CHUVAS CASTIGAM OESTE E CENTRO DO ESTADO

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DA JOICE

Centro e Oeste do Paraná são as regiões mais atingidas pela chuva

A chuva já deu uma trégua no interior do Paraná, e as cidades atingidas pela tempestade de granizo da madrugada de hoje começam a contabilizar os prejuízos. Dez municípios das regiões central e oeste do Paraná foram fortemente atingidos, com 1.043 residências danificadas e quase 400 pessoas desabrigadas ou desalojadas. De acordo com o major Jaime Antônio de Souza, todas as pessoas estão sendo atendidas.
Não há dados de quantas lonas e telhas já foram distribuídas. A situação mais complicada foi na região central, com mais de mil casas danificadas. Segundo o soldado Edemilson Espíndola, o município de Reserva do Iguaçu foi fortemente atingido.
Também houve estragos em Guarapuava, Cascavel, Mangueirinha e Guaraniaçu. A chuva de granizo foi rápida, mas intensa. Em todo o estado foram mais de 6 mil pessoas afetadas. Mas, ao longo da tarde, elas conseguiram voltar pra casa. Na Grande Curitiba, a chuva chegou a dar uma trégua, mas voltou no finalzinho da tarde. Ainda segundo o major Jaime Antônio de Souza, não foram registrados estragos. Apenas uma ocorrência foi registrada na Grande Curitiba. Foi em Campina Grande do Sul, onde uma casa alagou, e uma cadeirante foi resgatada pelos bombeiros. Na região oeste, não chovia forte desde a semana passada, e a umidade do ar nos últimos dias estava relativamente baixa. Mas, por causa do choque térmico entre a frente fria e a massa de ar seco que cobria a região, houve muitos raios, principalmente em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com deslocamento à Guaratuba, no litoral. Nas rodovias do estado, também não foram registrados deslizamentos ou alagamentos de pista.

Derosso afirma que não vai deixar a Casa

Hoje o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, afirmou que não vai deixar a presidência da casa. O vereador presidiu o início da sessão e, ao final, quando foi questionado pelos jornalistas se iria se afastar, o presidente responder: “Não, claro que não”.

PMDB sonha com mais espaço nas eleições de 2012

O PMDB do Paraná quer ter o maior número de candidatos próprios nas eleições municipais do ano que vem. A orientação do partido foi dada depois de uma reunião do diretório estadual, realizada na segunda-feira à noite. A direção acredita que alianças com outras legendas têm sido feitas de forma precipitada. O líder do PMDB da Assembleia, deputado Nereu Moura, diz que o partido deve se impor, principalmente nas grandes cidades do estado.

200 mil pessoas devem passar o feriadão nas praias do PR

Há quase uma semana do ferido de Sete de Setembro e também do dia da Padroeira de Curitiba a procura por ocupações no litoral paranaense ainda é muito baixa. As praias do estado enfrentam a pior temporada dos últimos anos, principalmente por causa das chuvas que afetaram a região. Mesmo assim os comerciantes estão ansiosos e acreditam que o movimento vai melhorar. Segundo o presidente da Associação dos Bares, hotéis e restaurantes do litoral, José Carlos Chicarelli, mais de 200 mil pessoas devem visitar as praias, muitas vão fazer o chamado “bate e volta”.

Projeto que aumenta RMC tramita na Alep

O projeto de lei que aumenta o número de municípios da região metropolitana de Curitiba foi aprovado hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná e deve ser votado em plenário nos próximos dias. Atualmente, a RMC é composta por 26 municípios e mais três serão incluídos: Piên, Campo Tenente e Rio Negro.

TJ nega recurso de Derosso, que terá que entregar documentos ao PPS


O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Claudio Derosso, terá 15 dias para entregar ao PPS todos os documentos envolvendo os contratos milionários de publicidade da casa. O Tribunal de Justiça negou agora à pouco o recurso de Derosso, que tentava a qualquer custo segurar os documentos. A única coisa que mudou é que Derosso terá um prazo maior. A primeira decisão concedia apenas cinco dias para que ele entregasse a papelada.
O presidente do PPS no Paraná e líder do partido na Câmara Federal, deputado Rubens Bueno, disse que Derosso só tentou impedir judicialmente a entrega dos documentos porque quer esconder alguma informação.
 O deputado afirmou ainda que o presidente da Câmara age como se estivesse no período do coronelismo.

