UMBERTO COSTA É O LIDER DO PT NO SENADO

PAULO MELO CORUJA NEWS

BLOG DO ESMAEL

Rossoni não consegue emplacar nome na Paraná Ambiental

Rossoni perde musculatura.
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) começou colecionar as primeiras derrotas deste ano. O galalau tucano não conseguiu fazer o presidente da Paraná Ambiental. O governador Beto Richa (PSDB) vetou o nome apresentado pelo faminto Rossoni por questões óbvias.
Empresário do setor madeireiro, Rossoni e os sócios no empreendimento Guararapes, no município de Palmas, estão tiriricas da vida com Beto.
Aliás, esse foi o segundo veto a gente ligada ao presidente do PSDB. Na semana passada, o governador havia brecado Paulinho Dalmaz na diretoria-geral do Departamento de Estrada e rodagem (DER). Teve que se contentar com uma diretoria do Porto de Paranaguá.

Bancada do PT escolhe Humberto Costa para líder no Senado

do G1
Líder Humberto Costa.
Depois de quase três horas de reunião, a bancada do PT no Senado anunciou nesta terça-feira (11) que o senador pernambucano Humberto Costa será o novo líder do partido na Casa. Ex-ministro da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa passará a ocupar as funções a partir de fevereiro, quando a casa retomará os trabalhos e os novos senadores tomarão posse.
Os integrantes da bancada decidiram marcar uma nova reunião, para o próximo dia 27, a fim de discutir as indicações para os demais cargos da mesa do Senado.
A razão para os senadores do PT se reunirem em pleno recesso parlamentar é decorrência da estratégia do partido de iniciar o quanto antes as negociações pelos demais cargos da Mesa e das comissões permanentes da Casa.

Bertoldi só está magoado com Beto

Osmar Bertoldi.
A assessoria do deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) entrou em contato com o blog para jurar que, diferente do que foi publicado hoje, ele mantém apoio à candidatura de Valdir Rossoni (PSDB) à presidência da Assembleia. No entanto, a assessoria não contestou a informação segunda qual o parlamentar estaria “de mal” com Beto Richa (PSDB) porque não foi convocado para um cargo no governo do estado.
De acordo com informações colhidas na Assembleia, Bertoldi estaria propenso a pedir licença do mandato para abrir a vaga ao primeiro suplente Bernardo Carli (PSDB), o Bê, um dos mais novos desafetos do governador tucano.

Cunhado de Geraldo Alckmin acusado de tráfico de influência

da Agência Estado
Ações do cunhado podem complicar Alckmin. Foto: Epitácio Pessoa/AE.
Depoimentos colhidos pelo Ministério Público de São Paulo e obtidos com exclusividade pelo estadão.com.br revelam os passos e a influência do empresário e lobista Paulo César Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), junto a administrações municipais, inclusive a de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba. O Ministério Público investiga Ribeiro, irmão de Lu Alckmin, mulher do governador, por suspeita de tráfico de influência.
O nome Paulo Ribeiro aparece em planilha de propinas apreendida pela promotoria.
Genivaldo Marques dos Santos, ex-diretor da empresa Verdurama, contratada pela administração João Ribeiro (PPS), prefeito de Pindamonhangaba, afirma ter sido ameaçado de morte. Ele está colaborando com a investigação do Ministério Público.
Paulo Ribeiro foi alvo de buscas da promotoria na manhã de 27 de dezembro. Oficiais da Polícia Militar, que trabalham no gabinete militar da Procuradoria Geral de Justiça, vasculharam a residência e um escritório do lobista.

