MORRE TERCEIRA VÍTIMA DE MÉDICO QUE É PROCESSADO POR NEGLIGÊNCIA EM BRASILIA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Morre terceira vítima de médico que é processado por negligência em Brasília

Foto
O MÉDICO LUCAS SEIXAS E MARIA CRISTINA, UMA DAS VÍTIMAS FATAIS
Felício Natal Palazzo, 25, aluno do 3º ano da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), faleceu no último dia 21 após ser operado pelo médico Lucas Seixas Docas Júnior, conhecido por realizar reuniões toda primeira segunda-feira do mês para convencer pessoas a fazerem cirurgia bariátrica. É a terceira vítima fatal do médico, que responde a denúncias na Justiça pela morte das pacientes Maria Cristina da Silva, 37, e Fernanda Wendling, professora do UniCeub. De acordo com familiares de Felício, os exames pré-operatórios foram tão rápidos que há a suspeita de que nem sequer tenham sido realizados. Estudante de medicina, o paciente percebeu que a cirurgia tinha dado errado e, segundo sua irmã, Elza, ele teve de implorar para ser operado novamente. “O dr. só respondeu [para Felício] que, pela experiência dele, ele não ia fazer isso porque as dores eram normais”, disse. Ainda de acordo com ela, o paciente estava com 129 kilos, tinha 1,70 de altura e o laudo do hospital dizia que se tratava de  obesidade mórbida. “Ele foi convencido a fazer essa cirurgia; ele sempre sempre falava que não ia fazer e, de repente, foi fazer”, afirmou. “Assim que saiu da cirurgia, ele estava com dores de até gritar”, completou.

Crise excluiu 200 milhões de empregos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou nesta terça (24) que o mundo tem aproximadamente 200 milhões de desempregados depois de passar pela crise de 2008 nos Estados Unidos e seus desdobramentos até a crise do euro. Segundo a OIT, o número equivale a 6% da força de trabalho e a retomada do mercado de trabalho, iniciada em 2009, foi de curta duração. Ainda segundo o relatório da organização, vai ser necessário criar 600 milhões de empregos na próxima década para manter o crescimento mundial sustentável e “coesão social”. O documento destaca também que 74,8 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estavam desempregadas em 2011, um aumento de mais de 4 milhões desde 2007.

Poloneses contra a lei antipirataria

Janek Skarzynski/France Presse
Foto
MANIFESTANTES DIZEM QUE A LEI LIMITA A LIBERDADE NA INTERNET
Um grupo de manifestantes gritaram frases contra projeto de lei antipirataria Acta (Acordo Anti-Pirataria, da sigla em inglês) nesta terça (24) em frente a um escritório da União Europeia.  Diferente do Sopa e do Pipa, que são restritos aos EUA, o Acta quer criar padrões internacionais para a proteção da propriedade intelectual, mas se opõe ao projeto sob a justificativa de que ele limita a liberdade na internet. A Polônia se comprometeu a assinar o acordo na próxima quinta (26). Informações do G1.  

Justiça condena 13 por fraude no INSS

A 5ª Vara Federal de Guarulhos (SP) condenou 13 pessoas que integravam uma quadrilha especializada em fraudar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Entre elas está um delegado da Polícia Civil de São Paulo. Segundo a investigação, que culminaram com a deflagração da Operação Evidências, a quadrilha causou um prejuízo de aproximadamente R$ 9 milhões aos cofres públicos. O Ministério Público Federal denunciou o grupo depois de apurar que cerca de 300 benefícios, entre aposentadorias e auxílio-doença, foram concedidos irregularmente entre os anos de 2009 e 2010. Os réus foram condenados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e corrupção ativa e passiva. Oito deles tiveram a pena estipulada entre oito e 11 anos de reclusão, dois servidores públicos foram condenados à perda o cargo e cinco, a cumprir prisão em regime semiaberto, com penas de sete a oito anos. O MPF recorreu pedindo o aumento das penas.

Anatel dicute concessões de televisão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu nesta terça (24) uma audiência pública a fim de discutir a regulamentação do novo modelo para os contratos de concessão para exploração da TV por assinatura, enquadrados no Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O SeAC entra hoje em consulta pública até o dia 13 de fevereiro. Segundo a Anatel, o objetivo é estimular novos investimentos, ampliar a cobertura e a competição e criar um ambiente regulatório dentro da neutralidade tecnológica. Atualmente, os serviços de TV por assinatura atendem a mais de 42 milhões de brasileiros, em 12,7 milhões de domicílios. Informações da Agência Brasil.

Hackers ameaçam atacar Facebook

Foto
MÁSCARA DO GRUPO ANONYMOUS
Um suposto membro do grupo Anonymous diz que pretende atacar o Facebook. Um vídeo foi publicado no YouTube pelo usuário "AnonymousVoice777" e traz o que seria uma mensagem do grupo sobre como hackers simpatizantes podem participar da "Operação Blecaute Global", identificada pela tralha #OpGlobalBlackout no Twitter. A ofensiva foi marcada para este sábado, dia 28 de janeiro, por volta de meia-noite nos Estados Unidos, madrugada aqui no Brasil. “Embora o Facebook tenha 60 mil servidores, é possível derrubá-lo”, diz o narrador do vídeo, que pede a seus colaboradores que "não tenham medo", pois é "a chance mais recente" de uma ação global contra a rede social. Informação do jornal O Globo.

