PAI MANECO E A UMBANDA

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Pai Maneco, o maior terreiro do país


Reportagem da Revista Ideias sobre o terreiro de umbanda Pai Maneco.
“Pensar coisas boas para atrair coisas boas”. Assim Lucília Guimarães, mãe de santo do terreiro do Pai Maneco resumiu a filosofia da Umbanda. Religião que surgiu há 103 anos no Brasil e que ganha cada vez mais espaço e adeptos.
Alguns estudiosos afirmam que ouve uma fusão entre a macumba e o espiritismo de Allan Kardec e com isso alguns grupos ligados ao espiritismo, cansados de seu intelectualismo, migrou para as cores e ritmos vibrantes da Umbanda. “Feitiçaria, práticas mágicas, e claro, o catolicismo se uniram para formar a Umbanda”, diz Diana Brown.
“A Umbanda é a religião brasileira e, ao contrário do que muitos imaginam, foi criada por brancos e não trazida pelos escravos, embora a ligação com os africanos seja muito intensa, já que incorporamos “pretos velhos”, que na sua maioria eram escravos. Ela é livre de dogmas, está se desenvolvendo e a cada dia é mais procurada pela sua simplicidade e eficácia”, garante o jornalista Rodrigo Fornos, que participa há sete anos das celebrações do terreiro do Pai Maneco.