Previdência dos servidores do Estado vai ter mudanças

Para evitar déficits, a forma de custeio precisa ser revista, na avaliação do governo. Uma das alterações propostas é a fixação de um teto para aposentadorias aos futuros funcionários. A Paraná Previdência, que é o fundo de aposentadorias e pensões do funcionalismo estadual, deve ser remodelada nos próximos meses. Desde o final da gestão do PMDB, no ano passado, tramitam na Assembleia propostas de mudança do fundo. Com a troca de governo, uma das possibilidades cogitadas foi o aumento do percentual de cobrança, hoje em 11%. O projeto ainda aguarda votação no Legislativo. O presidente da Paraná Previdência, Jaime de Azevedo Lima, explica que a modernização do sistema é uma das preocupações do governo em razão do impacto dos pagamentos no orçamento.
Leia mais »

Alep investiga denúncias de desvios de verbas de saúde em Londrina

As denúncias de desvios de verbas da saúde em Londrina (Norte do Estado) serão investigadas também pela Assembleia Legislativa. Uma comissão especial vai fazer um pente-fino em todas as contas e convênios da área. O caso já está nas mãos do Ministério Público desde maio. A operação Antissepsia, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), levou vinte pessoas para a cadeia por suspeita de envolvimento com pagamentos de propina, uso de notas frias e outras irregularidades. O caso já rendeu denúncia criminal contra ex-funcionários da prefeitura e conselheiros municipais. O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que pediu a abertura da comissão, explica que o trabalho vai se concentrar em possíveis falhas de gestão, que facilitem desvios, e apontar sugestões de melhorias.

PPS cobra apuração de denúncias contra Paulo Bernardo

Da Gazeta do Povo
O PPS apresentou nesta terça-feira requerimento para que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República apure a conduta do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) por supostas caronas em jatos particulares. Segundo reportagem da revista Época, Bernardo viajou em avião de uma construtora que presta serviços ao governo.
“Estamos aqui na Comissão de Ética da Presidência pedindo providências para saber se isso fere o Código de Ética do Servidor Público, que normatiza o procedimento dos agentes públicos. Não podemos simplesmente assistir essa onda de denúncias e escândalos”, afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), vice-líder da minoria na Câmara, ao protocolar o requerimento.
Bernardo teria usado avião da construtora Sanches Tripoloni, contratada para obras no PAC. Em nota publicada em 22 de agosto o ministro diz que “jamais” solicitou ou lhe foi oferecido “qualquer meio de transporte privado em troca de vantagem na administração pública federal”.
Além do requerimento, o partido entregou à comissão imagens que mostrariam Paulo Bernardo usando um avião de pequeno porte durante lançamento de programa do governo no Paraná, em dezembro de 2009.
“Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), disponível no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é particular e pertence a Roque Veviurka, dono da Bravex, empresa ligada ao agronegócio e à construção de imóveis de luxo”, diz o requerimento. “Em cima de um palanque em que se destacava uma faixa de boas-vindas, Bernardo (…) imprimiu tom de campanha a seu discurso”.
A expectativa de Jordy é que a comissão, presidida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence se pronuncie dentro de 30 dias – como as reuniões são mensais, qualquer decisão só seria informada em outubro. “Estamos falando de dois episódios, não de um caso isolado. Em função dessa reincidência é que estamos pedindo essas providências”, justificou Jordy.
Entre as possíveis sanções ao ministro estão advertência, censura e sugestão de exoneração.

Em dia de protesto, professores ganham reajuste salarial

Professores da rede estadual de ensino estão na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação do projeto de equiparação salarial da categoria. Eles vão receber um reajuste de 3%, retroativo a julho, e mais 2,83%, a partir de outubro. A proposta do governo do estado será votada na sessão de hoje. Em todo o Paraná, professores fazem 24h de mobilização para reivindicar melhores condições de trabalho, e relembrar o dia 30 de agosto de 1988, quando a cavalaria do governo impediu uma manifestação de professores.

