POLICIA FEDERAL DA FRONTEIRA RECEBE RAIOX PARA COMBATER NARCOTRÁFICO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN


 POLICIA FEDERAL DA FRONTEIRA RECEBE RAIOX PARA COMBATER NARCOTRÁFICO
Uma máquina de raio-x foi instalada no aeroporto de Foz do Iguaçu,no oeste do estado. O objetivo do novo equipamento é combater o tráfico de drogas no estado. Segundo a polícia, o terminal é uma das principais portas para a entrada de entorpecentes na cidade. O aeroporto é o primeiro do sul do país a adotar esta estratégia. A máquina vai operar apenas quando houver suspeitas de alguém portando drogas. Com este tipo de tecnologia será possível detectar qualquer tipo de mercadoria irregular tanto nas roupas quando no organismo das pessoas. A iniciativa vai poupar o serviço de levar suspeitos para unidades de saúde para fazer o exame.

Governo do PR lança programa para controle da obesidade

O programa Paraná Saudável de prevenção e controle da obesidade infantojuvenil foi lançado hoje no Palácio das Araucárias. O projeto busca estabelecer ações na prevenção e controle do peso de jovens da rede de ensino pública do Paraná. Participam do programa as secretarias do esporte, Educação, Família e Desenvolvimento Social.

Delegado Miquelotto e comandante Bondaruk Olho no Olho dia 5 de dezembro

Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, Joice Hasselmann está de volta das férias para sabatinar os chefes das Polícias Civil e Militar do Paraná. O delegado Marcus Miquelotto e o comandante Roberson Bondaruk são os entrevistados do quadro Olho no Olho, no BandNews Curitiba Edição da Manhã, a partir das nove horas. Você pode mandar suas perguntas, críticas e sugestões desde já pelo e-mail: pauta@bandnews.fm.br, pelo twitter.com/Bandnewsfmctba, aqui pelo blog e tem também o facebook.com/BandNewsFmCuritiba. O telefone da produção é 3240-3696.

Daniel Lúcio diz que fez administração limpa no Porto de Paranaguá

O ex-superintendente do Porto de Paranaguá, Daniel Lúcio Oliveira, disse que fez a mais limpa administração dos últimos anos no porto. Ele também desafiou qualquer órgão do governo a provar o contrário. O ex-superintendente disse ainda que não tem nenhum ato impugnado no Tribunal de Contas. Daniel Lúcio prestou hoje (29) o segundo depoimento dele na CPI dos Portos da Assembleia do Paraná. Na semana passada ele admitiu que pagou quarenta mil reais do bolso dele para um advogado defender a empresa que ganhou uma licitação para a compra de uma draga para o Porto. O presidente da CPI, deputado Douglas Fabricio, disse que um ponto que merece atenção é o exagero de ações que são levantadas contra o porto.
Daniel Lúcio é acusado de envolvimento em um suposto esquema que teria desviado grãos do terminal e tentado comprar uma draga superfaturada. Ele é acusado também de estar envolvido num esquema financeiro para regularização da situação ambiental do porto. Amanhã quem presta depoimento na CPI é o ex-superintendente do Porto Eduardo Requião.
O depoimento de Eduardo Requião está previsto para começar às nove e meia da manhã desta quarta-feira.

Olimpíadas Escolares começam dia 2 de dezembro

De 2 a 12 de dezembro, Curitiba será o palco da maior competição esportiva escolar do país: as Olimpíadas Escolares. Três mil e seiscentos atletas vão competir em 12 modalidades. O destaque será a participação de atletas consagrados, como a ginasta Daiane dos Santos, o mesatenista Hugo Hoyama e o nadador curitibano Henrique Rodrigues, que atuarão como embaixadores das olimpíadas escolares. As competições serão realizadas em praças e ginásios esportivos da cidade, que receberão atletas de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez e até badminton, que é a novidade no torneio este ano.

