RESTAM POUCAS CENTENAS DE EGÍPCIOS NAS RUAS..CLIMA É TENSO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Restam poucas centenas de egípcios acampados em praça no Cairo

Restam poucas centenas de egípcios acampados em praça no Cairo
"Foto: Reuters"
Manifestantes discutem com soldados na praça Tahrir, no centro do Cairo
No segundo dia depois da renúncia do presidente egípcio, Hosni Mubarak, somente algumas centenas de manifestantes continuam acampados na praça Tahrir, no centro da capital, Cairo, onde ocorreram os maiores protestos populares contra o ex-líder.
Os manifestantes que ficaram no local dizem que só sairão do acampamento quando o Comando Militar, que assumiu o poder no lugar de Mubarak, implementar reformas democráticas. Neste domingo, houve momentos de empurra-empurra entre acampados e soldados, que insistem em liberar a praça.
A grande maioria dos egípcios que havia montado acampamento na praça Tahrir já foi embora. Muitos tiveram a ajuda do exército para desmontar suas barracas. Os veículos já trafegam com normalidade no entorno da praça, onde barricadas haviam sido erguidas durante os protestos.
As manifestações na praça Tahrir tiveram início no dia 25 de janeiro, com milhares de pessoas pedindo a renúncia do presidente, e duraram até a última sexta-feira, quando foi anunciada a saída de Mubarak do poder.
O Exército egípcio começou a retirar as barricadas dos acessos à praça nesse sábado, removendo carros queimados que serviam de barreiras. Além disto, centenas de pessoas fizeram mutirões para limpar o local.
As Forças Armadas mantêm tanques e veículos blindados nas ruas, principalmente em frente aos prédios do governo e de outras instalações importantes.