A QUEDA DE OBAMA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Pesquisas mostram queda de popularidade de Obama

Segundo pesquisa do jornal Wall Street Journal, 51% da população reprovam administração do líder dos EUA


Foto: AFP  
Obama discursa em Detroit, Michigan (05/09)
Três pesquisas divulgadas nesta terça-feira mostraram que a popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continua em queda, especialmente por causa das dificuldades econômicas do país.
A pesquisa da NBC News/Wall Street Journal, realizada com mil adultos americanos, indicou que a aprovação de Obama baixou para 44%, uma queda de 3 pontos percentuais em relação a julho. Mais da metade dos entrevistados - 51% - disseram desaprovar o governo.
Segundo um democrata que ajudou a realizar a pesquisa, os resultados indicam que Obama não é mais o favorito nas eleições de 2012.
A forma do presidente de lidar com a crise na economia recebeu 37% de aprovação na pesquisa, que tem margem de erro de 3.1 pontos percentuais.
Outra pesquisa, realizada pela rede ABC News em parceria com o jornal Washington Post, revelou que três em cada dez americanos avaliam negativamente o trabalho do presidente e a economia, enquanto três afirmam estar pior financeiramente desde que Obama ingressou na Casa Branca. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais.
Uma terceira pesquisa, realizada com mil prováveis eleitores na Universidade de George Washington, na capital dos EUA, indicou que 72% dos eleitores acreditam que o país está indo na direção errada totalmente ou parcialmente, um aumento de 12% desde maio. Os resultados da pesquisa têm 3,1 por cento de pontos.
As pesquisas são divulgadas três dias antes de um discurso presidencial no Congresso no qual Obama deve confrontar a resistência republicana à sua agenda para criar empregos e impulsionar o crescimento econômico.
As pesquisas são uma má notícia para o presidente, que passou meses discutindo com republicanos no Congresso sobre o teto da dívida, um debate que terminou com o rebaixamento sem precedentes dos EUA por uma agência de classificação de risco, a Standard and Poor's.
Com Reuters