CRIMES ARQUIVADOS VÃO SAIR DA GAVETA NO PARANÁ

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Crimes arquivados começam a ‘sair da gaveta’ no Paraná


Delegado Rubens Recalcatti (à frente), 63, e integrantes do Grupo Honre (Homicídios Não Resolvidos)

Da Estelita Hass Carazzaivia BOL Notícias
Eles são policiais jovens e atléticos. Trabalham até doze horas por dia em investigações trabalhosas. E são apenas seis para concluir uma pilha de 3.600 inquéritos.
Essa equipe, formada em março pela Polícia Civil do Paraná, tem a missão de solucionar casos antigos de homicídio, numa versão à brasileira do seriado “Cold Case” -no qual policiais investigam crimes não resolvidos.
Longe do glamour da série americana, a maioria dos inquéritos do Grupo Honre (Homicídios Não Resolvidos) ficou parada por falta de estrutura e só foi retomada após determinação do Conselho Nacional do Ministério Público.

Quanto vale seu dinheiro?


Você sabe quanto paga de imposto quando compra água? E um apontador? Ou o arroz? E quanto do seu salário é tirado para impostos?
O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Além disso, a incidência de impostos está embutida no valor final. Ou seja, não temos ideia de quanto pagamos por algo. A situação piora pelo fato de os pobres pagarem ainda mais impostos que os ricos, o que agrava o quadro de desigualdade social.

A palavra mal escrita de Wilson Martins

Tenho uma confissão a fazer: sou editor frustrado. Não desses tipo Luiz Schwarz, da Companhia das Letras, ou Fábio Campana, da Travessa dos Editores, empresários da literatura. Queria ser editor como os dos EUA, que acompanham o autor na redação, dão palpites sobre o tema e sua abordagem e ao final fazem a revisão do livro. A melhor caracterização da profissão para mim está no filme Lobo, de 1994, em que Jack Nicholson, editor decadente, transforma-se em lobisomem e seduz a filha do patrão. Vale a pena rever o filme.

Criança morre e adolescente fica gravemente ferido em tiroteio na CIC


O menino de 11 anos estava em uma lanchonete na Vila Sabará quando foi atingido. O adolescente de 16 anos foi ferido do abdome e estava na UTI em estado grave

de Rodolfo Stancki da Gazeta do Povo
Um menino de 11 anos foi morto em um tiroteio na Cidade Industrial de Curitiba no início da noite de sábado (19). O crime ocorreu por volta das 19h40, na Vila Sabará. Segundo informações da Polícia Militar, o estudante Wellington Daniel Vujanski Caires estava em uma lanchonete, na Rua Herece Fernandes, quando uma bala acertou sua cabeça.
Outro jovem de 16 anos, Felipe Lopes Ferreira Alves, foi ferido por uma bala no abdome e socorrido pelo Siate. Ele foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador em estado grave. Segundo uma assistente social do hospital, por volta das 11h, a vítima estava na UTI.

No Museu do Holocausto


Governador Beto Richa, o prefeito de Curitiba Luciano Ducci e a ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário,durante a inauguração do Museu do Holocausto, hoje, em Curitiba.
O novo espaço, idealizado pelo empresário Miguel Krigsner, traz parte das tragédias do período nazista e também massacres que aconteceram após a 2ª Guerra Mundial. “Este é um espaço para combater a intolerância religiosa, étnica e sexual. É um lugar para lembrar que somos todos iguais, em especial no Brasil, onde somos todos brasileiros”, disse Krigsner, presidente da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov.

Luciano Ducci e Marcello Richa entregam prêmios da Maratona


O pernambucano Marcos Antônio Pereira foi o grande campeão da Maratona Caixa de Curitiba, que aconteceu na manhã deste domingo (20). Com o tempo de 2h20min37s, Marcos dominou a corrida de ponta a ponta e venceu com mais de três minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o carioca José Gutemberg Ferreira.
“Completar essa prova já é um grande desafio, pois possui um dos percursos mais difíceis do país, e terminar em primeiro lugar é uma grande honra. Tive algumas lesões que atrapalharam meu rendimento esse ano e essa vitória é o resultado de muita perseverança e dedicação”, disse Marcos Antônio Pereira.

Contagem regressiva


Faltam menos de 60 dias para Dilma Rousseff dar posse a um ministério seu.
Até lá, vai tocar a vida e a República com os frangalhos do ministério deixado por Lula e que lhe deu uma série de escândalos de corrupção para administrar.
Aqui, no Paraná, Beto Richa estuda mudanças em áreas consideradas vitais e que não renderam o esperado.

