ANDRÉ WARGAS...O PT E FRUET JÁ NO PRIMEIRO TURNO

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DO ESMAEL

André Vargas defende aliança do PT com Fruet já no primeiro turno

por Márcio Miranda, via Rádio CBN Curitiba

Deputado André Vargas (PT).
O deputado André Vargas, que também é o secretário nacional de Comunicação do PT, classificou a saída de Fruet do PSDB e o escândalo da Câmara Municipal de Curitiba como os dois principais fatos políticos no estado desde a eleição do ano passado. Vargas disse ainda que os dois casos devem ter muita influência na eleição do ano que vem.

Conselho de Ética apresentará relatório nesta quinta


Noemia: relatório sai na quinta.
A vereadora Noemia Rocha, membro do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba, informou ao blog que o colegiado apresentará o relatório das oitivas realizadas na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, às 14 horas na sala das comissões. O Conselho de Ética ouviu apenas o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e integrantes da comissão de licitações. A esposa do tucano, Cláudia Queiroz, não compareceu para prestar depoimento hoje. Ele foi apenas convidada, pois não pôde ser convocada porque não é mais funcionária da Câmara.
Derosso é acusado de cometer irregularidades em contratos de publicidade, ao supostamente favorecer a empresa da esposa em licitação, e praticar nepotismo.
O presidente do Conselho de Ética é o vereador Francisco Garcez e o colega Jorge Yamawaki é o relator da matéria que analisa se houve quebra de decorro de Derosso. Os três são do mesmo partido, o PSDB.

Requião e Pessuti têm contas aprovas pelo Tribunal de Contas


Requião e Pessuti tiveram as contas aprovadas.
Apesar do esforço dos homens de Beto Richa (PSDB), os ex-governadores Orlando Pessuti e Roberto Requião, ambos do PMDB, tiveram hoje as contas relativas ao exercício de 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Apenas os conselheiros Ivan “Censurinha” Bonilha e Heinz Herwig votaram pela rejeição.
O parecer do relator Artagão de Mattos Leão foi acompanhado pelos conselheiros Nestor Baptista, Hermas Brandão e Caio Soares.
“O governo Beto Richa (PSDB) falou sem conhecimento quando teceu várias críticas à nossa gestão”, vingou-se Pessuti.

Acordo com PSDB deixa Waldyr Pugliesi na “rabeira” em Arapongas


Acordo com tucano fez mal a Pugliesi.
Pré-candidato a prefeito do município de Arapongas, o deputado estadual Waldyr Pugliesi, presidente do PMDB do Paraná, voltou da terrinha nesta semana com a cabeça inchada. Correligionários captaram uma fantástica queda de Pugliesi em pesquisas sobre a corrida pela prefeitura local, depois do acordo que ele ajudou celebrar entre a bancada estadual do PMDB com o governo neoliberal Beto Richa (PSDB).
Quem lidera a disputa em Arapongas, de acordo um parlamentar peemedebista, é o vereador Sérgio Onofre (PMDB). A diferença na pesquisa seria abissal entre os dois.
O curioso é que no mês passado Pugliesi destituiu o ex-pupilo da presidência do partido no município do Norte do estado para justamente ficar com o caminho livre. Pelo jeito, segundo as sondagens, Onofre leva essa com ou sem PMDB.

Derosso não consegue barrar na Justiça pedido de informações do PPS

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), tentou cassar na Justiça a liminar que o obriga fornecer cópias de contratos de publicidade com empresas de publicidade. O pedido judicial foi feito pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS).
A Justiça entendeu que os pedidos de informações solicitados pelo parlamentar do PPS obedecem à Constituição Federal, que veda segredo acerca de recursos públicos.
De acordo com o advogado do PPS, Luiz Fernando Pereira, o presidente da Câmara terá agora 15 dias para disponibilizar a documentação ao homem do voto limpo.

