CUIDADO COM UNIFORME ESCOLAR..PESQUISAR NÃO FAZ MAL Á NINGUÉM

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Preço do uniforme escolar aumenta 10% em Curitiba

Se não bastassem os preços dos materiais escolares, que podem variar até 250% no comércio da cidade, o uniforme das crianças está até 10% mais caro neste ano, em Curitiba! As empresas e confecções afirmam que as camisetas foram as maiores vilãs deste aumento.
De acordo com o coordenador de pesquisas do Ipardes, Francisco Araújo, o mês de janeiro é sempre mais pesado no bolso dos pais.
Os pais precisam ficar atentos, comparar e pesquisar os preços entre as malharias. E ter noção dos principais direitos previstos na legislação, segundo a coordenadora do Procon, Cláudia Silvano.
As escolas devem oferecer aos pais sempre mais de uma opção de local para a compra dos uniformes. O presidente do sindicato das escolas particulares, Ademar Batista, diz que as instituições não podem obrigar os pais a comprarem apenas em uma malharia.
O sindicato afirma ainda que as escolas devem levar em consideração as condições climáticas e financeiras de onde trabalham, para então definir o tipo de uniforme e o quanto as malharias podem cobrar por ele.

Trecho da praia de Matinhos é interditado

Por causa do grande número de pessoas queimadas com águas-vivas, um trecho da praia de Matinhos, litoral do Paraná, foi interditado nesta manhã. O local fica próximo ao balneário Flamingo, praia que é chamada de Posto Camping. Apenas pela manhã 48 pessoas tiveram que receber atendimento depois de ter contato com as águas-vivas.
Este é o segundo espaço interditado no litoral por causa dessas queimaduras. Na tarde de domingo um trecho da praia central de Guaratuba também foi sinalizado. Desde o início da Operação Verão, no dia 15 de dezembro do ano passado, 7 mil e 500 casos foram registrados em todo litoral do Paraná. Só hoje pela manhã foram 458 casos.
Apesar dessas pequenas interdições, o tenente do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, Ezequiel Siqueira, acredita que não haja isolamento de grandes áreas, pois as queimaduras e irritações registradas não muito graves.
O tenente explicou que os bombeiros entraram em contato com estados vizinhos, São Paulo e Santa Catarina, e, a princípio, o surto de águas vivas está sendo registrado apenas no Paraná. Siqueira conta que os animais estão em todo litoral do estado e que para evitar o contato o melhor é não entrar no mar.
A indicação para quem for queimado com água viva é procurar o corpo de bombeiros imediatamente. De acordo com o tenente, apenas na Ilha do Mel não houve casos de banhistas que tiveram contato com as águas vivas.

Julgamento do ex-prefeito de Campo Magro é adiado

O julgamento do ex-prefeito de Campo Magro, José Pase, foi adiado para semana que vem. Uma das desembargadoras do Tribunal de Justiça pediu vistas ao processo, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Pase perdeu o mandato em setembro do ano passado, acusado de diversas irregularidades.
Até hoje, cerca de trinta moradores realizava um acampamento em frente à Câmara do município para tentar impedir que os vereadores votassem um projeto que poderia manter o prefeito no cargo. De acordo com um dos organizadores do movimento, Miguel Mozzili, eles devem voltar a realizar o acampamento até o próximo julgamento de Pase.
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça, o próximo julgamento deve ser realizado na segunda ou terça-feira da semana que vem.

Com Lula presente, Dilma celebra ‘casamento’ entre ministérios na posse de Mercadante e Raupp

Do Estadão
Foto: Ricardo Stuckert Filho
A cerimônia de posse dos novos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, foi marcada pela presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retornou ao Palácio do Planalto pela primeira vez desde que deixou o cargo. O evento também marcou a saída de Fernando Haddad do MEC.
O ex-presidente não falou durante a solenidade, mas esteve presente nos discursos de Haddad, Mercadante, Raupp e da presidente Dilma Rousseff, que chegou a se emocionar ao falar sobre seu padrinho político. “Para mim, é uma honra que seja neste momento que, pela primeira vez, o nosso querido presidente Lula volte ao Planalto”, afirmou Dilma no início de seu discurso. “Com o passar do tempo, Raupp, nós viramos uns chorões”, acrescentou a presidente, com a voz embargada.
Dilma destacou o papel do ex-presidente no desenvolvimento dos projetos para a educação e afirmou que, naquela cerimônia, estava sendo celebrado um “casamento” entre a Educação e a Tecnologia. “O que nós queremos é sermos capazes de desenvolver tudo aquilo que podemos produzir”, disse a presidente.
Despedida. Primeiro a discursar, Haddad falou sobre as ações de sua gestão à frente do ministério. Ele apontou como o grande legado de sua gestão ter garantido a “todos os brasileiros o direito a um passo a mais na educação” 

