PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN
Pouco mais de 87 mil curitibanos já foram vacinados contra a gripe na campanha deste ano. O levantamento, divulgado ontem (segunda) pela secretaria municipal de saúde, aponta que isto representa um terço da população alvo, de idosos, gestantes e bebês, de 6 a 23 meses. Em todo o Paraná, a imunização alcança cerca de 350 mil pessoas. A campanha de vacinação contra a gripe, que inclui a chamada H1N1, começou no último dia 25, com a meta de vacinar um milhão e 300 mil pessoas.
JOICE HASSELMANN
Uma nova reunião para discutir a campanha de imunização contra a Gripe A, entre a Associação Médica do Paraná e sociedades das áreas médicas, será realizada na próxima semana. Os médicos pretendem definir um posicionamento diante dos que chamam de “um possível surto da doença”. Segundo a Associação Médica do Paraná, o encontro é uma programação da categoria e tem o objetivo de evitar que os profissionais não sejam pegos de surpresa e nem os órgãos públicos. A reunião está marcada para a próxima terça-feira na Associação Médica do Paraná, na Rua Cândido Xavier, 575 Água Verde – Curitiba.
O curitibano já deixa de lado o etanol, e abastece mais os automóveis com a gasolina, apesar dos preços estratosféricos. Por aqui, o índice de compensação é de 0,75, acima dos 70% que compensariam abastecer o carro com álcool combustível. O litro do etanol está custando 2 reais e 19 centavos, e a gasolina bate os 2,89. Dependendo do posto, passa de 3 reais. O etanol começou a cair da semana passada pra cá, em torno de 20 a 30 centavos. Já a gasolina só subiu. O pico foi neste fim de semana, que pulou de 2,70 para quase 3 reais. Uma situação muito curiosa aconteceu no interior do estado nesta semana: um grupo se organizou pela internet e protestou pelas ruas, com narizes de palhaço. Um deles foi mais longe, e colocou exatos 50 centavos de combustível no carro, e exigiu nota fiscal do posto.
Na próxima terça-feira, dia 13, começa a sétima edição do Feirão da Casa Própria, da Caixa Econômica Federal. Considerado o maior evento do setor, o Feirão vai oferecer mais de 450 mil imóveis, em cinco cidades brasileiras. São imóveis nas modalidades: novo, usado e na planta. No ano passado, mais de 576 mil pessoas visitaram as construtoras e imobiliárias participantes, onde foram assinados 93 mil negócios. O feirão vai do dia 13 a 15 de maio, no Marumby Expocenter, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 1046, no bairro Guaira. (Sexta e sábado 10h às 21h e domingo 10h às 18h).
Em breve, os usuários dos ônibus de Curitiba terão notícias e propaganda dentro dos coletivos, através de telas de LCD. A Urbs está recolhendo projetos de empresas, que atuam em todo o Brasil, para implantar um sistema de informações e entretenimento em áudio visual. A abertura para o cadastramento começou há dois anos, e já conta com cerca de dez projetos. Segundo o diretor de desenvolvimento da companhia, Fabiano Braga Cortes, os projetos estão em estudo, e podem entrar em testes em breve. Em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, os coletivos e trens de metrô já possuem sistemas semelhantes, com telas que exibem desde comerciais, até notícias e informações dos itinerários. A principal exigência da Urbs é de que os projetos não gerem qualquer custo para a companhia. O transporte coletivo de Curitiba conta com mais de dois mil veículos, e o sistema áudio-visual será implantado gradativamente, começando pelas maiores e mais importantes linhas.
Um centro de erupção vulcânica foi descoberto no Paraná. O vulcão já está extinto e não representa risco. O local fica em Cruz Machado, na região Sul do Estado. Sessenta por cento do território do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral, mas os estudiosos ainda não haviam identificado um centro eruptivo, explica o geólogo da Mineropar, Otavio Licht. Segundo Licht, as rochas encontradas no Paraná são formadas entre o contato de magma e água, processo conhecido como hidrovulcanismo. De acordo com geólogos, o centro de erupção tem quase 135 milhões de anos. Até então, não se sabia como as lavas haviam chegado à superfície. Elas vêm de 30 a 50 quilômetros de profundidade.
