Excluído por Requião, Pessuti devolve criticas
Da Roseli Abraão
O ex-governador Orlando Pessuti, cujo grupo político foi excluído do novo diretório do PMDB de Curitiba, devolveu nesta segunda-feira as criticas, ou melhor, ironias, do novo presidente do partido, senador Roberto Requião.
Requião ironizou os oito votos contra que sua chapa recebeu e disse que este é o tamanho da “oposição pessutista”.
Para Pessuti, o resultado da eleição não reflete a opinião do PMDB de Curitiba, “mas apenas a opinião do PMDB requianista que excluiu do processo de escolha do novo diretório e executiva integrantes de minorias e maiorias, em especial aqueles que mantém qualquer vinculo pessoal conosco” afirmou.
Na avaliação do ex-governador, “mostrando a verdade dos números e analisando os resultados eleitorais não é preciso utilizar de ironias para se comparar a força do PMDB no interior e na capital.
– Em Jardim Alegre o PMDB pessutista venceu quatro das últimas sete eleições para prefeito enquanto em Curitiba, o PMDB requianista venceu apenas uma.
Greca também não será “ungido”, diz Requião
Da Roseli Abraão
Ao participar, na noite de domingo, de uma twitcam, o senador Roberto Requião pode ter frustrado as expectativas do ex-prefeito Rafael Greca.
Apesar de apoiar sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba, Requião afirmou que Greca não será “ungido” candidato do PMDB à sucessão do prefeito Luciano Ducci.
Segundo Requião, Greca precisa colocar suas propostas para a cidade “e avançar nessa tarefa de ganhar a opinião publica”.
– Eu espero que seja bem sucedido. Mas não tem unção, não nem pra ele, nem para o Gustavinho, disse, referindo-se ao ex-tucano Gustavo Fruet que, segundo Requião, pode voltar ao PMDB, mas neste caso terá que disputar internamente a indicação como candidato.
Requião conversou com seus seguidores no Twitter por uma hora. Foram mais de mil perguntas, que passaram pelos governos Beto Richa e Dilma Roussef, possibilidade de voltar a disputar o governo do Estado em 2.014, e até sobre o vexame da Seleção Brasileira que foi eliminada pelo Paraguai na Copa América.
Flávio Arns participa de seminário de Combate às Drogas
Foto: JFOGURA / AENotícias
O governador em exercício Flávio Arns afirmou que o combate às drogas é prioridade do governo do Estado e defendeu a articulação da sociedade e o fortalecimento dos conselhos de segurança comunitários para tornar mais efetivas as políticas de combate e prevenção ao uso de drogas. Ele participou, nesta segunda-feira (18), da abertura do Seminário Estadual da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados, realizado em Curitiba.
Deputados entram em férias
do blog da Joice
De hoje até 31 de julho, os 54 deputados estaduais curtem férias. A folga é só para os deputados, porque os funcionários continuam no trabalho. As diretorias e os setores da Administração do Legislativo, assim como os gabinetes, continuam abertos e com expediente normal.aso Pagot opõe Gleisi
e Carvalho
De hoje até 31 de julho, os 54 deputados estaduais curtem férias. A folga é só para os deputados, porque os funcionários continuam no trabalho. As diretorias e os setores da Administração do Legislativo, assim como os gabinetes, continuam abertos e com expediente normal.aso Pagot opõe Gleisi
e Carvalho
Foto: Folhapress
de Vera Magalhães da Folha.com
A solução que a presidente Dilma Rousseff der à situação funcional de Luiz Pagot, diretor-geral do Dnit oficialmente em férias, será emblemática de como ela pretende arbitrar as divergências entre os ministros “de Lula” e aqueles que trazem a sua própria chancela.
Desde que estourou a crise no Ministério dos Transportes, a Casa Civil tem informado que, a despeito de estar de férias, Pagot será definitivamente demitido quando voltar.
Quando o diretor deu entrevista a este blog reiterando que tinha saído de férias por orientação da pasta, a assessoria da ministra se apressou em desmenti-lo e em deixar claro que ele seria afastado definitivamente tão logo voltasse.
A Secom, da Presidência, também anunciou aos jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto que o afastamento viraria demissão tão logo o período de descanso acabasse.raiano faz balanço positivo do primeiro semestre da Assembleia
O primeiro semestre das atividades legislativas de 2011 está sendo encerrado com saldo positivo. Essa foi a avaliação feita pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Para ele, esse é um novo momento vivido pela Casa, com legislatura, governo e muitos deputados novos, e o consequente aumento no número de projetos de leis, comissões permanentes e até mesmo Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Os seis meses de mudanças vividos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná também representam, segundo Traiano, a valorização do parlamento, servindo de modelo para as demais Assembleias do País, com ações de transparência, democracia e inéditas.