Esposa de Derosso não vai comparecer no Conselho de Ética

via blog da Joice Hasselmann
A esposa do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Claudio Derosso, Claudia Queiroz, não vai prestar depoimento ao Conselho de Ética da casa. O depoimento estava previsto para o fim da tarde de hoje. Ela encaminhou um documento ao presidente do conselho, no qual afirmou estar com problemas de saúde. No mesmo ofício ela se dispôs a responder os questionamentos do conselho por escrito. Claudia foi convidada na semana passada para o depoimento, mas como ela não é servidora da casa o comparecimento não é obrigatório.

Por que Richa não enviou mensagem de reajuste de 26% aos professores?


Professores do Paraná saíram às ruas hoje para cobrar promessas de campanha. Foto de Leandro Taques/APP-Sindicato.
Os professores da rede pública estadual acompanham nesta tarde (30) a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputados deverão votar, daqui a pouco, mensagem do governador Beto Richa (PSDB) que aumenta o salário dos mestres em 5,83% — relativos às parcelas de julho e outubro. Ora, se a promessa do governador era de reajustar os vencimentos dos educadores em 26%, já no primeiro dia de governo, por que Richa não o fez nesta tarde? O que impediu Richa de enviar uma mensagem prevendo reajuste integral, mesmo que parcelado como acordado com a APP-Sindicato?
A cada ano, os professores terão que sair às ruas para garantir os 5,83% parcelados. Ou seja, eles dependerão humor do governador tucano.
Resumo da ópera: A APP-Sindicato e os professores permanecerão reféns do governo do PSDB até 2014, conforme nova promessa de pagamento a conta gotas acordada entre ambas as partes.

Constrangimento no Palácio das Araucárias


Governador em exercício Flávio Arns faz cortesia com a bola alheia.
O governador do Paraná em exercício, Flávio Arns (PSDB), que no papel também é o secretário de Educação, protagonizou hoje pela manhã uma cena no mínimo constrangedora ao anunciar em evento no Museu Oscar Niemeyer, ao lado do secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, que havia “lançado” ontem o Programa Segundo Tempo. Wadson estava desde ontem em Curitiba porque participou nesta manhã do lançamento de outro programa, o “Pintando a Cidadania”, que consiste no aproveitamento de mão-de-obra de egressos do sistema prisional para a confecção de materiais esportivos que serão distribuídos nas escolas públicas.
Pois bem, o tucano “lançou” sozinho ontem o Programa Segundo Tempo, no Colégio Francisco Zardo, no bairro Santa Felicidade, mesmo sabendo que o representante do Ministério do Esporte encontrava-se na cidade.
O secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, também capitalizou o Segundo Tempo.
“Encontramos um projeto inseguro. Várias escolas não tinham condições materiais e físicas de oferecer esporte de maneira adequada”, disse ele à Agência Estadual de Notícias, do governo do Paraná.
O problema é que o Programa Segundo Tempo, bancado 100% pelo governo federal, já havia sido lançado em 2003 pelo governo Lula. No Estado, era Ricardo Gomyde, ex-presidente da Paraná Esporte, quem gerenciava o Programa “lançado” ontem pelo governador em exercício.
Na verdade, eles [Arns e Roman] estão fazendo cortesia com o chapéu alheio.
Diretores de escolas que participavam de uma manifestação nesta manhã confirmaram ao blog que, no “lançamento” do Segundo Tempo, Arns e Roman venderam o Programa como se fosse uma coisa inventada pelo governo do Paraná.

Pedidos de impugnações do PSD ainda não foram julgados pela Justiça Eleitoral

A direção estadual do Partido Social Democrático (PSD) informa que, embora tenha havido pedido de impugnações por parte do PTB e do DEM, ainda não houve indeferimento do registro do novo partido.
Segundo a assessoria jurídica do PSD, os pedidos de impugnações protocolados nos TREs não têm fundamento algum, pois, acredita, a tendência é que a Justiça Eleitoral confirme o registro do novo partido.

Mesmo sob chuva, 20 mil professores saem às ruas


Professores e trabalhadores na educação exigem cumprimento de promessas.
Mesmo sob chuva e frio, cerca de 20 mil professores da rede puública do Paraná estão marchando neste momento no centro de Curitiba. Os manifestantes cobram o cumprimento de promessas realizadas pelo governador Beto Richa (PSDB) na campanha de 2010, dentre as principais o reajuste de 26%.
A marcha segue agora em direção ao Palácio das Araucárias.

