LULA O RETORNO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Lula: o retorno

Não está fácil entender o ex-presidente Lula. Depois de ampla maratona pelo exterior, dedica-se agora ao interior, percorrendo obras que deixou inacabadas e visitando cidades carentes de realizações variadas. Lá fora,  fazendo conferências, aliás, muito bem remuneradas, dava a impressão de estar disputando algum alto cargo internacional, hipótese que não se confirmou. Aqui dentro, viajando, deixa a nítida impressão de estar em campanha para outro cargo que sabemos muito bem qual é. 

 

Sponholz

Sponholz

Governo estuda criar grupo para acompanhar casos de racismo

Educafro FotoMIN. LUIZA BAIRROS
A ministra Luiza Bairros (Políticas de Promoção da Igualdade Racial) disse nesta sexta (22), que o Estatuto da Igualdade Racial está sendo usado de forma positiva desde seu lançamento, há um ano. Segundo ela, o governo tem estudado a criação de uma rede para realizar o acompanhamento de casos de racismo mais de perto. "Com a rede, vamos procurar formas de mostrar à sociedade o quanto é importante usar o estatuto, pois vivemos num país que ainda sofre uma resistência muito grande ao uso da
 
 
EX -diretor petista do Dnit acha afastamentos desnecessários
O agora ex-diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hideraldo Caron, disse nesta sexta (22), após entregar sua carta de demissão, que várias demissões nos Transportes foram desnecessárias. "Eu acho que não precisava [sair tanta gente] e trago testemunho dos funcionários do departamento. Um diretor decide muito pouco individualmente dentro de um processo", afirmou. Caron é acusado de envolvimento com as irregularidades descobertas recentemente no órgão. A presidenta Dilma Rousseff já demitiu 15 pessoas no Ministério dos Transportes e no Dnit, em sua grande maioria membros do PR. Caron é o único petista.

Ministério dá acesso a documentos da ditadura para famílias de mortos

FotoMIN. JOSÉ EDUARDO CARDOZO
O Ministério da Justiça deu permissão, nesta sexta (22), para que familiares de 12 mortos durante a ditadura militar tenham acesso irrestrito a documentos do Arquivo Nacional, que contém documentos relacionados ao período. A portaria, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e publicada no Diário Oficial da União, atende a um pedido feito há tempos pelas famílias que devem criar um grupo de estudo para analisar os papéis. O acesso a estes documentos pode ajudar na coleta de informações para a Comissão da Verdade, caso ela seja aprovada pelo Congresso.
 

Hora do recreio: Papa Lula 51

Foto
Habemus Papa! O Vaticano abriu as portas hoje para a cerimônia de sagração do Papa Lula 51, o primeiro Pontífice reserva da Igreja. O brasileiro será o consultor de Bento 16 para questões relativas às Escrituras, Encíclicas, excomunhões, santificações e beatificações. É o ápice da carreira do conhecido honoris causa mundial, conselheiro da primeira-ministra alemã Angela Merkel e amigo íntimo de Barack Obama, que o apelidou de "o cara". Sua primeira missão deverá ser convencer o Papa titular a extinguir um importante dogma cristão: os pecados veniais e mortais, especialmente os da soberba, preguiça, embriaguês e roubo.
Fotografia é história
O goleiro Barbosa
Foto

Moacir Barbosa chegou à Seleção Brasileira de 1950 como titular asboluto. Era longe o melhor goleiro do país, estrela do Vasco da Gama na época do famoso time conhecido como Expresso da Vitória. Corajoso, fazia defesas arrojadas, colocação precisa. Inspirava segurança. Várias vezes campeão, agregador, bom atleta. O homem certo para no lugar certo. Mas como é sabido, um gol feito pelo atacante Gigghia, do Uruguai, pôs fim ao sonho da conquista da primeira Copa do Mundo para o Brasil. E também à bela história e ao sossego de Barbosa. Desgostoso, o ex-goleiro continuou morando num subúrbio do Rio. Morreu em 2000, aos 79 anos, em Santos, na casa de uma filha adotiva. Como foiEm 1991, mesmo passados 41 anos da malfadada derrota para a equipe uruguaia, ele carregava muito sofrimento. Fui fotografá-lo para “Senhoras e Senhores”, livro com notáveis homens e mulheres da história brasileira. Barbosa contou-me que por volta de 1965, um antigo dirigente do Vasco, Agathyrno Silva Gomes, conseguiu-lhe um emprego na Suderj, órgão que administra os estádios do Rio. Entretanto, por capricho de sua sina, foi desognado para trabalhar no Maracanã, o lugar que mais lhe trazia tristeza e desgosto. Não reclamava. Afinal, precisava do salário. Ficava no Maracanã no turno da manhã, mas não saía do escritório, jamais entrava no gramado ou passava pelas arquibancadas. Sentia-se amargurado quando olhava as traves em que Gigghia marcou o gol que fez chorar milhões de torcedores. Fui encontrar o ex-goleiro do Vasco e da Seleção em um dos bairros cortados pela Avenida Suburbana, perto de Del Castilho. Era balconista em uma pequena loja de artigos de pesca. O “bico”, como ele dizia, era para complementar o orçamento. Mas, principalmente, para diminuir a dor do isolamento. Ali, as pessoas não tocavam no assunto e o chamavam de seu Moacir e não de Barbosa. Impressionei-me com sua figura serena, mas também com a visível carga de angústia. Adorava falar do Vasco, detestava lembrar a Seleção. Tinha guardada uma camisa do clube do seu coração com autógrafos dos principais ídolos do time de São Januário em várias épocas. Roberto Dinamite, Bellini, Ademir Menezes, Vavá, Pinga, Romário, Coronel, Andrada, Dunga, Bebeto, Brito, Tostão, Alcir, Abel, Moisés, Sabará, Orlando Peçanha, tantos... Disse-lhe que eu era vascaíno por causa dele. Quando eu tinha sete anos, ouvia no rádio os grandes nomes do futebol. E um desses craques era ele, Barbosa, o grande número um do Vasco. Portanto, ele estava diante de um fã. Estendeu-me as duas mãos com todos os dedos deformados, agradeceu-me a gentileza das palavras. E declarou-se um homem definitivamente amargurado. - O futebol me propiciou as melhores e as piores emoções de minha vida. Nos meus 26 anos de carreira, fui campeão 14 vezes. Viajei pelo mundo, fiz alguns amigos. Mas ao perdermos para o Uruguai passei a ser o brasileiro mais criticado da história. Nunca consegui me livrar da sensação de fracasso. Orlando Brito.

