LOUISE MAEDA POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Polícia conclui inquérito da morte de Louise Maeda

A morte da estudante universitária Louise Sayuri Maeda foi por vingança. Esse foi o resultado que a polícia chegou ao terminar o inquérito sobre o caso nesta segunda-feira. Segundo as investigações, a hipótese de que Louise havia descoberto o esquema de desvio da empresa em que trabalhava, em um shopping de Curitiba, motivou o crime. Por conta disso, três funcionários da loja tramaram a morte da garota. O inquérito policial teve mais de 500 páginas e cerca de 30 pessoas foram ouvidas.
Os três suspeitos de matar a estudante tiveram as prisões preventivas decretadas. Fabiana Oliveira, Márcia do Nascimento, e Elvis de Souza ficarão presos até que sejam julgados. A decisão veio após a reconstituição do crime, feita na última sexta-feira a noite.

Assaltantes que usavam armas de brinquedo são presos

Três rapazes estão presos na delegacia de Pinhais desde a madrugada de ontem, suspeitos de terem praticado um assalto com armas de brinquedo no município. Os acusados tem 22, 21 e 19 anos, e foram detidos por volta das cinco horas horas da manhã de ontem. Além das três revólveres de plástico, a polícia também apreendeu dois veículos que estavam em posse dos envolvidos.

Deputados entram em férias

De hoje até 31 de julho, os 54 deputados estaduais curtem férias. A folga é só para os deputados, porque os funcionários continuam no trabalho. As diretorias e os setores da Administração do Legislativo, assim como os gabinetes, continuam abertos e com expediente normal.

Dr. Rosinha e Tadeu Veneri são anunciados como pré-candidatos

O Partido dos Trabalhadores de Curitiba lançou hoje dois pré-candidatos para a prefeitura da capital. O partido defende a necessidade de uma candidatura própria e lançou os nomes de Dr. Rosinha e Tadeu Veneri como pré-candidatos. Eles alegam que o anúncio foi feito neste momento, para que haja tempo de discutir a infra-estrutura de campanha, e que se possa montar uma chapa forte de candidatos a vereador. Os pré-candidatos também defendem que só com candidato próprio o partido pode discutir um modelo de gestão de Curitiba.

UFPR faz censo para descobrir número de animais nas ruas

Para descobrir quantos cães e gatos vivem nas ruas de São José dos Pinhais, na região metropolitana, fiscais da secretaria do meio ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, realizam um censo por amostragem. A pesquisa vai determinar quantos animais existem por habitante no município. Segundo um levantamento feito pela UFPR, 80% tem dono. A ideia é identificar em quais locais da cidade há maior concentração de cães e gatos para que sejam criadas ações específicas de conscientização dos cuidados com os bichos. É o que explica a secretária do meio ambiente de São José dos Pinhais, Edilaine Vieira.

Mais servidores federais aderem a paralisação

Só na manhã desta segunda-feira, 80 exames de raio-x deixaram de ser feitos no Hospital de Clínicas de Curitiba, por causa da greve dos servidores federais. Foram dez consultas canceladas somente no setor de ortopedia.
O motivo é que mais funcionários aderiram à paralisação, que já dura um mês. Apenas os casos mais graves são atendidos no hospital. Entre as reivindicações estão a reabertura de 130 leitos, fechados por falta de pessoal, aumento de salário e melhores condições de trabalho.

OAB afirma que TJ-PR não cumpre Lei de Redução de Custos

O tribunal de justiça do Paraná não estaria cumprindo uma lei estadual que reduziria os custos de serviços prestados pelos cartórios. A afirmação é da OAB Paraná, que estuda ingressar com uma ação na justiça para contestar o reajuste de 34% aplicado pelo TJ no início deste ano. A comissão tributária da ordem questiona a não-execução de uma lei aprovada pela assembléia legislativa do Paraná que aplicaria um redutor de 50% no valor de referência de custas, o chamado VRC. A lei estadual garantiria que esse redutor sobre os custos judiciais passaria a ser usado a partir do dia primeiro de janeiro de 2011. De acordo com o presidente da OAB-PR, José Lúcio Glomb, o ingresso da ação ainda está na fase de estudos. Ele diz que o TJ também estuda formas de diminuir o impacto das tarifas.

Giacobo confirma remanejamento do dinheiro para Linha Verde

O coordenador da bancada paranaense na Câmara Federal, Fernando Giacobo (PR), confirmou o remanejamento do dinheiro da emenda de bancada que destinava 35 milhões de reais para a Linha Verde, em Curitiba. Giacobo havia usado a influência junto ao Ministério dos Transportes para mudar a aplicação do dinheiro e os parlamentares do Paraná estavam cobrando explicações dele. Sem consultar formalmente os colegas, Giacobo havia dado aval, em maio, ao redirecionamento desses recursos para oito obras em outros municípios, em várias regiões do Estado. Giacobo explica que existem duas questões: a posição técnica e a política.

