COMISSÃO PROCESSANTE NÃO FOI VOTADA NA CÂMARA

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Comissão processante não é votada na Câmara

O pedido de instalação de uma comissão processante e do afastamento do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, não foi votado hoje durante sessão. De acordo com o primeiro vice presidente da casa, vereador Sabino Pícolo, ele não foi notificado sobre a decisão judicial. Na semana passada, a vereadora Renata Bueno conseguiu uma liminar na justiça que obriga os vereadores a votarem o pedido da processante imediatamente. Como a decisão saiu na quinta-feira, a primeira oportunidade seria hoje. A votação deve ocorrer amanhã, isso se a mesa diretiva for notificada. A vereadora que propôs a processante, Renata Bueno, não vai participar da votação. Isso porque ela está em viagem na Itália e só retorna depois do dia 15 de setembro.

Sicride auxilia as buscas de bebê sequestrado

O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas do Paraná, o Sicride, vai ajudar nas buscas do bebê de dois meses que foi seqüestrado na última sexta-feira, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.
A polícia trabalha com um retrato falado da seqüestradora e informações anônimas que chegam à delegacia. A criança foi roubada por uma mulher dentro de uma loja de roupas, enquanto a mãe do pequeno, Roseli Ferreira de Lara, estava dentro do provador.
A seqüestradora se ofereceu para segurar o bebê enquanto a mãe experimentava algumas roupas. Segundo a delegada do Sicride, Ana Cláudia Machado, o bebê apresenta uma característica incomum, o de ser ruivo, o que pode ajudar na localização. 

60 patrulhas rodoviárias entram em operação até o fim do ano

Cada uma delas conta com trator, retroescavadeira e caminhão. O anúncio foi feito hoje pelo Governador Beto Richa (PSDB). As novas patrulhas vão ser utilizadas na abertura e recuperação de
estradas rurais. Richa também afirmou que vai enviar à Assembléia Legislativa, o projeto de lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária, que vai ser responsável pela certificação sanitária da produção do Paraná. O objetivo do governo é que a estrutura esteja definida ainda neste ano.

Desfile de 7 de Setembro vai complicar o trânsito

O desfile de 7 de setembro programado pelo Governo do Paraná e Forças Armadas para a próxima quarta-feira deve complicar o trânsito na região do Centro Cívico.  A comemoração dos 191 anos da Independência do Brasil vai reunir cerca de 6.800 pessoas, entre civis e militares na Avenida Cândido de Abreu, entre 9h e 12h. A solenidade começa às 8h15, quando o governador Beto Richa passa em revista as tropas, acompanhado do general Williams José Soares, comandante da 5ª Região Militar do Exército. Em seguida, acontece o desfile cívico, com a apresentação de cerca de duas mil pessoas de 34 instituições, como escolas estaduais, municipais e grupos de escoteiros.
A segunda etapa da cerimônia será o desfile militar promovido pelas Forças Armadas. Serão quatro mil soldados da Marinha, Aeronáutica e Exército, com 25 blindados e 20 viaturas. A Polícia Militar irá desfilar com um efetivo de aproximadamente 800 soldados, incluindo bombeiros, policiais e integrantes do Colégio Militar do Paraná. A parada contará ainda com 90 viaturas e o sobrevôo de duas aeronaves da corporação.

Delegacia online registra mais de 200 ocorrências por dia

A Delegacia Eletrônica da Policia Civil do Paraná começou a funcionar no dia primeiro deste mês e já registra mais de duzentas ocorrências por dia. Os registros on-line são analisados por policiais, que os direcionam para as delegacias responsáveis para dar início às investigações. Para o delegado Eduardo Castela, responsável pela delegacia, a grande procura demonstra a necessidade e importância do serviço

Leia mais »

Homem que se passava por pintor para assaltar casas é preso

Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos prenderam um homem considerado o líder de uma quadrilha que assaltava residências. Segundo a policia, ele usava documentos falsos, se passava por pintor e oferecia os serviços a preços baixos para conseguir entrar na residência. Foi dessa forma que a quadrilha agiu na casa de um advogado criminalista em Curitiba, como explica o delegado Guilherme Rangel da Delegacia de Furtos e roubos