Alunos tomam rádio da UEM por melhorias

Fábio Guillen, Gazeta Maringá

Estudantes também reivindicam 10% do PIB na educação. Foto: Folha de Maringá.
Após ocuparem a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na quinta-feira passada, acadêmicos tomaram a Rádio UEM FM (106.9) na manhã de domingo. Durante a programação, eles divulgaram notas sobre as reivindicações estudantis e criticaram o governo estadual sobre o corte de verbas da educação neste ano. “Estamos usando a rádio da UEM para mostrar para a sociedade o que de fato está acontecendo. É um direito nosso mostrar nossa opinião”, contou o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Celso Monteiro.

Promessas não cumpridas pelo governador levam educadores às ruas nesta terça

Os professores da rede pública estadual se concentram hoje, a partir das 9 horas, na Praça Santos Andrade, de onde sairão em marcha até o Centro Cívico. Eles reivindicam equiparação salarial com outras categorias de nível superior com reajuste de 26%, prometido pelo governador Beto Richa (PSDB) na campanha de 2010.
Os educadores também protestam contra o fechamento de turmas e superlotação nas salas de aula. Também cobram adequação do plano de cargos e salário; melhoria no atendimento na saúde dos professores; pagamento da progressão atrasada; defesa da carga horária de 40 horas; contratação de profissionais já aprovados em concursos; e cumprimento do piso nacional pelo governo do Paraná.
O governo paranaense enviou ontem à Assembleia Legislativa do Paraná a mensagem que reajusta os salários dos professores da rede pública estadual em apenas 5,83%. A promessa era que o reajuste de 26% viria no primeiro dia da gestão tucana, em janeiro de 2011.

No Paraná, registro do PSD bate na trave

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não acatou o registro do Partido Social Democrático (PSD) no Paraná. O pedido de impugnação partiu do DEM e PTB, que questiona as assinaturas coletas para a fundação do novo partido. Além disso, argumentam que a legenda de Kassab não pode ser recriada porque já existiu na década de 40 e foi extinto na ditadura militar.

Pessuti reúne a tropa em Curitiba


Orlando Pessuti (PMDB).
O ex-governador Orlando Pessuti está reunido neste momento, no restaurante Cascatinha, em Santa Felicidade, com cerca de 250 militantes do PMDB. O grupo autodenominado “Os Amigos do Pessuti” é composto por ex-secretários de Estado, militantes peemedebistas do interior e muitos oficiais da PM.
O tom do encontro é de oposição ao governo de Beto Richa (PSDB) e de apoio a Dilma Rousseff.
A disputa eleitoral em Curitiba, no ano que vem, também faz parte do cardápio dos “Amigos do Pessuti”.

Líder da bancada do PMDB diz que Beti Pavin cometeu infidelidade partidária


Nereu Moura: só a bancada pode tucanar.
O líder da bancada peemedebista na Assembleia, deputado Nereu Moura, disse que a ex-deputado Beti Pavin cometeu infidelidade partidária ao trocar o partido pelo PSDB do governador Beto Richa. Ora, e o que ocorreu com a bancada estadual do PMDB quando aderiu ao governo tucano? Como se chama isso? Não seria também uma espécie de infidelidade partidária, haja vista que os militantes da legenda sequer foram consultados?
Semana passada os deputados estaduais viraram as costas para a “Carta de Puebla” ao sentar no colo do governador tucano. Teve até hino da traição, cantado pelo deputado Jonas Guimarães, na casa de Caito Quintana.
A bancada ficou “p” da vida porque foi passada para trás pelos parlamentares do PSDB. Eles é que pegaram na mão de Beti e a levaram até o governador. Ou seja, um dia depois do festerê onde juraram amor eterno aos tucanos levaram uma chapuletada.
“Não podemos deixar que, em nome de projetos individuais, transformem o PMDB em escada para atingir objetivos alheios aos interesses do partido”, disse o líder do PMDB, Nereu Moura.
Antes de sair do PMDB, Beti Pavin elegeu a direção do partido em Colombo — município na região metropolitana de Curitiba — onde pretende disputar a prefeitura em 2012.
“Se a Executiva Estadual permitir isso e fizer vistas grossas para a infidelidade partidária da ex-parlamentar, estaremos na verdade incentivando que em outros municípios ocorra o mesmo”, defendeu o líder.
O ex-deputado Edson Strapasson já entrou em aquecimento. Ele está louco para assumir a presidência do partido colombense.

