OAB..MAIS AÇÕES CONTRA APOSENTADORIAS

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

OAB: mais ações contra aposentadorias

Wilson Dias/ABr Foto PRESIDENTE DA OAB, OPHIR CAVALCANTE
As sete Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin 4552) enviadas ao Supremo Tribunal Federal pela OAB, questionando o pagamento de subsídios a ex-governadores de estado, tende a atingir todo o território nacional. Prova disso é que a entidade prepara mais cinco pedidos exigindo a suspensão das pensões na Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rondônia. Segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, essas ações tendem a acabar com leis criadas pelos estados que não têm alinhamento com a Constituição Federal, principalmente pelo fato de oferecer subsídios vitalícios a agentes políticos que não têm vínculo empregatício com o governo.

BA: Feira terá região metropolitana

Foto PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA
Foi proposta em sessão na Assembleia Legislativa da Bahia nesta semana, um projeto para que Feira de Santana, segunda maior população do estado, tenha uma região metropolitana própria. A proposta é do deputado Tragino Machado e conta com o  apoio de outros colegas da casa, principalmente os que possuem base eleitoral em Feira. A idéia é que com a nova região metropolitana, mais investimentos federais sejam destinados ao município.

Horário de verão termina à meia-noite

Segundo resultados preliminares divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia de energia no horário de verão, durante as horas em que há pico de consumo, de 18h às 23h, ficou abaixo da expectativa. A redução total foi de 4,4% (ou 2.376 Megawatts), sendo que o projetado inicialmente pelos técnicos era uma economia de 4,6% da demanda máxima dos subsistemas da Região Sul e do Centro-Oeste e Sudeste, cujos estados adotam a medida. O resultado também foi pior do que o índice do verão de 2009/2010, quando a redução foi de 4,7%. O horário de verão, iniciado no dia 17 de outubro do ano passado, termina meia-noite deste sábado, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Chagas: guerra ao fator previdenciário

Mais importante do que dar ao trabalhador 545 ou 560 reais, é atentar para o fato de que em poucos anos todos os aposentados estarão recebendo apenas o salário mínimo, por conta do execrável “fator previdenciário” criado por Fernando Henrique Cardoso. Hoje, quem recebia 3.500 reais trabalhando aposenta-se com no máximo  2.000 reais, e a cada doze meses, com o reajuste do salário mínimo acima da inflação, e as demais aposentadorias apenas pela inflação, será mera questão de tempo que se nivelem.

Sponholz

Sponholz

Empresas pedem condições para que o Cade permita fusão de petroquimicas

A Associação Brasileira da Indústria de Laminados Plásticos e Espumas Flexíveis afirmou nesta sexta(18), o apoio à mobilização que a Associação Brasileira da Indústria do Plástico vem fazendo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para pedir que a fusão de duas empresas do ramo de petroquímico só possa ocorrer caso tomem certas iniciativas, como a redução do imposto para a importação de resinas. Segundo as duas associações, a indústria produtora de plástico já paga muito pelo uso de resinas e o monopólio poderia agravar ainda mais o problema, além de gerar riscos para o abastecimento dos fabricantes e por isso pedem que o CADE só aprove a fusão caso algumas regras sejam obedecidas.
  
