JULGAMENTO DOS ACUSADOS DE MATAR LOUYSE MAEDA PODE OCORRER EM 1 ANO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Julgamento dos participantes da morte de Louise pode ocorrer em 1 ano

Os acusados de participação na morte da estudante Louise Sayuri Maeda podem ser julgados em um ano. A previsão é do advogado da família. Segundo Gianfranco Petruzzielo, são 41 pessoas envolvidas no inquérito, entre testemunhas e informantes. Segundo o advogado, a defesa dos acusados também deve arrolar várias pessoas.

Moradores da Ilha do Mel reinvidicam mais infraestrutura

Os moradores da Ilha do Mel, no litoral do Estado, pedem reformas e melhorias de infra-estrutura. A reivindicação foi formalizada nesta segunda-feira no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os habitantes relataram uma série de problemas resultantes da falta de autorização ambiental para pequenas reformas. O Presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato, afirma que pretende criar uma força tarefa para analisar os pedidos e encaminhar as prioridades para solução emergencial.

Depois de oito anos, Paraguai volta a exportar pelo porto de Paranaguá


As exportações de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá devem ser retomadas no terminal a partir de agosto. Há oito anos o país vizinho deixou de exportar soja pelo Porto, por causa das políticas públicas que dificultaram o escoamento de cargas, como a proibição do embarque de soja transgênica. A expectativa é que até o final deste ano, 100 mil toneladas do grão do Paraguai sejam exportadas no porto paranaense.

Curitibanos estão mais infratores no trânsito


O número de multas aplicadas em Curitiba aumentou 17% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Foram 50 mil multas a mais neste ano, segundo um levantamento feito pelo Detran. As infrações mais comuns são o excesso de velocidade e o estacionamento em local proibido. Em seguida vem o avanço de sinal e a falta de cinto de segurança.  Segundo o coordenador de infrações do Detran, Gustavo Fatori, o crescimento se deve ao aumento da fiscalização. Ele afirma que o número faz com que a população redobre a atenção.

Análise sobre acessibilidade de estádios vai ser apresentado para a Copa

Um relatório que analisa a acessibilidade dos estádios de Curitiba vai ser apresentado essa semana em Brasília. A análise faz parte de um diagnóstico nacional para a Copa de 2014. Em Curitiba, foram vistoriados os estádios Couto Pereira, Durival de Britto, EcoEstadio e a Arena da Baixada. Para o secretário municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Irajá de Brito Vaz, a questão da acessibilidade não deve ser pensada somente dentro do estádio e sim em todos os espaços que envolvem um evento esportivo.

Conferência discute revisão no financiamento da saúde pública

 A necessidade de uma revisão urgente do financiamento para a saúde pública foi o principal ponto da discussão da décima primeira Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, realizada nesse fim de semana. Foram apresentados dados sobre a verba municipal que é destinada a saúde. Em 2010 foram 349 milhões.  Para a secretária Municipal de Saúde, Eliane Shomata, a verba não é suficiente para resolver os problemas da área em Curitiba.
 

Olho no Olho com Mário Celso Petraglia

Mário Celso Petraglia, que ficou à frente do Atlético de 95 até 2008, afirmou que a aceitação da proposta dele para as obras da Arena com vistas à Copa de 2014 é a condição indispensável para manter a candidatura à presidência do clube, no final do ano. Ele ainda confirmou, durante o Olho no Olho com Joice Hasselmann, que topa uma parceria para ajudar a campanha do ex-tucano Gustavo Fruet, interessado em disputar a prefeitura de Curitiba em 2012. Petraglia começou a entrevista explicando o motivo da volta dele:

Neblina é a principal causa dos fechamentos do Afonso Pena

Dados da Infraero apontam que o aeroporto Afonso Pena ficou quase noventa horas fechado no primeiro semestre deste ano por causa da neblina. A média ficou acima de outros seis grandes aeroportos do país. O terminal paranaense teve ao todo 33 dias de interdição por causa das condições do tempo, que também provocou o cancelamento de 128 vôos. O engenheiro civil Merôn Kovalchuk trabalhou durante dez anos como controlador de vôo do Afonso Pena, e afirma que a neblina é uma característica da região de Curitiba. Ele explica que o vento úmido que vem do mar alcança maior atitude para passar pela serra. Ao ficar mais alta, a massa precipita por meio de chuviscos, sempre presentes na região de serra. O engenheiro explica que quando essa umidade alcança o continente, se transforma em neblina.

