ESTRAGOS COM O FURACÃO YRENE

PAULO MELO CORUJA NEWS

Sobe para 14 o número de mortes ligadas ao Irene nos EUA

Já chega a 14 o total de vítimas fatais relacionadas à passagem do furacão Irene pela costa lese dos Estados Unidos, segundo informaram os serviços de emergência neste domingo. O fenômeno provocou 14 mortes em cinco estados americanos - seis pessoas morreram na Carolina do Norte, três na Virginia, duas em Nova Jersey e uma em Connecticut, Flórida e Maryland. As vítimas faleceram em acidentes de trânsito, por ataque cardíaco ou em quedas de árvores, incluindo um menino de 11 anos atingido por uma árvore dentro de casa na Carolina do Norte.

Irene tocou o solo americano na manhã de sábado, com ventos de 140 km/h e classificado como furacão de categoria 1. Durante o dia, ele manteve seu curso ao norte pelo leste americano, e, nas primeiras horas de hoje, já havia chegado a Nova York. Milhares de pessoas abanadonaram suas casas, deixando as ruas da cidade da vazias.
Ainda neste domingo, o presidente americano, Barack Obama, oficializou estado de emergência no litoral oeste do país, abrindo espaço para o socorro às vítimas do furacão. Além das mortes, o Irene já deixou mais de três milhões de pessoas sem eletricidade e provocou séries de interrupções no tráfego aéreo americano da região.
A zona leste americana, que abrange as metrópoles de Nova York, Washington e Boston, é uma das mais populosas do mundo, com 65 milhões de habitantes. Ainda na sexta-feira os Estados Unidos deram início a uma evacuação inédita de mais de 300 mil pessoas.
Com informações da AFP