DESVIO DE VERBAS CONDENA EX GOVERNADOR A 16 ANOS DE PRISÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Ex-governador de Roraima condenado a 16 anos de prisão por desvio de verbas

Foto NEUDO CAMPOS
O ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) foi condenado pela Justiça Federal a 16 anos de prisão pelos crimes de desvio de dinheiro e formação de quadrilha. É a segunda condenação do político nos últimos três meses em razão de um suposto esquema conhecido como "gafanhotos". No total, ele responde a 197 processos criminais só no âmbito dos tribunais superiores. Segundo o Ministério Público Federal, Campos é o "mentor" de uma quadrilha acusada de desviar verbas repassadas pelo governo federal quando ele era governador, entre 1995 e 2002. O dinheiro era usado para pagar funcionários fantasmas do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e da Secretaria de Administração. Posteriormente, de acordo com a Procuradoria, os salários eram entregues a deputados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

 

 

Transportes: Cardozo diz que só abre mais inqueritos diante de novos fatos

AE Foto MINISTRO JOSÉ EDUARDO CARDOZO
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse nesta segunda (11) que a Polícia Federal só irá abrir mais inquéritos para investigar as denúncias de fraude no Ministério dos Transportes caso haja algum fato novo ligado às investigações que estão sendo feitas pelo Ministério Público e pela própria PF. Segundo ele, pedidos de apuração como o feito pelo deputado Duarte Nogueira, líder do PSDB na Câmara, só serão atendidos caso sejam apresentados novos dados, pois já existem diversos dados inseridos no sistema da Polícia Federal. “Não posso abrir in abstrato um inquérito. Eu abro uma auditoria, e, tendo indícios de crime, tem inquérito. A Controladoria-Geral da União está atuando para auditar contratos e se disser que surgiram fatos novos, aí se abre o inquérito”, disse o ministro.

Pronatec aguarda aprovação do Congresso Nacional para ser iniciado

ABr Foto PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda (11), durante cerimônia para comemorar os 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que até 2014, cerca de 52% da população terá uma escola técnica em seu município. Os planos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que foi lançado em abril passado pela presidenta. Serão 55 escolas técnicas, sendo que 120 novas unidades se somarão às 214 já criadas pelo ex-presidente Lula e à outras 80 que já tiveram suas obras iniciadas. O Ministério da Educação aguarda a aprovação do Congresso para iniciar as ações do Pronatec, que deverá atender a 8 milhões de pessoas nos próximos três anos.

Seis anos depois, Waldomiro Diniz é denunciado por dano à Receita Federal

Veja Foto WALDOMIRO DINIZ
O ex-subchefe de Assuntos Legislativos da Casa Civil da Presidência da República, na época do então ministro José Dirceu, Waldomiro Diniz foi acusado pelo Ministério Público de Brasília por crimes contra a ordem tributária, seis anos depois dos supostos danos aos cofres públicos estimados em 2005 pela Receita Federal. Segundo a denúncia, os danos à Receita somam R$ 259.348,02. Waldomiro teria suprimido ou reduzido tributos referentes a depósitos sem origem comprovada nos anos de 1999 e 2000.Ele também é acusado de usar uma declaração de isento de imposto de renda - benefício dado a que tem rendimentos baixos durante o ano.

 

 

 

 

Brasil e EUA lideram reunião da Parceria para Governo Aberto

AFP Foto MIN. ANTÔNIO PATRIOTA E A SEC. DE ESTADO HILLARY CLINTON
O ministro Antônio Patriota (Relações Internacionais) e o ministro-chefe da controladoria Geral da União, Jorge Hage, participam nestas segunda (11) e terça (12), da reunião da Parceria para Governo Aberto em Washington, nos Estados Unidos. O encontro, liderado por Patriota e pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, terá o ministro-chefe da CGU e a subsecretária norte-americana de Estado para Democracia e Assuntos Globais, Maria Otero, como presidentes do Comitê Diretor da Parceria. O objetivo da iniciativa é preparar as bases para o lançamento formal da Parceria para Governo Aberto em setembro de 2011, para a Assembléia Geral da ONU, quando os chefes de Estado e de Governo dos países fundadores da OGP liderados pelos presidentes Obama e Dilma Rousseff assinarão uma Declaração de Chefes de Estado, comprometendo-se a adotar medidas concretas para avançar nas áreas foco da parceria.

Tablóide pode ter adquirido dados de ex-premiê britânico ilegalmente

O Povo Foto GORDON BROWN
Após as polêmicas envolvendo o jornal News of the World, foram publicadas nesta segunda (11) novas denúncias envolvendo o grupo do milionário australiano Rupert Murdoch. Segundo a BBC de Londres, outros dois jornais, o The Sun e o The Sunday Times obtiveram informações de forma ilegal sobre o ex-primeiro ministro Gordon Brown na época em que ele ainda era ministro das Finanças da Grã Bretanha. Detalhes pessoais, financeiros e de propriedades de Brown, que foram usadas em um artigo do The Sunday Times, teriam sido descobertos por uma pessoa que se passou por ele no ano de 2000. O grupo News International afirmou que irá investigar as alegações. 
Fotografia é história
Turma do Pererê

