MINISTRO DIZ QUE PLANOS DE SAÚDE VÃO TROCAR PRÓTESES ROMPIDAS

PAULO MELO CORUJA NEWS

Recadastramento biométrico termina no dia 20 de janeiro

Este é o último fim de semana para o eleitor curitibano (e apenas de Curitiba), fazer o recadastramento biométrico do título eleitoral. Até hoje, o Tribunal Regional Eleitoral já recadastrou mais de um milhão e 50 mil curitibanos, e a meta de 80% deve ser cumprida até segunda-feira. Neste fim de semana, ainda há horários disponíveis para agendamento, segundo o assessor do T.R.E., Marden Machado.
Todos os eleitores da capital devem ser recadastrados para poderem votar na eleição municipal deste ano.
Quem não renovar o título eleitoral fica impedido de votar, além de outras sanções.
O recadastramento biométrico vai até o dia 20, e não será prorrogado. O agendamento pode ser feito pelo site www.tre-pr.jus.br.

Empregos no setor industrial do Paraná cerscem 5,3%

Aumentou em 5,3% o total de empregos no setor industrial do Paraná. O número é bem diferente do registrado no país, que teve queda de meio por cento. O índice é um comparativo entre novembro de 2011 e o mesmo mês de 2010. O crescimento no estado foi impulsionado pelos setores de alimentos e bebidas, de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações. A pesquisa foi divulgada hoje pelo IBGE. No Rio Grande do Sul o aumento foi de 2,2%. O Estado de Santa Catarina foi o único da região que apresentou impacto negativo, a queda foi de 1,1%.

Consultas na Santa Casa de Colombo serão remarcadas

As consultas para pacientes da Santa Casa de Colombo, na Região Metropolitana, vão ser remanejadas para outras unidades de saúde. O Conselho de Medicina interditou o pronto atendimento do local ontem, pelas condições precárias de operação. De acordo com a Secretaria Municipal de Curitiba, os médicos que atendiam no hospital foram transferidos para outros locais e vão atender os pacientes nos locais em que foram realocados.

Ministro diz que planos de saúde vão trocar próteses rompidas

Foto: Lionel Cironneau - Associated Press
Da Folha
Frente a informações contraditórias de duas agências do governo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se pronunciou nesta sexta-feira e garantiu a substituição das próteses mamárias rompidas das marcas PIP e Rofil, custeadas “integralmente” pelo SUS ou pelos planos de saúde. E isso independentemente, disse ele, de a cirurgia original ter sido feita para fins estéticos ou como reparação.
“A consideração do ministério, da ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] e da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] é que essa situação específica de mulheres submetidas a fraudes nas próteses é classificada como cirurgia reparadora. Existe um risco à saúde [das pacientes com implantes rompidos]“, disse Padilha após reunião com as duas agências. 

Litro do leite vai ficar mais caro no PR

O valor do litro do leite deve ficar mais caro na próxima semana no Paraná. O motivo é que 70% da produção leiteira do estado fica na região sudoeste, que sofre há pelo menos 60 dias com a estiagem. Quatro municípios da região já decretaram estado de emergência por causa da falta de chuva. São João e Renascença confirmaram os decretos hoje e Barracão e Santa Izabel do Oeste na última quarta-feira. O prefeito de São João, Clóvis Mateus Cucolotto, afirma que o reflexo da seca deverá ser percebido durante todo o ano, principalmente no bolso do consumidor.
Segundo a Defesa Civil, mais de 900 mil pessoas foram atingidas pela seca e 84 municípios enfrentam problemas com a falta de chuva.