Claudia Queiroz não vai depor no Conselho de Ética

PR intensifica fiscalização no comércio de cigarros

A fiscalização da venda e do consumo de cigarros vai ser intensificada nas proximidades das escolas do Paraná. A secretaria estadual de saúde firmou uma parceria com o Batalhão de Patrulha Escolar e vai distribuir aos adolescentes materiais educativos sobre os perigos do tabagismo. Os comerciantes também vão ser abordados e orientados a não venderem cigarros para menores de 18 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% dos fumantes experimentam antes dos 19 anos. A coordenadora do programa de controle do tabagismo da secretaria estadual, Iludia Rosalinski, explica que é preciso alertar os jovens sobre os perigos do fumo, já que eles são os principais alvos da indústria do cigarro.


Justiça condena envolvidos no golpe do CIAP de Londrina

O diretor da faculdade Inesul e coordenador do Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP), de Londrina, Dinocarme Aparecido Lima e mais 13 pessoas foram condenadas pela justiça federal. Eles são acusados pelo Ministério Público Federal, por peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A decisão é do juiz federal Sergio Fernando Moro da 2ª Vara Criminal de Curitiba. Na decisão o juiz conclui que o CIAP, por ser uma OSCIP – organização da Sociedade Civil de Interesse Público e não poder ter fins lucrativos, apropriou-se e lavou recursos públicos federais recebidos para execução de programas públicos de saúde e de educação no Paraná, Maranhão e Rio de Janeiro. Ao todo, o peculato e a lavagem de dinheiro somam mais de R$ 28 milhões de reais entre janeiro de 2003 e abril de 2010. A investigação foi realizada pela Polícia Federal, com participação da Controladoria Geral da União e da Receita Federal, e provou que eram sacados cerca de R$ 150 mil por mês da conta do CIAP, desviados para o dirigente da entidade, Dinocarme Aparecido Lima. A sentença decretou o confisco de bens, avaliados em mais de R$ 20 milhões. As penas fixadas variam entre cinco e 17 anos. Segundo o que foi apurado pela Policia Federal a partir de março 2008, o esquema desviou mais de R$ 300 milhões de reais nos últimos cinco anos.

Professores realizam manifestação e aulas são suspensas nas escolas públicas

Mais de noventa mil pessoas que trabalham na área de educação no Paraná estão paralisados hoje em todo o Estado. Essa é a estimativa do Sindicato dos Educadores do Paraná. Professores, educadores e funcionários reivindicam aumento e salários e melhores condições de trabalho. A paralisação já é realizada há vinte e dois anos e relembra o dia 30 de agosto de 1988 quando um grupo de mais de 150 professores foi recebido pela Polícia Militar com cavalaria, cães e bombas de efeito moral. Várias pessoas ficaram feridas no episódio e desde então a data ficou marcada na história dos professores do Estado como um símbolo de luta. Para um dos representantes do Sindicato dos Educadores do Paraná, Luis Carlos Paixão da Rocha, a data é considerada de luto e de luta.