A Turma do Pererê foi a primeira revista de quadrinhos colorida inteiramente brasileira. Até o ano de 1959 era somente uma tira ilustrativa em O Cruzeiro, a principal publicação do país durante anos. O cartunista Ziraldo, seu criador, resolveu ampliar as histórias e levá-la às bancas. Foi um sucesso, chegando a vender mensalmente 120 mil exemplares. Contava as refregas entre benfeitores e malfeitores na longínqua “Mata do Fundão”. Mas foi retirada de circulação, em 1964, por ser considerada “ideologicamente ameaçadora à democracia” pelo regime militar que comandava o país à época.  Anos depois, a Editora Abril a relançou como álbuns de figurinhas colantes, mas o sucesso não se repetiu. Em 1998, ganhou uma série de 20 episódios na tevê, dirigida por André Alves Pinto, filho de Ziraldo Como foiO Brasil estava vivendo os tempos da abertura democrática no início do governo João Figueiredo. E Ziraldo conseguia reunir no Hotel Nacional, em Brasília, dez dos amigos de de sua infância em Caratinga, no Norte de Minas. Eram os amigos que ele transformou em personagens do mundo de Pererê. Quando menino, eu era leitor assíduo da revista e, agora fotógrafo, estava diante das pessoas que deram a verdadeira origem às histórias que faziam a minha alegria. Na salão da festa estavam “Pererê”, o moleque saci, o índio “Tininim”, o macado “Allan”, o coelho “Geraldinho”. “Galileu”, a onça. E ainda, o jabuti “Moacir”, os caçadores “Tonico” e “Seu Neném”, “Mãe Docelina”, o sábio professor “Nogueira” e a “Boneca-de-Pixe”, namorada do pretinho de uma perna só. Por mais que fosse uma cena sem grandes apelos visuais, não perdi a oportunidade tão rara de fotografá-los reunidos.  Orlando Brito.

Ideli nomeia novo secretário-executivo

Ag. Senado Foto MINISTRA IDELI SALVATTI
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) oficializou nesta segunda (11) a escolha de Claudinei do Nascimento, que coordenou sua campanha ao governo de Santa Catarina em 2010, para assumir a secretaria-executiva de sua pasta. Anteriormente o cargo era ocupado por Cláudio Vignatti, com quem Ideli não cultivava boa relação. Com a saída de Luís Sérgio das Relações Institucionais, a ministra substituiu o rival por um aliado seu.

Empresa de senador será investigada

A Procuradoria Geral da República deve investigar as denúncias de fraude envolvendo a Petrobras e a empresa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Segundo o procurador-geral, Roberto Gurgel, todos os fatos noticiados em relação às licitações envolvendo a estatal e a empresa privada serão apurados. A Manchester Serviços Ltda, de propriedade do Senador, e a Petrobras teriam fraudado uma licitação no valor de R$ 300 milhões para a contratação de serviços relacionados à produção de petróleo e gás na Bacia de Campos. Segundo Oliveira, ele está afastado da administração da companhia desde 1998 e não interfere nas decisões administrativas. "Desafio que alguém apresente prova de interferência minha em concorrências públicas”, disse.

Embaixada americana é atacada na Síria

BBC Foto EMBAIXADA AMERICANA NA SÍRIA
Manifestantes atacaram nesta segunda (11) a Embaixada dos Estados Unidos em Damasco, na Síria. O protesto foi uma resposta à visita do embaixador norte-americano, Robert Ford, à cidade de Hama, na semana passada. “Uma multidão atacou a Embaixada dos Estados Unidos. O pessoal da embaixada não ficou ferido”, diz nota da representação diplomática no país. Segundo aliados do governo sírio, Ford teria ido a Hama para se reunir com sabotadores para estimulá-los a continuar com as manifestações contra o regime de Bashar Al Assad, presidente da Síria.

RJ: população faz protesto bem-humorado contra bueiros explosivos

Foto MORADORES DÃO ALERTA EM BUEIROS DO RIO DE JANEIRO
Bueiro bomba, este é o alerta do publicitário Fábio Maia e do designer Leo Conrado. Moradores do Rio de Janeiro, os dois tiveram a idéia de fazer um protesto bem-humorado, mas não menos sério, criaram adesivos e colaram nos bueiros da cidade. Segundo eles, a iniciativa é uma forma de tentar chamar a atenção do governo do estado e da Light, companhia elétrica do RJ. São dois tipos de adesivo que estão sendo colados nos bueiros da cidade, um, é o "bueiro bomba" e o outro, o "bueiro minado".

A Webjet deverá sumir, diz Constantino

Época Foto CONSTANTINO JÚNIOR: GOL VAI ABSORVER A WEBJET
 O presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior, informou nesta segunda (11), que a Webjet será absorvida por sua companhia e deverá desaparecer caso a transação de compra seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica e pela Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo o empresário, demissões e aumento nas tarifas estão descartados e sua única intenção é renovar a frota da empresa adquirida. “Deverá se extinguir a marca Webjet, ficar com a marca Gol, e isso não implicaria aumento de custo por essa operação”, disse. De acordo com Constantino Júnior, o Cade ainda não foi oficialmente acionado, mas ainda há vigência no prazo de quinze dias do anúncio para que isso ocorra. A compra da Webjet foi confirmada pela Gol na última sexta (8), após a transação ter sido noticiada por esta coluna.

Pagot vai se explicar no Senado

Midianews Foto LUIZ ANTÔNIO PAGOT
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antônio Pagot, vai participar amanhã (12), de uma audiência da Comissão de Infraestrutura e da de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado. A ida de Pagot à Casa foi confirmada nesta segunda (11). Na ocasião, ele deverá explicar as denúncias de superfaturamento em licitações de obras e de cobrança de propina relacionadas ao Dnit. Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a oposição vai cobrar do secretário do Dnit os nomes dos responsáveis pelos processos licitatórios que apresentam irregularidades. “Fica difícil de imaginar que o Pagot assuma sozinho a responsabilidade por esse esquema”,disse.