Do Política em Debate
O deputado Tadeu Veneri (PT) anunciou na sessão de hoje da Assembleia Legislativa que vai entrar com uma representação na Corregedoria da Casa contra o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), por declarações feitas pelo peemedebista contra ele na sessão de segunda-feira. Ontem, Stephanes Júnior chamou Veneri de “mau-caráter”, acusando o petista de ter “embolsado” R$ 150 mil de verba de ressarcimento de gabinete. As acusações foram feitas após questionamento de Veneri sobre episódio envolvendo Stephanes e seguranças da Assembleia.
O deputado Tadeu Veneri (PT) anunciou na sessão de hoje da Assembleia Legislativa que vai entrar com uma representação na Corregedoria da Casa contra o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), por declarações feitas pelo peemedebista contra ele na sessão de segunda-feira. Ontem, Stephanes Júnior chamou Veneri de “mau-caráter”, acusando o petista de ter “embolsado” R$ 150 mil de verba de ressarcimento de gabinete. As acusações foram feitas após questionamento de Veneri sobre episódio envolvendo Stephanes e seguranças da Assembleia.
O aumento na produção de cana-de-açúcar promete reduzir os preços dos combustíveis nos próximos dias no estado. A garantia é do superintendente da Associação de Produtores de Bionergia do Paraná, Adriano da Silva Dias. Até a metade de abril, mais de um milhão e setecentas toneladas foram industrializadas no estado. A expectativa é que até dezembro sejam colhidas 47 milhões de toneladas de cana. Isso é cerca de 10% a mais do que no ano passado. Nesta safra, por causa das chuvas de março, a colheita atrasou em mais de um mês. Segundo o superintendente Adriano Dias, a cana será dividida em produção de açúcar e o etanol. Adriano Dias garante que a boa safra deste ano deve refletir nas bombas de combustíveis, já que a redução começou a ser comercializada pelas indústrias. 90% da safra deve ser exportada pelas usinas do Paraná.
Foi definido nessa terça-feira o calendário de visitas da CPI dos Leitos, da Assembleia Legislativa. Serão visitadas 12 das 22 cidades que abrigam sedes das regionais de saúde no Paraná. A comissão foi instaurada na semana passada para investigar o motivo da superlotação e dos problemas de atendimento no Sistema Único de Saúde, o SUS. O presidente da CPI, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), explica que os nomes dos hospitais denunciados serão preservados para não atrapalhar as investigações. O deputado explica que foi discutida a possibilidade de se criar canais para encaminhamento de denúncias. Essa foi a segunda reunião da CPI dos leitos. Os membros da comissão vão se reunir toda terça-feira.
Uma lista com funcionários que se aposentaram de maneira irregular na Assembleia Legislativa do Paraná será divulgada na semana que vem pelo presidente da casa Valdir Rossini. Segundo ele, há irregularidades na forma como alguns servidores se aposentaram, e também no valor que foi concedido. Rossoni disse que o levantamento é elaborado e todos os dados serão apresentados a partir da próxima segunda-feira. Na lista há nomes de servidores que tiveram muita influência no legislativo.
Uma reunião entre a diretoria do Atlético Paranaense e o Comitê local da Copa de 2014 vai discutir os rumos das obras no estádio da Arena da Baixada. O encontro será na quinta-feira, e vai discutir os valores da reforma do local, que teve um reajuste que pode chegar a 40 milhões de reais. O valor não foi confirmado pela direção do comitê, mas pode ser maior ou menor, segundo Luis de Carvalho. O primeiro valor orçado para a reforma da Arena ficou em 135 milhões de reais. A reunião será nesta quinta, as 5 da tarde, na sede da diretoria do estádio.