PT e PMDB se reúnem para tentar minimizar crise e adotam discurso de paz

da Folha.com
Lideranças do PT e PMDB se reuniram nesta terça-feira para tentar mudar a imagem de crise entre as duas legendas.
Depois de encontro com os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Antônio Palocci (Casa Civil), o vice-presidente da República, Michel Temer, e o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), seguiram para um almoço com Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara, com o líder Paulo Teixeira (PT-SP) e com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O discurso agora é de “paz”. “O objetivo desse almoço foi revigorar as relações entre PT e PMDB. Acabar de uma vez por todas com a impressão que há uma crise. Fazemos parte do mesmo governo, por isso temos que nos acertar, para a família não ficar em crise”, disse Odair Cunha (PT-MG), um dos coordenadores da campanha de Maia para a presidência da Câmara

Paulo Bernardo pede planilha de custos de provedores de internet

da Agência Brasil
O ministro Paulo Bernardo.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu hoje (11) na reunião com provedores de internet banda larga que apresentem as planilhas de custos e as reivindicações do setor para que sejam inseridos na discussão em torno da implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O objetivo traçado pela presidenta Dilma Rousseff é que o plano ofereça internet de alta velocidade em todo o país com o menor custo possível, segundo destacou o secretário de Telecomunicações do ministério, Nelson Fujimoto. Depois da primeira reunião com os provedores, o ministro Paulo Bernardo disse que “o governo não tem poder para interferir em todos os setores envolvidos”, mas “vai fazer ponderações” para garantir o sucesso do PNBL. Entre as reclamações levadas ao governo, os provedores citaram diferenças de preços cobrados pelas companhias de energia elétrica para uso dos postes da rede de distribuição. Segundo Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), enquanto algumas empresas cobram R$ 2 pelo uso de cada poste, para passagem dos cabos de internet, outras chegam a cobrar até R$ 9 reais.
O preço dos boletos bancários também foi apontado como um custo elevado para a prestação do serviço. Segundo o presidente Anid, as tarifas bancárias podem representar até 10% a mais no preço da mensalidade paga pelos usuários. Os custos de interconexão também foram apontados como altos pelos provedores.
O ministro disse ainda que a oferta de crédito foi outra necessidade apresentada pelos provedores de internet. O segmento pode contar com linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para capital de giro, que não podem ser usadas para investimentos. A ideia é criar um fundo garantidor de investimentos voltado para o setor. A Telebrás deverá ajudar na viabilização da oferta de internet banda larga, ampliando o uso da própria rede de fibras óticas da estatal.
O ministro das Comunicações prevê que o PNBL “comece a andar” em um ano. A linha de trabalho deverá estar definida entre maio e junho. Estão cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 2,3 mil provedores de serviços de multimídia que oferecem internet por banda larga. O PNBL pretende conectar à rede de computadores 1.173 cidades que ainda não contam com esses serviços.

Beto presidente do Brasil; Fernanda senadora

Tucanos paranaenses sonham alto: a presidência da República.
Tucanos de boa plumagem no Paraná começaram o ano alto. Nem bem o governador Beto Richa assumiu o governo eles já pensam no projeto de fazer o moço presidente do Brasil em 2018. Na posse do dia 1o de janeiro uma faixa estendida nas cercas da Assembleia Legislativa dava o recado sobre o tamanho da ambição dos tucanos paranaenses: “Beto Richa presidente do Brasil!”.
A engenharia, segundo uma fonte no Palácio das Araucárias, seria fazer da primeira-dama, Fernanda Richa, senadora da República já em 2014. Tudo para abrir-lhe o caminho rumo a Brasília.
O diabo é que a vaga para disputar o Senado daqui a 4 anos também é prometida ao deputado Gustavo Fruet (PSDB), que tende a ser preterido na disputa pela prefeitura de Curitiba.