Mercadante e Raupp tomam posse

Orlando Brito
Foto
DILMA E LULA NA POSSE DOS NOVOS MINISTROS
Os novos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) tomaram posse nesta terça (24), no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Trata-se da primeira mudança ministerial de 2012, onde Mercadante deixa a pasta de Ciência e Tecnologia para substituir Fernando Haddad, que vai concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Desta forma, Mercadante foi será substituído por Marco Antônio Raupp, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira. Este também foi o primeiro evento político de Lula desde que ele foi diagnosticado com um câncer na laringe, em outubro do ano passado. Em seu discurso, Dilma citou o ex-presidente e se emocionou. "É uma honra que nosso querido presidente Lula volte ao Palácio do Planalto", disse. "Com o passar do tempo viramos um bando de chorões. Assim como Mercadante, posso não conter as lágrimas. Mas como diz Lula, 'pode chorar que não faz mal nenhum'", completou.
 
Fotografia é história
Dublê de corpo

Sempre que um novo governo começa, seja nos Estados Unidos, na França ou em outro lugar, aparecem sósias do presidente. Não foi diferente aqui no Brasil, em 1985, quando José Sarney subiu a rampa do Planalto.
Como foi –  Evidentemente, os jornalistas que cobríamos a Presidência dávamos atenção devida a esses visitantes. Mas, na verdade, muitos deles não tinham a menor semelhança física com Sarney. Porém, com frequência surgiam por lá alguém com a mesma cara de Sua Excelência. Esse senhor aí – que dizia chamar-se Diziolli e empresário em São Paulo – realmente era muito parecido. O formato da cabeça, o rosto, o sorriso, o formato dos olhos e das sobrancelhas, o penteado, o tradicional bigode, o gesto de saudação e até o paletó tipo jaquetão azul marinho. Esse era mesmo um sósia. Até hoje não sei se a Psicologia já deu nome preciso a essa fobia de uma pessoa querer ser outra. Orlando Brito

Justiça do RN condena vereadores

Cinco vereadores e outros sete ex-vereadores da cidade de Natal foram condenados pela Justiça do Rio Grande do Norte. Eles foram punidos por corrupção passiva. Além dos políticos outras quatro pessoas, sendo um empresário do setor imobiliário e três assessores parlamentares, também estão na lista de condenados. O grupo é acusado de integrar um esquema de corrupção na Câmara Municipal de Natal no ano de 2007, que teria tentado subornar parlamentares a votarem contra vetos feitos ao projeto do Plano Diretor de Natal pelo então prefeito Carlos Eduardo (PSB). O caso ficou conhecido como Operação Impacto. Informação do jornal O Estado de São Paulo.

DF: justiça proíbe Detran de
cobrar IPVA de veículo furtado

A justiça proibiu o Detran do Distrito Federal de realizar cobrança de IPVA e DPVat de um contribuinte que tive o veículo furtado em 2006. A carcaça do carro foi encontrada e identificada pela polícia, porém, o proprietário teve perda total do bem. Desta forma, a justiça declarou inválidos os lançamentos tributários a partir de 2007 e determinou a baixa definitiva do veículo nos cadastros do Detran. Segundo o proprietário, a ocorrência do furto foi feito na delegacia e, poucos dias depois, o automóvel foi encontrado pela polícia totalmente carbonizado. O laudo da perícia identificou a placa e o chassi do veículo e atestou perda total. A documentação foi entregue ao Detran que, mesmo ciente da perda total, continuou a cobrar impostos e seguro obrigatório nos anos subsequentes ao furto. No julgamento, os juízes destacaram o artigo 1º da Lei 7.341/1985, que determina: "Desde que o fato seja objeto de ocorrência policial, o IPVA não incide sobre a propriedade de veículo roubado, furtado ou sinistrado e prevalece até o momento em que o veículo for recuperado ou reparado". Informações do Conjur.

Ministério da Agricultura aumenta fiscalização no transporte de comida

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta terça (24), no Diário Oficial da União, uma portaria que prevê a instalação de uma Unidade de Vigilância Agropecuária no Aeroporto Internacional de Manaus. Trata-se de uma intensificação na fiscalização de alimentos com ingredientes de origem animal, que só podem ser transportados entre os países com autorização da pasta. Segundo o ministério, a medida visa “proteger o Brasil da entrada de pragas e doenças”, além do ingresso de mercadorias perigosas a saúde. Em 2011, os fiscais federais do Vigiagro apreenderam nos três principais aeroportos do país (Guarulhos, Galeão e Juscelino Kubtschek) 53,4 toneladas de produtos sem autorização para transporte. O resultado traz uma diminuição de 3,9% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Secretário responsável pela Copa e
Olimpíadas pede demissão do cargo

Foto
SECRETÁRIO JOSÉ BOTELHO
O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, José Ricardo Botelho, pediu demissão no último final de semana alegando motivos pessoais para deixar o cargo. O corregedor da Polícia Federal, Valdinho Jacinto Caetano, está sendo cotado para substituir Botelho. A secretaria foi criada em agosto de 2011 e tem a responsabilidade de coordenar as ações de segurança em eventos internacionais que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, o Rio+20 e os Jogos Olímpicos de 2016. Informação do jornal Folha de São Paulo.

Siron Franco

Objetos e Cabeça (1987)
50 x 70 cm
Óleo sobre cartão

Patriota viaja amanhã para a Suíça

Foto
MIN. ANTONIO PATRIOTA
A presidenta Dilma Rousseff vai enviar o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) para representá-la no Fórum Econômico Mundial de Davos. O evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de janeiro e tem como tema “A Grande Transformação: Estabelecendo Novos Modelos”. Segundo Patriota, essa será uma oportunidade para tratar sobre a Conferência Rio+20, que ocorrerá de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro. A previsão é que se discuta as propostas referentes a um modelo sustentável de crescimento para o século 21, respeitando o meio ambiente e desenvolvendo a chamada economia verde. Há reuniões que tratarão exclusivamente do Brasil e da América Latina.