Saia justa entre as ministras Gleisi e Maria do Rosário

No lançamento do programa “Viver a Vida: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência”.
Dilma chorou entre dois anjos: Ivy, filha do Romário, e Beatriz, filha do Lindbergh.nO programa foi organizado pela Secretaria dos Direitos Humanos, chefiada pela ministra Maria do Rosário, e executado pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil. E envolveu ainda 15 dos 37 ministérios. Jorge Moreno em seu blog conta a briga nos bastidores:
Jorge Moreno
“Agora vem o lado curioso da história: nos bastidores da festa rolou o maior estresse entre as duas ministras — uma queria falar no lugar da outra. Quase rola um barraco mesmo. Desconheço detalhes da briga, mas certamente o babado deve estar fazendo o fim de semana do fofoqueiro Gilberto Carvalho.”

TRE suspende propaganda de Fruet


Como este blog antecipou na sexta-feira, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rogério Kanayama, suspendeu a exibição de dois comerciais do PDT do Paraná na televisão. Os comerciais, segundo o desembargador, desrespeitam a lei eleitoral por caracterizar campanha eleitoral antecipada de Gustavo Fruet para a prefeitura de Curitiba.
Três outros filmes da campanha continuam no ar.

Um ex carola fofoqueiro


RadiodoMoreno do Jorge Bastos Moreno
É bom esclarecer que o ministro Gilberto Carvalho é um servidor competente, correto e leal ao comando da… do… Lula!
Gilbertinho faz fofoca, mas não faz intrigas.
E todo governo que se preze tem que ter seu fofoqueiro-mor. No império, era atividade oficializada. Na ditadura, tínhamos o general Hugo Abreu, mas este fazia intrigas também. Nos governos pré-ditadura, Augusto Frederico Schmitt e José Aparecido de Oliveira.
No governo Sarney, Aluízio Alves. No de Itamar, Henrique Hargreaves. Cleto Falcão, enquanto pôde, exerceu a função… No de FH, ele próprio dividiu a função com Andrea Matarazzo.
E, finalmente, chegamos à era Lua, onde tivemos o insuperável José Dirceu e o inesgotável Luiz Gushiken, a quem, sabiamente, minha comadre implicante apelidou de “Fushiken”.
Só que Gigi é campeão. É o chamado “profissa”.
Gilberto Carvalho? É boa praça, gente fina! Mas adora uma fofoca. Falar mal dos outros é com ele mesmo! Mas, sem maldades!

Quem é o chefe da Adepol?



Kiyoshi Hattanda, novo de presidente da Adepol – PR
Foto: Mara Cornelsen

A eleição na Adepol mobilizou os delegados de Polícia Civil de todo o Paraná. Três chapas disputaram o pleito no dia 8 de outubro, e no duelo de “xerifes” a melhor pontaria foi de Kiyoshi Hattanda. Ele impressionou o eleitorado do Interior e principalmente os policiais mais jovens.

Luciano Ducci anuncia obras e programas em
3 bairros de Curitiba


Luciano Ducci correu o trecho neste sábado, reunindo-se com comunidades de 3 bairros. Logo cedo, esteve no Cajuru, onde anunciou para a semana que vem o início da construção da Rua da Cidadania na região. Depois, assinou a instalação do condomínio do Residencial Floresta, último passo antes da entrega de moradias para 192 famílias no Santa Cândida. Esteve ainda no Capão Raso, onde foi implantado o programa Comunidade Escola na Escola Municipal Ivaiporã. Neste domingo, Luciano Ducci continua na agenda: entrega as premiações da Maratona e depois participa da inauguração do Museu do Holocausto.

Eurides Moura disputará em Rolândia


O ex vereador e prefeito por 3 vezes Eurides Moura será o candidato do PSDB em Rolândia. Sempre ligado à família Richa, quando elegeu-se pela primeira ao lado do então governador José Richa em 1982, e aliado incondicional do secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly, companheiro de gestão na mesma época em Cambé, realizou sua primeira reunião partidária para organizar a campanha eleitoral de 2012.
Em toda a história da cidade foram 18 personalidades que ocuparam o cargo de prefeito e Eurides Moura pretende ser eleito pela quarta vez. Originário do PMDB não fez questão alguma de continuar sob a batuta de Requião.