Fotografia é história
Palco iluminado

Os românticos da música polemizam sobre qual o mais belo verso da música brasileira. Se “a lua furando nosso zinco salpicava de estrelas nosso chão. E tu pisavas nos astros, distraída” ou se “nos seus olhos eu suponho, que o sol num dourado sonho, vai claridade buscar”. Para Silvio Caldas não importava. Até porque tanto em “Chão de Estrelas” quanto em “A Deusa da Minha Rua” estavam nas canções de seu repertório, cantado durante sua carreira de oitenta e tantos anos de artista. Silvio nasceu no Rio, em 1908. O pai tinha uma oficina de consertar instrumentos musicais, além de ser afinador de pianos. Antes de ficar famoso, foi leiteiro, estivador, garimpeiro, mecânico. Subiu num palco para cantar pela primeira vez ainda menino e só parou em 1998, quando faleceu. Foi um dos reis da chamada Era do Rádio, com Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Carmem Costa, Orlando Silva, Marlene. Gravou melodias de Noel, Pixinguinha, Chico Buarque, Ary Barroso, Lamartine, Tom Jobim, Braguinha, Roberto Carlos, Caymmi, Adoniran, Dolores, Antonio Maria e demais compositores qualificados. Dentre os tantos sucessos, o maior é “Chão de Estrelas”, que fez em parceria com Orestes Barbosa. Nunca faltava em seus shows. Como foiEra minha decisão: sem a foto de Silvio Caldas, eu não faria “Senhoras e Senhores”, o livro com oitentões consagrados do Brasil, que a bolsa Vitae e a sensibilidade do amigo Jack Corrêa possibilitaram-me publicar. Cheguei ao sítio de Atibaia, onde Silvio morava, por volta das 11 da manhã. Acompanhado da mulher Camila, quarenta anos mais jovem, e do menino Roberto, o filho mais novo, levou-me para ver a plantação de frutas e flores, que ele mesmo cuidava. Era a arma que usava para melhorar o estado de espírito, combater o fantasma da depressão e lembrar-se dos melhores momentos de sua vida. Sentia-se vitorioso aos 84 anos. Afinal, disse-me, havia sobrevivido a duas Guerras Mundiais, revoluções, perseguições e visto acontecer duas epidemias que sacrificaram milhares de vidas, a gripe espanhola e a AIDS. Na hora da foto, escolhi a posição do pano vermelho que ilustra todas as imagens de “Senhoras e Senhores”. Ele fez questão de posar com violão que ganhara do presidente JK, após uma seresta em Diamantina. Meses depois, na noite de autógrafos, em Brasília – trouxemos também para a festa o palhaço Carequinha, outro personagem do livro –, vi Silvio Caldas, contando histórias e cantarolando para um grupo de convidados o maior de seus sucessos. Recordei-me de quando lhe indaguei em Atibaia sobre os três melhores momentos de sua vida: - As batalhas de confete dos velhos carnavais, os papos com Ary Barroso e toda vez que cantava “Chão de Estrelas”. Orlando Brito.

Paulo Skaf volta à presidência da Fiesp

Foto O EMPRESÁRIO PAULO SKAF
O empresário paulista Paulo Skaf voltou à presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo após concorrer ao governo do Estado pelo PSB em outubro passado. Segundo o IG, com seu retorno, Skaf também fez algumas alterações na área de comunicação da Federação, uma delas, foi a nomeação de Ricardo Viveiros, antes seu assessor pessoal, para a consultoria de comunicação.

 

 

 

Mínimo será votado sem alterações, diz relator do projeto no Senado

Geraldo Magela Foto SEN. ROMERO JUCÁ
O líder do Governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-PR) afirmou nesta sexta (18), que dará parecer contrário a todas as emendas feitas ao projeto de política da valorização do salário mínimo, já aprovado pela Câmara e do qual será relator.  Jucá disse ainda, que o que fará, será dar explicações à base, mas que o projeto será votado da forma como veio da Câmara, sem alterações para que possa entrar em vigor já no dia 1º de março.

Egito homenageia seus mortos

Suhaib Salem/Reuters Foto EGITO EM FESTA
A população egípcia organizou uma homenagem aos 365 mortos durante os 18 dias de manifestações pela deposição de Mubarak. O xeique Yousef AL-Oaradawi compareceu ao ato e disse aos presentes que o medo desapareceu dos egípcios,  pois eles derrubaram um faraó do mundo moderno por meio da fé e triunfaram sobre o sectarismo. Informações da Reuters.

CNBB recebe manifestações contra o baixo nível de programas na TV

A CNBB afirma que tem recebido diversas manifestações a respeito do baixo nível moral de programas das emissoras de televisão, particularmente nos Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo. "Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito", diz uma nota divulgada pela insituição.

Parlamentares afirmam que Lei de Comunicações não será prejudicada

Parlamentares dizem que não haverá nenhum tipo de prejuízo na análise do projeto da Nova Lei Geral de Comunicações por causa da presença de acionistas ou proprietários de emissoras de rádio e TV no Congresso. Ao todo, são 60 deputados ligados de alguma forma a esses veículos de comunicação e formam a bancada de radiodifusão. Segundo o professor especialista em políticas de comunicação, Murilo Ramos, da Universidade de Brasília, a influência forte dos parlamentares radiodifusores na Câmara já é um fato histórico.

DF: manifestantes pedem ao TSE aplicação da Lei da Ficha Limpa

Foto MANIFESTANTES USAM FAIXAS NA ENTRADA DO TSE
Integrantes do Movimento Ficha Limpa-DF realizaram na última terça (15) e ontem (16), manifestações em frente ao Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de chamar atenção dos ministros para que mantenham a aplicação da Lei da Ficha Limpa, nos casos que até o momento aguardam julgamento no Tribunal.