13 presos fogem de delegacias do PR

Dois dos sete presos que fugiram da delegacia de Pontal do Sul, no litoral do estado, foram recapturados. A fuga ocorreu no final da tarde de ontem . Os detentos escaparam no momento em que era retirado o lixo da delegacia. Apenas um policial estava de plantão. O local tem capacidade para dezesseis presos, mas antes da fuga estava com trinta e três pessoas. As policias civil e militar trabalham nas buscas dos outros cinco foragidos. E seis presos também fugiram da delegacia de Engenheiro Beltrão, na região central do estado, ontem  à noite. Nenhum foi recapturado. Os detentos escaparam depois de render o policial e o carcereiro que estavam de plantão. Ninguém ficou ferido. Antes da fuga, os presos destruíram as câmeras de vigilância da delegacia. O espaço também está superlotado. A capacidade é para vinte e cinco detentos, mas havia quarenta e seis.

Secretário anuncia programa para reestruturar segurança

O governo do Paraná vai lançar, no começo do mês de agosto, um programa para reestruturar o sistema de segurança pública no Estado. No início do ano, em entrevista durante o Olho no Olho, o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, admitiu que para cumprir a legislação, o Paraná precisa contratar quase dez mil policiais militares e dobrar o efetivo da Polícia Civil. Chamado de Paraná Seguro, o projeto inclui a contratação de policiais e a implantação de novos batalhões e delegacias.
 Segundo o secretário, as prioridades são aumentar o policiamento ostensivo e preventivo, comprar viaturas, melhorar o atendimento no telefone 190, profissionalizar o atendimento nas delegacias e modernizar o funcionamento do Instituto Médico Legal (IML), onde faltam funcionários, viaturas e espaço nas câmaras frias. O próprio secretário disse que o Estado hoje é um dos que menos investe em segurança.

Adolescente morre afogado em represa de São José dos Pinhais

Um adolescente morreu afogado em uma represa em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ontem à tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, três jovens decidiram subir em uma voadeira de alumínio e caíram na água. Dois deles conseguiram nadar até a margem, mas David Juan, de 16 anos, não conseguiu se salvar. O corpo dele foi encontrado há seis metros do ponto onde o barco virou. A represa fica na Estrada Carlos Kusma e tem três metros de profundidade. Ainda não se sabe o que teria feito o barco virar.

Jornalismo Comunitário com opinião contundente a partir de hoje, às 12h40, no SBT, canal 4



A partir dessa segunda-feira, 25, o Programa Tribuna da Massa, exibido no canal 4 (SBT) contará com a participação e os comentários da jornalista Joice Hasselmann, âncora da Bandnews FM e do SBTPARANÁ. O programa ganha nova roupagem com foco na discussão dos problemas da comunidade e opinião contundente. A participação e interação dos telespectadores é uma das missões da jornalista. “Quero discutir a cidade com os cidadãos, todo dia, assim como faço aqui no blog e pelos microfones da Bandnews. Sem demagogia, com verdade e clareza. Assim é que eu gosto de fazer de jornalismo, uma via de mão dupla mesmo”, diz Joice. Os meios de interação serão usados o tempo todo, como twitter, blog, telefone, sms. “Agora é só espiar e participar”.

Atletiba nas eleições de 2012

 
 O ex-presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, vai estar ao lado de Gustavo Fruet, que é Coxa Branca, nas próximas eleições. “Eu não o conhecia, mas nos aproximamos ultimamente e vamos fazer uma ‘parceria’ nas eleições”– afirmou Petraglia. O ex-comandante do Atlético afirmou que não foi tesoureiro das campanhas de Jaime Lerner, mas que sempre colaborou através das empresas de seu grupo com o ex-governador. Ele lembrou que participou de 13 eleições. “Nem sempre fomos vitoriosos, mas temos grande experiência também neste campo” – disse, mas ressaltou que política e futebol não se 

Petistas se reúnem para falar sobre as eleições do ano que vem

O governo de Dilma Rousseff e as eleições municipais de 2012 são os temas de uma reunião marcada por um grupo de petistas para a quinta-feira, dia 28. Os integrantes do majoritário Construindo um Novo Brasil realizam o encontro com a militância a partir das sete horas da noite, no Granville Park Hotel,em Curitiba. Participarãodo debate o presidente estadual do PT, Ênio Verri; a presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro; o deputado federal Ângelo Vanhoni e o presidente brasileiro da usina de Itaipu, Jorge Samek.

