IPVA ENTREGUE EM CASA

PAULO MELO CORUJA NEWS

JOICE HASSELMANN

Famílias deixam de receber Bolsa Família em Maringá

Cerca de 1600 famílias deixaram de receber o benefício do Bolsa Família no ano de 2010, em Maringá, na região noroeste do estado. A redução aconteceu porque em metade dos casos, as famílias tiveram uma melhoria na renda familiar. A outra metade parou de receber o dinheiro porque não fez o recadastramento ou porque não cumpriu algum dos requisitos básicos do programa. Para receber o benefício, além da baixa renda, a família necessita ter as crianças matriculadas na escola e comprovar a frequência nas aulas. Os meninos com até sete anos e as meninas com até 12 anos também devem fazer consultas nos Postos de Saúde a cada três meses. No total 5868 famílias participam do programa em Maringá.

Taxas indevidas continuam a ser cobradas em financiamentos

Comprar um carro financiado está cada vez mais fácil, mas os consumidores precisam ficar atentos às cobranças de algumas tarifas que não são mais permitidas. A Taxa de Abertura de Crédito, a famosa TAC, e a Taxa de Emissão de Carnê, a TEC, por exemplo, não podem ser cobradas. Entretanto muitas concessionárias insistem em realizar a cobrança. O ouvinte da Band News Felipe, que não quer ter o sobrenome revelado, comprou recentemente um automóvel e foi obrigado a pagar a TAC. Segundo o Banco Central essas tarifas não podem mais ser cobradas pelas financeiras. A advogada do Procon, Claudia Silvano, explica que se o consumidor já tiver pago a tarifa, ele tem direito a recebê-la em dobro. O recebimento do dobro da tarifa vale para quem financiou um carro entre 2007 e o ano passado. Para isso é preciso que o consumidor entre com uma ação de repetição de indébito.

IPVA volta a ser enviado para a casa dos contribuintes

Começa no dia 14 de fevereiro o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Diferente de 2010, neste ano os contribuintes voltam a receber em casa os talões do imposto e não precisam mais retirar o boleto pela internet. A mudança é por causa da redução em 20% na quitação adiantada dos contribuintes que imprimiram o boleto pelo site da secretaria Estadual da Fazenda. O proprietário pode pagar o imposto à vista, com desconto de 5% ou parcelar em até cinco vezes. De acordo com o assessor do departamento de arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda, Marlon Libel, neste ano o valor do imposto pode cair até 3%. 01.11 – IPVA 01 Libel explica que a inadimplência é pequena no Paraná. Ele orienta que além de receber o boleto em casa, o contribuinte ainda consegue fazer impressão pela internet ou em qualquer Banco do Brasil. 01.11 – IPVA 02 O valor do IPVA já pode ser consultado no site www.fazenda.pr.gov.br.

Projeto prevê aumentar altura da Ponte Preta

Para diminuir os acidentes na Ponte Preta, na rua João Negrão, no centro de Curitiba, um projeto prevê aumentar a altura da estrutura, para evitar que os caminhões batam ou fiquem presos no local. Hoje, mais um caminhão não conseguiu passar pela ponte e atrapalhou o trânsito por cerca de uma hora. Os motoristas se confundem porque a maioria das estruturas urbanas possui altura maior que a da Ponte Preta, onde só passam veículos com até 3,6 metros. Segundo o vereador e autor do projeto, Jair Cézar, acidentes como este são bastante frequentes no local. A Ponte Preta é tombada pelo patrimônio histórico. O vereador explica que é possível restaurar e ao mesmo tempo manter as características do local. Ele afirma que elevar em 80 cm a ponte já é suficiente para evitar acidentes.

Prefeitura contesta estudo sobre morte de peixes em Paranaguá

A prefeitura de Paranaguá contesta o resultado divulgado pelo Centro de Estudos do Mar de que os peixes que apareceram mortos na Baía foram despejados no mar. O motivo da divergência tem relação com a hipótese de vazamento químico que foi descartada, de acordo com a nota técnica divulgada ontem pelos órgãos ambientais. Segundo o vice-prefeito do município, Fabiano Elias, alguns agentes químicos foram encontrados na baía e também podem ter relação com as mortes. O vice-prefeito afirma que as duas suspeitas são fortes. Ele explica que outras análises devem ser feitas, com o auxilio da Polícia Federal, para apurar a causa exata das mortes. De acordo com os órgãos ambientais o total de peixes mortos encontrados é de 5 toneladas, mas a prefeitura acredita que são mais de 18 toneladas. Nos próximos 10 dias deve sair uma análise paralela ao Centro de Estudos do Mar, encomendada pela Prefeitura de Paranaguá.