Os funcionários da montadora Volvo continuam em greve nessa terça-feira. A paralisação começou ontem para pedir que a empresa pague 10 mil reais de participação nos lucros, a chamada PLR. Os patrões ofereceram apenas 5 mil e 500 reais. A montadora pretende procurar a justiça do trabalho para intermediar a discussão com os trabalhadores. Mais de 3 mil pessoas estão de braços cruzados. Outra montadora que pode entrar em greve é a Volkswagen. Ontem os funcionários votaram o estado de greve e a empresa tem até quinta-feira para apresentar uma proposta aos trabalhadores. Hoje os funcionários trabalham normalmente nessa terça-feira. Por enquanto a empresa não sinalizou negociações. Na Renault não vai haver paralisação. Ontem em um assembleia os operários da multinacional aprovaram a proposta da empresa de 12 mil reais de participação nos lucros.
A Rodoferroviária de Curitiba vai receber investimentos de quase 37 milhões de reais para adequar o local às necessidades da Copa de 2014. A movimentação durante o Mundial deve ser grande, e chegar perto de 130 mil pessoas, que é o registrado em dias de feriado na capital.
O frio exige cuidados especiais com a saúde. Nesta época, as gripes e alergias são frequentes e as crianças e os idosos compõem o grupo mais afetado por problemas respiratórios. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Juliane Oliveira, dá algumas dicas.
As baixas temperaturas são responsáveis pelo aumento na procura pelos postos de saúde. Esta manhã de terça-feira foi a mais gelada do ano em Curitiba, com 7 graus. Em Guarapuava, na região central, foi registrada a menor temperatura no Estado: 2 graus.
As baixas temperaturas são responsáveis pelo aumento na procura pelos postos de saúde. Esta manhã de terça-feira foi a mais gelada do ano em Curitiba, com 7 graus. Em Guarapuava, na região central, foi registrada a menor temperatura no Estado: 2 graus.
No dia 11 de maio professores da rede pública fazem mobilização em todo o Estado. Nessa data, as aulas terão 30 minutos. Nos dias normais, as aulas são de 50 minutos. O objetivo é lutar pela implantação do piso salarial. Hoje o piso dos professores no Paraná é de R$ 1.085,00. O pedido é por um piso de 1.187,00. Além disso, os professores reivindicam um terço da jornada de trabalho para hora atividade. Os profissionais hoje têm direito a destinar 20% da jornada para essas atividades. Esse tempo é usado para programar aulas, corrigir provas, entre outras demandas extra-classe. O pedido é para que 33% da jornada seja destinada a essas atividades. O pedido é para que 33% da jornada seja destinada a essas atividades. O movimento faz parte da mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
O projeto que cria a Defensoria Pública do Paraná passou hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. Agora a proposta vai tramitar na Comissão de finanças. O projeto deve ser apreciado em plenário na semana que vem. A sessão deve ser transformada em Comissão geral, e com isso as emendas apresentadas serão analisadas em plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões.
Da Folha.com
Em meio a uma queda-de-braço entre as principais centrais sindicais do país, o vice-presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), José Lopes Feijóo, foi nomeado ontem assessor do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).
A Secretaria Geral tem sido o órgão responsável por dialogar com os sindicalistas em nome da presidente Dilma Rousseff, como na polêmica sobre o salário mínimo.
Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entre 2005 e 2008, Feijóo renunciará ao cargo na CUT e exercerá a função de interlocutor do governo com as centrais, auxiliando Gilberto Carvalho na missão.
Em meio a uma queda-de-braço entre as principais centrais sindicais do país, o vice-presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), José Lopes Feijóo, foi nomeado ontem assessor do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).
A Secretaria Geral tem sido o órgão responsável por dialogar com os sindicalistas em nome da presidente Dilma Rousseff, como na polêmica sobre o salário mínimo.
Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entre 2005 e 2008, Feijóo renunciará ao cargo na CUT e exercerá a função de interlocutor do governo com as centrais, auxiliando Gilberto Carvalho na missão.