Paraná terá primeira autoescola exclusiva para militares do Brasil
Foto: Detran
O Paraná será o primeiro Estado do País a contar com um centro de formação de motoristas específico para pessoas com funções voltadas à segurança pública, como policiais militares, oficiais do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros. A implantação do centro segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e resulta de uma parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) com as instituições que serão atendidas. O futuro CFC Militar deverá formar motoristas para primeira habilitação, alteração de categoria e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Agência do Trabalhador fará mutirão de emprego em Curitiba
Da AEN
A Agência do Trabalhador de Curitiba realiza na terça-feira (19) um mutirão de emprego com mais de 1.000 vagas de trabalho com carteira assinada. O atendimento é gratuito e será das 8 horas às 17h30 horas, na agência central, na Rua Pedro Ivo, 750. As ofertas são para os setores da indústria, de serviços e do comércio, este com foco na atividade supermercadista.
Nenhuma vaga exige experiência do candidato. É, portanto, uma oportunidade para quem nunca trabalhou e deseja ingressar no mercado formal e também para aqueles que já possuem experiência profissional em determinada função, mas buscam uma colocação em área diferente.
Furtos na loja e ódio motivaram assassinato de Louise Maeda, diz polícia
Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique da Banda B
Após um mês de investigações, a Delegacia de Vigilâncias e Capturas de Curitiba (DVC), concluiu, nesta segunda-feira (18), o inquérito policial sobre a morte da estudante universitária Louise Sayuri Maeda, de 22 anos. Furtos na loja em que Louise trabalhava por parte de duas acusadas do crime: Márcia do Nascimento, de 21 anos e Fabiana Perpétua de Oliveira, 20, foi a principal motivação para o assassinato. Além disso, Márcia, apontada como mentora do homicídio, nutria um ódio pela vítima que, segundo a polícia, foi fundamental para convencer Fabiana e o terceiro elemento no crime brutal, Élvis de Souza, 20, a participarem do assassinato.
Os três detidos aguardarão na cadeia pelo julgamento. Eles serão indiciados por homicídio qualificado e ocultação de cádaver, podendo pegar pena de 12 a 30 anos de prisão pelo primeiro e de 1 a 3 anos pelo segundo crime.
Suspeitos de matar Louise devem ficar presos até o julgamento
Sesp confirmou nesta segunda-feira que a Justiça acatou pedido de prisão preventiva feito após a reconstituição do crime
da Gazeta do Povo
A prisão preventiva dos três suspeitos pelo assassinato da universitária Louise Sayuri Maeda, 22 anos, em maio deste ano, foi decretada pela Justiça no sábado (16). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) nesta segunda-feira (18), por volta do meio-dia.
A Sesp divulgou no sábado que a prisão preventiva dos suspeitos havia sido decretada, mas corrigiu a informação afirmando que, até aquele momento, apenas havia sido feita a solicitação.
Com a decisão da Justiça, Fabiana Perpétua de Oliveira, 20 anos, Márcia do Nascimento, 21, – colegas de trabalho da jovem – e Elvis de Souza devem ficar presos até o julgamento. Os três são acusados de armar uma emboscada para a universitária.
O período das prisões temporárias de Márcia e Fabiana venceria nesta segunda-feira (18), pois faz 30 dias que elas estão detidas. No caso de Souza, a prisão temporária terminaria no próximo sábado (23).
Dr. Rosinha e Veneri são pré-candidatos pelo PT
Da Joice Hasselmann
O Partido dos Trabalhadores de Curitiba lançou hoje dois pré-candidatos para a prefeitura da capital. O partido defende a necessidade de uma candidatura própria e lançou os nomes de Dr. Rosinha e Tadeu Veneri como pré-candidatos. Eles alegam que o anúncio foi feito neste momento, para que haja tempo de discutir a infra-estrutura de campanha, e que se possa montar uma chapa forte de candidatos a vereador. Os pré-candidatos também defendem que só com candidato próprio o partido pode discutir um modelo de gestão de Curitiba.
CPI dos Transportes depende de 4 assinaturas para sair, diz Alvaro Dias
Líder do PSDB diz ter conseguido 23 das 27 assinaturas necessárias.
Ministério dos Transportes é alvo de denúncias de superfaturamento.