Comitê municipal para a Copa avalia positivamente vistoria da Fifa

Terminou de forma satisfatória a vistoria dos técnicos da Fifa aos campos curitibanos que devem receber os treinos de seleções estrangeiras, durante a Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do coordenador do comitê municipal para o mundial, Luis de Carvalho. Segundo ele, apesar de os integrantes da Fifa não darem pistas sobre as decisões, ao que parece há uma boa impressão. Foram vistoriados o estádio Couto Pereira e o CT da Graciosa, ambos do Coritiba Football Club; o CT do Trieste; o Eco-Estádio Janguito Malucelli, do Corinthians Paranaense; o CT do Barcelos, na Cidade Industrial de Curitiba; o CT do Caju, do clube Atlético Paranaense; o CT da Gralha Azul e o estádio Durival de Brito e Silva, ambos do Paraná Clube. Para o coordenador, todos devem ser indicados pela Fifa para uso das seleções. O CT do Barcelos foi indicado de última hora para receber a comissão da Fifa. Mas foi uma escolha do próprio comitê para a visita. Entre os itens analisados, estavam as condições do gramado, a estrutura da sala de musculação e dos vestiários. Ainda não há previsão de quando deve sair um resultado preliminar ou final da vistoria. Curitiba foi a segunda cidade a ser visitada.

Líder de quadrilha ligado ao PCC no Paraná está foragido

Continuam as buscas ao líder de uma quadrilha que agia na região do norte pioneiro do Paraná. Lindomar Fabiano, conhecido como Jipinho, conseguiu fugir de um cerco da polícia de São João da Boa Vista, hoje, de madrugada. A operação é realizada desde ontem, de manhã, e há indícios de que o grupo tinha ligação com o PCC, o Primeiro Comando da Capital, que age dentro e fora dos presídios de São Paulo. Segundo o soldado Valente, da Polícia Civil da cidade, integrantes da quadrilha foram mortos hoje, de madrugada, em um confronto na PR-151. O homem preso, Ismael de Oliveira, estava armado e tentou embarcar em um ônibus para Arapoti, também no norte pioneiro. O líder do bando conseguiu se embrenhar nos campos da região, e, segundo o policial, está cercado. Ainda não se sabe há quanto tempo a quadrilha agia na região. Mas era um grupo extremamente violento. A operação deve se estender por toda a madrugada, já que há indícios que Jipinho deve tentar fugir no meio da noite.

Oposição a Rossoni por enquanto é fogo de palha

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) está preocupado. Até agora tinha certeza de que a presidência da Assembleia cairia no colo dele, uma vez que apenas a chapa liderada pelo tucano concorreria. Pois bem, desde a semana passada intensificam-se os rumores de que vem aí uma forte oposição, uma virada que poderia derrubar Rossoni da cadeira da presidência e colocar lá Nelson Garcia, também do PSDB, mas da parte descontente do ninho. É o tal do fogo amigo. Entre os descontentes e que têm bala na agulha está Hermas Brandão, que sabe trabalhar nos bastidores e não entra em embate para perder. Mas, nem Hermas sabe se quer de fato entrar nessa briga. Se ele entrar, Nelson Garcia, que de um modo morno está há 20 anos casa, ganha força (como boneco de ventríloco, é verdade, mas ganha). Caso contrário tudo não passará de fogo de palha.
Historicamente os deputados não gostam de votar em chapa única, em especial se ela for enfiada goela abaixo desde tão cedo como aconteceu com a chapa liderada por Rossoni. Eles gostam de votar e claro negociar com as chapas que apóiam. Rossoni tem errado. Peca pelo excesso de confiança e pouco tato com os colegas e cá entre nós não ganha concurso de miss simpatia. Por tudo isso, se houver um bate-chapa pode ser que Rossoni leve a pior, para qualquer um que tenha apoio por trás dos panos. Mas, por enquanto essa possibilidade é remota…porém não inexistente.