A polícia prendeu hoje pela manhã um dos dois acusados de matar um taxista nesta madrugada, no bairro Cajuru, em Curitiba. O motorista, de 23 anos, foi baleado na cabeça e no ombro. Segundo testemunhas, o taxista foi abordado pelos suspeitos na Boca Maldita no centro da cidade. Eles haviam acabado de sair de um bar da região e pediram para ir até o Bairro Alto. A vítima foi encontrada morta no cruzamento das ruas Catulo da Paixão Cearense com a Rua Índia. A polícia trabalha com as hipóteses de homicídio ou latrocínio, que é roubo seguido de morte.
Cerca de cinquenta guardas municipais realizaram um protesto hoje de manhã na regional do Pinheirinho. Eles reivindicam melhorias na escala de serviço e mudanças na administração que comanda o grupo. A manifestação durou cerca de duas horas. Segundo o diretor da guarda municipal, Odigar Nunes Cardoso, todas as solicitações serão analisadas. Ele afirma que esses problemas administrativos e operacionais devem ser solucionados o quanto antes. Após os protestos, os guardas municipais se reuniram com um inspetor e retornaram ao trabalho.
Da Folha de S.Paulo
Embora a cúpula da PF se esforce para refutar a ideia de que os cortes orçamentários já afetam o ritmo das operações, sabe-se que, somente na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, a média mensal caiu de seis para uma, informa o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete.
Embora a cúpula da PF se esforce para refutar a ideia de que os cortes orçamentários já afetam o ritmo das operações, sabe-se que, somente na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, a média mensal caiu de seis para uma, informa o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete.
Preso troca de lugar com irmão e foge da delegacia. A confusão aconteceu em Maringá. Jhonatas Soares Rebeca foi preso no dia 29 por tentativa de roubo. No sábado, dia 30, o irmão Jesiel Soares Rebeca foi visitá-lo. Na hora de ir embora, os dois trocaram de lugar. A troca só foi percebida quando o carcereiro realizou a contagem dos presos. De acordo com o delegado de Maringá, Nilson Rodrigues da Silva, Jesiel, que ficou na prisão no lugar do irmão, está em liberdade. Ele agora vai responder pelo crime de facilitação de fuga. O delegado afirmou ainda que será instaurado um inquérito policial para investigar negligência por parte do carcereiro. O delegado explicou que nessa situação de troca, o irmão fugitivo, Jhonatas, não poderá ser acusado de crime contra a lei. Jhonatas ainda está foragido. Assim que recapturado, ele volta para a prisão por de tentativa de roubo.
O menino João Daniel, conhecido como Bombeirinho, pode conseguir um transplante de cordão umbilical. O garoto de cinco anos é portador de leucemia e símbolo de uma campanha em Maringá, no noroeste do estado, para mobilizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. Amanhã, João Daniel vem a Curitiba realizar uma consulta no Hospital das Clínicas para os médicos avaliarem a possibilidade de um transplante de cordão umbilical parcialmente compatível com o menino. Mas, segundo os médicos, a cirurgia é de risco. João Daniel é conhecido como Bombeirinho porque sonha em atuar nesta profissão. De acordo com um dos organizadores da ação, Edilson Correia de Oliveira, a figura do menino tem contribuído para sensibilizar a população. A campanha do Bombeirinho começou em fevereiro deste ano e apenas nos dez primeiros dias da mobilização houve um aumento de 70% na procura de interessados para serem doadores de medula óssea em Maringá. Quem quiser acompanhar notícias sobre o menino pode seguir o twitter que é o @joaobombeirinho
Uma proposta de lei estadual, que prevê a implantação Programa Estadual de Incentivo à Cultura e o Fundo Estadual de Cultura foi debatida em audiência pública nesta terça-feira no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba. Para o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana um dos é preciso aumentar a quantidade de público para as atividades culturais. O presidente da nova Comissão de Cultura da Assembleia, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) conta que este é apenas o começo do debate em relação a cultura no Estado. A proposta de lei que prevê a implantação de políticas públicas para incentivar a cultura no Paraná também vai ser apresentada em Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava e outras cidades do interior do Estado. As audiências públicas devem terminar no dia 14 de junho.
