70% DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS FECHADFAS..GREVE DOS VIGILANTES

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Greve dos vigilantes fecha 70% das agências bancárias

Mil e vinte três agências bancárias de todo o Paraná ficaram fechadas hoje por causa da greve dos vigilantes. O número representa 70% do total de agências no estado e deve aumentar nesta quinta-feira já que a greve dos vigilantes do Paraná continua por tempo indeterminado. Hoje, segundo dia da paralisação, o Ministério Público do Trabalho mediou uma segunda reunião com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada. Mas novamente os patrões negaram a proposta de reajuste salarial para os vigilantes. Segundo o procurador Alberto de Oliveira Neto, as empresas decidiram manter a proposta inicial de repassar aos trabalhadores apenas a inflação medida pelo INPC.
A proposta mediada pelo MP incluía o ajuste de 7% do piso salarial com o adicional de risco em 13% sobre o salário, além do aumento do vale-alimentação para R$ 14. Com a negativa por parte da classe patronal, a grave dos vigilantes continua segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores, João Soares.
Segundo o sindicato dos vigilantes a adesão dos trabalhadores à greve já passa de 70%. Algumas cidades como Londrina e Umuarama registraram o fechamento de 100% dos bancos nesta quarta-feira. Em Curitiba 270 agências bancárias ficaram fechadas. Em nota o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Paraná (SindespPR), que representa as empresas de segurança privada informou que realizou todas as tentativas para negociação do reajuste salarial. Segundo a nota, o Paraná tem o segundo maior piso salarial da categoria no pais, atrás apenas de Brasília.