Turistas gastam quantia recorde no litoral do PR

Setenta e cinco milhões de reais. Esse foi o total gasto pelos turistas no litoral do Paraná no último final de semana. O levantamento é do Assindilitoral. Segundo o presidente da associação, José Carlos Chicarelli o cálculo dos lucros acumulados foi realizado entre a última sexta-feira e o domingo. A quantia representa o bom momento vivenciado pelos comerciantes do litoral do Paraná que somente entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro faturaram 250 milhões de reais. O faturamento recorde representa quase o dobro do orçamento dos sete municípios do Litoral somados, e foi 20% maior do que o arrecadado no mesmo período do ano passado. O lucro dos comerciantes foi alavancado pelo aumento de 15% no número de visitantes nas praias neste ano.

40% dos brasileiros estão excluídos dos bancos, aponta Ipea

Da Folha
Mesmo com o crescimento da bancarização no país, cerca de 40% da população brasileira ainda não possui conta em banco. É o que aponta estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Entre as regiões, a Nordeste aparece com o maior índice de exclusão –mais de metade (52,6%) dos habitantes não têm conta.
Na região Norte, o índice também é alto e chega a 50%. Nas regiões mais desenvolvidas economicamente, mais de 60% de sua população foi incluída no sistema bancário –no Sudeste, o percentual é de 65,9%.

Governo quer concluir até maio acordo para banda larga no país

Da Agência Estado
O governo quer concluir até maio as negociações para solucionar os gargalos para colocar em prática o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e cumprir a meta de levar internet rápida por preços populares para 1.163 municípios até o fim do ano. “Até maio devemos ter uma definição”, afirmou hoje o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após reunião com diversos representantes de provedores de internet.
O ministro se referiu às reivindicações trazidas pelos provedores como os principais entraves para ofertar banda larga com velocidade de 512 quilobits por segundo (kbps) por até R$ 35, que é a meta do governo para massificar o acesso à internet no país. Além do preço médio de R$ 60 praticado no mercado, os altos impostos, a falta de crédito e a burocracia para conseguir linhas de financiamento foram apontados, segundo Bernardo, como as principais dificuldades dos pequenos provedores para aderir ao PNBL.

Em Curitiba, cesta básica acumulou alta de 15,6% em 2010

Em 2010 o valor da cesta básica em Curitiba subiu 15,6%. Só em dezembro o aumento foi de 2,05%. O dado é de uma pesquisa nacional divulga hoje pelo Dieese. Além da capital paranaense, outras 13 das 17 capitais pesquisadas registraram alta superior a 10%. Em Curitiba os produtos que registraram a maior variação no preço foram o tomate e o açúcar com pouco mais de 11% e a carne que subiu 3%. Já a maior queda foi registrada no preço da batata: 27,3%. Segundo o Dieese, o custo mínimo da alimentação para uma família composta por um casal e duas crianças seria de R$ 731,91, o que representa quase UM salário mínimo e meio somente para suprir a alimentação.

Resultado da UFPR sai na sexta-feira

O resultado do vestibular da Universidade Federal do Paraná é divulgado nesta sexta-feira. Hoje (terça) a instituição vai receber do Ministério da Educação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Neste ano, 10% das vagas são destinadas a alunos que se inscreveram pelo Sistema Unificado, que leva em consideração apenas o desempenho do Enem. O teste também tem um peso de 10% no desempenho final dos estudantes que optaram por fazer a prova da UFPR. A universidade tem 5.540 vagas em 95 cursos. 43 mil e 800 candidatos se inscreveram no processo seletivo. A lista com os nomes dos aprovados estará disponível a partir das duas horas da tarde desta sexta-feira no site nc.ufpr.br O resultado também será impresso no mesmo horário no campus Agrárias da UFPR, onde está programada uma festa para os calouros com banho de lama e música. O endereço é a Rua dos Funcionários, 1.540, no bairro Cabral. Os portões abrem a uma hora da tarde da sexta.

