SERRA CONTA OS CORRELIGIONÁRIOS QUE REUNIRIA EM NOVO PARTIDO

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Serra conta quantos correligionários reuniria em novo partido

Poucos acreditam que José Serra venha a sair do PSDB, mas o tucano já foi visto fazendo a conta de quantos correligionários e aliados de outros partidos conseguiria reunir numa nova agremiação, informa o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete.
O tucano Aécio Neves, por sua vez, responde assertivamente e justifica a quem lhe pergunta se pretende disputar a Presidência em 2014 mesmo na hipótese de o adversário petista ser Lula.
“Eu não tenho nada a perder.”
Seu mandato de senador está garantido até 2018.

Deputado “caçula” cobra mais cargos para o PMDB


Parlamentar mais jovem de todo o Congresso, Hugo Motta (PMDB-PB) diz que partido precisa ter mais espaço no governo por ter ajudado a eleger Dilma. Deputado é mais novo do que a Constituição
Por Fábio Góis do Congresso em Foco
Mais novo do que a própria Constituição, que o autoriza a exercer mandato parlamentar aos 21 anos, o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) defende o apetite de seu partido por cargos estratégicos na administração pública federal. Rosto mais jovem da legislatura (2011-2015) iniciada no último dia 2, Hugo chega ao Parlamento conduzido por 86 mil eleitores para reforçar a equipe de 78 deputados e 20 senadores do PMDB – partido que disputa com o PT o posto de maior bancada no Congresso.

Indefinição sobre suplência na AL agita também a Câmara

Por Roger Pereira do O Estado do Paraná
A insegurança jurídica sobre quem deve assumir a suplência de deputados que se licenciam para ocupar cargos no Executivo (se o “reserva” da coligação ou o do partido) está agitando não só a Assembleia Legislativa, mas, também, a Câmara Municipal de Curitiba. Primeiro suplente do DEM, o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol Genivaldo Santos está ansioso para que o vereador Sabino Piccolo (DEM) assuma a vaga de suplente do secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral (DEM), hoje ocupada pelo vice da coligação, Duílio Genari (PP).
Ao contrário de Gilberto Martin (PMDB), que deve tomar posse no lugar de Elton Welter (PT) na próxima segunda-feira, por efeito de uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná, que entendeu que a vaga é do partido e não da coligação, Piccolo não entrou na Justiça e fará Genivaldo aguardar mais. Como para assumir vaga de deputado estadual ele precisaria renunciar à Câmara, Piccolo avisou que aguardará uma decisão final do Supremo Tribunal Federal para requerer a cadeira.

Última etapa do resgate de cinco reféns das Farc deve acabar hoje

Renata Giraldi da Agência Brasil
Ainda hoje (13) ocorre a última de três etapas das operações de resgate de cinco reféns – dois políticos e três militares – mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A expectativa é que o militar do Exército Salim Antonio Sanmiguel Valderrama e do policial Guillermo Solórzano sejam libertados no final desta tarde.
Na sexta-feira (11) foram libertados o vereador Armando Acuña e o militar da Marinha Henry López Martínez, enquanto na última quarta-feira (9) foi resgatado o vereador Marcos Baquero. O governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou que são negociadas as libertações de mais 16 reféns, mas ainda não há data definida.

“Donos” do sistema eleitoral vão chefiar a reforma política

Projeto de lei para reformular a forma de votação será conduzido por Sarney e outros “caciques” que já se beneficiaram do atual modelo
Por André Gonçalves da Gazeta do Povo
Político mais longevo do Congresso Nacional, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), puxou para si a responsabilidade de mudar as regras de um modelo político-eleitoral que ajuda a mantê-lo com mandatos consecutivos há 56 anos, sem nenhuma derrota em dez campanhas disputadas.
Nesta semana, ele deu a cara da comissão especial que será instalada nos próximos dias e que terá um mês e meio para apresentar uma proposta. Para conduzir os trabalhos, foram escalados os políticos mais tradicionais com assento na Casa, como os ex-presidentes da República Fernando Collor (PTB-AL) e Itamar Franco (PPS-MG).

Francischini deseja endurecer regras para detentos “barra pesada”


Fim das visitas íntimas, gravações das conversas e banho de sol solitário estão entre as medidas
Por Rodrigo Bialli e Tiago Silva da Banda B
Em entrevista à rádio Banda B durante a cerimônia de inauguração da nova avenida Toaldo Túlio, ocorrida na manhã de sábado (12), em Curitiba, o ex-delegado da Polícia Federal (PF) e deputado Federal eleito pelo PSDB do Paraná, Fernando Francischini, apresentou projetos de lei que visam endurecer as regras contra os presos do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
De acordo com o conteúdo do polêmico projeto, que deve ser apresentado nas próximas semanas em Brasília, Francischini defende o fim das visitas íntimas e a gravação de todas as conversas que o detento possui com familiares e advogados. “Isso evita que esses criminosos mandem no crime aqui fora estando lá dentro”, relatou, se referindo ao traficante Fernandinho Beira Mar. Ainda segundo o ex-delegado, as medidas protegem as pessoas envolvidas com os detentos, que, eventualmente, podem ser acusadas injustamente de repassar informações para os presos.