Diretoria do Hospital de Paranaguá diz que não houve erro nos atendimentos

A diretoria do Hospital Regional de Paranaguá defende que as duas crianças que tiveram membros amputados depois de ficarem internadas no local foram atendidas adequadamente. Em abril do ano passado, Túlio Guimarães, de 12 anos, deu entrada no hospital com uma fratura exposta depois de cair da cama. Os médicos engessaram o braço esquerdo do garoto. Dois dias depois o menino voltou para o hospital com muita dor. Quando o gesso foi tirado, o braço de Túlio Guimarães estava necrosado e foi preciso amputar. Em setembro, Marlon Cordeiro, um bebê que na época tinha três meses, foi levado ao hospital com desidratação. Os médicos colocaram a medicação diretamente no osso do paciente, na perna direita. O quadro de saúde dele piorou e o garoto teve a perna amputada. O diretor técnico do Hospital Regional de Paranaguá, André Luiz Baliana, defende que todos os procedimentos foram corretos.
O coordenador das promotorias de saúde do Ministério Público, Marcos Antonio Texeira, explica que os casos são investigados para saber se realmente houve erro médico.
O Hospital Regional atende aos sete municípios do litoral. Quem tem casos de problemas com erros médicos pode procurar o Ministério Público, uma delegacia e o Conselho Regional de Medicina.

Número de doadores de sangue cai 50%

O número de doadores de sangue caiu 50% no Hemepar neste inicio de ano. Em média, são necessárias 150 bolsas de sangue por dia para atender toda a demanda. A assessora de suporte ao usuário do Hemepar, Cristina Richter, afirma que o quadro é preocupante e que pode piorar ainda mais.
Para doar sangue é preciso estar em bom estado de saúde, ter mais de 50 quilos, entre 16 e 65 anos de idade e levar um documento com foto. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no alto da 15 e funciona de segunda a sexta das sete e meia da manhã às seis e meia da tarde e aos sábados das oito e meia da manhã às seis horas da tarde.

Casos de dengue aumentaram 16% em janeiro no PR

Os casos suspeitos de dengue aumentaram em quase 16% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês no ano passado. Foram 11 mil quatrocentas e 60 notificações de agosto do ano passado até janeiro deste ano, contra nove mil e novecentas no mesmo período do ano anterior.
Até agora, foram confirmados 243 casos da doença no estado e mais de quatro mil notificações seguem em análise. Nenhuma morte foi registrada. Dos 399 municípios do Paraná, 251 tiveram notificações de dengue e 61 confirmaram casos da doença.
A cidade com o maior número de ocorrências é Londrina, no norte do estado, seguida por Foz do Iguaçu, no oeste.

Dois vereadores são suspensos por excesso de faltas em Maringá

Dois vereadores de Maringá, noroeste do estado, foram suspensos por causa do excesso de faltas em sessões plenárias. John Alves Correa, do PMDB, e Wellington Andrade, do PRP, devem cumprir a suspensão depois do dia 02 de janeiro, quando retornam as atividades parlamentares. Os dois podem ficar até 21 dias suspensos. Os vereadores podem faltar, durante o ano, três vezes consecutivas ou dez vezes de forma alterada. No entanto, Correa não compareceu em 15 sessões e Andrade em 23. Os dias de suspensão vão ser descontados do salário dos vereadores. Eles ainda podem tentar justificar as ausências para evitar a suspensão.

Próteses com sinais de ruptura poderão ser trocadas pelo SUS

Mulheres que tiveram implantes de silicone das marcas PIP, da França, e Rofil, da Holanda, devem fazer um cadastro na ouvidoria do SUS para solicitar a troca das próteses. A estimativa é que 200 pacientes façam a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde no Paraná nos próximos meses.
Hoje foi realizada uma reunião entre entidades médicas e as secretarias estadual e municipal de saúde para discutir o assunto. No Paraná, duas mil e 84 mulheres colocaram a prótese PIP e 70% delas são de Curitiba. Muitas já solicitaram a troca no próprio médico que fez a cirurgia plástica. Quem não pode pagar pela troca deve entrar em contato com o SUS, de acordo com o superintendente da Secretaria de Saúde do Paraná Paulo Almeida.
O Ministério da Saúde determinou que terão prioridade de troca as mulheres que apresentarem alteração do exame físico e que tenham antecedente de câncer de mama.
O telefone da ouvidoria do SUS é o 0800-644-44-14. Ontem, o Ministério da Saúde divulgou a lista com os locais onde as mulheres podem fazer a troca das próteses. São 29 no Paraná, sete em Curitiba.

Lixo reciclável é trocado por mudas de árvores em SJP

Quarenta toneladas de lixo reciclável são trocados por mudas de árvores por mês na Central de Reciclagem de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Toda quinta-feira a sede da central recebe caixas, garrafas, papéis, papelão e outros materiais recicláveis.
Cada dois quilos de lixo doado dá direito a uma muda de flor. A secretária do meio ambiente do município Edilaine Vieira afirma que o programa melhora o trabalho dos catadores de lixo.
Atualmente, as mudas são compradas de uma empresa privada e a partir de fevereiro elas serão produzidas pelo próprio município.
A troca pode ser feita toda quinta, das oito da manhã às quatro da tarde, na central que fica na Rua Pedro Trevizan, número 249, no bairro Colônia Rio Grande, em São José dos Pinhais.

