POLICIAIS VÃO PROTESTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FRONTEIRA

PAULO MELO CORUJA NEWS
joice hasselmann

Policiais vão protestar nas áreas de fronteira por melhores condições de trabalho

Agentes da Polícia Federal, da Receita Federal e policiais da Polícia Rodoviária Federal realizam amanhã uma “Operação Padrão” nas áreas de fronteira como forma de protesto. Os servidores pedem aumento de efetivo, melhoria nas condições de trabalho e também mais segurança para os profissionais. A agente da polícia federal Bibiana Orsi disse que uma das principais reivindicações é o auxílio moradia. Segundo ela, o benefício viria a suprir muitas das dificuldades encontradas pela categoria.
No Paraná, uma grande mobilização foi marcada na Ponte da Amizade. A agente contou que a forma escolhida de protesto é mostrar o trabalho dos profissionais. No local, o número de servidores vai ser 10 vezes maior do que em dias comuns.
Protestos em fronteiras estão programados em todo o país. Além disso, policiais federais também vão fazer uma manifestação em Brasília, em frente ao Ministério da Justiça.

Rossoni cancela edital para compra de TV e diz que vai pagar do próprio bolso

O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), voltou atrás hoje e disse que vai cancelar o edital para a compra de uma televisão de 60 polegadas, LED e 3D para o legislativo. O equipamento poderia custar até 8.460 reais para os cofres públicos. Depois de receber inúmeras críticas pela compra, Rossoni pediu a atenção dos deputados em plenário e anunciou que vai pagar a televisão com dinheiro do próprio bolso.
Rossoni voltou a dizer que a compra da televisão é uma necessidade do legislativo.
Depois de Rossoni fazer um discurso de sete minutos sobre a televisão, alguns deputados manifestaram apoio ao presidente. Para Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Rossoni deveria comprar a televisão mesmo com as críticas que tem recebido.
O equipamento deve ser colocado em um corredor entre o plenário da Assembléia e o edifício da administração.

Campanha Papai Noel dos Correios começa dia 29 no Paraná

A partir de terça-feira começa o programa Papai Noel dos Correios no Paraná. Até o dia 14 de dezembro, os paranaenses vão poder escolher cartas de crianças carentes endereçadas ao Bom Velhinho e atender aos pedidos dos pequenos. Segundo a diretora de marketing, Cátia Maieske, as cartas são de estudantes de escolas públicas carentes. A expectativa é que 15 mil crianças sejam atendidas neste ano.
Os pedidos são bem variados, como brinquedos, roupas, material escolar, entre outros.
Para participar, basta ir a uma sede dos Correios, escolher uma carta e comprar o presente. Os custos das entregas ficam por conta dos Correios. Em Curitiba, sete agências vão participar do projeto. Entre elas está a agência principal, que fica na Rua João Negrão, a da Marechal Deodoro e a do Portão, na Rua João Bettega. Em 2010, mais de 700 mil presentes foram entregues a crianças carentes de todo o país.

Oito empresas participam de licitação da TV Sinal

Oito empresas de quatro estados manifestaram interesse em participar da licitação para produzir o conteúdo da televisão da Assembléia Legislativa do Paraná, a TV Sinal. Elas apresentaram hoje as propostas. O valor máximo é de 360 mil reais. Uma das produtoras foi desclassificada por irregularidades na documentação. O atual contrato com a GW vence no dia 31 de dezembro. Agora as propostas apresentadas serão analisadas pela Assembléia.

Homem morre em teste físico da Polícia Civil

Um homem que realizava testes físicos para investigador da Polícia Civil morreu hoje depois de uma parada cardíaca. Júlio César Luiz, de 40 anos, se preparava para iniciar provas de corrida na pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná. Ele morava em Arapongas, norte do estado, e estava em Curitiba para realização dos testes físicos do concurso. Cerca de 100 pessoas realizavam os testes no momento da fatalidade. Nossa reportagem pediu mais informações à Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas até o momento não obteve retorno.

Justiça nega pedido de segredo a Derosso

A justiça negou ao vereador João Cláudio Derosso o pedido para que o processo dele corresse em segredo. A decisão foi do juiz da 1ª Vara da Fazenda de Curitiba, Jaílton Tontini. O presidente licenciado da Câmara Municipal de Curitiba alegou que era preciso sigilo para manter a “honra de vereador”. Além disso, Derosso também pedia para que o pedido de afastamento proposto pelo Ministério Público não fosse julgado. Como argumento, ele usou o fato de ter se licenciado da presidência. O juiz afirmou que não vai julgar o afastamento enquanto o vereador não estiver na presidência, mas que, depois disso, ou seja, daqui 90 dias, poderá retomar a análise. Sobre o bloqueio de bens do vereador – o que também foi pedido pelo MP – Tontini disse que vai tomar a decisão depois de ouvir algumas testemunhas. O Ministério Público pede ainda que Derosso devolva 5 milhões e novecentos mil aos cofres públicos. Na semana passada, o MP propôs uma ação por improbidade administrativa contra Derosso. Isso por ele ter prorrogado os contratos de publicidade com a empresa Oficina da Notícia enquanto já mantinha um relacionamento com a dona da agência, Cláudia Queiroz.

Ônibus de turismo é assaltado por dois passageiros na região central do PR

Um ônibus de turismo foi assaltado por dois passageiros, na madrugada de hoje, em Terra Boa, região central do estado. O motorista foi obrigado a entrar em outra rodovia, onde outros 3 bandidos entraram no veículo. Foram levados dinheiro e objetos dos passageiros. Um dos ocupantes levou um tiro de raspão na cabeça, mas passa bem. O ônibus é de São Paulo e seguia para Foz do Iguaçu.

Oito universidades de Direito do PR são aprovadas pela OAB

O Paraná é o terceiro estado com o maior número de cursos de Direito que receberam o selo “OAB Recomenda”. Oito universidades e faculdades obtiveram a recomendação do Conselho Federal da OAB, o que deixa o estado atrás somente de São Paulo, que teve 14 cursos com o selo e Minas Gerais com 11. A divulgação das universidades aprovadas foi feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados, Ophir Cavalcante, durante a VIGÉSIMA PRIMEIRA Conferência Nacional da OAB, aqui em Curitiba. Dos 1.210 cursos existentes no Brasil, foram avaliados 791 e, desses, 90 receberam a certificação. O critério para a aprovação leva em consideração os índices de aprovação nos três últimos Exames de Ordem e o conceito obtido no Enade o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Dos cursos do Paraná que receberam o selo “OAB recomenda” dois são de universidades particulares, cinco estaduais e a Universidade Federal do Paraná.