Robson Bonin Do G1, em Brasília
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou nesta segunda-feira (18) que faltam apenas quatro assinaturas para a oposição abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre denúncias de superfaturamento envolvendo o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit).
Segundo Dias, a oposição vai utilizar o recesso parlamentar que começa nesta segunda e vai até o dia 31 de julho para reunir evidências a fim de convencer os demais senadores sobre a importância de instalar uma investigação no Congresso.
Agora querem censurar imagens eróticas na imprensa
de Rogerio Waldrigues Galindo do Caixa Zero
Um projeto que corre na Câmara Federal quer decidir quais imagens os jornais e revistas podem veicular e quais ficam proibidas. A proposta é do deputado Roberto de Lucena (PV-SP).
O projeto proíbe que a imprensa publique imagens “eróticas” em reportagens. Quem descumprir pode pagar multa de até R$ 100 mil. O projeto ainda não foi votado.
O deputado segue na onda de tentativas de reduzir a liberdade de expressão no país. Cita como exemplo o fato de que jornais publicaram uma foto erótica dee “O Último Tango em Paris” quando da morte da atriz Maria Schneider.
Já há legislação para coibir abusos. Além do mais, quem vai decidir se a imagem é “erótica” o suficiente para ser proibida? Logo estarão decidindo se foto de beijo pode ou não pode…
Empreiteiros acusam Ênio Verri de cuspir em prato que comeu
O deputado Ênio Verri está sendo visto como um ingrato pelos donos da empreiteira Sanches e Tripoloni. Verri, que foi chefe de gabinete de Paulo Bernardo entre 2004 e 2006, no Ministério do Planejamento, faturou muito a construção do anel viário de Maringá e hoje se tornou um crítico da obra e questionador de seus custos.
A mágoa da empreiteira é fácil de entender. Ênio Verri se elegeu deputado estadual em 2006 alegando ter trabalhado pela constrúção do anel viário de Maringá e a empreiteira Sanches e Tripoloni custeou parte de sua campanha (R$ 30 mil). Em 2008 a empreiteira voltou a comparecer e contribuiu com R$ 60 mil para a campanha fracassada de Verri de se eleger prefeito de Maringá. Não dá para entender porque o petista, agora que a empreiteira entrou na berlinda por causa do escândalo do Ministério dos Transportes, se tornou um crítico tão ácido.
“Dr. Rosinha é caso para psicanálise”, diz Fruet
do blog da Joice
Na entrevista hoje (18) no Quadro Olho no Olho, Gustavo Fruet não gostou nadinha da declaração dada pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT) e mandou o petista se tratar. “Rosinha é um caso para a psicanálise, disse Fruet. A resposta foi dada a provocação que o petista fez na semana passada, logo que o ex-deputado deixou o PSDB. Rosinha declarou que Fruet não enfrenta os problemas, pelo contrário foge. “Em 2004, fugiu do PMDB . Agora, do PSDB”, disse o deputado.
Protocolado pedido de auditoria em aparelho de “grampo”
pedido de requerimento para auditoria em aparelho de “grampo” oficial foi protocolado na mesa executiva da Assembleia Legislativa na semana passada.
O aparelho eletrônico, que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Paraná, tem a função de grampear as ligações no estado, após autorização judicial. A medida, proposta pelo deputado Fabio Camargo (PTB), enumera os pontos do que se pretende auditar.
Rossoni mostra relatório das aposentadorias da Assembleia amanhã
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), apresentam amanhã (19) às 11 horas, na Sala da Presidência do Poder Legislativo, relatório prévio do levantamento realizado sobre as aposentadorias de servidores públicos da Casa.
Assim que apresentarem o relatório, os deputados concedem entrevista coletiva à imprensa, para esclarecimento das diversas situações verificadas.
Bispo incentiva criança a vender seus brinquedos e doar o dinheiro
Aguirre Talento da Folha
Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.
No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. “Eu vou dar tudo que eu tenho”, responde a criança. Guaracy devolve: “E o que é tudo que você tem?”. “Brinquedo”, diz o menino.
O bispo insiste: “Você vai vender?”. A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: “Pra colocar onde?” “No altar”, promete a criança.conferência define melhorias na saúde pública de São José dos Pinhais
A 9ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, foi finalizada neste final de semana e teve um número expressivo de participações populares: 5.292 em todo o processo, que teve início em maio deste ano. No último sábado (16) foi realizada a plenária final, na qual foram votadas as propostas e diretrizes que terão o prazo de dois anos para serem concluídas.