ao Pontal. Sem falar do Pão-de-Açúcar, a Floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, o Corcovado... Mais ainda, shows musicais, o embalo das escolas-de-samba, o domingo de Maracanã, bons bares e restaurantes e, sobretudo, o lado bem humorado carioca. Impossível também resistir o uma foto como essa aí. Orlando Brito.

Chagas: 'coisas que incomodam'

Algum dia será dada ao cidadão comum a oportunidade não só de denunciar aquilo que o incomoda, mas de ver iniciativas tomadas para defendê-lo. Como talvez demore  cem anos ou   mais, vale alinhar,  a esmo, parte das coisas que    nos infernizam, mas  das quais não conseguimos livrar-nos. Leia mais sobre as coisas que, segundo artigo de Carlos Chagas deste domingo, incomodam muita gente.

Educadora recebe prêmio Darcy Ribeiro

Foto ZEZÉ ROCHA
A professora Maria José Rocha, consultora da Unesco, receberá quarta-feira (8) o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados, pelos relevantes serviços prestados à alfabetização de crianças, jovens e adultos no Brasil e no mundo. A proposição, da deputada baiana e senadora eleita Lídice da Mata, foi aprovada à unanimidade pelo plenário. Zezé, como é mais conhecida entre os educadores, implantou em 2009 o projeto de combate à violência escolar no Paranoá e em Itapoã, no DF, juntamente com o delegado Miguel Lucena, e coordenou em 2006 o projeto Angola Bem Alfabetizada, em Luanda. Coordena atualmente o trabalho de erradicação do analfabetismo em 100 municípios do estado de São Paulo. Autora de várias publicações, foi vice-presidente da Conferação Nacional dos Trabalhadores em Educação e deputada por dois mandatos na Bahia, abandonando a política para se dedicar à alfabetização e à formação de professores. O prêmio conquistado por Zezé será entregue na quarta às 17h, no Salão Negro da Câmara dos Deputados.

Sponholz

Sponholz

Jornal acusa senador de fraude e lobby

Foto SEN. GIM ARGELLO
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo, compromete gravemente o relator do Orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), que é amigo pessoal da presidenta eleita Dilma Rousseff e chegou a ser cogitado para seu ministério. Segundo a matéria, de Leando Colon, pelo menos R$ 3 milhões dos cofres do governo federal caíram desde abril na conta de um jardineiro e um mecânico. Eles são laranjas num esquema organizado por institutos fantasmas que superfaturam eventos culturais, fraudam prestações de contas e repassam dinheiro para empresas de fachada. Parte desse esquema, segundo o jornal, "é sustentada por emendas e lobby explícito, por escrito aos ministérios, de quem hoje elabora o projeto do Orçamento da União de 2011: o senador Gim Argello (PTB-DF)".

Estado de José Alencar é preocupante

É preocupante o estado de saúde do vice-presidente José Alencar, que permanece internado no hospital Sirio Libanês, em São Paulo, com grave comprometimento de sua função renal. Seu estado de saúde levou o presidente Lula a antecipar o retorno de Buenos Aires, onde participava de mais da 20ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo íberoamericanos. Alencar fez uma punção para retirar líquido da pleura (pele que protege o pulmão), transfusão de sangue e hemodiálise.

DF: senador teme migração de traficantes do Rio para o DF

Renato Araújo/Abr Foto SENADOR ADELMIR SANTANA
O senador Adelmir Santana (DEM) está preocupado com a possibilidade de traficantes expulsos de favelas do Rio de Janeiro transferirem suas operações para o Distrito Federal, devido a elevada renda per capita e a existência de um mercado consumidor de drogas já estabelecido. Ele reivindicou ações articuladas entre os governos do Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás de combate ao crime organizado, defendendo ainda o incentivo à geração de empregos e o desenvolvimento do entorno de Brasília. “Estimo, sinceramente, que sejam buscadas soluções não de repressão, mas de prevenção que evitem que aqui se instale o crime organizado. E um dos caminhos naturalmente é fomentar ações empreendedoras e produtivas, de forma a erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável com a geração de empregos para as 185 mil pessoas que estão desempregadas no DF.