Empresa multinacional de engenharia submarina começa a funcionar em Pontal

Uma empresa norueguesa de engenharia submarina começa a funcionar este ano em Pontal do Paraná, no litoral do estado. A organização vai fazer a construção de estruturas como tubulações e roldanas que serão usadas no transporte do petróleo da camada pré-sal, na Baía de Santos. A empresa já atua no Brasil, no estado do Espírito Santo. Serão produzidos 400 quilômetros da tubulação por ano. Segundo o diretor presidente da companhia, Victor Bonfim, a Baía de Paranaguá foi escolhida porque fica em um local estratégico.

Lindolfo Zimmer assume presidência da Copel

A nova diretoria da Copel tomou posse hoje (terça) em uma solenidade organizada na sede da empresa. O novo presidente, o engenheiro Lindolfo Zimmer, explica que uma das prioridades na gestão dele é aumentar a participação da Copel em leilões de energia em outros estados. Segundo um projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa, a empresa pode entrar como sócia minoritária em consórcios que disputam leilões. Outro projeto prevê o funcionamento da rede de transmissão de dados por fibra ótica. A tarifa ainda não foi definida, mas segundo o presidente ela deve ter preços populares.
O governador Beto Richa participou da solenidade e disse que a implementação da rede de fibra ótica neste ano vai servir também para melhorar o ensino em escolas do interior do estado. A Copel tem um orçamento de cerca de dois bilhões reais em 2011.

Sete mil detentos serão transferidos de delegacias para presídios no PR

Sete mil detentos que estão em delegacias do estado do Paraná serão transferidos emergencialmente para presídios do estado, segundo o governador Beto Richa. Nesta semana foram registradas fugas em delegacias de Umuarama, Araucária e Campina Grande do Sul. Segundo o governador, já há espaço para a transferência de presos condenados de delegacias que estão superlotadas para os presídios.
Na madrugada desta terça-feira, 11 presos escaparam da delegacia de Umuarama. Na segunda, 12 fugiram da DP de Araucária, na Região Metropolitana.

FIFA inspeciona praças esportivas em Curitiba

Quatro estádios de futebol são vistoriados hoje em Curitiba por técnicos da FIFA. Outros quatro centros de treinamento foram visitados ontem. Depois da fiscalização, a equipe técnica vai elaborar um relatório com as condições de cada local. Os campos são cotados para abrigar seleções na preparação para a Copa do Mundo de 2014. Os atletas devem fazer treinos nos locais selecionados antes das partidas oficiais do mundial, que serão realizadas na Arena da Baixada. Ao longo desta terça estão sendo vistoriados o CT Barcelos, na Cidade Industrial, que foi incluído na lista de última hora a pedido da própria FIFA, o CT do Caju, que pertence ao Atlético Paranaense, o CT da Graciosa, que é do Coritiba, além do Ninho da Gralha Azul e do estádio Durival Britto e Silva do Paraná Clube. Entre os itens analisados estão as condições do gramado, a estrutura da sala de musculação e dos vestiários.

Um ano sem Zilda Arns

Amanhã, dia 12, completa um ano da morte da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A médica pediatra e sanitarista foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti, em janeiro do ano passado. Para marcar a data foram programadas homenagens em várias partes do País. Em Forquilhinha, Santa Catarina, que é a cidade natal de Zilda, será feita uma missa amanhã, com a participação da família dela. Também na cidade serão inaugurados quatro memoriais: um em frente à Casa Mãe Helena, sede da Pastoral em Forquilhinha, e os outros três posicionados nas entradas do município. Por causa dessas comemorações na cidade natal da médica, a Pastoral da Criança não marcou missas em Curitiba. No Piauí haverá uma celebração eucarística e em São Paulo será realizada missa, amanhã. Após a morte da médica, a coordenação da Pastoral da Criança passou para as mãos do filho dela, o médico Nelson Arns Neumann. Você ouve agora depoimento dele à BandNews FM, logo após o falecimento da mãe, sobre a continuidade do trabalho na Pastoral.
A reportagem resgatou também o depoimento de Maria da Conceição Oliveira Hamester, a Maria Ceiça, braço direito da Zilda, com quem trabalhou por 22 anos. Maria Ceiça fala sobre o que aprendeu com a médica.
Zilda Arns foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Morreu aos 75 anos, deixando como legado mais de 260 mil voluntários e o trabalho realizado pela Pastoral da Criança.

