FEITA CIRURGIA..CRISTINA KIRCHNER NÃO TEM CÂNCER

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Presidente argentina recebe alta e exames descartam câncer de tireoide

Foto: AP
Do G1
A presidente argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta médica neste sábado (7) após ser operada na quarta-feira, com os estudos médicos descartando a possibilidade de câncer de tireoide como havia sido diagnosticado no início, informou o porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro.
“A análise histopatológica definitiva constatou a presença de nódulos em ambos os lóbulos da glândula tireoide da presidente, mas descartou a presença de células cancerígenas, modificando o diagnóstico inicial da punção”, disse Scoccimarro ao ler o relatório médico oficial.
A presidente, de 58 anos, “descansou normalmente e se encontra em ótimo estado geral”, disse o porta-voz. “Cristina Kirchner deixou o hospital para continuar sua recuperação na residência presidencial de Olivo”, completou.  

Supersalários perduram em sigilo no Congresso

Da Agência O Globo
Promulgada há 14 anos pelo Congresso Nacional, a emenda constitucional que criou o teto salarial para o funcionalismo público até hoje não é aplicada pelo Legislativo. Com a desculpa de que falta regulamentação sobre o que entra ou não no cálculo do chamado “abate teto”, Câmara e Senado continuam pa­­gando salários acima de R$ 26,7 mil – equivalente ao vencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal – e se recusam a fornecer o número de servidores beneficiados.
Relator da proposta de reforma administrativa do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) conta que nem ele conseguiu ter acesso a esses dados. Estimativas informais, no entanto, indicam que só no Senado o número de funcionários que recebem acima do teto chega perto de mil. “Essas informações são mais confidenciais do que o segredo do cofre do Banco Central”, reclama Ferraço.
Os altos salários são mantidos por uma guerra de liminares. Em março de 2011, procuradores da República no Distrito Federal entraram com três ações questionando o pagamento de salários no Legislativo e no Executivo acima do teto constitucional e de­­terminando que funções comissionadas, horas extras e outras verbas fossem somadas ao salário para o chamado “abate teto”. Em julho, o Ministério Público garantiu a suspensão dos pagamentos além do teto. 

Carros batem em esquina de Curitiba e derrubam parede de comércio

Foto: Reprodução RPCTV
Do G1
Dois carros bateram na esquina das ruas Trajano Reis com a Inácio Lustosa, no bairro São Francisco, em Curitiba, por volta das 8h deste sábado (7). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas mulheres, de 30 e 32 anos, tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas pela ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) para o Hospital Cajuru.
Segundo testemunhas, um dos carros teria avançado o sinal vermelho e ocasionado o acidente. Um veículo atingiu e quebrou um poste de energia. Mas os fios elétricos mantiveram o poste de pé.
De acordo com o vendedor da loja que fica na esquina do acidente, Rafael David de Oliveira, às 10h40 funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) já trabalhavam na manutenção da rede. Contudo, o fornecimento de luz não foi afetado com a batida.
Rafael tinha acabado de chegar no comércio quando ocorreu o acidente. “Escutei um barulho do meu lado e a parede já caiu”, contou. Ninguém da loja de ferramentas ficou ferido.

Sisu está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para estudantes que querem concorrer às vagas em universidade pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. No Paraná são 4.399 vagas, sendo 340 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), 29 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e 3.530 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em todo o país são 108 mil oportunidades, divididas em 95 instituições. Os estudantes interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio e precisam acessar o site sisu.mec.gov.br para se inscrever até quinta, dia 12. O resultado da primeira chamada vai ser divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26.

Em primeiro ano de gestão Dilma, 564 servidores caem por corrupção

Vassoras fincadas no Congresso Nacional em protesto contra a corrupção. Foto: André Dusek/AE
Do Estadão
Alvos de denúncias de corrupção, abandono de cargo e outras irregularidades, 564 servidores federais foram expulsos da administração pública no ano passado. Na média, pelo menos um servidor por dia foi demitido, afastado de cargo em comissão ou teve cassado o direito à aposentadoria.
A principal razão para afastar os servidores foi uso do cargo para a obtenção de alguma vantagem pessoal. Conforme dados reunidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), 308 servidores foram expulsos por essa razão. Outros 200 foram afastados pela prática de improbidade administrativa. E 40 servidores foram flagrados pedindo propina e acabaram expulsos da administração pública.
Em termos absolutos, o Ministério da Previdência Social concentrou a maior quantidade de casos de irregularidades – 138 servidores foram expulsos durante o ano passado. Em seguida nesse ranking está o Ministério da Justiça – 133 servidores afastados. O Rio de Janeiro foi o Estado com a maior quantidade de servidores demitidos ou afastados de cargos em comissão: 120. 

Cadeiras especiais para deficientes são usadas em Guaratuba

Pessoas com dificuldades de locomoção vão ganhar cadeiras especiais para trafegar na praia em Guaratuba, no litoral do estado. A prefeitura cedeu três cadeiras adaptadas para rodar na areia. Duas barracas com equipes de auxílio estão montadas na Praia Central. Não há custo para utilizar o transporte. Além do instrumento, também foram instaladas rampas que facilitam o acesso para cadeirantes.

Movimento na BR-277 será intenso neste final de semana

Mais de 100 mil veículos devem circular nos dois sentidos da BR 277, entre Curitiba e o litoral paranaense, até domingo. Hoje, 20 mil veículos devem seguir para praia, o maior movimento ocorrerá entre 08h e 11h. No domingo o retorno deverá manter a rodovia com fluxo alto em direção a Curitiba a partir das 10h. No fim da tarde o movimento deve se intensificar, com previsão de mais de 3 mil carros por hora.

Projeto de lei sugerido pela internet pode proibir flanelinhas em Maringá

Do G1
Um projeto de lei protocolado nesta quinta-feira (5), em Maringá, na região norte do Paraná, pelo vereador Flávio Vicente (PSDB) e que segue o exemplo de Novo Hamburgo (RS), pode proibir a atividade dos guardadores de carros na cidade, os flanelinhas. O texto do projeto foi emprestado da cidade gaúcha e entra em pauta na Câmara em fevereiro, depois que eleitores fizeram o pedido ao vereador pelo Facebook.
Em entrevista ao G1, Vicente disse que a atenção está nos resultados da experiência de Novo Hamburgo. Nesta sexta-feira (6) houve uma conversa política com o prefeito de lá. A questão é a abordagem jurídica da proibição. Em 2005, a Associação Comercial de Maringá fez uma pesquisa e identificou 35 flanelinhas na região central, um terço de não-maringaenses. O vereador garantiu que a cidade tentou regulamentar a profissão, com capacitação por cursos e uso de identificação, mas que os flanelinhas “não quiseram participar” 

Pistola de fabricação israelense é apreendida em Cascavel

Uma pistola de fabricação israelense, munição e uma pequena quantidade de maconha foram apreendidas em Cascavel, no oeste do estado. A arma estava escondida no painel de um carro com placas de Curitiba, que estava estacionado na beira da estrada. O motorista, um homem de 43 anos foi preso. Ele seguia do Mato Grosso do Sul com a esposa e dois sobrinhos para Guaratuba, litoral do Paraná.