A violência nos dias de jogos de futebol em Curitiba foi um dos principais temas da reunião entre as torcidas organizadas, clubes, Ministério Público, guarda municipal e polícia militar, na manhã desta terça-feira, na capital paranaense. Também foram definidas estratégias de policiamento e segurança nos jogos do Atlético Paranaense e do Coritiba na Copa do Brasil. A Polícia Militar mostrou em que pontos da cidade vai atuar e os representantes dos clubes sugeriram que a PM intensifique o uso de cães farejadores para inibir que torcedores entrem com drogas dentro dos estádios. Também foram definidos os espaços de deslocamento das torcidas visitantes. Os jogos dos times paranaenses na Copa do Brasil são realizados na quarta e na quinta-feira. Na quarta o Atlético enfrenta o Vasco na Arena da Baixada e na quinta o Coritiba joga contra o Palmeiras, no estádio Couto Pereira.
Da Gazeta do Povo
O curitibano vê a administração de Luciano Ducci (PSB) como uma continuidade do trabalho feito por Beto Richa (PSDB) na prefeitura, mas, se fosse para escolher um novo governante hoje, a maioria votaria em outros candidatos. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, há uma fragmentação na intenção de voto e nenhum nome aparece como franco favorito para 2012. Nos cinco cenários pesquisados, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é o que mais se destaca, com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos.
O PSDB ainda não definiu se vai bancar a candidatura própria ou compor uma chapa encabeçada por Ducci. De acordo com cientistas políticos ouvidos pela Gazeta, só a pesquisa não é suficiente para uma definição partidária, mas ela pode motivar Fruet a deixar o ninho tucano – apesar de perder a disputa pelo Senado, ele obteve 646,8 mil votos na capital paranaense, o equivalente a 35% do total.
O curitibano vê a administração de Luciano Ducci (PSB) como uma continuidade do trabalho feito por Beto Richa (PSDB) na prefeitura, mas, se fosse para escolher um novo governante hoje, a maioria votaria em outros candidatos. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, há uma fragmentação na intenção de voto e nenhum nome aparece como franco favorito para 2012. Nos cinco cenários pesquisados, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é o que mais se destaca, com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos.
O PSDB ainda não definiu se vai bancar a candidatura própria ou compor uma chapa encabeçada por Ducci. De acordo com cientistas políticos ouvidos pela Gazeta, só a pesquisa não é suficiente para uma definição partidária, mas ela pode motivar Fruet a deixar o ninho tucano – apesar de perder a disputa pelo Senado, ele obteve 646,8 mil votos na capital paranaense, o equivalente a 35% do total.
Da Agência Brasil
Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da linha de extrema pobreza definida pelo governo federal.
Anunciada nesta terça-feira, 3, a linha estipula como extremamente pobre as famílias cuja renda per capita seja de até R$ 70. Esse parâmetro será usado para a elaboração das políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria, que deve ser lançado em breve pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da linha de extrema pobreza definida pelo governo federal.
Anunciada nesta terça-feira, 3, a linha estipula como extremamente pobre as famílias cuja renda per capita seja de até R$ 70. Esse parâmetro será usado para a elaboração das políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria, que deve ser lançado em breve pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Do Bonde
Depois de muita discussão e divergências entre prefeitos de todo Estado que estiveram na Associação dos Municipios do Paraná (AMP), ontem de manhã, para eleger a nova diretoria da entidade, o processo eleitoral acabou sendo suspenso. A nova data para a eleição será 17 de maio, dando prazo, assim, para que as prefeituras que alegam estar financeiramente em dia com a entidade, comprovem a situação e garantam o direito a voto.
A princípio, a eleição deveria ter sido tranquila, uma vez que apenas uma das chapas das duas inscritas tinha sido considerada apta a participar pelo departamento jurídico da AMP. Com isso, a chapa ”União municipalista”, encabeçada pelo prefeito de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão (PPS), atual vice-presidente da AMP, já estava praticamente eleita. Mas não foi o que aconteceu. Prefeitos ligados à chapa ”Resgate Municipalista”, presidida pelo prefeito de Pitanga (88 km ao norte de Guarapuava), Altair Zampier (PR), que teve o registro indeferido, conseguiram reverter o processo.
