SUPREMO LIBERA MARCHA DA MACONHA

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Supremo libera Marcha da Maconha

Elza Fiúza/ABr
Foto
MIN. CEZAR PELUSO
O STF autorizou nesta quarta (23) a realização de manifestações públicas para debater a legalização de drogas. A corte analisou uma lei que poderia dar espaço para que juízes locais proibissem passeatas que ficaram conhecidas como Marcha da Maconha. Mesmo diante da decisão, os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Cezar Peluso se mostraram preocupados com a liberação de protestos contra as leis existentes. “É impossível manter a liberdade de pensamento quando a descriminalização significa autorização ou legitimação automática a atos ofensivos a direitos fundamentais e de convivência ética e democrática” disse o presidente do Supremo, Cezar Peluso.

Ao falar sobre a crise, Dilma
afirma que 'não somos uma ilha'

Orlando Brito
Foto
DILMA É RECEBIDA POR KÁTIA ABREU EM SEMINÁRIO DA CNA
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta (22) que o Brasil "não é uma ilha" e, desta forma, não está imune de sofrer com a crise financeira internacional. Porém, ela ressaltou que o país está protegido contra uma possível recessão. "Vivemos hoje um momento em que o mundo passa por dificuldades. Não somos uma ilha, mas ao mesmo tempo que não somos uma ilha, não somos um país desprotegido. Pelo contrário. Somos protegidos pelo seu imenso mercado interno, pelo fato de que nós, nos últimos anos, tiramos 40 milhões de pessoas e transformamos esse país, pela primeira vez, em um país de classe média efetivamente", disse durante o seminário promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Informações do G1.

Gabrielli confirma necessidade
de investir em segurança

Antonio Cruz/ABr
Foto
MIN. JOSÉ GABRIELLI
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta quarta (23) que a empresa tem um sistema para prevenir acidentes e se negou a falar sobre o vazamento da Chevron. Segundo ele, não há motivos para divulgar quanto a Petrobras vai investir em segurança daqui para frente. “É irrelevante o valor do investimento em segurança, porque o principal não é o valor do investimento. O problema principal é a prevenção do acidente, é evitar que ele ocorra. O mais importante é a atitude que a empresa tem que ter de evitar um acidente”, afirmou. “Nós temos que estar frequentemente preocupados em prevenir acidentes. Isso significa mudar a cultura da operação. Tem que ter procedimentos que sejam cada vez mais rígidos [...] Você pode ter o melhor investimento do mundo, mas se não tiver procedimentos, se não tiver cultura em prevenção, o acidente ocorre” completou.

Câmara: CCJ aprova criação da
Semana Nacional da Educação Infantil

A CCJ da Câmara aprovou nesta quarta (23) um Projeto de Lei (PL) que institui a Semana Nacional da Educação Infantil. Segundo o texto, a data vai ser comemorada na semana de 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A educação infantil é aquela referente à creche e à pré-escola, para crianças até 5 anos. “Dedicar um dia à educação infantil será uma maneira de aprofundar o compromisso do Brasil com o bem-estar de nossas crianças, traduzido em saúde e educação”, afirmou o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

SP: justiça autoriza casamento gay

A Defensoria Pública de São Paulo na cidade de Franca, obteve no último dia 11 determinação judicial para o casamento de homens no município. A informação foi divulgada na tarde desta quarta (23). O casal já havia feito o pedido de casamento em fevereiro, antes do reconhecimento da união estável homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, tiveram o pedido negado pela justificativa de falta de fundamento legal. Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizar o casamento civil de duas mulheres no Rio Grande do Sul, em outubro, o casal de Franca foi novamente ao cartório para realizar seu casamento. Houve nova negativa do pedido e o casal decidiu procurar a Defensoria Pública na cidade. Após a manifestação da Defensoria, o juiz corregedor Humberto Aparecido Rocha determinou a realização do casamento. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

Presidente da Chevron pede deculpas pelo vazamento na Bacia de Campos

Foto
PRESIDENTE DA CHEVRON NO BRASIL, GEORGE BUCK
O presidente da subsidiária brasileira da Chevron, o norte-americano George Buck,pediu desculpas nesta quarta (23) pelo vazamento de petróleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro. “Peço sinceras desculpas à população e ao governo brasileiro”, disse Buck em português, em audiência Pública na comissão de Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, para a qual chegou com cerca de 2 horas de atraso. Com o auxílio de uma tradutora durante apresentação do histórico do acidente, o executivo disse que o plano de emergência da Chevron será mantido até que a mancha de óleo no litoral do Rio de Janeiro seja completamente eliminada. "Vamos continuar com nosso plano de reação até que não haja nenhuma gota na superfície", afirmou. Buck destacou também que a companhia quer continuar sendo parceira do Brasil na exploração de petróleo. "Queremos continuar sendo parceiros do Brasil no destino de tornar uma super potência", disse.
 