Alep e Câmaras do estado podem perder verbas para propaganda

A Assembleia Legislativa do Paraná e as Câmaras Municipais de todo o estado podem ser proibidas de destinar verbas para publicidade. Uma proposta de emenda constitucional (PEC) sobre o tema foi apresentada pelo deputado Mauro Moraes (PSDB). O parlamentar precisa colher a assinatura de 18 dos 54 deputados para que seja formada uma comissão que vai analisar a PEC. Moraes reconhece que o assunto é polêmico, já que muitos deputados destinam parte das verbas de gabinete que têm direito para a propaganda em jornais, rádios e televisões. No entanto, ele disse que espera ter o apoio dos colegas.

Pedido de aumento no número de integrantes da CPI é negado

O pedido para o aumento do número de integrantes na CPI não foi aceito pela maioria dos vereadores. Apenas os cinco da oposição (PT, PMDB) e Paulo Salamuni (PV) votaram a favor do pedido. Um requerimento foi feito pelo vereador Algaci Túlio (PMDB), líder da oposição na casa, com o objetivo de aumentar para 11 o número de integrantes na CPI, que hoje é composta por 9 vereadores.

PT procura alianças para 2012

O PT está aberto para fazer coligações com todos os partidos nas eleições municipais do ano que vem, exceto o PSDB, PPS, e o DEM. O partido teve uma reunião em Brasília no fim de semana para discutir o posicionamento que vai adotar em 2012. Em Curitiba, o PT tem intenção de lançar candidatura própria. Os nomes que já foram levantados são do deputado Tadeu Veneri e do vereador Pedro Paulo.

Semana curta na Alep

Os deputados estaduais terão uma semana de trabalho mais curta por causa do feriado. Na quarta-feira não haverá sessão plenária. A  sessão de amanhã foi adiantada para o período da manhã. Com isso os deputados entram em folga desde a terça-feira à tarde até a segunda-feira da semana que vem.
Hoje a sessão plenária durou menos de uma hora. Na pauta de votação não havia projetos polêmicos.

TRE faz plantão no feriado

O TRE vai realizar plantão neste feriado para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores curitibanos. A central de atendimento ao eleitor vai funcionar normalmente na quarta e quinta-feira, das 9 da manhã às 6 horas da tarde. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, pois no ano que vem a identificação na hora do voto vai ser feita pela impressão digital. Para realizar o cadastramento, o eleitor precisa levar um documento de identidade com foto, um comprovante de endereço e o antigo título de eleitor. Até o final do mês passado, mais de 458 mil curitibanos haviam realizado o cadastramento, o que corresponde a 35% do eleitorado de Curitiba.

Oposição fica insatisfeita com resultado de parecer contra Derosso

A bancada de oposição da câmara e representantes de diversos movimentos sociais foram até a sala das comissões da casa para acompanhar a votação do relatório que suspendeu o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso. O vereador Algaci Tulio (PMDB), líder da oposição na casa, não ficou satisfeito com o resultado e citou o parecer da vereadora Noemia Rocha.


Pastor Valdemir suspende a sessão para ir ao banheiro

Durante a votação que definiu a suspensão por até noventa dias do presidente da Câmara Municipal, o vereador Pastor Valdemir Soares (PRB) pediu a suspensão da sessão por quinze minutos. Ele alegou que teria um novo documento para analisar e causou polêmica entre os demais vereadores. Após o término da sessão, o vereador disse que na verdade pediu a suspensão para poder ir ao banheiro.

Acusados de invadir cemitério vão responder por depredação do patrimônio

Os acusados de invadirem o cemitério municipal de Curitiba na madrugada de domingo vão responder por dano qualificado e depredação do patrimônio público. As onze pessoas que foram presas e os nove menores apreendidos já foram liberados. De acordo com a guarda municipal, um grupo de oitenta pessoas entre 18 e 35 anos entrou no cemitério por volta das quatro horas da manhã para promover uma festa gótica. Eles estavam alcoolizados e quebraram vasos, enfeites e estátuas, como conta o diretor da guarda, Odgar Nunes Cardoso.