Metalúrgicos da Renault fecham maior acordo salarial do país: R$ 65 mil de PLR e 20,19% de aumento real

Os metalúrgicos da Renault do Brasil, localizada em São José dos Pinhais (PR), aprovaram em assembleia, em porta de fábrica, na tarde desta segunda-feira (29), o pacote de benefícios negociado entre Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e empresa. Os trabalhadores vão receber entre 2011, 2012 e 2013, até 20,19% de aumento real (acima da inflação) e mais R$ 61,5 mil referentes à Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e abono salarial. Além disso, a tabela de salários da empresa também terá aumento.
O acordo vai injetar R$ 343 milhões na economia paranaense nos próximos dois anos. Considerando o volume de recursos, esse é o maior acordo salarial já fechado pelos trabalhadores em toda a história das negociações salariais no Brasil, informa o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese).
O acordo sela definitivamente como tendência para os próximos anos a nova modalidade de negociação para o País, inaugurada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) na Volkswagen, em maio, de se fechar pacotões salariais com prazos mais longos e sinaliza o amadurecimento da relação entre capital e trabalho.
“Quando há bom senso, é possível fechar bons acordos, que beneficiam tanto o trabalhador, que vê sua mão-de-obra valorizada, quanto a empresa, que aumenta sua competitividade no mercado de trabalho”, comenta Sérgio Butka.

Salamuni luta por vaga na CPI

O vereador Paulo Salamuni, líder do PV na Câmara, decidiu lutar por uma vaga na CPI que vai investigar o colega João Cláudio Derosso (PSDB), acusado de cometer irregularidades em contratos de publicidade.
Salamuni diz que o partido tem direito à vaga porque conquistou três cadeiras na Câmara em 2008. De acordo com ele, a proporcionalidade tem que ser definida a partir da bancada eleita.
O PV perdeu uma cadeira em 2010 com a ida do vereador Professor Galdino para o PSDB.
Por outro lado, os partidos de oposição na Câmara esperam conquistar outras três vagas na CPI.
“Podemos emplacar de quatro a 5 membros na comissão”, diz, esperançosa, a presidenta do PT na capital, Roseli Isidoro.

Fruet não descarta o PV, mas reivindica apoios


Fruet com o coração dividido.
O ex-deputado federal Gustavo Fruet (sem partido) está realizando nesta semana as últimas conversas antes de definir em qual partido se filiará visando a disputa da prefeitura de Curitiba em 2012. Fruet vai se encontrar amanhã com o presidente do PT, deputado Enio Verri, para discutir estratégias comuns do campo político adversário ao prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição, e ao governador Beto Richa (PSDB).
Gustavo Fruet falou ao blog que está com o coração dividido entre o PDT de Wilson Picler e o PV de Rosane Ferreira.
“Também tenho que me preocupar com o tempo de TV”, disse o pré-candidato, ao defender que os partidos discutam estratégias comuns para evitar a disputa de legendas num mesmo campo político.
A preocupação de Fruet, na verdade, vai muito mais além do tempo de televisão. O PV ou o PDT, sozinhos, não lhe darão os minutos necessários para vender as propostas aos eleitores curitibanos. Precisará de uma robusta composição para fazer frente a armata de Ducci e Richa.
Gustavo Fruet quer que os dirigentes partidários do campo de Dilma Rousseff estabeleçam uma linha de comunicação articulada que desconstrua a imagem do principal oponente – o prefeito Luciano Ducci.