Petistas avaliam nomes para ocupar cargos na Mesa e nas comissões do Senado

da Agência Brasil
Os senadores eleitos pelo PT passaram a manhã de hoje (11) avaliando os nomes que vão compor a liderança do partido, a partir de fevereiro, e os que ficarão com a 1ª vice-presidência do Senado e a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o deputado Humberto Costa (PE), eleito em outubro para o Senado, não está descartado o adiamento da escolha do 1º vice-presidente e dos representantes do PT nas comissões permanentes.
Costa informou à Agência Brasil que, na reunião da bancada, prevista para as 15h, colocará seu nome para avaliação dos colegas, mas ressaltou que as “conversas preliminares” entre os senadores eleitos é que definirão se as escolhas serão adiadas.
“O ideal seria que escolhêssemos hoje o nome do novo líder da bancada para que ele pudesse, a partir daí, conversar e buscar o entendimento para as indicações dos cargos. Mas vamos ver como será o encaminhamento na reunião”, disse Costa. Para ele, se for preciso, o ideal seria marcar a próxima reunião para o dia 24 próximo. 

João Elísio nega rompimento com Beto Richa

João Elísio continua amigo.
O ex-governador João Elísio Ferraz de Campos negou nesta terça-feira (11) que tenha rompido com o governador Beto Richa (PSDB). O blog registrou ontem (10) que havia um ruído entre o tucano e seu ex-coordenador-geral de campanha por causa de cargos na Copel (Companhia Paranaense de Energia).
Segundo João Elísio, a relação entre ele e o governador Beto Richa continua tudo mil maravilhas.

Joel Benin: Quem tem boca vai a Roma

Joel Benin faz apresentação na Itália. Foto: Marcel Rizzo/IG.
O paranaense Joel Benin, assessor especial do Ministério do Esporte, embarca no próximo sábado (16) para Roma, na Itália, onde faz palestra no seminário: “O Brasil e os grandes eventos esportivos – Copa Mundial de Futebol de 2014 e Olimpíadas de 2016″. O evento será promovido pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior – Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália.
Fluente no italiano, Benin brinca com a convocação para representar o ministro Orlando Silva na exterior: quem tem boca vai a Roma.
O assessor do Ministério do Esporte abordará os seguintes eixos na apresentação da semana que vem:
1- Ações e Investimentos do Governo Brasileiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016;
2- Modelo de Governança – Gestão; e
3- Legados da Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Deputados indignados com privilégios de Rossoni e Traiano no governo

* Parlamentares contrários à dupla reforçam 3ª via
Nomeações de Rossoni e Traiano vitaminam terceia via na ALEP.
É grande a indignação dos deputados estaduais com os colegas tucanos Ademar Traiano e Valdir Rossoni. Rossoni, que é presidente estadual do PSDB, e Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, estão tendo liberdade para abocanhar quase todos os 3,5 mil cargos comissionados disponíveis no governo.
Na mesma proporção que aumenta o apetite da dupla pelos cargos também aumenta a resistência ao nome de Rossoni na disputa pela presidência na Assembleia.
“Só o Rossoni e Traiano estão indicando nomeações no governo”, indignou-se um parlamentar, que não quis se identificar porque também ainda luta por um quinhão.
“Vamos dar o troco na eleição da mesa”, contenta-se outro ouvido pelo blog.
A revolta é maior dentro do PMDB cuja legenda aderiu ao governo tucano mesmo depois de, formalmente, apoiar a candidatura de Osmar Dias (PDT) nas eleições passadas.

Zezinho do Sabará é o novo vereador de Curitiba

Tomará posse hoje à tarde, na Câmara Municipal de Curitiba, o primeiro suplente Zezinho do Sabará (PSB). Ele assumirá a cadeira deixada pelo vereador Mário Celso Cunha (PSB), que foi alçado à Secretaria da Copa no governo de Beto Richa (PSDB).

