JOVEM DE 14 ANOS É APROVADA NO VESTIBULAR EM PONTA GROSSA

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DA JOICE


Jovem de 14 anos é aprovada no vestibular da UEPG

Uma adolescente de 14 anos foi conseguiu aprovação no vestibular da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Aline Horst foi a 7ª colocada entre os aprovados no curso de Letras. A estudante terminou o ensino médio no ano passado. Apesar da aprovação, ela não pode iniciar o curso de Letras. Apenas os aprovados que consigam comprovar a conclusão do ensino médio podem ingressar na Universidade.

Menina de 11 anos se afoga em piscina de condomínio

Uma menina de 11 anos se afogou na piscina de um condomínio no bairro Bigorrilho hoje à tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela chegou a ficar inconsciente, mas foi resgatada ainda com vida. A vítima foi encaminhada ao Hospital Evangélico e não corre risco de morte.

Hospital no norte do PR é interditado após pacientes contraírem infecção

Nove pacientes podem ter contraído uma infecção após mutirão de cataratas em Jacarezinho, região norte do Estado. A Secretaria de Saúde do Paraná está investigando os casos e já determinou a interdição temporária e cautelar do centro cirúrgico e da central de materiais do hospital. Três pessoas perderam uma das vistas. As cirurgias para correção do problema foram realizadas no último dia 18 de janeiro, no Hospital de Olhos de Jacarezinho. O mutirão foi pago pelo SUS. Após a operação pacientes foram diagnosticados em centros de referência em Curitiba e Londrina com uma infecção ocular grave, que pode causar cegueira. O caso da senhora de 71 anos que morreu após a cirurgia está sendo investigado. Ela teve uma parada cardíaca e ainda não se sabe se estaria relacionado aos problemas ocorridos no Hospital.

Fabricante de taxímetro diz que foi ameaçado

O dono da empresa que fabrica o taxímetro apreendido pelo Ipem por apresentar irregularidades diz que tem sido ameaçado. Eude Alves Batista é um dos sócios da empresa Batista & de Paula e criou o modelo TKS 56. 195 taxis de Curitiba têm este tipo de taxímetro. Quatro aparelhos já foram apreendidos por estarem ilegais. Os equipamentos foram encontrados com um dispositivo que altera o valor da corrida em 30%, o que pode ter lesado centenas de passageiros em Curitiba. Eude Batista diz que já recebeu três ligações com ameaças. Para evitar problemas, a empresa tem feito a troca gratuita dos equipamentos.
Eude Batista é investigado pela polícia na fraude dos taxímetros. O aparelho da empresa dele tem um GPS instalado que aumenta o valor da corrida em 30% sempre que o veículo sai de Curitiba. A cobrança é a taxa de retorno, permitida pela Urbs. No entanto, uma ligação ilegal permitia que o motorista acionasse um botão no painel que aumenta o valor da corrida mesmo dentro da capital. Agora a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor investiga para saber quem é o responsável pela fraude. Desde a semana passada, o Ipem faz fiscalizações em taxis de Curitiba e o balanço final da operação será divulgado na segunda-feira à tarde.

Usuários do Hospital da Polícia reclamam da poeira no local

Mais reclamações com relação ao hospital da Polícia Militar. Dessa vez, usuários reclamam da poeira levantada por causa de obras no local. A dona de casa Solange Monteiro da Cruz ligou para Band News para reclamar da situação. Ela contou que todas as pacientes que esperam por atendimento acabam enfrentando muita poeira.
Solange foi com o pai hoje ao hospital. Ele precisa ser internado no local. A dona de casa contou que acha que vai preferir um posto de saúde, pois essa opção lhe pareceu mais razoável.
Desde o ano passado muitas pessoas têm reclamado da condição do Hospital da Polícia Militar. Isso porque o governo do estado anunciou que servidores públicos conveniados ao SAS – Sistema de Assistência à Saúde – iriam ser atendidos pelo convênio com o Hospital da PM. Isso gerou muita revolta tanto dos funcionários públicos quanto dos policiais. A reportagem entrou em contato com o governo do estado e com a assessoria da polícia militar. Nenhum dos dois órgãos respondeu ao pedido de entrevista para falar sobre as obras.

Menina de 11 anos se afoga em piscina de condomínio

Uma menina de 11 anos se afogou na piscina de um condomínio no bairro Bigorrilho hoje à tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela chegou a ficar inconsciente, mas foi resgatada ainda com vida. A vítima foi encaminhada ao Hospital Evangélico e não corre risco de morte.