Aparelho de ar condicionado causa susto no centro de Curitiba

Um fato inusitado parou o centro de Curitiba hoje (terça) pela manhã. Um ar-condicionado, com aproximadamente 250 quilos, quase despencou do 15º andar de um prédio comercial no cruzamento das ruas Avenida Marechal Deodoro e Monsenhor Celso. De acordo com o Coordenador da Comissão de Segurança em Edificações (Cosedi), Hermes Peyerl, a má instalação da base de sustentação é a causa do incidente.
O coordenador diz que os síndicos de condomínios devem exigir que os instaladores tenham um alto grau de capacidade para executar o serviço. Ele acredita que assim a quantidade de acidentes pode ser diminuída.
A calçada e parte do trânsito na Avenida Marechal Deodoro ficaram fechados por quase duas horas. Algumas lojas, que ficam embaixo do prédio, também baixaram as portas durante o trabalho dos bombeiros.

Movimento do Passe Livre denuncia agressões

Do Blog Política em Debate
Militantes do Movimento Passe Livre de Curitiba alegam terem sido agredidos durante reunião do movimento no último sábado, na praça XIX de Dezembro, no Centro Cívico. Segundo a denúncia, por volta das 15 horas, quando discutiam as ações do movimento contra o aumento da tarifa de ônibus na Capital, os militantes teriam sido abordados por um grupo de cerca de seis homens aparentando 15 a 25 anos, a maioria com a cabeça raspada. O grupo teria tentado provocar os integrantes do MPL “com discurso típico de radicais extremistas de direita”. Como não houve resposta, sinalizaram deixar o local, mas um deles teria voltado e acertado um chute em um dos militantes do MPL. “Com a força do golpe, o militante entrou em convulsão e foi agarrado por seu agressor, que continuou a esmurrá-lo. Uma das companheiras foi para cima do agressor para tentar detê-lo e foi esmurrada”, afirma relato de integrantes do MPL. Os dois militantes agredidos foram levados pelo SIATE para o pronto-socorro do Hospital Evangélico. Acionada, a polícia só chegou quando os agressores já haviam fugido.

Reunião vai discutir mudança de horário em jornadas na Repar

Na próxima quinta-feira deve acontecer uma reunião entre a diretoria da refinaria presidente Getúlio Vargas (Repar) e funcionários, e o tema principal será a mudança de horário da jornada de trabalho administrativo na refinaria. Nesta manhã houve uma manifestação envolvendo os funcionários, para pressionar a administração a aceitar a proposta. De acordo com o diretor do sindicato dos petroleiros do Paraná, Anselmo Ruoso Junior, a mudança de horário foi pedida pelos trabalhadores para evitar o trânsito nas imediações da Repar no final do dia. Na reunião da próxima quinta-feira, o sindicato também deve levar à pauta problemas envolvendo o trânsito nas imediações da refinaria. De acordo com Anselmo, os quinze mil trabalhadores correm risco na entrada e saída da Repar, devido ao grande fluxo de veículos.
Na quinta-feira acontece uma votação que deve decidir se a carga horária dos funcionários será realmente alterada, assim como as ações que serão feitas para organizar o trânsito na região.

Arns diz que governo deve substituir contratações do PSS por professores aprovados em concurso

Em entrevista à rádio Band News FM, o vice-governador e Secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, comentou a situação dos professores do estado que estão sendo demitidos para a contratação de novos professores temporários este mês. Segundo ele, a intenção do governo é substituir as contratações do PSS – Processo de Seleção Simplificado por professores que foram aprovados em concurso.
Flávio Arns negou que o governo esteja demitindo professores que estão em férias. Segundo ele, esse não será o critério a ser adotado.
O Secretário garante que todas as contratações serão feitas antes do início do ano letivo, em fevereiro. Ele criticou a postura do governo anterior de deixar para janeiro o processo de contratação.
Arns também garante que todos os professores que tiveram os contratos temporários encerrados irão receber as verbas rescisórias.