Senado votará Código Florestal nesta quarta, diz líder do governo

Do G1
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou nesta terça-feira (29) que o Senado colocará em votação no plenário na próxima quarta-feira (30) o projeto do novo Código Florestal.
O governo avalia que existe entendimento entre base e oposição e que o tema é prioritário. “Vai ser uma votação que nós esperamos que seja rápida e que possa ser aprovado o texto como veio das comissões”, disse.
Segundo Jucá, o requerimento de urgência será lido ainda nesta terça, em plenário. Em razão do acordo, a urgência não precisará ser votada 

Contratos temporários exigem atenção, alerta advogada

Nesta época, é comum as empresas utilizarem funcionários temporários como período de experiência. Mas a prática esconde alguns perigos para os candidatos ao emprego, já que torna a demissão sem justa causa mais fácil ao empregador, que não precisa pagar as verbas rescisórias, como a multa de 40% do FGTS. O problema é que ao usar um contrato temporário para outra finalidade, como regime de experiência, as empresas estão burlando leis trabalhistas economizar os gastos com empresas de Recursos Humanos, que são responsáveis por recrutar esses trabalhadores. O alerta é da advogada Cíntia de Almeida Lanzoni. Segundo ela, se um temporário é contratado por três meses e o empregador gosta dele, prorroga o contrato por mais três meses e, quando não pode mais prorrogar o acordo de temporário, finalmente contrata o colaborador. Só que, passados esses seis meses, a pessoa ficará mais três meses em regime de experiência antes de ser efetivada. E, nesses nove meses, pode ser demitida sem justa causa e ainda sem o direito às verbas rescisórias.
Para tentar evitar essa dor de cabeça, a advogada recomenda cuidado na hora de escolher a empresa de mão-de-obra.
Ao adotar esse método de testar o temporário, o empregador está sujeito a punições previstas em lei: risco da nulidade do contrato temporário e reconhecimento do vínculo direto com a empresa contratante e o conseqüente pagamento de todas as verbas de demissão sem justa causa, o que inclui saldo de salário, aviso prévio, décimo terceiro, férias proporcionais, FGTS e multa de 40%.

Espírito mensalino!

Do blog Josias de Souza
Duke

Prefeitura de Foz distribui inseticidas para combater a dengue

Moradores de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, realizam durante essa semana um mutirão contra a dengue. No último sábado, a prefeitura distribuiu oitenta mil inseticidas nas residências para combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Às nove horas da noite, sirenes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, sinos de igrejas, foguetes e buzinas dão o alerta para que os moradores utilizem os sprays de inseticidas. De acordo com o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donal, estudos mostram que para combater a dengue é preciso matar a fêmea contaminada do mosquito que normalmente se aloja nas casas.
Dois mil e oitocentos casos de dengue foram registrados em Foz neste ano. O prefeito conta que a população aderiu de forma massiva à campanha.
Cerca de trezentos e cinquenta mil reais foram investidos pela prefeitura de Foz do Iguaçu para divulgar a campanha.

Quatro pessoas são presas acusadas pela morte do ex-secretário Paolichi

Quatro pessoas foram presas nesta manhã em Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, por suspeita de envolvimento na morte do ex-secretário da Fazenda de Maringá Luiz Antônio Paolichi. Três homens e uma mulher confessaram a autoria do crime. O ex-secretário, acusado de desvio de verbas na prefeitura, foi encontrado morto na noite de 27 de outubro, no porta-malas do carro dele. Paolicchi foi morto com quatro tiros. As balas atingiram a cabeça, o pescoço, uma das axilas e o abdômen. Ele já havia registrado pelo menos três boletins de ocorrência para relatar ameaças feitas por credores. No ano passado, Paolichi e o ex-prefeito de Maringá, Jairo Gianoto, foram condenados por desvios de verba próximos a 50 milhões de reais. A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Paraná.