Dr. Rosinha pede para MP investigar Derosso

O Ministério Público recebeu hoje um pedido para investigar os contratos de publicidade firmados pela Câmara Municipal de Curitiba, desde 1997. A solicitação foi protocolada pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT), na Promotoria de Proteção do Patrimônio Público.
 O parlamentar quer saber porque o presidente do legislativo municipal, João Claudio Derosso (PSDB) que está no comando da câmara há 8 anos, assinou em 2008 e em 2009 aditivos contratuais com a empresa de comunicação Oficina da Notícia, de propriedade de sua esposa, a jornalista Cláudia Queiroz Guedes, e de Nelson Gonçalves dos Santos, pai dela e sogro de Derosso.
 O deputado Dr Rosinha, afirma ter cópias de relatórios que comprovam que as irregularidades com contratos de publicidade datam dos primeiros anos da gestão Derosso, há mais de uma década.

Número de demissões é 31% maior do que em 2010

219 mil paranaenses pediram demissão nos cinco primeiros meses deste ano, de acordo com dados do Ministério do trabalho e emprego. O número equivale a 1.460 pedidos diários em todo estado. O valor é 31% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. Curitiba segue a alta dos números, já que de janeiro a maio deste ano 72 mil trabalhadores “pediram a conta” na capital paranaense. De acordo com o diretor-presidente do IPARDES, o economista Gilmar Mendes Lourenço, dois fatores são responsáveis pelo aumento: a escassez de mão de obra e o aquecimento do mercado.

Mãe de bebê abandonado em bueiro ainda não foi identificada

Passa bem a criança que foi encontrada dentro de um bueiro em Londrina, no norte do Paraná, no último sábado. A menina recém nascida estava suja de sangue e com o cordão umbilical, em um bueiro com cerca de dois metros de profundidade.
  Um morador que passava pelo local ouviu o choro da criança e deu os primeiros socorros. A mãe do bebê ainda não foi identificada. O homem que encontrou a criança vai entrar na fila para adotar o recém nascido.

Olho no Olho com Gustavo Fruet

O O ex-deputado federal Gustavo Fruet, que deixa o PSDB, define até agosto para qual partido vai, com o objetivo de disputar a prefeitura de Curitiba. Depois de muita insistência e com uma certa dose de constrangimento, ele finalmente admitiu para Joice Hasselmann que será oposição ao grupo político do governador Beto Richa (PSDB). Durante o Olho no Olho, Fruet confirmou ainda que amanhã se reúne com a direção do PV.

“Dr.Rosinha é caso para psicanálise”, diz Fruet

Gustavo Fruet não gostou nadinha da declaração dada pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT) e mandou o petista se tratar. “Rosinha é um caso para a psicanálise, disse Fruet. A resposta foi dada a provocação que o petista fez na semana passada, logo que o ex-deputado deixou o PSDB. Rosinha declarou que Fruet não enfrenta os problemas, pelo contrário foge. “Em 2004, fugiu do PMDB . Agora, do PSDB”, disse o deputado.

A comissão da Copa se reúne hoje

A comissão da Copa de 2014 de Curitiba se reúne hoje para analisar as mudanças no projeto da construtora que pode comandar as obras na Arena da Baixada.  No último dia 30 de junho, a empreiteira OAS apresentou uma proposta para reformar o estádio, mas o modelo teve que passar por alguns ajustes. De acordo com o secretário estadual de assuntos do Mundial, Mário Celso Cunha, a decisão final terá que sair no dia 25 de julho. Caso contrário, as obras na Arena não ficarão prontas a tempo.

Fruet, a política de grupo e Alcapone

O ex-deputado Gustavo Fruet deu uma explicação inusitada para o fato de ter saído do PSDB e não ter provocado uma revoada  no partido. Por enquanto ninguém deixou o ninho tucano em apoio ao moço. Questionado durante o OLHO NO OLHO sobre que explicação se dá ao fato de ele caminhar sozinho, uma vez que política se faz em grupo, Fruet  respondeu:
– “Al Capone também trabalhava em grupo!”

“Hoje a cidade funciona sozinha”, diz Fruet


O ex-deputado Gustavo Fruet afirma que um eventual governo seu em Curitiba priorizaria a segurança (em parceria com o governo estadual), projetos para o sistema viário e a integração metropolitana.
“ Sem demérito algum ao Luciano (Ducci), se tirar o prefeito a cidade funciona, a cidade anda. Já se sabe o que será feito no médio e longo prazo. É muito pouco provável que se dependa de uma pessoa para funcionar” – afirma ele. “É preciso pensar em Curitiba como uma cidade criativa, em um projeto de sustentabilidade.”

