LÍBIA FECHA GASODUTO QUE ABASTECE YTALIA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Líbia fecha gasoduto que abastece Itália


Em seu primeiro discurso desde o início das manifestações contra o seu governo, o ditador líbio Muammar Gaddafi afirmou que não tem motivos para renunciar e deixar a Líbia, dizendo que não é apenas o presidente, mas sim o "líder da revolução", e convocou seus partidários para saírem às ruas e defenderem seu governo TV Estatal da Líbia/Reuters

O único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa teve seu funcionamento suspenso, por causa da violência no país árabe, anunciou nesta terça-feira (22) a companhia ENI, mas a empresa de petróleo e gás italiana garante que esta interrupção não colocará em risco o abastecimento do país.
"Devido à suspensão temporária de algumas atividades relacionadas à produção de gás natural na Líbia, o fornecimento através do gasoduto Greenstream está suspenso", informou a ENI, precisando que o gás líbio representava cerca de 10% das necessidades do produto na Itália.

Com 520 km de comprimento e uma capacidade de oito bilhões de m³ por ano, o Greenstream é o único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa.
Partindo de Mellitah na Líbia, ele chega a Gela, na Sicília (sul da Itália). O gás que transita pelo Greenstream é proveniente de duas jazidas (Bahr Essalam e Wafa) exploradas pela ENI e a companhia nacional líbia NOC.
Por causa da instabilidade no país, a empresa de energia italiana suspendeu algumas atividades na Líbia, mas o grupo não precisou qual proporção de sua produção tinha sido afetada no total.