TC aprova mais uma vez as contas de Requião

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná votaram na manhã desta terça-feira o parecer sobre as contas estaduais de 2010 do governo Requião e Pessuti. Por quatro a dois as contas foram aprovadas. O Ministério Público havia apontado seis irregularidades e recomendou a desaprovação. Os problemas são: O não repasse de três bilhões reais para a Paraná Previdência, descontrole com dívidas judiciais, falta de transparência, não aplicação de no mínimo doze por cento da receita em saúde, falta de repasses a fundos especiais e uso de créditos especiais ilimitados. O Ministério Público apontou também a existência de oito ressalvas às contas de 2010. Elas são relacionadas a problemas técnicos como a falta de efetividade na cobrança de dívidas, o excesso de cargos comissionados e temporários, falta de documentos e a falta de estudos prévios para abrir mão de receita gerada a partir de mudanças do ICMS. O conselheiro e relator Artagão de Matos Leão disse que as contas deveriam ser aprovadas com ressalvas e afirmou que o ano de 2010 foi um ano atípico por conta das eleições e pela troca de mandato entre Requião e Pessuti. Já o procurador Laerzio Chiesorin disse que as contas não poderiam ser aprovadas porque o governo não cumpriu com todas as obrigações legais. Depois quem pediu a palavra foi o conselheiro Ivan Bonilha. Fez uma análise crítica sobre a situação do estado passando pela saúde e segurança pública. Bonilha e Heinz Herwig votaram contra a aprovação das contas. Os demais conselheiros, Nestor Batista, Hermas Brandão, Caio Soares e o relator Artagão de Matos Leão votam pela aprovação.

B.O eletrônico entra em operação esta semana


A cada 10 vítimas de violência no estado, três deixam de registrar o crime. Esses dados, que são da secretaria de estado de segurança pública, podem mudar a partir desta semana, quando entra em operação um novo sistema de registro: o B.O eletrônico. Com ele, será possível registrar ocorrências por computadores ou smart-phones, e enviar essas informações aos distritos. De acordo com o titular da divisão de tecnologia de informação e comunicação da Polícia Civil, delegado Eduardo Castella, a mobilidade é o ponto forte do sistema, que deve garantir mais comodidade à população.


60 detentos tentam fazer motim em Ponta Grossa

Mais de sessenta detentos iniciaram um motim no começo da noite de ontem no minipresídio de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, mas foram controlados pela polícia. Eles queimaram colchões e abriram buracos na parede de cinco celas. De acordo com o delegado adjunto do décimo terceiro distrito policial, Leonardo Carneiro, pouco antes da ameaça de motim os presos tiveram uma fuga impedida pelos agentes, e isso teria motivado a revolta.

Derosso pede informações sobre viagens de Renata Bueno

O presidente da Câmara municipal de Curitiba, João Claudio Derosso, protocolou ontem na casa um pedido de informações à vereadora Renata Bueno sobre gastos com viagens. Derosso quer saber quantas viagens a vereadora realizou com dinheiro da Câmara, quais os destinos nacionais e internacionais visitados, qual o motivo das viagens e também quais foram os acompanhantes e se as despesas deles foram pagas com dinheiro público. A justificativa do presidente da casa é esclarecer dúvidas dos demais vereadores.

Ex-funcionário da Alep é preso por desvio de verbas

 Está preso no centro de triagem II em Piraquara o ex-funcionário da assembléia legislativa Afonso Marins de Oliveira, acusado de ter participado do esquema de desvio de dinheiro na casa no ano passado. Ele confessou ter facilitado a nomeação de laranjas para cargos no legislativo. Ontem ele se entregou à justiça, e prestou depoimento no Ministério Público do Paraná. Na conversa com os promotores, Oliveira admitiu que forneceu documentos de pelo menos 12 familiares para que fossem abertas contas falsas, em cargos comissionados nos gabinetes administrativos da ALEP. De acordo com o promotor Denílson Soares de Almeida, o acusado contou que o responsável por movimentar essas contas era o ex-diretor da assembléia, Abib Miguel, o Bibinho. E era para Bibinho que Oliveira trabalhava, em uma imobiliária no centro de Curitiba.

Paranaenses diversificam negócios e investem em Miami

Da Mirian Gasparin
Os paranaenses de classe média alta estão diversificando seus investimentos e apostando na compra de imóveis em Miami. Aliás esta é uma prática que vem sendo utilizada por muitos brasileiros desde a crise do subprime nos Estados Unidos. Eu conversei há pouco com o proprietário de uma imobiliária em Miami e sócio da Apolar Imóveis para negócios internacional, Ramy Copernik, e ele me informou que nos últimos três meses, três paranaenses compraram apartamentos em Miami. Hoje ele está retornando aos Estados Unidos com mais dez negócios encaminhados

