TJ-SP SOLICIATA ESCOLTA PARA JUIZA DE RIO CLARO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

TJ-SP solicita escolta para
juíza do Fórum de Rio Claro

O Fórum de Rio Claro requisitou nesta semana escolta para a juíza Cynthia Andraus Carretta, diretora do órgão. Isso porque uma bomba explodiu ontem (12) no local e ela, junto com outras duas juízas, disseram sofrer com situações de insegurança. A bomba estava dentro de uma caixa com pregos e esferas de chumbos. Segundo a Justiça paulista, a caixa, destinada à diretora do Fórum, foi recebida às 13h15 e explodiu quando dois funcionários a abriram. Eles ficaram feridos e foram levados para a Santa Casa pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "São fatos graves que dilaceram o tecido social e o Estado Democrático de direito", afirmou o ministro.

Governo francês confirma que teve
nota rebaixada por agência de risco

Foto
MIN. FRANCÊS FRANÇOIS BAROIN
O governo francês afirmou nesta sexta (13) que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s abaixou a nota do país. “Não é uma notícias boa, mas também não é uma catástrofe”, disse o ministro das Finanças, François Baroin. Segundo ele, “não são as agências que decidem a política da França”. A declaração foi feita após uma reunião de emergência com o presidente Nicolas Sarkozy e com outros ministros. Rumores de que a França seria rebaixada derrubaram as bolsas de valores de todo mundo, assim como a cotação do euro. A Áustria também deve ser rebaixada. Informações da Agência Brasil.

Reforma política volta à pauta

A Comissão Especial da Reforma Política não conseguiu um acordo sobre o financiamento público exclusivo de campanha e de mudanças no sistema eleitoral em 2011. Desta forma, o relator da proposta e o presidente do colegiado, deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Almeida Lima (PPS-SE), esperam que o texto seja melhor avaliado em fevereiro. “Desde que ficou definido que as mudanças não valeriam para as eleições de 2012, perdeu-se o sentido de pressa. Optamos por fazer um trabalho mais amplo e profundo para vigorar a partir de 2014”, disse o parlamentar. “O relatório não deveria ter sido votado mesmo não, ele precisa ser mais discutido com os partidos, com a própria sociedade, que apresenta alternativas”, afirmou Almeida Lima. Já o relator, considera que houve uma frustração ao não votar a matéria e isso prejudica a população brasileira. “Tem um custo político e institucional muito grande, no custo das campanhas e no tipo de governabilidade que se estabelece”, afirmou.

BA: MST já ocupou 14 prefeituras

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) já ocupou 14 prefeituras da Bahia nesta semana. Segundo o movimento, trata-se da Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária. Hoje (13), cerca de 500 integrantes do MST ocuparam prefeitura de Juazeiro e 200, a de Carinhanha. Na terça-feira (10), começo da jornada, foram ocupadas oito sedes da administração municipal, em Camamu, Igrapiúna, Prado, Itabela, Queimadas, Santa Brígida, Rodelas, Curaçá. No dia seguinte a ação foi em Itajuípe e, ontem, em Santo Amaro, Mucuri e Arataca. O MST afirma que o objetivo da ação é lutar pela garantia da qualidade da educação dentro dos assentamentos, além de um protesto contra o fechamento de escolas no campo. A Secretaria de Segurança Pública do estado está acompanhando a jornada e foi orientada a atuar somente em caso de incidente grave. Informações da Agência Brasil.

Patriota prepara visita de Dilma a Cuba

Foto
MINISTRO ANTONIO PATRIOTA
O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores)  viajará na segunda (16) a Cuba para preparar a próxima visita da presidenta Dilma Rousseff ao país, prevista para o final deste mês. Patriota permanecerá em Havana até a terça-feira e deve se reunir com o colega cubano, o chanceler Bruno Rodríguez, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Padilha diz que planos de saúde
vão trocar silicones com defeito

Foto
MIN. PADILHA
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse nesta sexta (13) que a substituição das próteses mamárias rompidas das marcas PIP e Rofil, serão custeadas “integralmente” pelo SUS ou pelos planos de saúde. E isso independentemente, disse ele, de a cirurgia original ter sido feita para fins estéticos ou como reparação. "A consideração do ministério, da ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] é que essa situação específica de mulheres submetidas a fraudes nas próteses é classificada como cirurgia reparadora. Existe um risco à saúde [das pacientes com implantes rompidos]", disse Padilha após reunião com as duas agências. Informação do jornal Folha de São Paulo.
 