SINDPD-PR vai acionar a Celepar na Justiça

A audiência entre o Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná (SINDPD-PR) e a direção da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) nesta sexta-feira definiu pelo encerramento da mediação por parte do Ministério Público do Trabalho no caso das demissões arbitrárias ocorridas na virada do ano. Isto porque a empresa, que até a audiência do dia 9 de janeiro alegava ter inúmeros motivos para demitir os funcionários concursados não apresentou nenhuma documentação que fundamentasse sua atitude e argumentou não ter obrigação de formalizar os motivos dos afastamentos. O sindicato, por meio de sua assessoria jurídica, encarou a postura da empresa pública como desrespeitosa à mediação e decidiu por acionar a Celepar na Justiça.
O advogado dos trabalhadores, André Passos, também vai entrar com pedido de abertura de inquérito no MPT-PR, a fim de investigar a postura discriminatória, o abuso de poder na empresa, visando coibir futuras investidas similares, e pleiteando a reintegração dos funcionários concursados, demitidos sem justa causa. “A Celepar possui normativa de penalidade e avaliações periódicas de desempenho dos trabalhadores e, por isso, ela não pode alegar o direito de demitir sem motivos os trabalhadores na hora e como bem entender”, disse Passos. “Vale ressaltar que, na última avaliação realizada, todos os funcionários demitidos foram avaliados positivamente e em todo o período funcional jamais sofreram alguma punição ou responderam a processo administrativo. A primeira ‘punição’ foi a demissão sumária”, completou o advogado dos trabalhadores. Dos quatro funcionários que ganharam a conta como presente de Natal do governo Beto Richa (PSDB) nesse início de 2012, três movem ação na Justiça contra a Celepar por assédio moral e pelo reenquadramento funcional.

Mais 13 postos foram vistoriados hoje

Mais treze postos da relação de clientes do maior fraudador da venda de combustiveis no Paraná foram vistoriados nesta sexta-feira. Em dois foram encontrados lacres rompidos e mais três bombas foram lacradas. O diretor técnico do Ipem Shiniti Honda diz que o lacre jamais pode ser rompido pelo dono do posto ou por qualquer pessoa que não esteja autorizada.
O Instituto de Pesos e Medidas descobriu que, a relação de clientes do empresário Cleber Salazar, é maior ainda. Ele havia declarado que entre 30 e 40 postos usavam os serviços da empresa dele. Na verdade são 46 postos, sendo que 44 no Paraná e dois em Santa Catarina. A empresa Power Bombas, de Salazar era autorizada a fazer a manutenção dos equipamentos.
O relatório completo de todo trabalho de fiscalização do IPEM será encaminhado para o Ministério Público na próxima segunda-feira. Somente na quinta-feira, dos 21 postos vistoriados, oito bombas foram lacradas pelo Ipem por apresentar lacres rompidos no bico, o que pode ter sido feito pelo dono do posto para a retirada da placa depois da prisão de Cleber Salazar. Para Shiniti Honda essa é uma oportunidade para mudar a forma de fiscalização.

Setran de Curitiba inicia operações na segunda-feira

A Secretaria de Trânsito de Curitiba entra em operação nesta segunda-feira, 16. O anúncio do início dos trabalhos do órgão vinculado à administração direta do município será feito às 11 horas, no Salão Brasil, pelo prefeito Luciano Ducci e o secretário de Trânsito, Marcelo Araújo. Na ocasião também serão apresentados os novos uniformes dos agentes da Setran e o modelo das viaturas que integram a frota da secretaria que fará o trabalho de orientação, educação, fiscalização e engenharia de trânsito em Curitiba.

Alvará de funcionamento da empresa Power Bombas é cassado

A empresa Power Bombas, acusada de fraudar bombas em postos de combustíveis, teve o alvará de funcionamento cassado hoje. Dessa forma, se infringir a lei e voltar a funcionar, a empresa pode ser multada em mais de R$ 5 mil reais.
O bloqueio da licença de funcionamento da Power Bombas se deu por determinação do prefeito e será aplicada também aos postos de combustíveis que forem comprovadamente identificados por fraude pelo Ipem e notificados pelo Ministério Público e pela ANP.
“Os alvarás que permitem o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Curitiba são emitidos dentro dos princípios da legalidade e da regularidade. Não se pode legitimar uma fraude. Se for comprovada a fraude nos postos de combustíveis será cassada a licença de funcionamento”, disse o prefeito Luciano Ducci.
A Secretaria do Urbanismo encaminhou ofícios ao Ipem e à Secretaria Estadual de Segurança solicitando que sejam enviadas ao município todas as informações relativas à comprovação de fraudes em postos de combustível, com os respectivos endereços. Os dados vão instruir os processos de cassação de alvarás de funcionamentos dos estabelecimentos autuados por irregularidades.
A partir do recebimento das informações, a Secretaria do Urbanismo irá instaurar o processo administrativo de cassação de alvará dos estabelecimentos que tiverem a comprovação de fraude nas bombas de combustível inspecionadas pelos órgãos de fiscalização.
O proprietário da empresa, Cleber Salazar, continua preso no Centro de Triagem, em Piraquara, na grande Curitiba. A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público para prorrogar a prisão preventiva do acusado. Assim, Salazar continua preso por mais cinco dias. Os 44 postos de combustíveis que eram atendidos pela empresa Power Bombas estão sendo vistoriados. Se comprovadas irregularidades, a prefeitura afirma que eles também vão ter o alvará cassado. As vistorias começaram depois de denúncia de um esquema de fraude nos postos. Um mecanismo que ficava nas bombas fazia com que parte do combustível pago não fosse repassado ao consumidor. Em um dos casos, por exemplo, ao pagar por 20 litros o motorista não levava quase 1 litro e meio. O mecanismo funcionava por controle remoto para driblar a fiscalização. Quando técnicos chegavam para realizar a medição do combustível o sistema era desativado.