“Derosso não tem condições éticas de conduzir a Câmara”, diz presidenta do PT

A presidenta do PT de Curitiba, Roseli Isidoro, disse nesta segunda-feira (29) que os partidos de oposição vão pedir o afastamento do vereador João Cláudio Derosso (PSDB) da presidência da Câmara porque “ele não tem mais condições éticas de continuar no cargo”.
Segundo Roseli, de acordo com o regimento interno da Câmara, é o presidente quem indica os membros e os critérios para a proporcionalidade na CPI.
“Como Derosso vai interferir na constituição de uma comissão que vai investigá-lo?”, questiona a petista.
A dirigente informa que, caso o tucano não saia espontaneamente, os partidos vão recorrer à Justiça. O ex-vereador André Passos está advogando nesta causa para o Movimento Fora Derosso.

Rossoni economiza no cafezinho, mas torra dinheiro nas passagens aéreas


Rossoni. Charge da Gazeta do Povo.
A gestão do tucano Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, informou na semana passada que licitaria cafeteiras para economizar no cafezinho dos funcionários. No entanto, o moço gasta o “dindin” com passagens aéreas de primeira classe na viagem que faz pela Europa. A Assembleia comprou 15 cafeteiras elétricas ao custo de R$ 35,6 mil e alardeou uma economia de 35,99% aos cofres públicos.
A comitiva da Assembleia é composta por três representantes: o presidente, Valdir Rossoni (PSDB); o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB); e o diretor de Comunicação, Hudson José.
O jornal Gazeta do Povo apurou que o Legislativo fez um adiantamento de R$ 45 mil para os três cobrirem os custos de hospedagem e alimentação. Além disso, as passagens custaram R$ 47,5 mil.

Partidos querem vereador Algaci Túlio presidindo CPI


Algaci Túlio. Foto: Rodolfo Bührer/GP.
Dirigentes de partidos e entidades do movimento social fecharam questão, nesta segunda-feira (29), pela indicação do vereador Algaci Túlio (PMDB) para a presidência da CPI que investigará o vereador João Cláudio Derosso (PSDB). O peemedebista foi o autor do pedido da instalação da comissão na Câmara Municipal de Curitiba. É tradição nos legislativos (municipais, estaduais e federal) que autores de CPIs sejam presidentes ou relatores de comissões investigadoras, independente do tamanho da bancada a que pertencem.
PT, PMDB, PDT, PSC, PV, PPS, PCdoB e PPL também voltaram a exigir que Derosso se afaste da presidência da Casa até o término dos trabalhos da CPI. Caso o tucano não saia, esses partidos ingressarão na Justiça.
João Cláudio Derosso é acusado de cometer irregularidades em contratos de publicidade e praticar nepotismo na gestão dele.

Professores do Paraná estão com “fome” de greve geral


Professores cobram promessas de campanha. Foto: Aniele Nascimento/GP.
É cada vez maior entre os professores da rede pública estadual o desejo de que a APP-sindicato desencadeie uma greve geral. Não se sabe ainda se direção acompanhará os anseios da base, das escolas. Amanhã, dia 30 de agosto, 100% dos educadores do Paraná cruzam os braços porque não enxergaram até agora a concretização das promessas feitas na campanha eleitoral, em 2010, pelo governador Beto Richa (PSDB).
Dentre as principais reivindicações dos trabalhadores na educação estão: equiparação salarial de 26% com outras categorias de nível superior; contra o fechamento de turmas e a superlotação das salas de aula; adequação do plano de cargos e salário; melhoria no atendimento na saúde dos professores; pagamento da progressão atrasada; defesa da carga horária de 40 horas; contratação de profissionais já aprovados em concursos; e cumprimento do piso nacional pelo governo do Paraná.
Ano passado, na campanha eleitoral, Richa havia prometido equiparar os salários dos educadores no primeiro dia de governo.
A concentração da manifestação dos trabalhadores na educação está prevista para amanhã, às 9 horas, na Praça Santos Andrade (UFPR). De lá, os manifestantes deverão marchar até o Palácio das Araucárias (sede do governo estadual).