Governo faz parceria com a UFPR para prevenir desastres

Articular ações para prevenir a ocorrência de desastres naturais no Paraná. Esse é o objetivo de uma parceria realizada entre o governo do estado e a Universidade Federal do Paraná. Eles assinaram ontem um termo de cooperação técnica para integrar atividades da defesa civil estadual e do Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR, o Cenacid. A ideia é minimizar os riscos dessas ocorrências e auxiliar na recuperação de áreas afetadas.  O projeto prevê a criação de um sistema de gerenciamento de riscos ambientais, com mecanismos de alerta e alarme. Também está prevista a capacitação de profissionais para atuar na prevenção e no atendimento a desastres. O governador em exercício, Flávio Arns, explica como será feito o sistema de gerenciamento.
O reitor da UFPR, Zaki Ákel Sobrinho, afirmou que os sensores para fazer o monitoramento por satélite já começaram a ser instalados e destacou a importância do Cenacid.  
De acordo com a defesa civil estadual, cento e sessenta e nove municípios paranaenses registraram desastres no ano passado. Os prejuízos foram estimados em quatrocentos e trinta e três milhões de reais.

Operação contra o crime organizado prende 14 pessoas em Curitiba


Catorze pessoas foram presas e sessenta e dois mandados de busca e apreensão são cumpridos hoje em uma operação contra o crime organizado que é realizada desde a madrugada nos bairros Sítio Cercado, Pinheirinho e Ganchinho.
 A ação, batizada de Operação Avalanche, conta com o apoio da Polícia Civil, Militar e da Guarda Municipal. Também foram apreendidos um carro, uma moto, armas, drogas e produtos piratas. As investigações começaram há dois meses. Mais detalhes da operação devem ser divulgados hoje (terça) à tarde pela secretaria estadual de segurança pública.

Polícia realiza operação contra tráfico no noroeste

A Polícia Civil realiza desde a madrugada de ontem uma mega operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas. A Polícia Civil não confirma, mas pelos menos 30 pessoas teriam sido presas. Os mandados de prisão e busca e apreensão se concentram em Paranavaí e em outros nove municípios da região noroeste. A quadrilha também seria responsável por roubos em diversas cidades do estado. Até o momento uma grande quantidade de drogas, alguns veículos e armas foram apreendidos. Ao todo, mais de 200 policiais participam da operação, que deve durante o dia de hoje. O resultado do trabalho só vai ser divulgado após o término da operação.

99% querem a corrupção no rol dos crimes hediondos


Do Josias de Souza
Em enquete realizada por meio da internet, o DataSenado pergunta:
“Você é a favor ou contra o projeto que inclui os atos de corrupção na Lei dos Crimes Hediondos, que aplica punições mais severas aos condenados?”
Iniciada na semana passada, a sondagem já havia recolhido a manifestação de 71.775 pessoas até as 5h55 da madrugada desta terça (30).
O resultado parcial é acachapante: 99,01% a favor do projeto. Contra, escassos 0,9%.
De autoria do senador e ex-procurador da República Pedro Taques (PDT-MT), a proposta corre na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

De cada 100 processos, 30 foram concluídos em 2010, diz estudo

Do G1
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que, ao longo do ano passado, de cada cem processos novos e pendentes que tramitam no Judiciário, 30 deles foram finalizados. Essa taxa de congestionamento de ações judiciais subiu de 67%, em 2009, para 70% registrados no ano passado.
O relatório “Justiça em Números 2010”, feito com base em informações enviadas por tribunais de todo o país, foi divulgado nesta segunda-feira (29).
De acordo com o presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, esses dados serão usados para analisar os entraves à eficiência da Justiça brasileira.
“Não posso dizer de imediato se isso significou ou não alguma coisa menos relevante ou mais relevante. Todo mundo sabe que esses números não deixam nenhuma dúvida de que há um deficit muito grande em relação às demandas da sociedade e a capacidade do Judiciário de responder. É preciso ir a cada causa em si que tem de ser verificada agora a partir dos números. Os números, na verdade, são uma coisa preocupante. É com base neles que o Judiciário vai tentar saber o que é que está acontecendo”, disse Peluso. 