Homem morre eletrocutado em Mandirituba

Um homem morreu eletrocutado no final da manhã desta terça-feira em Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima trabalhava na Eletrobrás e realizava a instalação de um equipamento em um poste na hora do acidente. O trabalhador teria sido atingido pela rede elétrica, que se soltou devido à quebra de um parafuso. Além do choque, ele ainda caiu de uma altura de 12 metros.

Vinte CT´s são selecionados no PR para as Olimpíadas

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 anunciou hoje a lista com 172 locais considerados aptos a receber equipes para treinamentos antes da competição. No Paraná 20 instalações foram selecionadas em nove cidades. Cinco são em Curitiba e quatro em São José dos Pinhais. Londrina e Toledo têm 3 locais escolhidos. Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá e Piraquara apresentam um local cada. São Paulo é o estado com maior número de instalações aptas, com um total de 46 locais. As instalações esportivas escolhidas pelo Comitê agora negociarão diretamente com os Comitês Olímpicos Nacionais. Os locais devem receber investimentos públicos e privados para construção ou reforma de instalações. Por enquanto não foram divulgadas as delegações que serão acolhidas pelos locais selecionados.

Pastor é preso acusado de abusar de crianças no PR

Um pastor evangélico foi preso hoje, em Manaus, no estado do Amazonas, acusado de abusar de crianças no Paraná. Geraldo Pereira Nunes, de 69 anos, tinha um mandado de prisão expedido da 12º Vara Criminal por violentar quatro crianças, com idades entre 9 e 10 anos. De acordo com a polícia, Geraldo tinha a confiança dos fiéis, e, por isso, não levantava suspeitas. Ele aguarda na prisão da capital amazonense até a chegada de policiais civis de Curitiba. O pastor se mudou para Manaus há dois meses.

Salário do paranaense subiu cerca de 6% em 2011

O salário médio do paranaense subiu pouco mais de 6% no ano passado se comparado a 2010, de acordo com dados do Caged divulgados hoje. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontou que o Paraná teve o maior crescimento do país, acima dos 3,12%. Mais uma vez, o salário médio de admissão dos homens foi maior do que o das mulheres, com uma diferença de quase UM e meio por cento. Entre 2010 e 2011, os salários médios passaram de 888 reais para 916 reais.

Polícia descobre esconderijo da gangue do maçarico

Uma casa que seria o esconderijo da gangue do maçarico, especializada em arrombar caixas eletrônicos, foi encontrada por policiais hoje de madrugada, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A polícia chegou ao local por meio de uma denúncia anônima. O titular da delegacia de furtos e roubos, Guilherme Rangel, explica que no local a polícia apreendeu diversos itens que a quadrilha usava nos assaltos. Ninguém foi preso durante a ação. Mas a polícia segue investigando para prender os bandidos Desde o início do ano, as gangues do maçarico e da dinamite já arrombaram 16 caixas eletrônicos.

Pista do aeroporto de Londrina está interditada

17:20
A pista de pousos e decolagens do Aeroporto regional de Londrina, na região norte, continua interditada por causa de um acidente com um caminhão do corpo de bombeiros hoje a tarde. Foi durante um treinamento da corporação. Três bombeiros ficaram levemente feridos. Os peritos da Infraero estão no local e analisam o acidente.

Empresário é baleado ao fugir de assalto

Um empresário foi baleado hoje a tarde, ao tentar fugir de um assalto no bairro do Parolin. Dony Takeda, de 42 anos, teve a loja de informática invadida por bandidos pela segunda vez, e tentou correr quando percebeu o roubo. De acordo com a polícia, o assaltante teria chegado a pé, e levou um notebook da loja dele. Takeda foi internado em estado grave.

Movimento no Afonso Pena aumentou 20% em 2011

O número de passageiros que passaram ano passado pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, aumentou 20% em relação a 2010. Segundo a Infraero, 6,9 milhões de pessoas utilizaram o aeroporto em 2011 — movimento que é muito maior do que a capacidade instalada do Afonso Pena, de 6 milhões de passageiros. O aumento no aeroporto de São José dos Pinhais entre 2010 e 2011 foi maior do que a média nacional, que foi de 15%. A tendência é que o movimento continue aumentando, tanto no Afonso Pena quanto em outros aeroportos do país. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a previsão é que em 2014 — ano da Copa do Mundo — 8,4 milhões de pessoas passem pelo Afonso Pena.

Implantação da Emenda 29 poderia ser antecipada, segundo Sinclapol

O Sindicato das Classes dos Policiais Civis do Paraná considera que a implantação da Emenda 29 poderia ter sido antecipada. De acordo com o presidente da categoria, André Gutierrez, foi dado um voto de confiança ao secretário de segurança pública Reinaldo de Almeida César, e inclusive, uma manifestação que estava programada para hoje foi suspensa.
Uma nova manifestação está marcada para o dia 8 de fevereiro. Mas até lá, o governo deve negociar com os policiais. Gutierrez explica que a Emenda 29 é um resgate salarial para os policiais.
Atualmente, quatro mil policiais civis estão na ativa no Paraná.