Fotografia é história
Exportação de grãos

Navio com carregamento de soja no porto fluvial de Porto Velho, em Rondônia.
Como foi – Viajando pelo Brasil a gente vê muita coisa que nem imagina existir. Fiquei surpreso com os números que ponteiam o porto situado na capital de Rondônia. A expectativa dos produtores era de que, no ano de 2011, a exportação da soja superasse a marca de 20 bilhões de dólares. O transporte é feito por navios de grande calado que partem de lá semanalmente praticamente todos os dias. Levam além da soja, milho, madeira, carne, açúcar e adubo produzidos principalmente em Mato Grosso. Carregados com os produtos da região, cortam os rios Madeira, Solimões e Amazonas até ganhar o Atlântico. Seu destino são países de todos os continentes. Orlando Brito

Juiz quer investigar Bush sobre denúncias de tortura em Guantánamo

Foto
DETENTOS NA PRISÃO DE GUATÁNAMO
Foto
EX-PRESIDENTE BUSH
Um juiz espanhol da Audiência Nacional reafirmou nesta sexta (13) sua competência para investigar os supostos crimes de tortura em Guantánamo, em resposta a uma queixa apresentada por dois ex-presos da base militar americana em Cuba. O juiz Pablo Ruz também pediu à Procuradoria, em uma ação notificada nesta sexta-feira, que o relatório considere o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush como um dos "supostos responsáveis" pelos abusos ocorridos no centro de detenção. O centro de detenção de Guantánamo, situado na base naval estadunidense em Cuba, converteu-se em um símbolo de tortura e outros maus tratos após ser aberta quatro meses após os atentados de 11 de setembro.

RJ: Amorim participa de sobrevoo

Foto
MIN. CELSO AMORIM
O ministro Celso Amorim (Defesa) se reuniu nesta sexta (13) com o comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, no Rio, a fim de avaliar a situação estados atingidos pelas chuvas. Segundo ele, as Forças Armadas estão mais preparadas para auxiliar as vítimas que há um ano. “Claro que sempre existe alguma carência, sempre seria bom ter mais, mas acho que estamos muito mais preparados do que no ano passado e um elemento essencial, por exemplo, é o lançamento de pontes, vamos continuar adquirindo equipamento que nos ajudará. O sistema de alerta também está funcionando melhor, o que possibilitou evitar algumas tragédias”, disse. Amorim participou ainda de um sobrevoo sobre as áreas de risco de Sapucaia, no centro-sul fluminense,de Itaipava, Friburgo, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na região serrana. “Essa é uma instrução da presidenta: estarmos presentes e vermos efetivamente o que ocorre. Felizmente, a situação está melhor. Mas precisamos estar preparados e saber de que maneira agir, sempre em coordenação com a Defesa Civil”, explicou. Informações do Jornal do Commercio.

Senado fará dedetização nesta sexta após rato ter mordido uma servidora

O Senado divulgou uma nota informando a “todos” sobre a desratização e dedetização que serão realizadas na tarde desta sexta (13), devido a um rato ter mordido o pé de uma servidora da secretaria-geral do Senado nesta semana. Ficarão interrompidas as atividades do gabinete e das secretarias de coordenação legislativa do Senado e do Congresso, que ficam próximas ao local onde o roedor agiu. As atividades serão retomadas às 10 horas da segunda-feira.

Marina quer definir candidatos que
vai apoiar até o dia 7 de fevereiro

Foto
EX-SENADORA MARINA SILVA
A ex-senadora Marina Silva deve definir até o dia 7 de fevereiro os candidatos que irá apoiar nas eleições municipais. Segundo o portal do IG, a discussão será feita durante o lançamento do Movimento por uma Nova Política, no Recife. Marina, que deixou o PV em julho do ano passado, vai comemorar os seis meses do movimento e a formação das bases da sua possível futura sigla.

Julgamento dos acusados de matar Ceci Cunha será transmitido ao vivo

A Justiça Federal de Alagoas vai transmitir, ao vivo, pela Internet, a partir da próxima segunda (16) às 9 horas, o julgamento dos acusados do assassinato da deputada federal Ceci Cunha e de três de seus familiares, ocorrido em dezembro de 1998. O caso se arrasta há 13 anos e foi incluído no programa Justiça Plena, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, com o objetivo de monitorar e acelerar a tramitação de processos de grande repercussão social, mediante apoio administrativo aos tribunais. Ceci Cunha, que era médica, foi assassinada a tiros em 16 de dezembro de 1998, horas depois de ser diplomada deputada federal por Alagoas. Os outros mortos foram o seu marido, Juvenal Cunha; o cunhado, Iran Carlos Maranhão; e a mãe de Iran, Ítala Maranhão. Investigações levaram o Ministério Público Federal (MPF) a denunciar, como mandante do assassinato, Pedro Talvane Luís Gama de Albuquerque Neto. Ele era suplente de Ceci Cunha e, com a morte da parlamentar, assumiu em seu lugar o mandato de deputado federal.

ONG aponta 14 cidades brasileiras
como as mais violentas do mundo

Dados da organização não-governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal mostram que, das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 estão no Brasil, 12 no México e cinco na Colômbia. Segundo a ONG, dos 50 locais avaliados, 40 estão na América Latina. A cidade que ficou em primeiro lugar no estudo foi San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 159 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em seguida, aparece a mexicana Ciudad Juárez, que fica na fronteira com os Estados Unidos e liderou o ranking por três anos seguidos. Em 2011, a taxa de homicídios foi de 148.