18 cirurgiões cardiovasculares pedem demissão da Unimed

Já chega a dezoito o número de cirurgiões cardiovasculares que pediram demissão oficialmente dos quadros da Unimed. Em Curitiba, dos 55 profissionais, apenas um pediu o desligamento. Eles pedem reajuste nos valores pagos pelos procedimentos e, segundo a Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares do Paraná, alguns médicos afirmam que irão deixar de atender pela Unimed. Em Londrina, no Norte do Paraná, os cinco profissionais dessa especialidade que atendiam pela Unimed, pediram demissão. O mesmo ocorreu com os quatro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em reunião no Procon, em Curitiba, foi solicitado que a Unimed apresente até a próxima quarta-feira (18) as medidas que serão adotadas para que os clientes não fiquem desassistidos. A Unimed-PR e CoopCárdio-PR garantiram o atendimento de emergência e que ninguém ficará desassistido. Em caso de dúvidas ou para mais informações, o cliente deve entrar em contato com a Unimed por meio do telefone 0800-642-2002. O telefone do Procon é 0800-41-1512. A Unimed informou que negocia com os cirurgiões cardíacos e tenta, na medida do possível, atender as reivindicações dos profissionais.

Cem mil carros devem passar pela BR-277 neste fim de semana

Cerca de 100 mil carros devem circular nos dois sentidos da BR 277, que liga ao litoral do Paraná, neste fim de semana. No sábado, 20 mil veículos devem seguir para praia. O maior fluxo ocorrerá entre 8h e 11h, segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho. No domingo, quase 30 mil retornarão do litoral em direção a Curitiba.

Incêndio destrói casas no Cajuru

Um incêndio destruiu três casas e um barracão no bairro do Cajuru, hoje a tarde. As chamas começaram no depósito de materiais recicláveis, e se alastraram rapidamente. Em uma das casas, estava a mãe e os três filhos. Ela ficou ferida e foi hospitalizada. De acordo com o coronel Luis Henrique Pombo, do Corpo de Bombeiros, os materiais recicláveis estavam mal armazenados.
Ainda não há estimativa do quanto foi destruído no local.

Portos registram superávit de R$ 12 milhões em 2011

O aumento das receitas e a diminuição das despesas alavancaram o faturamento da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina no ano passado. A Appa fechou 2011 com um superávit de 12 milhões de reais. O carro-chefe desse aumento foi a grande movimentação nos terminais. Foram 41 milhões de toneladas que passaram pelos portos paranaenses, o que gerou uma receita 16% maior que a registrada em 2010. Os custos por tonelada também diminuíram, passando de três reais e oitenta centavos em 2010 para três reais e trinta no ano passado. De acordo com o superintende da Appa, Airton Vidal Maron, os portos do Paraná acumularam números recordes em 2011.
Para este ano, governo federal e iniciativa privada devem investir um total de um bilhão nos portos do estado. As verbas devem custear obras de dragagem, construção de novos armazéns graneleiros, ampliação do cais e implantação de sistemas de segurança.