Petraglia diz que não entra na disputa hoje


O ex-presidente do Atlético Paranaense, Mário Celso Petraglia, afirma que não se candidatará a uma das duas vagas abertas no Conselho Administrativo do Clube. Na reunião do Conselho Deliberativo desta noite, serão escolhidos dois nomes para substituir Ênio Fornéa e Yara Eisenbach, que deixaram o clube há menos de um mês.“Eu jamais serei segundo em nada do que farei na minha vida. Eu não serei candidato a nada, se não puder conduzir as coisas da melhor maneira possível” – diz ele. “Eu não tenho interesse em participar desta eleição de hoje nem indicarei nomes para participar.”

“Nosso projeto é o mais lindo”, diz MCP


“Nosso projeto da Arena e da Areninha é o mais lindo do futebol” – afirmou Mário Celso Petraglia, defendendo seu projeto para a conclusão do estádio escolhido para receber os jogos da Copa 2014. Petraglia diz que conseguiria reduzir os custos para construir o complexo, através de seu grupo de empresas.
O ex-presidente do Atlético condena a parceira com empreiterias. “Outros clubes estão ficando presos a estas empresas. Pelo amor que eu tenho pelo meu clube, meu desafio é transformá-lo num dos maiores clubes do Brasil e das Américas” – afirmou ele.

Ex-presidente do Atlético diz que foi traído


Petraglia garantiu que sua administração seria melhor que a de Malucelli. “Meu erro foi ter ajudado (na eleição de 2008). Não foi por falta de aviso. Eu não queria concorrer, não esperava que houvesse outra chapa (de oposição) e, quando ela surgiu, resolvi apoiar aquele grupo que estava comigo há 8 anos” – afirmou.  ”Eu me senti traído, tomaram a posição de nem dialogar mais. Havíamos definido quais pessoas seriam responsáveis por quais setores. Viajei e, quando eu voltei, haviam modificado tudo o que tinha sido acertado.”

Petraglia: Futebol ficou muito caro


O entrevistado do quadro Olho no Olho, com Joice Hasselmann, Mário Celso Petraglia, afirmou que quer voltar por causa da incompetência que tomou conta do clube não caminhou para o projeto de grandeza que nós iniciamos em 1995. Ele afirmou que seu último mandato à frente do clube (2006 a 2008) terminou sem títulos por que falta de dinheiro.  “O futebol, no início deste século, se tornou um esporte muito caro. Os salários cresceram muito e as nossas receitas não são compatíveis com os gastos neste momento” – afirmou ele. “Eu acredito que com a realização das Copas das Confederações e do Mundo, o Atlético terá receitas para voltar a crescer.”


Denarc divulga balanço do 1º semestre

Duas toneladas e meia de drogas foram apreendidas neste primeiro semestre pela Divisão Estadual de Narcóticos. Durante as operações, o Denarc apreendeu uma tonelada e meia de maconha, mais de duzentos quilos de haxixe, cocaína e crack, cento e vinte e sete comprimidos de ecstasy, noventa e quatro pontos de LSD, além de trinta e quatro veículos e vinte armas de fogo. De janeiro a junho, o Denarc também prendeu cento e quarenta e quatro suspeitos que foram indiciados por tráfico de drogas. A Divisão Estadual de Narcóticos atua em todo o estado, com núcleos em Curitiba e na região metropolitana, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.



Construtora que vai comandar as obras da Arena deve ser definida hoje

A Comissão da Copa de Curitiba e os dirigentes do Atlético Paranaense se reúnem hoje  à noite para decidir a construtora que vai comandar as obras de reforma do estádio Arena da Baixada para o Mundial de 2014. Três propostas são analisadas: das construtoras OAS e Triunfo, e o projeto de modelagem do ex-presidente do clube, Mário Celso Petráglia. A reunião está marcada para as sete horas da noite, na Arena da Baixada.

Amiga de ministros do PT atua como lobista no Dnit

Da Folha
Amiga do casal de ministros petistas Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), a consultora Teresinha Nerone atuou no governo para obter apoio do Ministério dos Transportes à construção do anel viário de Maringá (PR), informa reportagem de Rubens Valente publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A obra é investigada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que aponta sobrepreço de R$ 10,5 milhões nos pagamentos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A empresa de Teresinha é contratada desde 2008 pela Prefeitura de Maringá para “assessoramento na montagem e acompanhamento de processos para a captação de recursos”.

