530 MIL MULHERES DENUNCIARAM VIOLÊNCIA EM 2011

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Brasil é reeleito como membro do OMI

O Brasil foi reeleito nesta sexta (25) para um mandato de dois anos (2012-2013) como membro do Conselho da Organização Marítima Internacional (OMI), que é composto por 40 países. Trata-se do órgão executivo da OMI que atua na avaliação dos planos de trabalho e faz previsões orçamentárias da Organização. O Brasil é membro da OMI desde 1963 e vem sendo reeleito para o Conselho desde 1967.

Manifestantes vão entregar abaixo-assinado contra novo Código para Dilma

O movimento em Defesa das Florestas vai entregar na próxima terça (29) um abaixo-assinado contra as alterações do Código Florestal para a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Trata-se de uma marcha, que vai sair do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto e contará com a presença de movimentos sociais, universitários, formadores de opinião, defensores em geral da causa ambiental, além de representantes das quase 200 organizações que integram o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, um grupo de 800 crianças vai entregar para a presidenta uma mensagem em defesa das florestas brasileiras. Elas pertencem a diversas escolas de Brasília que irão colorir de verde o céu da praça com milhares de balões biodegradáveis.

Projeto proíbe anúncio de emprego
sem identificação da empresa

Foto
SEN. PAULO PAIM
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado pretende votar na próxima quarta (30) um Projeto de Lei que prevê a proibição de anúncios de emprego sem a identificação da empresa. Trata-se do PL 391/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o texto, todos que ofertarem empregos nos classificados terão de informar o número de vagas e cargo oferecido, o endereço, a atividade e a razão social ou nome fantasia da empresa e o responsável pelo anúncio. "Se, por um lado, este procedimento protege a empresa de eventuais problemas provocados pelo assédio de grande número de interessados, por outro lado, esconde muitas vezes negócios escusos. Nessa hipótese, aqueles que enviam documentação para se candidatar ao emprego ficam à mercê de pessoas inescrupulosas que podem, inclusive, utilizar informações de cunho pessoal para outros propósitos sem sua devida anuência", disse Paim.

Governo revela que 530 mil mulheres denunciaram violência em 2011

Antonio Cruz / Agência Brasil
Foto
MIN. IRINY LOPES
A Central de Atendimento à Mulher (ligue 180) recebeu 530.542 ligações de mulheres que sofreram violência até outubro deste ano. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres que anunciou nesta sexta (25) a ampliação do serviço para brasileiras que vivem em Portugal, na Espanha e na Itália. Segundo o órgão, a maior parte das mulheres que ligam têm entre 20 e 40 anos e vivem com o agressor a mais de dez. Além disso, a secretaria revelou que 66% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe.

Projeto dificulta progressão de regime para presos por crimes hediondos

Foto
SEN. EDUARDO BRAGA
A CCJ do Senado pretende se reunir na próxima quarta (30) para votar um Projeto de Lei que estabelece o cumprimento de três quintos (60%) para condenados por crime hediondo terem direito ao benefício de progressão de regime (de fechado para semiaberto ou aberto). Se aprovada, a proposta também vai valer para quem cometer pedofilia por meio de produção ou venda de material pornográfico. Trata-se do PLS 333/10, que surgiu a partir dos trabalhos da CPI da Pedofilia. "Tem razão a CPI  da Pedofilia quando propõe o recrudescimento do prazo para a progressão de regime. De fato, não há sentido em diferenciar primários e reincidentes em matéria de crimes hediondos, que são exatamente os mais graves e violentos, e que, portanto, devem receber a mais severa resposta estatal possível",  disse o relator da proposta, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).        

Comissão analisa projeto que proíbe cobrança antecipada de mensalidade

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado quer analisar no dia 29 de novembro um Projeto de Lei (PL) que proíbe a cobrança adiantada de mensalidade referente a serviço a ser prestado. O texto diz que"cobrar adiantado do consumidor valor referente a mensalidade do serviço a ser prestado, seja o contrato de prazo certo ou de prestação continuada" passa a ser considerado "prática abusiva". Caso aprovado, o projeto, de autoria do deputado Celso Russomanno, vai alterar o Código do Consumidor.
 
Fotografia é história
Um certo olhar

Pai nordestino, mãe gaúcha e filha mineira. Foto publicada no livro “Corpo e Alma”, uma surpreendente viagem visual pelos recantos do Brasil e seu povo. Cascavel, Paraná, 2002
Como foiDurante anos viajei por todos os estados fotografando personagens que pudessem traçar um perfil do nosso povo. Andei de Norte a Sul, de Leste a Oeste, capitais e interiores. Um dia, na rodoviária de Cascavel, deparei-me com essa família aí que julguei ser um bom exemplo da miscigenação em nosso país. O rapaz, um mulato de origem africana vindo do Nordeste. A moça, uma loira de ascendência alemã, nascida do Rio Grande do Sul. Se conheceram em São Paulo, moraram em Mato Grosso e estavam no Paraná em busca de lugar adequado para criar a filhinha de três anos, nascida em Minas. Por que razão então eu resolvi evidenciar o olhar na foto dos três? Porque a posição em que estavam – bem juntos, unidos, com a menina harmoniosamente situada entre ambos – deu-me a sensação de perfeita conjugação de raças. Orlando Brito.