UFPR divulga hoje aprovados na primeira fase

A Universidade Federal do Paraná divulga hoje, às duas horas da tarde, o resultado da primeira fase do vestibular. Dos mais de cinquenta mil inscritos, cerca de quinze mil e quinhentos passam para a segunda etapa, que está marcada para os dias 11 e 12 de dezembro. A lista dos candidatos aprovados vai estar disponível no site www.ufpr.br e também na Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, onde estará montado um trio elétrico comandado pela Madeira Banda Show.

Curitiba é a cidade com o maior índice de inflação do país

De janeiro a outubro deste ano, a capital registrou uma taxa de 6,4% enquanto a média nacional foi de 5,4%. De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Gilmar Mendes Lourenço, quatro fatores explicam o fato de Curitiba ser a capital mais cara do Brasil: o aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis e os reajustes das tarifas de ônibus e de água.
O presidente do Ipardes afirma que a inflação interfere diretamente no poder aquisitivo do consumidor. Segundo o último levantamento do IBGE, a inflação de Curitiba no mês de outubro foi de 0,53%. A
capital apresentou o terceiro maior índice e ficou atrás de Porto Alegre e Brasília.

Operação Verão no litoral do PR começa dia 16 de dezembro

Uma série de medidas será adotada para garantir a segurança e a tranquilidade dos veranistas no litoral do Paraná. Mais de oitocentos policiais militares vão estar no litoral e cento e trinta policiais civis vão reforçar o trabalho nas delegacias da região. Já o Grupamento dos Bombeiros terá quase mil guarda-vidas em mais de cem pontos ao longo das praias. Para os trabalhos de resgate, estarão disponíveis vinte e cinco embarcações de salvamento, quadriciclos, além de uma aeronave do Grupamento Aéreo equipado para atendimento inicial às vítimas de afogamento. Para o secretário estadual do meio ambiente, Jonel Iurk, todos esses profissionais estão preparados para atender a população paranaense.
Na área da saúde, a novidade será a implantação do Centro de Recuperação de Afogados, que deve atender 100% dos casos de afogamentos no litoral durante o verão. Segundo o diretor de políticas de urgência e emergência da secretaria estadual, Vinicius Filipak, o serviço exclusivo para afogados vai diminuir a superlotação dos hospitais.
Quanto a limpeza do litoral, os trabalhos se iniciam já nesta quinta-feira. A partir do próximo dia 15, começam a atuar as equipes de coleta de lixo domiciliar e de material reciclável. O Instituto das Águas do Paraná vai investir mais de dez milhões de reais na coleta e destinação de resíduos sólidos, e outros dois milhões em uma licitação para obras de limpeza e desassoreamento de rios. A Operação Verão vai até 26 de fevereiro do ano que vem.

CPI dos Portos ouve novamente Daniel Lúcio

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Portos ouve, pela segunda vez, o ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), no período entre 2008 e 2010, Daniel Lúcio de Oliveira Souza. O depoimento será nesta terça-feira (29), às 9h30, na Sala das Comissões. Na semana passada, o ex-superintendente falou à CPI por mais de duas horas e relatou o período em que esteve à frente da gestão da APPA. Souza apresentou detalhes principalmente sobre o processo de compra da draga para o Canal da Galheta, bem como as denúncias de desvio de cargas no terminal privado, que desencadeou a denominada Operação Dallas, da Polícia Federal (PF). Hoje, o ex-superintendente deverá falar principalmente sobre as questões trabalhistas envolvendo o Porto, assim como das licenças ambientais. A comissão também marcou para esta quarta-feira (30) o depoimento do ex-superintendente da Appa, Eduardo Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião.

18 presos fogem da delegacia do Alto Maracanã, em Colombo

Dezoito presos fugiram na Delegacia do Alto Maracanã em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta terça-feira (29), e por enquanto nenhum deles foi recapturado.
Segundo a Polícia Militar, eles escaparam através de um buraco na parede no fundo de uma das celas. A PM faz buscas na região, mas nenhum preso foi recapturado até as 7h30. Segundo um policial, 34 homens estavam presos na carceragem da delegacia que tem capacidade para 12 pessoas. Havia policiais de plantão no momento da fuga, contudo, um deles informou que ninguém percebeu a movimentação.