Justiça do Paraná determina apreensão em Galeria Pagé

do Bonde
Cerca de 300 caixas de eletrônicos suspeitos de contrabando e descaminho foram apreendidos ontem na Galeria Pagé, na região central de São Paulo, durante ação da Polícia Federal com apoio da Guarda Civil Metropolitana.
Segundo a PF, a operação visava cumprir um mandado de busca e apreensão da Justiça Federal do Estado do Paraná. Os produtos, como celulares, baterias, lanternas, aparelhos de som, entre outros, estavam na loja 45, composta por seis boxes.
Três comerciantes de origem chinesa foram conduzidas à Delegacia de Crimes Fazendários da Polícia Federal na Lapa, na zona oeste, para esclarecimentos. A investigação está em andamento para avaliação das notas fiscais e os comerciantes poderão ser indiciados por contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Empresários são presos por caça ilegal no Parque Nacional do Iguaçú

Caçadores de animais silvestres estão agindo em área de preservação.
Neste ano, 25 acampamentos de caçadores foram desmanchados.


Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
O número de empresários presos por caça ilegal no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do estado, está crescendo de acordo com Polícia Ambiental do Paraná. Neste ano, 25 acampamentos foram desativados dentro dos 185 mil hectares do parque vistoriados pela polícia.
O número de viaturas utilizadas para este trabalho não foi divulgado, o tenente Marcos Paluch, entretanto, garante que a infraestrutura é suficiente.
Em Matelândia, quatro pessoas foram presas. Com elas a polícia encontrou armas e um animal morto. Na mesma região, a polícia flagrou um empresário e um funcionário dele enquanto caçavam. No sábado (12) e domingo (13), foi a última prisão de empresários. Dois homens foram presos, em Santa Terezinha, com duas cutias e um quati morto.

Justiça de SC decide dividir pensão de marido entre duas amantes

Amantes irão dividir pensão de R$ 15 mil após morte de viúva oficial. Companheiras comprovaram união e ‘uma não sabia da outra’, diz o TJ.
Do G1, em São Paulo

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina divulgou que duas amantes terão direito a dividir a pensão de R$ 15 mil de um homem com quem mantiveram o relacionamento amoroso por anos após a morte da esposa oficial dele. A decisão, tomada em primeira instância pelo juiz Francisco Carlos Mambrini, foi mantida pela 4ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC nesta semana.
Segundo o TJ, o homem, mesmo casado, mantinha relacionamento com duas outras mulheres que, com sua morte, ingressaram na Justiça em busca de seus direitos. A viúva oficial morreu durante o transcurso do processo e “as duas companheiras, ao comprovarem com farta documentação e depoimentos testemunhais a existência de suas respectivas uniões estáveis, foram beneficiadas com metade do valor da pensão”.

Deu bode na festa


- (Foto: Andre Dusek/AE e reprodução)CADÊ O DECORO?
O ministro das Cidades usa o cargo e arranca patrocínio estatal para evento no interior da Bahia que promoveu os interesses políticos de sua família
ISABEL CLEMENTE, da Época
As festas do bode fazem parte da tradição do interior nordestino. Em muitas cidades, as comemorações misturam exposições dos caprinos com muita comida, música e concursos entre vaqueiros a pé laçando os animais soltos no mato. A realização de uma dessas festas na semana passada em Paulo Afonso, município no norte da Bahia, mereceu a atenção de um ilustre representante da região, o ministro das Cidades, Mário Negromonte. Os cartazes da 11a Festa do Bode espalhados pelas ruas destacaram o nome e o cargo de Negromonte e do filho, o deputado estadual Mário Filho, ao lado dos logotipos de sete órgãos públicos apresentados como patrocinadores.

Peluso diz avaliar publicação de nomes de juízes investigados


O ministro Cezar Peluso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), disse nesta sexta-feira que ainda vai avaliar a publicação de nomes e de iniciais de magistrados envolvidos em investigações ou em processos administrativos nos Estados.
Peluso disse que é possível identificar os investigados mesmo com a divulgação apenas das iniciais e que a Lei Orgânica da Magistratura afirma que esses procedimentos são “sigilosos”.
A polêmica começou na semana passada, depois que o CNJ divulgou em seu site uma página com processos disciplinares contra juízes apenas com as iniciais, o que foi elogiado pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais). As informações são da Folha de S. Paulo.

Justiça quebra sigilos fiscal e bancário de Agnelo Queiroz e Orlando Silva

Débora Zampie da Agência Brasil
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou ontem (18) a quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-ministros do Esporte Orlando Silva, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do policial João Dias.
O ministro Cesar Asfor Rocha, relator dos inquéritos que apuram denúncias contra os acusados, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), encaminhado hoje ao STJ.
A quebra de sigilo será referente ao período entre 2005 e 2010, época em que supostamente ocorreram os desvios no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Asfor Rocha também acatou o pedido para tomar depoimento de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e de mais 26 pessoas.