Fruet diz que é hora de reflexão

O ex-deputado Gustavo Fruet afirmou que não manteve negociação com nenhum partido até agora. “Eu me reuni com o ex-senador Osmar Dias (PDT) e com o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), mas não houve negociações” – afirmou. “Só seria possível tomar alguma decisão depois de resolvida a situação dentro do PSDB. Agora é muito mais um processo de reflexão.”
Para Gustavo, há muitas variáveis até o ano que vem. Quanto à conversa com outros partidos, Fruet afirma que pouco conversou. “A única pessoa do PT com quem conversei foi com o Ministro Paulo Bernardo sobre questão relativas ao Paraná.
Também conversei com o vereador Zé Maria (PPS) por que ele me ligou. Neste momento, não estou dizendo não a ninguém.”

Fruet: “Seria processo de constante desgaste”

Pouco depois do episódio em que o carro de Valdir Rossoni, Legislativa, Gustavo Fruet se reuniu com o presidente da Assembléia e com o líder do governo Ademar Traiano. Segundo Fruet, Rossoni teria indagado:
“o que você precisa para ficar no governo. Eu pedi a presidência do partido na capital. E naquele momento ninguém falava nada. Era como se fosse um estorvo ter alguém com capacidade para disputar a prefeitura” – lembrou Fruet. “Foram vários os sinais. Ficou evidente que seria processo de constante desgaste.”

Fruet foi vetado para a presidência do PSDB

O ex-deputado federal Gustavo Fruet explicou que sua saída do PSDB é decorrente de um processo. O desgaste foi longo, mas o incômodo se agravou depois das últimas eleições. “Eu pedi a presidência municipal do PSDB, para ter legitimidade para conversar com os demais partidos e com a comunidade.
Mas houve veto ao meu nome na pelo presidente da câmara João Cláudio Derosso” – afirmou Gustavo. “Tem pessoas que são como geléia, não querem briga. São coerentes: estão sempre do lado do governo. Eu penso diferente. Para mim, política a gente faz todo dia um pouco, com postura.”

ACP é contra prorrogação de contrato por redução de tarifa de pedágio no Paraná

Do Estado do Paraná
A Associação Comercial do Paraná irá entregar ao governador Beto Richa (PSDB) um documento manifestando posição contrária à prorrogação dos contratos com as concessionárias do pedágio no estado. O vice-coordenador das Câmaras Setoriais da entidade, Paulo Brunel, disse que a proposta de estender os contratos para além de 2022 não é aceita pelo setor, que vai pedir ao governador que retire essa possibilidade das negociações que estão sendo feitas com as empresas desde o início do ano.

Exame da OAB em Curitiba registra um atraso e candidata quebra celular

Do G1
Bacharel ficou irritada e arremessou aparelho no chão; ficou em pedaços.Número de inscritos no Brasil é 8% maior em relação à última prova.
Dos mais de quatro mil inscritos na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados no Brasil em Curitiba, houve um registro de atraso na tarde deste domingo (17). Os portões fecharam às 14h e o namorado de uma candidata não conseguiu entrar para entregar um documento a ela. Pela falta desse documento, a jovem foi impedida de fazer a prova. Chorando, por volta das 14h10 a bacharel arremessou um smartphone contra o chão e o aparelho ficou em pedaços.

Mercado aquecido provoca recorde de pedidos de demissão

Da Gazeta do Povo
O número de pedidos de demissão nunca foi tão alto no Paraná. Todos os dias, 1.460 trabalhadores “pediram a conta” no estado, em média, entre janeiro e maio deste ano, número 31% maior que o do mesmo período do ano passado. Em Curitiba, a alta na mobilidade é ainda maior, de 37%, na mesma base de comparação. Ao todo, foram 219 mil pedidos no Paraná e 72 mil na capital nos primeiros cinco meses do ano – um recorde dentro da série histórica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que levantou os dados a pedido da Gazeta do Povo.
Confiante no bom momento econômico, o brasileiro está perdendo o medo de buscar novos desafios profissionais e melhores salários, segundo especialistas. Além disso, o cenário de escassez de talentos coloca os trabalhadores bem qualificados em posição de destaque, com mais exposição ao assédio da concorrência. “É uma combinação de fatores. Alta taxa de rotatividade é um indicativo de uma economia em crescimento. Diante do cenário de falta de mão de obra bem qualificada, caso específico do Brasil, esse fenômeno de troca de emprego se torna ­­ainda mais forte”, avalia Mar­celo Curado, professor do departamento de Economia da Univer­sidade Federal do Paraná (UFPR).