Lula receberá novamente o título de presidente de honra do PT

via Portal Vermelho
Lula reassume presidência de honra do PT.
O Partido dos Trabalhadores informou nesta terça-feira (11) que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá novamente o título de presidente de honra do partido. A entrega do título honorífico será realizada durante a celebração do 31º aniversário de fundação do partido, segundo informou o PT em comunicado. O ato político acontecerá em Brasília no próximo dia 10 de fevereiro.
O presidente da legenda, José Eduardo Dutra, informou na nota que “é provável” que a presidente Dilma Rousseff também participe do evento.
Lula foi um dos fundadores da legenda em 1980 e ocupou a presidência do partido até 1994.
Com informações das agências

Osmar Bertoldi vai pedir licença na Assembleia; assumirá Bernardo Carli

Bernardo deverá assumir na ALEP.
O deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM), um dos descontentes com o governador Beto Richa (PSDB), reafirmou nesta terça-feira (11) a disposição de licenciar-se na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) depois da eleição da mesa, que acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro. Bertoldi, ex-aliado do tucano, está revoltadíssimo porque não foi convocado por Beto para o governo.
Um dos 30 eleitores de Nelson Garcia (PSDB) em contraposição à candidatura de Valdir Rossoni (PSDB) na disputa pela presidência da ALEP, Bertoldi abrirá a cadeira para o primeiro suplente Bernardo Carli (PSDB), o Bê, outro desafeto de Beto Richa.
Bê caiu em desgraça com o governador porque teria apoiado Osmar Dias (PDT) na corrida pelo Palácio Iguaçu.

Assaltantes invadem Armazém da Família e atiram em Guarda Municipal

por Rodrigo Bialli e Tiago Silva, via Portal Banda B
Uma unidade do Armazém da Família, que vende produtos a preços mais acessíveis para famílias de menor renda, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi invadida por uma dupla de assaltantes fortemente armados no início da manhã de hoje (11). Depois de entrar em luta corporal e balear um agente da Guarda Municipal (GM) que fazia a guarda do estabelecimento, os criminosos roubaram um Fiat Siena e fugiram sem deixar pistas.
Segundo informações repassadas à Banda B pelo cabo Jeferson de Lima, que atendeu a ocorrência, os dois jovens chegaram ao local por volta das 8h45 em posse de duas pistolas e renderam o GM João Rildol (44) que reagiu a abordagem e foi atingido com um tiro nas costas.
Depois de balearem o agente, os criminosos deixaram o armazém levando a arma de Rildol, um revólver calibre 38, e ainda roubaram o Siena de um representante comercial que trafegava pelas ruas no entrono do comércio. O carro foi abandonado a algumas quadras do local. 

Fórum Social Mundial 2011 já está com inscrições abertas

via Portal Vermelho
Estão abertas as inscrições para a 11º edição do Fórum Social Mundial 2011 (FSM). O evento, que ocorre entre os dias 6 e 11 de fevereiro, será em Dacar (Senegal), no campus da Universidade Cheikh Anta Diop. O FSM 2011 vem sendo pensado como um espaço privilegiado para onde deverão convergir experiências acumuladas a partir da edição de 2009, que ocorreu no Brasil, com vistas à superação da crise econômica global iniciada em 2008.
No primeiro dia do evento (6), ocorrerá a Marcha de Abertura. No dia 7 está prevista uma programação especial denominada “Dia da África”. No terceiro e no quarto dia do encontro serão realizadas as oficinas, seminários e palestras. No quinto dia, serão realizadas assembleias preparatórias para o fechamento do Fórum, que ocorrerá no dia 11 de fevereiro com uma grande assembleia geral.
O Comitê Organizador do FSM 2011 faz um chamado especial para pessoas que desejam ser voluntárias no evento. Além do Senegal, serão selecionadas pessoas de países vizinhos (Gâmbia, Guiné, Guiné-Conacri, Mali, Mauritânia), mas também são esperados grupos que venham da Europa, Américas e Ásia. Os interessados serão chamados prioritariamente se tiverem fluência em francês e/ou inglês. Para aqueles que não residem em Dacar, o Comitê não poderá arcar com despesas de passagem e hospedagem. 

Cadê a escolinha de Beto?