Greve dos vigilantes de transportes de valores pode terminar na segunda-feira

A greve dos vigilantes de transportes de valores pode chegar ao fim. Uma audiência de conciliação será realizada na segunda-feira. O Sindicato das empresas de transporte de valores entrou com um pedido de dissídio coletivo e o Tribunal Regional do Trabalho deve analisar o pedido na segunda. A categoria está em greve desde quarta-feira em todo o Paraná e já afeta a disponibilidade de dinheiro em caixas eletrônicos de Curitiba e de algumas cidades do interior.

Três pessoas morreram dentro de motéis esta semana na Grande Curitiba

Em menos de uma semana, três pessoas morreram dentro de motéis na grande Curitiba. O último caso foi registrado hoje a tarde, no bairro boqueirão. O homem, que aparenta 50 anos, entrou no motel com uma mulher, que seria casada. Alguns minutos depois, ela saiu do estabelecimento e os funcionários do local ele morto. A polícia investiga o caso.

Operação Volta às Aulas começa na terça-feira

A partir de terça-feira começa a operação Volta as Aulas em ruas de grande movimento de Curitiba. A expectativa é que 30% a mais de veículos circulem pela cidade. A ação vai até o dia 30 de março. Agentes da Secretaria do trânsito e educadores do Detran farão abordagens educativas em vias com grande fluxo de veículos. Nas ações serão entregues informativos com dicas de segurança no trânsito e a forma segura de fazer o transporte de crianças.
Também serão feitas abordagens educativas em 27 escolas municiais de Curitiba.

Moradores de Campo Largo pedem a construção de uma trincheira na BR-277

Moradores da região de Ferraria, em Campo Largo, pedem a construção de uma trincheira, na BR 277, na altura do quilometro 109. Eles devem fazer manifestações nos próximos dias na BR e dizem que podem fechar a pista no carnaval. Segundo um dos organizadores da manifestação, Nelson Silva de Souza, muitos acidentes acontecem no local.
A assessoria de imprensa da RodoNorte disse que a concessionária participou de assembleias com moradores da região e que a obra de duplicação da BR 277, na região de Campo Largo, tem onze quilômetros extensão e vai até as proximidades da região de serraria. Segundo a concessionária a obra prevê um novo viaduto, duas trincheiras e a readequação de outros dois viadutos. O custo da obra é de setenta milhões de reais, mas o trabalho ainda não começou porque a concessionária depende de documentações com o DER. O tempo estimado de trabalho é de 400 dias a partir do momento em que ela for iniciada.

Duas pessoas morrem afogadas no litoral do PR

Duas pessoas morreram afogadas ontem de noite no litoral do estado. O primeiro caso ocorreu no Rio São José, em Morretes. De acordo com os bombeiros, a vítima de 35 anos se afogou em uma área sinalizada com a placa de perigo. O rapaz chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. O segundo caso aconteceu em Guaratuba. Um rapaz de 23 anos se afogou nas proximidades do Rio Saí. A vítima teria ido surfar com um grupo de jovens quando se afogou. Os amigos ainda teriam acionado o salva-vidas, que chegou realizar o resgate, mas não obteve sucesso ao tentar reanimar o rapaz. A Operação Verão já contabiliza cinco mortes por afogamento desde a metade de dezembro do ano passado. O corpo de bombeiros ainda afirma que a maioria dos casos de afogamento acontece de madrugada em lugares distantes dos postos guarda-vidas.

Beto Richa passa o comando do PSDB para Valdir Rossoni

O governador Beto Richa, do PSDB, deixa a presidência do partido na próxima segunda-feira. Em nota encaminhada para a imprensa, Richa afirma que a transferência é necessária devido ao trabalho como governador, que, segundo ele, exige dedicação em tempo integral. Quem responde pela legenda no estado é o vice-presidente do partido, deputado Valdir Rossoni.

Curitiba registra a maior temperatura do ano

A capital paranaense teve hoje o dia mais quente deste ano. Os termômetros marcaram 32 graus de acordo com o Simepar. Ficou perto do recorde histórico, de 34 graus no ano passado. A previsão é de que o tempo continue abafado nos próximos dias, com a possibilidade de chuvas rápidas e isoladas, típicas de verão.

Marco Maia assina atos para criar três CPIs na Câmara

Do G1
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), autorizou na noite desta quinta-feira (2), primeiro dia do retorno dos trabalhos legislativos, a criação de três comissões parlamentares de inquéritos (CPIs). As três são ligadas aos direitos humanos. A primeira será para investigar o tráfico de pessoas, a segunda a exploração sexual de menores e a terceira, o trabalho escravo.