PR vai realizar seis mil conciliações em uma semana

A estimativa é de aproveitamento em mais da metade dos casos. A percepção é do Tribunal de Justiça do Estado para a Semana de Conciliação que começou hoje em todo país. De acordo com o desembargador Valter Ressel a maior parte dos processos está relacionada a problemas com instituições financeiras, como bancos e seguradoras, e também empresas de telefonia. Apesar disso, o desembargador explicou que em praticamente todos os processos é possível a conciliação.
O desembargador explicou que as audiências dessa semana já foram previamente marcadas. Mesmo assim ele contou como fazer para conciliar.
O site do Tribunal de Justiça é o tjpr.jus.br. O email para informações é o conciliar@tjpr.jus.br. Ressel enfatizou que na conciliação as duas partes saem vencedoras, já que diminui o tempo de espera de ambas as partes. No ano passado, foram realizadas cerca de 5 mil audiências com conciliação em 52% dos casos. O desembargador contou que a partir do ano que vem todas as comarcas maiores vão contar com um centro de conciliação que vai auxiliar não só nos processos, mas antes mesmo de as questões irem para a justiça.

Seis cidades do PR apresentam alta incidência de AIDS

Curitiba e mais três municípios da Região Metropolitana estão entre as cidades com maior incidência de Aids. Entre a lista de cem cidades brasileiras, seis são do Paraná: Pinhais, Piraquara, Colombo e Curitiba – na região metropolitana, Paranaguá, no litoral, e Foz do Iguaçu na região Oeste. Estes dados fazem parte da versão preliminar do Boletim Epidemiológico Aids-DST, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Os números deste boletim não são exatamente os mesmos da Secretaria Estadual da Saúde. Kátia Moreira, coordenadora Estadual para DST/AIDS fala sobre os números do Paraná desde 1984.
O boletim epidemiológico mostra que Pinhais é a oitava cidade com a maior incidência da doença. Em 2010, foram notificados 58,1 casos para cada 100 mil habitantes. Para Kátia existe uma estabilização.
Para a coordenadora os casos que mais preocupam estão na faixa etária dos 15 aos 19 anos.
Segundo Kátia Moreira, há a necessidade de novas formas de abordagens para prevenção e também para diminuir a transmissão entre usuários de drogas. Pelo boletim do Ministério da Saúde, Paranaguá ocupa a 17ª posição no País e o 2° lugar do Estado, com 52,7 casos notificados em 2010. Curitiba está na 31ª posição entre as cidades brasileiras e teve 41,8 casos notificados para cada cem mil habitantes no ano passado.

Paraná confirma 3 mil casos de picadas de aranha-marrom

O Paraná já tem mais de três mil casos confirmados de picadas de aranha-marrom, e a capital do estado concentra 80% delas! O balanço, divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, aponta que quatro espécies do aracnídeo vivem no Paraná. De acordo com a chefe da divisão de zoonoses, Gisélia Rúbio, a Grande Curitiba concentra tantos casos por causa da espécie, que se adaptou a viver no meio dos seres humanos.
Qualquer fresta de rodapé, de batente de porta ou janela, serve de esconderijo para a aranha-marrom curitibana. E, com a chegada do verão, a incidência de picadas aumenta.
Por causa deste hábito noturno, ela pode se esconder também em locais quentes, como atrás de armários, em roupas atrás de portas, sapateiras, e lençóis e cobertores. Muitas pessoas preferem dedetizar as casas, para evitar a presença da aranha marrom. Mas, Gisélia Rúbio lembra que esta forma de prevenção não é recomendada.
A incidência de aranha marrom pode ser em qualquer lugar, desde casas de madeira e alvenaria, até mesmo em altos prédios de apartamentos. A picada dela não dói na hora, somente após oito a dez horas. Então é recomendável sempre cuidar para evitar a presença delas. Em caso de picada, você deve procurar um posto de saúde, e pode ligar também para o telefone de emergência do setor de zoonoses, o 0800 41 01 48.