O primeiro retrato oficial da nova equipe. Foto: Ricardo Almeida.
Na terça-feira passada, dia 4, o governador Beto Richa (PSDB) convocou a primeira reunião com o secretariado às 7 horas da manhã no Palácio das Araucárias. O encontro serviu para apresentar a equipe com direito à foto oficial em frente ao prédio no Centro Cívico.
Uma semana depois, hoje, não se sabe o que estão fazendo os secretários de Beto.
Ao que consta, o governador ainda está confirmando os nomes para o segundo e o terceiro escalões. Sabe-se, porém, que há uma agenda de posse na Copel (Companhia Paranaense de Energia) neste momento.
Fato concreto é que falta uma escolinha para o tucano mostrar a que veio, bem como à equipe que assumiu o governo.
Pode-se dizer de tudo, inclusive que a finada escolinha de Roberto Requião (PMDB) era uma chatice, mas era um mecanismo importante de transparência administrativa.
Teatro ou não, as reuniões televisionadas nas terças aproximava a equipe aos paranaenses, aos profissionais da imprensa e promovia certa sinergia entre os membros do governo.
Para não parecer que foi apenas um lampejo a realização daquela reunião às 7 horas da manhã, na semana passada, Beto precisará inventar um novo formato de escolinha para comunicar-se com a sociedade.
Mais do que um estilo, é uma exigência em nome da transparência.

Gleisi, uma senadora binacional

por Raymundo Costa, no Valor Econômico
Senadora Gleisi Hoffmann.
Num país governado por uma mulher, a representação feminina do novo Congresso não chega a 10% na Câmara e chega à metade do patamar de 30%, a cota de candidaturas de mulheres exigida aos partidos, no Senado – 8,77% e 14,8%, respectivamente. Mas consagra um outro perfil parlamentar, entre as mulheres, mantendo uma tendência verificada nas últimas eleições. São 45 deputadas e 12 senadoras que devem assumir suas cadeiras, em fevereiro, com interesses, em boa parte, que vão além daqueles que costumavam caracterizar os mandatos das mulheres, como os problemas da infância e da adolescência, para ficar apenas num exemplo. O perfil dessa nova parlamentar é parecido com o da presidente Dilma Rousseff.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é, sem dúvida, um exemplo bem acabado. Ela é um fenômeno eleitoral, anunciado em 2006, quando esta advogada de 45 anos, sem nunca ter disputado antes uma eleição por pouco não ganha a vaga do senador Álvaro Dias, candidato à reeleição, com uma passagem bem avaliada pelo governo estadual.
Ano passado, Gleisi atropelou os adversários, superando a marca dos 3 milhões de votos, enquanto o ex-governador Roberto Requião (PMDB) suava a camisa para ganhar a segunda vaga, com cerca de 100 mil votos à frente do terceiro colocado, mas quase meio milhão de votos atrás da candidata do PT.
Com a eleição de Gleisi, o Paraná ganhou uma senadora e o Paraguai ganhou uma aliada no Congresso brasileiro. É que os interesses dessa ex-diretora de finanças de Itaipu, mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) e desde já virtual candidata ao governo do Estado vai além das linhas que demarcam a tríplice fronteira no extremo Oeste paranaense.
Gleisi Hoffmann veste o figurino da nova congressista

Virada na Assembleia: Rossoni 24 x 30 Garcia

Candidatura de Rossoni na Assembleia deu Proagro.
O blog teve acesso a um mapa com as posições dos deputados estaduais acerca da disputa pela mesa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Segundo o levantamento, Nelson Garcia (PSDB) teria virado o jogo. Se a eleição fosse hoje ele contabilizaria 30 votos contra 24 do colega Valdir Rossoni (PSDB). A ALEP tem 54 cadeiras.
Para confirmar a veracidade do levantamento, o blog confirmou os números com as principais lideranças da Casa.
A briga dos tucanos promete se acirrar nos próximos dias, pois a disputa pela presidência da Casa ocorrerá somente no dia 1º de fevereiro.