Reportagem visita postos atendidos pela Power Bombas

Diversos postos de combustível que aparecem na lista de locais irregulares da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) foram visitados pela reportagem da BandNews. Os postos também eram atendidos pela empresa Power Bombas, de Cleber Salazar, que é o empresário suspeito de vender equipamentos para adulterar bombas. Um dos locais visitados foi o posto Flórida, no Cabral. Nele três bicos foram interditados pelo Ipen. O sub-gerente do posto, Carlos Roberto Salles, alega que houve um problema na tubulação interna das bombas. O sub-gerente também disse que o posto não participava do esquema de Cleber Salazar e que na maioria das vezes eram os funcionários do empresário que faziam a vistoria no posto.
Outro local visitado foi o Posto Vitória, no alto da XV. Na lista da ABCF nesse posto aparece uma diferença de 250 ml entre o que é abastecido e o que aparece na bomba. O gerente do posto, Mauricio Chagas, disse que o local é auditado freqüentemente e nunca teve problemas.
O posto não foi visitado pela fiscalização do Ipen após as denúncias apresentadas nessa semana. O gerente do posto disse que após saber da lista ele mesmo chamou o órgão para que vistoriasse o posto.
Segundo o metrologista do Ipem, Wilmar Lourenço, a fiscalização nos postos agora analisa se houve lacre rompido nas bombas.
A reportagem da BandNews também foi ao Auto Posto Arrancadão, em Pinhais. No teste da ABCF o local aparece com defasagem de 1300 ml. A BandNews visitou ainda o Auto Posto Midias, no Sitio Cercado. O local apresentou defasagem de 150 mil. Nos dois postos os gerentes não estavam e ninguém quis gravar entrevista.

Oito bombas de combustível são lacradas pelo Ipem

Oito bombas de seis postos de Curitiba foram lacrados pelo Ipem por apresentar lacres rompidos no bico. A fiscalização foi feita ontem e o resultado foi apresentado hoje pelo órgão. No total foram vinte e um postos vistoriados. A operação começou depois de uma reunião entre Ministério Público, Inmetro, Delegacia do Consumidor, Agência Nacional do Petróleo e outros órgãos. Segundo o diretor técnico do Ipem Shiniti Honda cada posto reagiu de forma diferente a fiscalização.
Já o empresário Cleber Salazar, que é o suspeito de vender equipamentos para adulterar as bombas dos postos de combustíveis teve a prisão temporária prorrogada por cinco dias. Para o delegado da delegacia do Consumidor, Jairo Estorílio a ação é importante para que ele não altere possíveis provas.
Hoje a fiscalização continua nos postos que eram atendidos pela empresa Power Bombas, acusada de um esquema de fraudes responsável por desviar parte do combustível que era pago por motoristas.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 são brasileiras

Da Agência Brasil
Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado nesta sexta-feira. Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo. O topo da lista é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158.87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está Juárez, no México, com uma taxa de 147.77.
No Brasil, Maceió, capital alagoana, aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135,26 homicídios para cada 100 mil habitantes.  

Clínicas e hospitais em Curitiba utilizam irregularmente material descartável

São cateteres e material para retirada de pedras nos rins, por exemplo, que são reaproveitados e podem gerar contaminação nos pacientes. A denúncia chegou através de ouvinte da BandNews FM e segundo a Vigilância Sanitária, os estabelecimentos podem ser interditados. Um funcionário da área de saúde aqui do Paraná que não quis se identificar para evitar represálias, relatou o problema.
A enfermeira Michele Alves, técnica da Vigilância Sanitária, confirma que o problema existe. Normalmente, a clínica é intimada. A técnica da Vigilância afirma também que o material é apreendido. Hospitais são vistoriados anualmente, assim como clínicas de endoscopia. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156. A reportagem vai continuar a investigar esse problema nos próximos dias, ouvindo o Ministério Público, o Conselho Regional de Medicina, planos de saúde e trazendo outros dados sobre essa denúncia e o que a população pode fazer para ajudar a evitar essas irregularidades.

Justiça investiga câmeras piratas em Catanduvas

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de processo administrativo para apurar supostas irregularidades na compra de câmeras e microfones, e outros itens de vigilância. Os equipamentos foram adquiridos para instalação nos presídios federais de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná, e de Campo Grande, no Mato Grosso. Em relatório reservado, a Seção de Execução Penal informa que, das 210 câmeras de monitoramento do presídio de Catanduvas, apenas 93 estão em funcionamento. Entre os investigados está Alexandre Cabana de Queiroz, que até o início do mês passado era o diretor de Políticas Penitenciárias, o segundo homem mais importante na hierarquia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).