Raio-X em escolas da rede estadual

Está marcada para quinta-feira a segunda reunião para organizar o raio-x das duas mil e duzentas escolas da rede estadual. O levantamento foi solicitado pelo Ministério da Educação. O objetivo é identificar quais prédios estão em situação precária e precisam de reformas ou ampliações.  De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye Neto, uma das escolas que precisa de melhorias está em Maringá. É um colégio que foi incendiado, no dia 27 de dezembro. Outra escola na área rural de Laranjeiras do Sul sofreu um incêndio no laboratório de informática. Segundo ele, a Secretaria da Educação pediu o apoio de órgãos de engenharia do Estado.
A reunião de quinta feira será no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, o Crea. Além de representantes da Secretaria da Educação e engenheiros, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel também participam. O levantamento precisa ficar pronto até junho.

Professores dispensados contestam critérios governo

Professores que trabalhavam há 8 anos na secretaria de estado da educação foram dispensados na semana passada, e contestam os critérios utilizados pela nova equipe de governo. De acordo com alguns profissionais que entraram em contato com a reportagem da Band News FM, eles não teriam sido avisados sobre as demissões. Outra reclamação é sobre os critérios do descarte. Profissionais que estivessem em férias seriam dispensados por primeiro, seguidos dos professores que cumpriam 20 ou 30 horas e não poderiam se dedicar em tempo integral à secretaria. Em terceiro lugar, seriam descartados os professores que faziam parte do PDE, que é uma espécie de mestrado oferecido pela própria secretaria. Uma professora que trabalhava na Seéd desde o ano de 2002 e prefere não ser identificada conta que a nova chefe do setor afirmou que a razão para a demissão seria o baixo número de inscritos no processo de seleção simplificada, conhecido como PSS, o que causaria a falta de docentes nas salas de aula neste ano letivo. A profissional contesta o argumento usado pela secretaria.
Tânia Mara Cabral também foi dispensada da secretaria, enquanto estava de férias. Ela reclama que não foi avisada pela nova equipe.
De acordo com Tânia, apenas no setor de educação básica foram dispensados 60 profissionais. A outra professora, que prefere não se identificada, diz que se sentiu desvalorizada com a atitude da nova equipe.
De acordo com a presidente da APP sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a argumentação de que falta inscritos no processo do PSS não é válida.
Os professores dispensados dos trabalhos na secretaria devem agora voltar para a sala de aula.

Gaeco investiga esquema de fraude em carteiras de habilitação

Quarenta e cinco pessoas foram denunciadas ontem (segunda-feira) pelo Gaeco acusadas de participarem de um esquema de fraude em carteiras de habilitação na região de Maringá, noroeste do estado. O ministério Público acusa os envolvidos de alterarem dados oficiais do Detran e cancelarem multas pendentes para evitar a suspensão das CNHs. Ontem (segunda-feira), o MP divulgou conversas gravadas que comprovam a participação de funcionários do Ciretran no esquema. De acordo com o promotor do Gaeco, Laércio Januário de Almeida, as investigações começaram em março do ano passado, e a equipe demorou seis meses para desvendar alguns códigos que eram usados pelos funcionários nas gravações.
O principal acusado é conhecido por Daco, e parte dele as negociações para agilizar o processo de renovação. Para isso, ele entrava no arquivo de dados do Detran e apagava pendências judiciais que pudessem impedir a renovação da carteira. Ele também agilizava agendamento de consultas e testes, mediante propina. De acordo com o promotor, o Gaeco espera agora que os responsáveis sejam condenados pela justiça.
Os acusados são denunciados por corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Umuarama registra fugas nesta madrugada

Onze detentos fugiram da Cadeia Pública de Umuarama nesta madrugada após cerrar as grades de uma das celas e escapar pelo teto, por volta das 5 horas da manhã. A delegacia está superlotada, de acordo com o delegado de homicídios da cidade, Edgar Dias Santana. Segundo ele, a capacidade é de 60 presos, mas atualmente abriga duzentos e setenta. Apenas três policiais trabalhavam no momento da fuga e nenhum deles percebeu a ação. Até agora nenhum homem foi recapturado.