Depois de muita discussão e divergências entre prefeitos de todo Estado que estiveram na Associação dos Municipios do Paraná (AMP), ontem de manhã, para eleger a nova diretoria da entidade, o processo eleitoral acabou sendo suspenso. A nova data para a eleição será 17 de maio, dando prazo, assim, para que as prefeituras que alegam estar financeiramente em dia com a entidade, comprovem a situação e garantam o direito a voto.
A princípio, a eleição deveria ter sido tranquila, uma vez que apenas uma das chapas das duas inscritas tinha sido considerada apta a participar pelo departamento jurídico da AMP. Com isso, a chapa ”União municipalista”, encabeçada pelo prefeito de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão (PPS), atual vice-presidente da AMP, já estava praticamente eleita. Mas não foi o que aconteceu. Prefeitos ligados à chapa ”Resgate Municipalista”, presidida pelo prefeito de Pitanga (88 km ao norte de Guarapuava), Altair Zampier (PR), que teve o registro indeferido, conseguiram reverter o processo.
Os deputados votam nas próximas semanas o reajuste salarial de 6,5% prometido pelo governo do Estado aos duzentos e vinte mil servidores. Segundo a Secretaria da Administração e Previdência, o impacto mensal na folha de pagamentos será de 47 milhões de reais. O total da folha passará de 740 milhões para 787 milhões. O projeto deve chegar à Assembleia Legislativa nos próximos dias, segundo o líder governista, Ademar Traiano (PSDB).
O porcentual do aumento corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrado nos últimos doze meses pelo IBGE. O Estado tem 151 mil servidores ativos, 72 mil aposentados e 25 mil pensionistas. Em 2007, o funcionalismo público do Paraná recebeu correção de 3%. No ano seguinte, 5%. Em 2009, de 6%, e em 2010, 5%.
O porcentual do aumento corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrado nos últimos doze meses pelo IBGE. O Estado tem 151 mil servidores ativos, 72 mil aposentados e 25 mil pensionistas. Em 2007, o funcionalismo público do Paraná recebeu correção de 3%. No ano seguinte, 5%. Em 2009, de 6%, e em 2010, 5%.
Do Congresso em foco
De carona no projeto de novo Código Florestal, um grupo ligado a atividades de irrigação, plantio e outras áreas rurais querem derrubar parte da Lei da Mata Atlântica. Com apoio de parlamentares da bancada ruralista no Congresso, eles pretendem reduzir o que hoje é considerado Mata Atlântica no Brasil, diminuindo espaços protegidos. O argumento é que a lei está “engessando” o desenvolvimento do país.
A mudança está sendo estudada por líderes de partidos, que podem apresentar a alteração no texto da lei como um destaque ao projetoi do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que trata do Código Florestal brasileiro. De acordo com a emenda, passa a ser considerada Mata Atlântica uma distância máxima de 300 km do litoral do oceano Atlântico. Hoje há remanescentes de Mata Atlântica em até 2 mil km desse litoral.
De carona no projeto de novo Código Florestal, um grupo ligado a atividades de irrigação, plantio e outras áreas rurais querem derrubar parte da Lei da Mata Atlântica. Com apoio de parlamentares da bancada ruralista no Congresso, eles pretendem reduzir o que hoje é considerado Mata Atlântica no Brasil, diminuindo espaços protegidos. O argumento é que a lei está “engessando” o desenvolvimento do país.
A mudança está sendo estudada por líderes de partidos, que podem apresentar a alteração no texto da lei como um destaque ao projetoi do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que trata do Código Florestal brasileiro. De acordo com a emenda, passa a ser considerada Mata Atlântica uma distância máxima de 300 km do litoral do oceano Atlântico. Hoje há remanescentes de Mata Atlântica em até 2 mil km desse litoral.
Segundo levantamento da Associação dos Juízes Federais, apenas um magistrado recebe proteção permanente: Odilon de Oliveira acompanha casos do crime organizado na fronteira de Mato grosso do sul com o Paraguai, recebendo proteção há 13 anos.