Dólar fecha em queda nesta sexta

O dólar comercial fechou em queda nesta sexta (25), após oscilar durante o dia, seguindo a tendência internacional. A moeda norte-americana recuou 0,3% no dia, e fechou cotada a R$ 1,8864 para a venda. Durante a semana, o dólar acumula alta de 5,8%. No mês, a valorização chega a 10,8% e, no ano, atinge 13,23%.

Mesmo com pressão do PT, Dilma
nega liberar Haddad em dezembro

Foto
MIN. FERNANDO HADDAD
A presidenta Dilma Rousseff afirmou que não vai ceder à pressão do PT, que quer uma reforma ministerial para liberar o ministro Fernando Haddad (Educação) em dezembro a fim de dar início a pré-campanha. Isso porque Haddad está com baixo índice de intenção de voto. O ministro entrou em contato ontem (24) com a presidenta, que negou essa possibilidade. "Você tem algum trabalho de Papai Noel?", questionou Dilma sobre o pedido para sair da pasta mês que vem. A presidenta pediu que ele esperasse “um pouco mais”. Informações da Folha de São Paulo.

Vaticano elogia Canção Nova por cancelamento de programas políticos

Foto
CONSELHO DO VATICANO COMEMORA FIM DE PROGRAMAS
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) do Vaticano elogiou a TV Cancão Nova por cancelar dois programas políticos na emissora católica. Trata-se dos programas do presidente estadual do PT de São Paulo, Edinho Silva, e do deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP). “Parabéns fiéis da Canção Nova! Edinho Silva e Chalita perdem seus programas na emissora”, diz a mensagem publicada no twitter. Os programas foram retirados do ar no início da semana, após fiéis iniciarem uma campanha contra a presença do petista na emissora. O PCCS é um organismo oficial da Igreja que responde diretamente ao Vaticano. Informações do IG.     

Namorada de Nem é presa no Rio

Foto
DANÚBIA DE SOUZA, NAMORADA DE NEM
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) prendeu na tarde desta sexta (25) a namorada do ex-chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem. Danúbia de Souza Rangel, 27 anos, estava em um salão de beleza dentro da favela onde foi encontrada por policiais e levada para a 15ª DO (Gávea) para prestar esclarecimentos. Além dela, o traficante Robson Silva Alves Porte, apelidado de “99” e provável braço direito do Nem, também foi preso ontem (24) por policiais civis em uma casa em Realengo. Robson atuava como “gerente” da Rocinha e Danúbia como “xerifa”.

Passagens aéreas recuaram 17,7%

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta (25) que as tarifas aéreas recuaram 17,7% no ano até agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Anac, apenas em agosto o valor médio da tarifa aérea doméstica obteve uma redução de 7,7%, sobre o mesmo mês de 2010. Passando de 265,24 reais para 244,74 reais. O valor de agosto é o menor para o mês desde 2002, quando a agência começou a fazer o levantamento. O maior valor para o mês ocorreu em 2006 quando o preço da tarifa média foi de 438,16 reais, segundo o relatório. "Na comparação com agosto de 2002, observou-se que o passageiro pagou menos da metade do que pagava há nove anos para voar em território nacional", afirmou a agência em comunicado à imprensa. Segundo o relatório da Anac, a média de preços das tarifas entre janeiro e agosto deste ano, de 253,5 reais, é 4,5 por cento menor do que os 265,5 reais calculados para o mesmo período de 2010.

Temer nega envolvimento com mudança em projeto da Copa

Foto
VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER
O vice-presidente Michel Temer negou nesta sexta (25), por meio de nota, qualquer interferência na suposta fraude que permitiu a alteração de um projeto de transporte, do Ministério das Cidades, para a Copa de 2014. O vice-presidente teria articulado alteração com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e o ministro das Cidades, Mário Negromonte. No texto, Temer afirma que "não recebeu qualquer pedido do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, para interferir em processo de mobilidade urbana do Ministério das Cidades para a Copa de do Mundo de 2014, ou em relação à aprovação pelo Ministério do Planejamento dessas mudanças". O vice-presidente disse ainda que, em audiência realizada no dia 9 de agosto, o governador reivindicou "créditos da Lei Kandir em razão de exportação de produtos agrícolas do Mato Grosso" e que "não trataram de outros assuntos". Informação do jornal Folha de São Paulo.