 

Banco do Brasil presta atendimento e realiza serviços através da TV digital

Foto
O Banco do Brasil disponibilizou nesta sexta (22) para cerca de 50 milhões de clientes, um serviço de atendimento e serviços bancários por meio do controle remoto da televisão. Segundo o Banco, a única coisa necessária para desfrutar da comodidade é um aparelho de TV conectado a um conversor de TV digital que tenha o software de interatividade instalado e contenha um selo chamado Sticker Center.

Motoqueiro sobe rampa para invadir Palácio do Planalto, mas é preso

Um homem ainda não identificado tentou invadir o Palácio do Planalto há instantes. Montado em uma moto, uma Honda CG 125, o homem subiu pela rampa do Palácio e tentou atravessar a grande porta de vidro no segundo andar. Segundo a assessoria da Presidência da República, a moto caiu no espelho d’água que fica em frente ao prédio, mas já foi retirada. O homem, que tem entre 30 e 40 anos, deverá ser levado a uma delegacia para prestar esclarecimentos.
 
 
 
Brasil e Colômbia assinam acordo de segurança nas fronteiras em agosto
FotoMIN. NELSON JOBIM
O ministro Nelson Jobim (Defesa) informou nesta sexta (22), que o Brasil e a Colômbia assinarão um acordo de operações conjuntas contra a criminalidade na fronteira no próximo dia 5 de agosto.  Segundo ele, o projeto é parte do Plano Estratégico de Fronteiras, que pretende criar um trabalho conjunto entre policiais e Forças Armadas dos dois países no combate ao tráfico e crimes relacionados. O Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa será responsável pelo planejamento operacional, que deverá ser finalizado até o dia 4 de agosto e pela coordenação dos trabalhos na fronteira.

ACM Neto espera mais escândalos

Revista Bahia FotoDEP. ACM NETO
O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), líder do DEM na Câmara afirmou nesta sexta (22), que espera mais escândalos no decorrer do governo da presidenta Dilma Rousseff. "Acho que teremos um semestre ainda mais movimentado. Estamos notando uma fragmentação cada vez maior da base governista na Câmara. A presidente tem uma base grande, mas com problemas cada vez maiores. Talvez o nível de deterioração da base seja igual ou maior do que o ex-presidente Lula enfrentou com o mensalão", afirmou. Segundo ele, Dilma deve ser responsabilizada pelos escândalos que surgiram nestes seis primeiros meses de sua gestão. "Não há distinção entre Lula e Dilma. Tanto o ex quanto a atual presidente devem ser responsabilizados”, disse ACM.
 

'Honoris Causa' Lula: 'inocentados' do PR podem voltar ao governo Dilma

Ig FotoEX-PRESIDENTE LULA
O ex-presidente Lula disse nesta sexta (22), que os membros do PR podem, caso sejam inocentados das denúncias de corrupção, voltar a ocupar cargos no primeiro escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff. "Se as pessoas não forem culpadas, estiverem inocentes, você separa o joio do trigo. Aqueles que não forem culpados podem voltar", afirmou. Lula está no Recife, onde recebeu o título de doutor Honoris Causa concedido em conjunto pelas três universidades públicas do Estado: a Federal, a Estadual e a Federal Rural.
 
 
 
 
Polícia italiana apreende 300 quilos de drogas em barco vindo do Brasil
A polícia italiana apreendeu ontem (21), mais de 300 quilos de cocaína dentro de um barco que saiu do Brasil e foi parar na Ilha de Elba, na Toscana. O barco já havia ancorado há mais de uma semana, mas a apreensão só foi feita após sua retirada da água. Mais de 300 pacotes com um quilo da droga, cada, foram encontrados no porão da embarcação. Sete italianos, que já eram investigados tanto na Itália quanto no Brasil, foram presos acusados de tráfico internacional de entorpecentes.
Enviar por e-mail