Presidente do Conselho de Ética da Câmara Olho no Olho

O presidente do Conselho de Ética da Câmara de Curitiba, Francisco Garcez (PSDB), admitiu em entrevista a Joice Hasselmann, no Olho no Olho desta segunda-feira, que recebeu dinheiro da câmara para o jornal de bairro Folha do Boqueirão, que ele tem há 18 anos. A publicação recebeu 3,5 mil reais por mês, durante um período de sete meses. O vereador defendeu o jornal.
Ele disse que a verba foi aplicada para publicar matérias de divulgação da câmara.
Ele teve também o jornal do Bacacheri, mas não está mais no nome dele.
Garcez afirmou ainda que boa parte dos vereadores não sabia que o volume de recursos gastos com a publicidade da casa era tão grande. Garcez disse que não sabe como será o futuro dele na Câmara, após a crise aberta com as denúncias contra o presidente João Cláudio Derosso (PSDB). A mulher do presidente é dona de uma empresa que tem contratos de 30 milhões para fazer a publicidade da Câmara. Ela era funcionária quando venceu a licitação. 

Derosso vai ser afastado do cargo

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, vai ter o mandado suspenso por até noventa dias.  A decisão foi tomada no começo da tarde de hoje (5) pelos vereadores do conselho de ética da casa. Foram três votos pela suspensão temporária e dois votos pela cassação do mandato. Votaram pela suspensão o relator Jorge Yamawaki (PSDB) e os vereadores Pastor Valdemir Soares (PRB) e Zezinho do Sabará (PSB). A vereadora Noemia Rocha (PMDB) votou pela cassação do mandato de Derosso. O presidente do conselho de ética, Francisco Garcez (PSDB), mesmo sendo do mesmo partido do presidente da casa, também votou pela cassação de Derosso.

Dois ônibus foram assaltados ao mesmo tempo em Campo Mourão

 Dois ônibus foram assaltados simultaneamente ontem à noite em Campo Mourão, região Central do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, oito ladrões armados utilizaram um caminhão roubado para bloquear um trecho entre as BRs 369 e 487. As vítimas, que saíram de Cascavel com direção à São Paulo foram levadas para uma área rural onde foram trancadas no bagageiro dos veículos. Os criminosos levaram dinheiro e objetos pessoais. Até o momento ninguém foi preso.

Receita Federal e PF realizam operação de combate ao contrabando

A Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal realizou nesta manhã uma operação contra o contrabando e descaminho em lojas do Centro de Curitiba. Três estabelecimentos foram fiscalizados, na rua XV de Novembro, após denúncias recebidas. Vários produtos foram apreendidos e encaminhados ao depósito da Receita em Curitiba. Setenta e cinco agentes participaram da operação, entre servidores da Receita Federal e policiais federais. Mais detalhes e o resultado da operação serão divulgados hoje à tarde.

Polícia Federal cria email para denúncias

Mudanças no ICS podem gerar protestos dos servidores

Um pacote de mudanças no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) proposto pela Prefeitura de Curitiba deve motivar novos protestos por parte dos servidores municipais. Eles não aceitam algumas cláusulas do novo modelo de regulamento, entre elas a que dá passe livre para o executivo fazer reajustes nas tarifas pagas pelos funcionários. De acordo com a diretora jurídica do sindicato dos servidores, Irene Rodrigues, a gestão do órgão continua centralizada, e ouve pouco os trabalhadores.

Polícia procura bebê raptado em Almirante Tamandaré

Retrato falado
Pode ter sido levado para outro estado o bebê de dois meses de idade raptado na última sexta-feira em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Essa é uma das linhas de investigação da polícia civil, que continua as buscas pela criança. Ela foi levada por uma mulher dentro de uma loja de roupas, enquanto a mãe do pequeno, Roseli Ferreira de Lara, estava dentro do provador. A seqüestradora se ofereceu para segurar o bebê enquanto a mãe experimentava algumas roupas. De acordo com o superintendente Jobe de Freitas, a seqüestradora se aproximou da família alegando precisar dos serviços do pai do bebê, que é pedreiro.