Deputados federais têm atuação modesta em projetos e relatorias

Da Gazeta do Povo
Doze dos 30 deputados federais do Paraná não apresentaram projetos durante o primeiro semestre de 2011. Eles se limitaram a rea­­lizar emendas a outras propostas, requerimentos ou indicações. Dez são “veteranos” com mais de um mandato e dois são novatos.
O desempenho foi parecido em relação às proposições relatadas. Onze representantes do estado não foram designados relatores de nenhuma proposta no período. No cruzamento de da­­dos, cinco não apresentaram projetos e também não foram relatores – Abelardo Lupion (DEM), Angelo Vanhoni (PT), Nelson Meurer (PP), Reinhold Stephanes (PMDB) e Zeca Dirceu (PT).
As duas tarefas e as votações são as atribuições legislativas mais básicas de um parlamentar. “Claro que um deputado precisa trabalhar em outras frentes, mas fica estranho passar seis meses em branco, sem sugerir nada de autoria própria”, diz o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB). 

476 é a campeã em acidentes entre as BRs que cruzam o Paraná

Do Paraná-online
A BR-476 lidera o ranking de acidentes nas estradas federais que cruzam o Paraná em 2011, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Das 11.379 colisões registradas no primeiro semestre deste ano, 635 aconteceram nesta rodovia. O número diminuiu em relação ao mesmo período ano passado, quando houve 674 colisões do total de 10.444 acidentes em todo o Estado.
Segundo a PRF, o trecho que apresenta maior perigo na BR-476 é a Linha Verde, na região de Curitiba, onde nove pessoas morreram e 305 ficaram feridas vítimas de acidentes de janeiro a junho deste ano. O número é maior que o de 2010, quando foram registradas seis vítimas fatais e 236 feridos neste mesmo local e período.

Apesar das críticas, Giacobo diz que coordena bem a bancada

Do O Estado do Paraná
Desde que assumiu a coordenação da bancada federal paranaense em Brasília, no início do primeiro semestre deste ano, o deputado federal Fernando Giacobo (PR), já se envolveu em pelo menos uma grande polêmica. A redistribuição de verbas de uma emenda que seriam destinadas à conclusão da Linha Verde em Curitiba para outros municípios do estado rendeu duras críticas ao novo coordenador. Mesmo assim, ele vê sua atuação como positiva até o momento, em que se aproxima já da metade de sua gestão, com duração de apenas um ano.
Para ele, a redistribuição das verbas da emenda, que já tinha sido aprovada pela bancada, era necessária por uma questão legal. “Simplesmente tentei corrigir um erro que a nossa bancada cometeu no ano de 2010 porque a emenda era inexequível técnica e juridicamente”, comenta.
O deputado ainda explica melhor a questão. “De qualquer forma, a verba não poderia ser gasta como foi colocada porque, a partir do momento em que foi assinado o convênio municipalizando a BR-476 (atual Linha Verde), fica expressamente impedida a utilização de recursos federais para as obras lá”. De acordo com ele, com essa redistribuição, obras importantes que precisavam de recursos foram contempladas, como o Contorno de São José dos Pinhais.

Oposição quer ouvir ministro sobre denúncias na ANP

Da Folha
O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou neste domingo que protocolará dois requerimentos no Congresso de uma audiência pública para apurar denúncia divulgada pela revista “Época” sobre suposta corrupção na ANP (Agência Nacional do Petróleo). O deputado quer convocar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e convidar o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, a prestar esclarecimentos.
Em nota, Bueno defendeu o imediato afastamento dos assessores flagrados em um vídeo elaborado pela Polícia Federal.
“Esta é a forma mais isenta para buscar uma investigação séria de mais este episódio do governo do PT. A denúncia é gravíssima, já que há imagens de pessoas da ANP envolvidas e, em seu nome falando, como se ali fosse um grande balcão de negócios para enriquecimento de alguns”, afirmou.

15 dos 23 Dnits nos Estados têm focos de corrupção

Da Gazeta
Depois de completar a limpa no Ministério dos Transportes e fazer as substituições dos cargos vagos na cúpula do setor, o que deve acontecer até o final deste mês, o governo federal desencadeará uma devassa de alcance idêntico – ou maior – nas superintendências estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). Em todo o País, o Dnit tem 23 superintendências e pelo menos 15 delas, dois terços do total, apresentam problemas como corrupção, superfaturamento de obras, fraude em licitações e tráfico de influência.
Não há data para o início dessa “faxina” nas superintendências – ou reestruturação, como prefere chamar a presidente Dilma Rousseff -, mas já se sabe que deve ocorrer na sequência, em agosto, logo após o fim do recesso do Congresso e que poucos superintendentes sobreviverão.
As denúncias mais graves atingem os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, alvos de investigações no Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal.
O ministro Paulo Sérgio Passos confirmou que os ajustes alcançarão as superintendências estaduais do Dnit, mas informou, pela assessoria, que só tratará do caso numa segunda fase, após o preenchimento dos cargos de direção vagos na pasta e na estatal.