MP pede desaprovação das contas de Requião e Pessuti

Da Gazeta do Povo
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPjTC) recomendou a desaprovação das contas de 2010 do governo do Paraná, quando o estado foi administrado por Roberto Requião e Orlando Pessuti, ambos do PMDB. Foram apontadas seis irregularidades na gestão do estado: falta de transparência; descontrole com os precatórios (dívidas judiciais); não aplicação do mínimo de 12% da receita em saúde; falta de repasses a fundos especiais; déficit de R$ 3 bilhões com a Paranaprevidência; e uso de créditos especiais ilimitados (veja detalhes no quadro ao lado).
As contas do estado do ano passado serão julgadas hoje de manhã pelo Tribunal de Contas (TC). Artagão de Mattos Leão – um dos sete conselheiros com direito a voto – irá apresentar seu relatório sobre a gestão orçamentária do governo, que depois será votado pelos colegas. O parecer dele foi produzido a partir da manifestação do próprio MPjTC e da Diretoria de Contas Estaduais (DCE) do tribunal. Mattos de Leão foi indicado para o cargo pelo próprio Requião no início da década de 90. Caso as contas sejam reprovadas, Pessuti e Requião podem sofrer várias punições incluindo a perda do direito de se candidatar em eleições.
Mas, se TC mantiver a tradição, os conselheiros devem aprovar as contas de 2010, apesar das irregularidades apontadas pelo MP. O orçamento de 2008, por exemplo, foi aprovado mesmo com a indicação de problemas “crônicos” na gestão estadual. Vários deles, aliás, são os mesmos apontados pelo MP em relação a 2010. 

Registro do PSD é impugnado pelo TRE

O registro do Partido Social Democrático, o PSD, no Paraná foi impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Dois partidos entraram com pedidos para pedir a impugnação. A direção nacional do PTB alega que a sigla já existiu e por isso não poderia ser criada. O DEM questiona as assinaturas colhidas para a criação do PSD. As legendas entraram com o mesmo pedido em outros estados. Ao contrário do Paraná, em Goiás e Santa Catarina as impugnações não foram aceitas. O Ministério Público Eleitoral também fez a solicitação para a investigação das assinaturas.

Vereadores aprovam nova proposta de isenção de IPTU

Por unanimidade, os vereadores aprovaram hoje um projeto encaminhado pelo prefeito Luciano Ducci à Câmara Municipal que isenta a cobrança do IPTU sobre áreas de ocupação irregular que estão em negociação com a Cohab. O vereador Jair Cezar, do PSBD, explicou a necessidade da lei.
De acordo com o vereador Paulo Frote, que defendeu o projeto em sessão plenária, são cerca de 350 áreas que vão ser regularizadas. O vereador disse ainda que são cerca de 50 famílias por lote. Jair Cezar destacou o que ele chamou de “importância social do projeto”. O projeto ainda precisa ser aprovado em segunda votação para seguir para assinatura do prefeito.

Votação de projeto para a instalação de câmeras em ônibus é adiada

Foi adiada por cinco sessões a votação do projeto de lei que prevê a instalação de Câmeras de Segurança em todos os ônibus, terminais e tubos do transporte coletivo de Curitiba. O autor do projeto é o vereador Juliano Borgheti, do PP. Ele afirmou que a medida de segurança vai coibir a ação dos bandidos.
O vereador acredita que as câmeras vão impedir também atos de vandalismo, como pichações no interior dos veículos, depredação de ônibus por causa de brigas de torcedores, entre outros. Borgheti foi questionado sobre os valores para implantação do sistema. Ele disse que os cálculos estão sendo feitos, mas que é necessário pensar no monitoramento para preservação da vida. Citou ainda cidades que já implantaram o sistema, como São Paulo e Brasília. O projeto já foi aprovado pelos vereadores em primeira votação. A segunda está marcada para segunda-feira depois do feriado de 07 de setembro. Se aprovado, o projeto segue para sanção do prefeito Luciano Ducci.