4 mil carros não vão ser produzidos pela Volkswagen nesta semana

4 mil carros vão deixar de ser produzidos na fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais nessa semana. O motivo é a falta de espaço no pátio da empresa, o que obrigou a direção a fazer um acordo com os funcionários. De acordo com um dos diretores do sindicato dos metalúrgicos de Curitiba e região, Jamil Dávilla, são mais de 10 mil carros que estão parados na montadora.
Leia mais »

Comércio já pensa no Natal

As empresas de varejo já começam a contratar funcionários temporários, de olho no movimento para o Natal. Em média, as equipes nas lojas de Curitiba devem aumentar entre 15 e 20% para dar conta do atendimento aos clientes. A avaliação é do coordenador da Câmara de Confecções da Associação Comercial do Paraná (ACP), Rui Carlos Machado de Souza. Ele diz que qualificação é fundamental, e está difícil encontrar pessoal especializado.

Academias vão passar por inspeção sanitária


As academias de ginástica de Curitiba vão passar por uma nova inspeção sanitária. O objetivo é tornar esses locais mais seguros e eficientes para os alunos e os profissionais. As vistorias serão feitas pela secretaria municipal de saúde. O roteiro das novas determinações foi definido em uma audiência pública realizada na semana passada por representantes da área. Todas as academias cadastradas no Centro de Saúde Ambiental vão receber uma lista de requisitos a serem cumpridos, desde o setor da administração até o comércio de suplementos alimentares. É o que explica a responsável pela vigilância sanitária de serviços do município, Lucinéia Lino.

Presidente do conselho defende relatório


Francisco Garcez defendeu o relatório elaborado pelo vereador Jorge Iamawake. Segundo ele, “nunca na história da Câmara houve uma investigação tão profunda como esta.” O presidente do Conselho de Ética afirmou também que “a oposição tentou me desqualificar, mas estamos propondo mais do que a oposição.
 A vereadora Renata Bueno pediu apenas o afastamento de Derosso da presidência da Câmara, e o relatório propõe o afastamento delta também do mandato. “Eu espero, sinceramente, que a justiça seja feita. Gostei do relatório, não em todos os pontos, mas achei satisfatório.” – afirmou.
 “Pode não ser suficiente talvez, mas garante que o trabalho da CPI possa correr tranquilamente e que a justiça também se pronucie sobre o caso.”

Governador anuncia Valor Bruto da Produção de 2010 em Toledo


Um bilhão de reais. Esse foi o Valor Bruto da Produção de 2010, anunciado nesta manhã, em Toledo (região Oeste), pelo governador Beto Richa, do PSDB. O chamado valor bruto de produção representa uma estimativa da geração de renda do meio rural. O anúncio foi feito em Toledo porque o município apresentou o maior faturamento da produção agropecuária no ano passado, cerca de 2% do valor bruto do Estado. O governador destacou a importância da região.

Ministro dos Transportes demite seis servidores do Dnit

Seis servidores do DNIT, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, foram demitidos pelo ministro Paulo Sérgio Passos. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, esses funcionários responderam processos administrativos por infrações funcionais que envolvem irregularidades em contratos para obras no Paraná.

Relacionamento “é estranho”, admite Garcez


O presidente do Conselho de Ética, Francisco Garcez evitou falar sobre o relacionamento entre o presidente da casa, João Cláudio Derosso, e Cláudia Queiroz, ex-funcionária comissionada da câmara e dona da empresa Oficina da Notícia, com quem a Câmara assinou um contrato de R$ 30 milhões para a publicidade da casa.
Mas depois de ser repetidamente questionado por Joice Hasselmann, Garcez admitiu que o caso “é estranho”.

Para Garcez, a CPI é limitadíssima


O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Francisco Garcez afirma que as CPIs da Câmara de Vereadores “tem abrangência maior que o Conselho de Ética, mas a CPI é limitadíssima em comparação com as realizadas no Congresso Nacional.”
 Garcez complementou: “Eu creio na CPI, mas ela não vai resolver todos os males e as mazelas.
Eu já estou me preparando para colaborar com a CPI.”