PAULO MELO CORUJA NEWS
-
DF: trabalhadores discutem o SUS
Trabalhadores em saúde do Distrito Federal se reúnem a partir de amanhã (31) até sexta (2), na 8ª Conferência de Saúde Distrito Federal, para analisar as principais dificuldades e discutir soluções para o Sistema Único de Saúde. Está prevista para o evento a participação de 372 delegados das Regionais de Saúde das cidades satélites do DF, que deverão discutir temas e criar propostas que poderão ser encaminhados a uma plenária e incluídas no Regimento Interno da Conferência de Saúde.
-
Pizza gigante na Câmara: deputados da base governista salvam Jaqueline
Foram os deputados da base governista quem salvaram o mandato de Jaqueline Roriz na noite desta terça (26), por 265 votos a 166. DEM, PSDB, PPS e PSOL, da oposição, fecharam acordos pela cassação, mas os grandes partidos da base governista, entre eles PT, PMDB e PSB liberaram seus deputados na votação secreta. Jaqueline saiu sorridente do plenário, e desde o início se mostrava confiante. O pai, Joaquim Roriz, ex-governador e ex-senador, passou o fim de semana ao telefone ligando para líderes, amigos deputados e presidentes de partido, estratégia que deu certo. O que pesou também a favor de Jaqueline foi o medo dos parlamentares de seu caso, se fosse cassada, abrir precedente perigoso para a turma: a cassação por atos cometidos antes do mandato.
-
Oposição quer investigação de Gleisi
O PSDB protocolou nesta terça (30) na Procuradoria-Geral da República uma representação pedindo a investigação da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), para apurar a indenização de R$ 41 mil que ela recebeu de Itaipu Binacional, quando deixou a empresa para ser candidata, em 2006. O texto, assinado pelo senador do PSDB Aloysio Nunes (SP), e pelo líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), pede abertura de inquérito civil e criminal para investigar os crimes de peculato e improbidade administrativa. Porém, a ministra se declara disposta a devolver o dinheiro, se o Ministério Público entender que houve prejuízo aos cofres públicos.
-
Câmara mantém mandato de deputada que recebeu dinheiro sujo de Durval
A Câmara dos Deputados decidiu manter o mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que aparece em vídeo recebendo dinheir sujo das mãos de Durval Barbosa, o operador e delator do esquema de corrupção no governo do DF. Para cassar o mandato, a Câmara seriam necessários os votos de 265 deputados, mas apenas 166 aprovaram o relatório do deputado que recomendou a cassação. Do total de votantes, vinte se abstiveram. A votação foi secreta. Prevaleceu o argumento da defesa, segundo o qual um parlamentar não pode ser acusado de quebra de decoro por ato praticado antes do exercicio do seu mandato.
-
Senado aprova projeto que cria medidas de reaproveitamento de água
A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou nesta terça (30) o projeto de Lei PLS 411/2011, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que é conhecido como "Água Cinza”. O texto é constituído de medidas para o reaproveitamento de água corrente de torneiras de residências e comércio para reutilização em jardinagem, lavagens e reservatórios. O projeto segue agora para apreciação na Câmara.