PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Senado celebra nesta segunda o
O Senado promove sessão especial nesta segunda-feira (21) para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Durante a solenidade, também serão homenageados o ex-senador Abdias do Nascimento e a Fundação Cultural Palmares e será comemorado o primeiro ano de vigência do Estatuto da Igualdade Racial. O conjunto de homenagens foi requerido pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Aníbal Diniz (PT-AC), entre outros. A sessão será no Plenário do Senado, a partir das 11h.
Dia Nacional da Consciência Negra
-
Aneel fará leilão para comprar energia
A Aneel vai realizar no dia 20 de dezembro um leilão de compra de energia gerada por usinas hidrelétricas, térmicas (biomassa ou gás) e eólicas. O edital foi aprovado na última sexta (18) pela diretoria da agência e, segundo informações do órgão, a energia que for contratada deve começar a ser fornecida em 2016. Para este leilão, foram cadastrados 377 empreendimentos de geração que, somados, terão capacidade instalada de 24,2 mil MW.
-
CE vota alterações no sistema de avaliação do ensino fundamental
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deve votar na próxima terça (22) o projeto de lei apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) que torna obrigatória a avaliação da aprendizagem do Português e da Matemática ao final do 3º ano do ensino fundamental para os alunos que estudam dentro do regime de ciclos ou progressão continuada. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 414/2011 estabelece ainda que para os alunos com desempenho insatisfatório nessa avaliação deve ser garantido reforço pedagógico intensivo.
-
Mulher é nomeada no Irã
Uma mulher, Minou Kianirad, foi nomeada neste domingo (20) vice-governadora do Banco Central do Irã, cargo no qual substitui Hamid Purmohamadi, detido no final do mês por envolvimento no maior caso de corrupção descoberto no país. Além de vice-governadora, Kianirad foi designada pelo governador do Banco Central, Mahmoud Bahmani, a chefe do Departamento de Moeda Estrangeira - um cargo muito delicado dadas as dificuldades que o Irã têm para a transferência de divisas fortes, como dólares e euros, devido às sanções internacionais. Após designação, ela se une às poucas mulheres com altos cargos nas instituições públicas iranianas, como a ministra da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi, e as oito deputadas do Parlamento consultivo do país, que conta com 290 cadeiras.
-
FHC e Gilberto Carvalho abrem o Congresso Brasileiro de Fundações
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, proferem as duas primeiras Conferências do III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social, que será realizado amanhã (21), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Além deles, também ministrará palestra o conselheiro do TCM, Eurípedes Sales. Fernando Henrique abordará “O papel do Terceiro Setor no Brasil e suas perspectivas” e Gilberto Carvalho falará sobre “A participação das Fundações e Entidades de Interesse Social nas ações do Estado”. O Congresso, promovido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, será realizado em 21 de novembro, das 8h às 18h, no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda).
-
Emiliano Di Cavalcanti
Mulatas (1962)
41 x 61,5 cm
Óleo sobre tela
-
Fotografia é históriaCapitão Gancho
-
Cartagena das Índias, na Colômbia, é uma cidade repleta de história. Foi lá que, em 1610, a Igreja realizou o Santo Ofício da Inquisição. E, ainda, é cenário de lutas entre exércitos e corsários, soldados e piratas. Na entrada do Caribe, é considerada pela Unesco, patrimônio mundial da arquitetura.
Como foi – Um jornalista sempre deixa de lado referências particulares de sua vida em nome de olhar com maior atenção o fato que está cobrindo. Na verdade, nem tem tempo e oportunidade para assuntos que extrapolem o interesse do leitor. Foi o que aconteceu quando estive em Cartagena para matérias sobre a reunião de presidentes das repúblicas latino-americanas. Quando era menino, as histórias que mais me prendiam me agradavam eram as aventuras do Capitão Gancho. Não consegui conhecer de perto a lendária fortaleza de São Felipe. Mas, da janela do táxi que me levava para o aeroporto ainda fiz um clic do monumento em memória a ele, o Terror do Caribe. Orlando Brito
-
Espanha: Rajoy diz estar 'preparado para o que os espanhóis quiserem'
O candidato do conservador Partido Popular (PP) à Presidência do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou neste domingo (20) que está 'preparado para o que os espanhóis quiserem', caso seu partido consiga a vitória nas eleições gerais e dirija o país nos próximos quatro anos. Rajoy, ao qual todas as pesquisas eleitorais apontam como ganhador, votou em um colégio de Madri acompanhado pela esposa, Elvira Fernández. 'Estou há muitos anos na atividade política, desenvolvi muitas responsabilidades, fui vereador há muitos anos e estou preparado para o que os espanhóis quiserem', disse o candidato conservador. A Espanha realiza eleições gerais hoje, às quais estão convocados a votar quase 36 milhões de cidadãos e que estão marcadas pela crise econômica que o país sofre.