Fotografia é história
Amigo fraterno

George Gazale, amigo número um do ex-presidente João Figueiredo.

Como foi 1983. Mais de quarenta jornalistas embarcaram para os Estados Unidos para cobrir a internação do presidente Figueiredo num hospital de Cleveland. O general se submeteria a uma cirurgia no coração. Éramos colegas de tevê, rádio, jornal e revista – o meu caso, que trabalhava na Veja – e ficamos por quase dois meses acompanhando o episódio. Evidentemente, o fato gerava muito mais expectativa que propriamente notícia. Até porque, essas dependiam da própria recuperação do ilustre paciente que recebera três pontes de safena. Havia briefings diários dos médicos e do porta-voz da presidência, o embaixador Carlos Átila. Eram entrevistas formais, muito técnicas, frias, sem nenhum caráter sentimental que pudesse emocionar o leitor. Georges Gazale percebeu que as matérias com seu amigo João eram importantes para manter os leitores no Brasil ligados emocionalmente ao seu drama pessoal. Então, ele que tinha acesso ao quarto privado e à família do general, trazia diariamente alguma novidade. Quando não tinha, criava. Uma dessas criações foi essa aí da foto, um boné do clube dos safenados de Cleveland. Orlando Brito.

Gilberto Carvalho promete punições severas pelo vazamento de petróleo

Foto
MINISTRO GILBERTO CARVALHO
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse esta quarta (23) que não faltará rigor na apuração das causas do vazamento de óleo em um poço do Campo de Frade, na Bacia de Campos, operado pela petroleira norte-americana Chevron, e também, na punição dos responsáveis. "Não vamos brincar com essa questão. Está em jogo todo nosso futuro em termos do pré-sal e nosso cuidado ambiental é muito grande. Portanto, não faltará rigor”, disse ele ao deixar a cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília.

Deputados são contra novo texto
ao Código de Processo Civil

Beto Oliveira
Foto
DEP. MIRO TEIXEIRA
Os deputados Vicente Arruda (PR –CE) e Miro Teixeira (PDT-RJ) defenderam nesta quarta (23) a permanência do atual Código de Processo Civil, porém, com alterações pontuais. O projeto altera apenas 20% do código atual, o resto é igual”, afirmou Teixeira. Segundo ele, a criação de novos códigos faz jus à “volúpia autobiográfica de quem quer entrar para a história”.

ANP suspende operações da Chevron

Foto
ANP DECIDE, EM REUNIÃO SUSPENDER ATIVIDADES DA CHEVRON
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) acaba de suspender todas as operações da petroleira americana Chevron no Brasil. A ANP soltou uma nota oficial em seu site. A Chevron já foi multada pelo governo federal, através do Ibama e da própria ANP, por conta do vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Há possibilidade de o óleo chegar à costa fluminense. "A deliberação suspende toda a atividade de perfuração da Chevron do Brasil Ltda no território nacional", informa a nota. A decisão é válida até que as autoridades brasileiras descubram o motivo do acidente e a petroleira tome todas as medidas cabíveis para limpar o mar e conter o vazamento.

Estudante da UnB é agredido após
se recusar a participar de trote

UnB Agência
Foto
ESTUDANTE MOSTRA RESULTADO DA AGRESSÃO
Um estudante de geofísica da Universidade de Brasília (UnB) afirma ter sido agredido por veteranos após não participar de trote do curso. Rogério Duarte Guimarães, de 30 anos, diz que um grupo com cerca de 15 veteranos, alguns com porretes, interrompeu a aula de princípios da geofísica e anunciou o trote – e que a participação não era obrigatória. Guimarães disse que tentou se retirar da sala, mas foi impedido e, após uma troca de agressões verbais, levou uma cabeçada. “Já tinha tido problema no começo do semestre com os mesmos veteranos. Eles te xingam, te ofendem, dizem que você vai ser proibido de entrar no Centro Acadêmico se não participar do trote. A maioria [dos calouros] acaba aceitando por receio de não ter vida social na universidade”, relatou. O estudante afirma que, mais cedo, viu os veteranos preparando um caldo com urina e lama para sujar os calouros. Além disso, ele relata que os novos alunos que aceitaram participar do trote tiveram que mergulhar em uma piscina de lama e alguns até levaram chicotadas. “Não acho saudável, acho que representa uma ideologia equivocada.” As in formações são do G1.

Conselho aprova cassação por
crimes cometidos antes do mandato

Luiz Alves
Foto
DEP. CARLOS SAMPAIO
O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quarta (23) um relatório, feito pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que pede a posição da Casa sobre a possibilidade de parlamentares serem cassados por crimes ou irregularidades praticados antes do exercício do mandato. O deputado se diz favorável à cassação, porém, incluiu no documento um prazo prescricional de cinco anos anteriores ao mandato. “Modifico o meu voto para que não haja uma punição perpétua. Esse prazo é o mesmo previsto na Lei 8112/90 quando se refere à infração disciplinar de servidor público”, disse.