PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
PSDB quer CPI sobre gastos na saúde
O deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou nesta terça (12), durante audiência pública, que seu partido, o PSDB, está recolhendo assinaturas para a criação de uma CPI para investigar suspeitas de desvio de recursos da saúde em estados e municípios. O ministro Alexandre Padilha (Saúde), esteve presente na Câmara para esclarecer as afirmações do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, que afirmou que sua pasta tem uma das piores fiscalizações de gastos em todo o governo.
-
Celso Russomanno lança pré-candidatura à prefeitura de São Paulo
O deputado Celso Russomanno (PP-SP) lançou nesta terça (12) sua pré-candidatura a prefeitura de São Paulo em 2012. O anúncio foi feito durante a convenção do PP em Brasília, onde em discurso, Russomanno afirmou ter condições de acabar com a hegemonia DEM/PSDB dentro do governo do município. O deputado negocia o apoio do atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (PSD-SP), já que este não pode concorrer à reeleição.
-
Discussão a respeito de novo referendo é bem vinda, diz ministro
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou que a discussão sobre um novo referendo do desarmamento da população será “bem vinda”. A afirmação foi feita após a entrega de uma proposta de um novo plebiscito sobre a posse de armas para civis pelo presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) aos seus colegas, nesta terça (12). Na última segunda (11) o ministro antecipou o lançamento da campanha nacional do desarmamento para o próximo dia 6 de maio. A nova campanha do desarmamento será implementada por um conselho, formado por representantes do governo federal e da sociedade civil que deverão se reunir já na próxima segunda (18).
-
OAB-PE quer fim do auxílio paletó
A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil, após solicitar no ano passado que a Assembléia Legislativa acabe com a verba indenizatória, também conhecida como auxílio paletó, entra nesta terça (12) na Justiça com uma ação exigindo que o repasse seja suspenso. Segundo a OAB, os 49 deputados estaduais receberam o auxílio, assim como os cinco eleitos que foram convocados para ocupar secretarias estaduais. A OAB alega que há equívocos na legislação sobre o assunto, mas o Poder Legislativo afirma que o direito é mantido há três décadas. O artigo que regulamenta o auxílio fala em "compensação por despesas imprescindíveis ao comparecimento à Sessão Legislativa Ordinária”.
-
Servidores do Judiciário vão parar
O servidores do Judiciário decidiram realizar uma paralisação amanhã (13), com o objetivo de chamar atenção dos politicos, sociedade e da opinião pública a respeito da necessidade da aprovação da PEC 190/07. O Projeto de Emenda Constitucional, de autoria dos deputados federais Flávio Dino (MA) e Alice Portugal (BA), acrescenta o artigo 93-A à Constituição, que por sua vez determina que a Lei Complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disponha sobre o Estatuto dos Servidores do Judiciário. Um estatuto único para servidores do judiciário estadual e federal. Serão reaizadas manifestações e protestos contra a situação do judiciario nos estados, em frente aos Foruns e Tribunais de Justiça.
Ministério lança site de consulta ao CPC
O Ministério da Justiça inaugurou nesta terça (12) um site para que a população acompanhe o andamento do processo de reforma do Código de Processo Civil. O serviço estará disponível no site do Ministério pelos próximos 30 dias e deverá gerar informações para a elaboração de um relatório, que será entregue à comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma do Código de Processo Civil.
