PESSUTY NA ASSEMBLÉIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
 FÁBIO CAMPANA

PSDB passa a absorver o que cai da mudança do PMDB


Acontece com o PSDB, neste momento, o que sucede com todos os partidos que chegam ao poder nesta área chuvosa do planeta. Imediatamente passa a ser assediado pela turma da farofa que não aguenta ficar longe do erário, distante das benesses, e só se realizam sob o pendão governista.
A última adesão é da ex-prefeita, ex-deputada não eleita, ex-tiete de Requião, Bete Pavin, de Colombo, que trabalhou intensamente para Osmar Dias contra Beto Richa, que teve o apoio do prefeito Jota Camargo.
Agora os sinais se invertem. Passada a eleição, Bete Pavin se apresenta como a preferida do tucanato no poder.
Como se vê, vale tudo no jogo bruto da política nativa. Um dias desses Requião et famiglia desembarcam no ninho tucano.

À beira de um ataque

Do Giba Um

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afastada da cena política, depois das denúncias aéreas sobre ela e o maridão Paulo Bernardo (Comunicações), está à beira de um ataque de nervos. Não agüenta mais o volume de denúncias que assola o casal 20 do governo. A última envolve a mulher de seu chefe de gabinete, Carlos Carboni, que tem uma empresa de lobby para atender prefeitos que são recebidos na Casa Civil. Seus médicos já lhe receitaram Lexotan, depois Rivotril e agora, estão testando Frontal.

Prefeito de Campo Magro ganha liminar e volta ao poder

Pois, pois, aconteceu o que todos esperavam. O prefeito de Campo Magro, Jose Pase, defenestrado pela maioria na Câmara Municipal,conseguiu uma liminar no Juizado de Almirante Tamandaré e volta, alegre e fagueiro, para o cargo.
A Justiça não entrou no mérito da questão, que envolve Pase em denúncias cabeludas de corrupção em várias áreas e ambientes. A alegação foi de que ele não foi notificado da reunião da Cãmara que o cassou. Pudera. Ninguém consegue notificar o prefeito em Campo magro.
Assim caminha a humanidade.

Governo adia aumento de imposto sobre cigarro para 2012


De Lorenna Rodrigues da Folha Online
O governo adiou para o início de 2012 o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre cigarros.
A informação foi dada em curta nota do Ministério da Fazenda, que não informou a data exata do reajuste e nem o motivo do adiamento.
Em agosto, a Receita Federal informou que o preço do cigarro subiria 20% a partir de dezembro. O reajuste chegará a 55% em 2015.
Também foi anunciada uma política de preços mínimos para a comercialização de cigarros, que passa a ser de R$ 3 a partir de dezembro. Até 2015, sobe para R$ 4,50. Atualmente não existe preço mínimo para a venda do produto.

Setor hoteleiro quer mudar projeto que altera cobrança de diárias

Do Blog da Joice
O polêmico projeto que quer mudar a forma de contagem das diárias de hotéis no Paraná pode sofrer modificações. O texto é de autoria do deputado Fábio Camargo (PTB) e prevê que as diárias em hotéis, pousadas e pensões devem contar a partir do momento em que o hóspede ingressa no estabelecimento. Com isso fica proibida a cobrança de duas diárias em um mesmo dia, como ocorre hoje. O setor hoteleiro apresentou uma sugestão de que o cliente pague 10% da diária e tenha o direito de ficar até às três da tarde no hotel. Depois disso, seria cobrada a diária cheia. O deputado Fábio Camargo afirma que ainda estuda a proposta.

Pugliesi quer que Pessuti fique no PMDB


Da Roseli Abrão – O presidente do PMDB paranaense, deputado Waldyr Pugliesi, não admite a saída do ex-governador Orlando Pessuti e seu grupo político do partido. Argumenta que o PMDB é “sua casa política” e que “por maiores que sejam seus desencantos não são motivos para deixar o partido”.
Segundo Pugliesi não é apenas o PMDB que enfrenta, neste momento, “problemas de identidade”.
O próprio PT da presidente Dilma Roussef é um deles, disse.
– Pela governabilidade, o PT fez aliança até com a extrema direita no governo federal, avaliou o deputado.