Investigação de juízes segue parada mesmo após decisão do STF

Do G1
Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a autonomia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), investigações do órgão em 22 tribunais do país e que envolvem mais de 3 mil juízes e servidores do Judiciário continuam suspensas, segundo a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.
Liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski em dezembro de 2011 suspendeu apurações do conselho sobre o crescimento patrimonial de magistrados. O ministro atendeu a um pedido de associações de magistrados, que entraram no Supremo com uma ação questionando a legalidade da atuação do CNJ.

Escolas estaduais terão menos alunos por turma

Na semana que vem, mais de um milhão e trezentos mil estudantes voltam às salas de aula nas escolas estaduais do Paraná, que terão menos alunos por turma. Isso porque passou a valer desde outubro do ano passado uma resolução que limitou a 30 o número de crianças por sala do ensino fundamental, e 40 no ensino médio. De acordo com o secretário de educação do estado, Flávio Arns, a medida deve melhorar a qualidade de ensino nas instituições.
Nesta semana, a associação dos municípios do Paraná (AMP) divulgou que muitas prefeituras podem não renovar o contrato do transporte escolar com o governo do estado. As administrações se recusam a pagar 80% do valor do transporte da rede estadual de ensino. Arns afirma que o governo estuda custear a totalidade do transporte.
No próximo dia 13, AMP e secretaria de educação se reúnem para discutir a renovação do contrato do transporte escolar estadual.

1200 famílias vão receber documento de posse das casas

Cerca de 1200 famílias da região metropolitana de Curitiba vão receber, na segunda-feira, o documento de cessão de posse das casas. O governador Beto Richa entrega à população os termos de cessão da propriedade dos terrenos que pertenciam ao estado. Uma conquista para as famílias que desde 1995 moram nas localidades de Campina Grande do Sul, Pinhais e São José dos Pinhais. O documento vale como título garantidor do direito da família, como afirma o presidente da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR – Mounir Chaowiche.
Nas áreas urbanas, está sendo feito um trabalho específico com diagnósticos da defesa civil e os municípios para áreas risco. E também nas áreas rurais, para evitar a migração das famílias para os grandes centros. Recursos devem vir também do ministério das cidades, caixa econômica federal e o Banco Interamericano de desenvolvimento – O BID.
A entrega dos documentos será feita na manhã na manhã desta segunda-feira, no CAIC da rua Maria agusta de Oliveira Santanna, em Campina Grande do Sul.

PRF marca reunião para discutir a segurança no entorno do Eco Estádio

A Polícia Rodoviária Federal vai se reunir na segunda-feira com a Federação Paranaense de Futebol para discutir a questão da segurança no entorno do Eco Estádio, onde o Atlético jogou na última rodada do estadual. Isso porque muitos torcedores reclamaram da dificuldade de atravessar a BR-277 para chegar até o estádio. Um torcedor de 21 anos morreu atropelado após a partida, quando passava pela rodovia para chegar até o estacionamento do Parque Barigui. O presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury, explica que o Atlético agiu como determina o estatuto. O clube notificou a Polícia Rodoviária Federal e a concessionária que administra o trecho, a RodoNorte, sobre a realização da partida Ontem, a Federação recebeu um ofício da Polícia Militar para que a partir de agora comunique à Polícia Rodoviária Federal os dias de jogos no EcoEstádio. Hélio Cury diz que a Federação vai atender o pedido, mas que a entidade não pode ser responsabilizada pela questão da segurançaA reunião entre a Federação Paranaense de Futebol e a Polícia Rodoviária Federal será na segunda-feira, às três horas da tarde, na sede da Federação. O Atlético tem até hoje para definir se vai jogar a próxima partida como mandante novamente no EcoEstádio. O jogo será contra o Toledo.

Vereadores querem sessões pela manhã

Os vereadores de Curitiba querem passar as sessões plenárias para o período da manhã. A proposta é que o horário seja das nove até as onze. A justificativa para a mudança é evitar que as sessões sigam noite à dentro, de acordo com o presidente interino da câmara, vereador Tico Kusma.
O líder da oposição, vereador Algaci Túlio, considera que a troca de horário vai fazer com que as sessões fiquem vazias. O projeto foi protocolado em janeiro. A mudança de horário vai ser discutida a partir de semana que vem na câmara.