- Fotografia é históriaGenioso, mas agradecido
-
Seu Amador Aguiar, falecido em 1991, na sede do Bradesco. Seu primeiro trabalho foi como lavrador numa fazenda de café no interior de São Paulo. Depois, foi office-boy de um pequeno banco. Galgou posições até tornar-se o dono. Grande empreendedor. Anos após, era o presidente da maior instituição financeira privada do Brasil. Como foi – A Veja tinha uma matéria grande sobre a economia brasileiro e o destaque principal era Seu Amador. Portanto, era necessário fotografá-lo com maior capricho. Ele era famoso por ter personalidade forte, ser duro com o pessoal que o cercava, ter poucos amigos e de sorrir raramente. Genioso. Mas era também humilde, paciente e, sobretudo vaidoso, embora jamais demonstrasse ostentação. Discreto, não queria imagem sua na reportagem. Daria entrevista, mas nada de câmara. Eu o havia fotografado meses antes, em Brasília, num encontro com seu sócio Antônio Carlos de Almeida Braga. Na época morando em São Paulo, deixei minha mesa de editor e acompanhei os colegas Silvio Ferraz e Antônio Machado à presidência do Bradesco. Seu Amador viu-me, reconheceu-me e lembrou-se da gentileza de eu ter lhe enviado algumas fotos dele com Braguinha. Agradecido, fez essa pose aí. Orlando Brito
-
Trump quer ser presidente dos EUA
Um dos homens mais ricos do mundo, o magnata americano Donald Trump confirmou que poderá lançar sua candidatura à presidência dos Estados Unidos e que irá concorrer com Barack Obama, que vai disputar a reeleição em 2012. Uma pesquisa feita pela rede de TV NBC e pelo jornal Wall Street Journal, afima que Trump está em segundo lugar em entre possíveis candidatos pelo partido republicano, com 17% das intenções de voto. O bilionário afirmou ainda que pode se lançar como candidato de foma independente o que causaria uma polêmica ainda maior na Terra do Tio San.
-
Ouvidoria da Câmara realizará audiências públicas nos estados
O ouvidor-geral da Câmara, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), vai promover audiências públicas nos estados para debater temas de interesse da população, como reforma política, preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, segurança pública e o Exame Nacional do Ensino Médio. A primeira audiência ocorrerá no Rio de Janeiro, em 29 de abril. As demais cidades ainda não foram definidas. “O objetivo das audiências públicas externas é levar a Câmara dos Deputados à sociedade brasileira, ouvindo-a e incentivando-a a participar e a intervir nos temas de importância nacional”, disse Miguel Corrêa.
-
Hosni Mubarak é internado e não depõe
O ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, foi internado nesta terça (12) em um hospital, na cidade de Sharm El Sheikh, ao sul da Península de Sinai. Mubarak, que recentemente foi submetido a uma cirurgia de vesícula, tem apresentado diversos problemas de saúde nos últimos anos. O ex-presidente egípcio prestaria depoimento hoje a respeito de denúncias de corrupção e violação dos direitos humanos ocorridos em seu governo.
-
Sarney diz que não é o único a dispensar funcionários do ponto
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta terça (11), que dispensar um terço dos funcionários de seu gabinete não é um mau exemplo. Segundo Sarney, a decisão foi de seu diretor de gabinete e abrange a poucos funcionários, ao contrário de outros senadores que “liberaram todos os funcionários” do ponto. O senador afirmou ainda, que como presidente da Casa "não está atrás de saber o ponto dos funcionários".
-
MST organiza marcha em São Paulo
Duzentos integrantes do Movimento dos Sem Terra iniciaram uma marcha na última segunda (11) rumo à cidade de Ribeirão Preto. Segundo o MST, a marcha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a reforma agrária e denunciar a paralisia do Incra a respeito do assunto. A marcha faz parte do movimento “abril vermelho”, que reúne ações para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (PA), quando 19 agricultores ligados ao MST foram mortos.
-
Lula viaja nesta terça para a Europa
O ex-presidente Lula viaja para Londres nesta terça (12), onde fará palestra em evento da empresa de telefonia Telefónica, na quinta (14). Lula irá falar sobre crescimento econômico e oportunidades de investimento no Brasil e na América Latina. Da Inglaterra, ele segue para a Espanha, onde recebe na sexta (15) o prêmio “Libertad de Cádiz” concedido a figuras públicas que se destacam nas causas da democracia em países Ibero-Americanos.