Governo cria grupo para analisar dívida com ParanáPrevidência

Da Aen
O Governo do Paraná instituiu nesta semana um grupo de trabalho para fazer o levantamento da dívida do Estado com a ParanáPrevidência, empresa que administra o sistema previdenciários dos servidores da administração pública estadual. O grupo será formado por representantes das secretarias da Administração e Previdência, Fazenda, Procuradoria Geral do Estado e da própria empresa.
A Resolução nº 2361 da Secretaria de Administração e Previdência, que instituiu o grupo de trabalho, foi assinada na quinta-feira (1º) pelo secretário Luiz Eduardo Sebastiani. Ele explica que os representantes serão indicados nos próximos dias pelas áreas de origem e terão um prazo de 60 dias para fazer o levantamento detalhado da dívida administrativa do Estado com a ParanáPrevidência. Também deverão elaborar uma proposta de repactuação de pagamento dos valores.

Dia do sexo

Por Pryscila Vieira

Fruet teme ser desqualificado ao andar junto com petistas


A tropa de choque de Gustavo Fruet passou o dia inteiro tentando apagar o incêndio junto às lideranças do PT com a última declaração do ex-tucano e ex-peemedebista.
“É isso que vão usar para me desqualificar? A eleição local não é partidária, é programática”, disse Fruet ao jornal Gazeta do Povo ao comentar as notícias sobre a sua aproximação com o PT e de encontro com as lideranças do petismo paranaense.
É evidente que os petistas de alto coturno não gostaram da declaração, muito menos a militância instalada nas redes sociais. Edson Feltrin, um dos coordenadores da campanha de Fruet, pediu moderação nas declarações à imprensa.

Ducci será destaque no programa nacional do PSB na TV Globo


O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, será destaque no programa nacional do PSB que será veiculado nesta quinta-feira, 8, às 20h30, antes do Jornal Nacional na TV Globo. O tema do programa de 10 minutos será cidades e Ducci falará da experiência e projetos inovadores de Curitiba. Os prefeitos Marcio Lacerda (Belo Horizonte) e Edvaldo Nogueira (Aracaju) também participam do programa.

Ideia de jerico

Do Carlos Alberto Pessoa para a Ideias
O ministro da saúde do governo Dilma sugeriu aumentar os impostos sobre cigarros e bebidas para financiar esta dolorosa, problemática área; é espécie de grande roque em relação à má idéia do excelente dr. Adib Jatene: imposto sobre transações financeiras – CPMF ou imposto do cheque – para o mesmo fim. Aqui entre nós, mais uma ideia de jerico, para desenterrar velha expressão popular.
O Brasil tem uma das cinco maiores cargas de impostos do mundo, mundo, vasto mundo: perde apenas para os escandinavos e França: não precisa de mais um imposto por mais nobre que seja a sua finalidade. E não precisa, entre outras razões, pelo maciço fato do desperdício amplo, geral, irrestrito. A marca registrada do (des)serviço público nas suas três áreas administrativas. A mais superficial eliminação de gorduras proverá o ministério da Saúde do dinheiro indispensável. Que tal começar por um corte dos ministérios? E vir descendo?
Em tempo: o maior investimento em saúde pública no mundo é em saneamento básico – água e esgotos tratados; cada dólar investido aqui poupa três dólares em medicina curativa. É outra ideia ao ministro da Saúde.

Derosso homologa CPI

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), homologou hoje a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as denúncias dos contratos de publicidade da Casa. As denúncias envolvem diretamente sua gestão. Mesmo assim, Derosso assinou um despacho de seu próprio gabinete confirmando a instalação da CPI.

Ratinho garante que PSC não será sublegenda


Da Roseli Abrão com foto da Agência Câmara - Ao participar, no fim de semana de encontros regionais realizados em Laranjeiras do Sul, Cascavel e Foz do Iguaçu, o deputado federal Ratinho Júnior garantiu que o PSC não será uma “sublegenda” de nenhum outro partido nas eleições do ano que vem.
Ratinho, que pretende disputar a sucessão do prefeito Luciano Ducci, comemorou o número de pré-candidatos às eleições do ano que vem, que já chega a 200 em todo Estado.
– Um grande feito para um partido que, até há pouco tempo, era considerado nanico, disse o deputado.

Pela 1ª vez nos EUA, maioria reprova Obama


Números indicam que democrata não é mais franco favorito à reeleição. Eleitores também criticaram ação republicana na crise do teto da dívida.
Do G1 com foto da AP – Os índices de aprovação do presidente dos EUA, Barack Obama, caíram novamente antes de um importante discurso sobre a economia, marcado para quinta-feira. É grande o descontentamento entre os norte-americanos com sua forma de lidar com a economia e os empregos, segundo pesquisas divulgadas nesta terça-feira (6).
A pesquisa da NBC News/Wall Street Journal, realizada com mil adultos norte-americanos, indicou que a aprovação de Obama baixou para 44%, uma queda de 3 pontos percentuais em relação a julho, enquanto a maneira como ele lida com a economia recebeu 37%. A desaprovação é de 51%.
Segundo a pesquisa, 44% estão inclinados a votar em um republicano nas eleições presidenciais do próximo ano, contra 40% que reelegeriam Obama. Em junho, em pesquisa semelhante, Obama tinha vantagem de 45% a 40%. Os dois resultados indicam empate técnico.