-
Autoridades líbias querem julgar Saif-Islam Kadhafi no próprio país
O ministro da justiça do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohammed AL-Allagui, disse neste domingo (20) que as autoridades líbias querem julgar (Saif-Islam Kadhafi) no próprio país. "Queremos que o processo de Saif al-Islam aconteça na Líbia, pois a justiça líbia é a regra e a justiça internacional a exceção", declarou Allagui à AFP. Saif al-Islam, 39 anos, que durante muito tempo foi apresentado como o eventual sucessor do pai Muamar Kadhafi, foi detido no sábado (19) no sul da Líbia. Desde 27 de junho ele era objeto de um mandato de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), suspeito de crimes contra a humanidade cometidos durante a repressão da revolta que terminou com a queda do regime de seu pai.
-
Brasileiros terão que eleger mais um representante nas eleições de 2014
Um projeto de lei foi aprovado na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a fim de disciplinar as regras para a escolha dos representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Nas eleições de 2014 além eleger o presidente da República, senadores, governadores e deputados, os brasileiros terão também que escolher, pela primeira vez, os representantes do Parlasul. Quem for candidato não poderá se candidatar a outro cargo eletivo naquele ano. O projeto prevê ainda o financiamento público exclusivo de 5% do fundo partidário para a campanha dos candidatos ao Parlasul. Como será a primeira vez que os brasileiros irão escolher representantes no Parlamento do Mercosul, o TSE poderá utilizar dez minutos diários durante seis meses para fazer inserções gratuitas na televisão e no rádio explicando como funciona a eleição e a importância do Parlasul. Informação da Agência Brasil.
-
Talibãs rejeitam acordo com EUA
Os talibãs rejeitaram, neste domingo (20) as conclusões da Loya Jirga - a assembleia tradicional afegã, sobre um acordo, embora condicional, de associação com os Estados Unidos, qualificando-o de "espetáculo" destinado a fazer o jogo dos americanos. "Já dissemos que a Jirga era apenas um show, todos os participantes são empregados do governo" afegão, afirmaram os talibãs, em comunicado transmitido à AFP. "Os temas tratados foram de gosto dos americanos. Os Estados Unidos conseguiram o que queriam", acrescentou o comunicado. A Loya Jirga aprovou sábado, "com condições", uma possível associação entre o Afeganistão e os Estados Unidos e pediu uma nova estratégia de paz com os talibãs, o que foi "plenamente aceito" pelo presidente Hamid Karzai.
-
Síria: presidente mantém repressão
Moradores de Damasco acordaram com duas grandes explosões hoje, em meio a relatos não confirmados de que um grande prédio do governista Partido Baath havia sido atingido por granadas propelidas por foguete. Testemunhas disseram que o prédio parecia intacto e não notaram significativo reforço de segurança no local. Enquanto isso, o presidente da Síria, Bashar Assad, afirmou que continuará a perseguir os "militantes", que, segundo ele, massacram sírios diariamente. "O conflito continuará e a pressão para subjugar a Síria também continuará", afirmou Assad. "Porém eu garanto a vocês que a Síria não irá se curvar e continuará a resistir à pressão imposta a ela." As informações são da Associated Press.
-
Dilma paga dívida do PAC de Lula
No primeiro ano de governo a presidenta Dilma Roussef deixou de executar as próprias prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para quitar o resto da dívida deixada pelo antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, até o momento ela só conseguiu pagar a metade das contas. Ainda sobra um estoque de 16,4 bilhões de reais em restos a pagar. É o que mostra o levantamento da Associação Contas Abertas. Dilma dispõe de 40,4 bilhões de reais no Orçamento de 2011 para o PAC. Desse total apenas 5,6 bilhões de reais, ou 13,7%, saíram dos cofres públicos, o que significa que a obra ou serviço contratado foi realizado e pago. Do total previsto no Orçamento do ano, 17,9 bilhões de reais, ou 44%, estão parados na estaca zero. Não foi cumprido nem a primeira etapa do gasto público, que é o empenho, que corresponde ao comprometimento do dinheiro com um determinado contrato. A informação é da Revista Veja