Fazendeiro condenado pela morte de Dorothy tem prisão decretada

Felipe Luchete da Folha – O Tribunal de Justiça do Pará negou nesta terça-feira (6) pedido do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, que tentava anular decisão do júri que o condenou pela morte da missionária Dorothy Stang.
Os desembargadores da 1ª Vara Criminal também determinaram a prisão dele. Galvão é o único dos cinco réus em liberdade.
Ele foi condenado no ano passado a 30 anos de prisão, acusado de ter sido um dos mandantes do crime, mas pediu um novo julgamento.

Foto de Fruet no cafôfo de Dirceu sai na Veja

Expectativa nos meios políticos. Deve sair na próxima revista Veja mais uma safra de fotos de políticos que visitam o cafôfo do ex-ministro José Dirceu no 20º andar do Hotel Naoun. Entre elas, segundo vazou, uma imagem do ex-deputado Gustavo Fruet, que teria ido encontrar com o todo-poderoso da máquina partidária do PT para pedir a benção para sua candidatura a prefeito de Curitiba.
Além de obter o sinal verde de Dirceu para disputar a prefeitura com o apoio do PT, Fruet quer se desembaraçar das candidaturas auto lançadas pelo PT de Curitiba. No caso o deputado federal Dr. Rosinha e o estadual Tadeu Veneri, que querem facilitar a própria reeleição à custa de levar o partido a protagonizar um fiasco. Garantir que vai ter o apoio do PT já no primeiro turno antes de se filiar ao PDT motivou a romaria a Dirceu.

Pessuti se reúne com Rossoni para resolver sua situação na Assembleia

Logo mais, às 14:30h, o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) se reúne com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Dizem que o encontro é para resolver a situação funcional de Pessuti na Casa, uma vez que seu nome aparece como servidor da Assembleia.

Ney pede mobilização pelo Hospital das Clínicas


O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa na manhã desta 3ª feira para cobrar dos paranaenses que tem força em Brasília (deputados federais, senadores e ministros) uma atuação mais forte junto ao Governo Federal para que o Ministério da Educação pague integralmente a folha dos funcionários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Ney trabalhou voluntariamente como presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e está comovido com os pacientes que precisam de cirurgias urgentes, mas não conseguem atendimento devido a greve dos funcionários do maior hospital do Paraná.
“O MEC paga integralmente a folha do funcionalismo de hospitais universitários de outros Estados. Aqui no Paraná, a situação é diferente devido a uma falta de união política na esfera federal. Enquanto o HC tiver que suportar o custeio completo das despesas de recursos humanos, o hospital uma hora terá greve, outra hora não terá remédios, outra hora sofrerá falta de equipamentos… O problema já está se tornando crônico e os profissionais da saúde que lá trabalham não podem ser crucificados. A solução está em Brasília”, afirmou Ney.
Ney pediu a todos os deputados estaduais que mobilizem seus aliados partidários na capital federal em prol do HC.

Donas de casa de baixa renda têm alíquota de contribuição reduzida


Na foto, a deputada Luciana, ministra Gleisi e a ex-ministra Márcia Lopes, com integrantes da delegação do Paraná no Congresso do PT
Foto: Geovani Santin
No dia do aniversário da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) prestou homenagem à paranaense, destacando a importância do seu empenho na conquista da aposentadoria das donas de casa de baixa renda, enquadradas na redução da alíquota de contribuição de microempreendedor individual prevista na Lei Federal 12.470, de 31 de agosto de 2011 – que passou de 11% para 5% (R$ 27,25). Além disso, Gleisi Hoffmann, enquanto senadora do Paraná, colocou em tramitação o Projeto de Lei (PLS) nº 81/2011, que cria uma tabela sobre o tempo de contribuição dessas trabalhadoras, com regras de transição escalonada, para evitar que muitas mulheres, em idade avançada, tivessem de esperar mais 15 anos de contribuição para somente após isso começarem a receber o benefício da aposentadoria. O projeto está tramitando na Câmara Federal, onde ganhou o número 1.638/2011 e, uma vez aprovado, vai permitir que as donas de casa de baixa renda possam receber o benefício por idade e terem descontado o valor da contribuição diretamente da aposentadoria.